ESEV - DCL - Artigo em ata de evento científico nacional
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- Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Balula, João PauloEste projecto aborda alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: encontrar soluções para ajudar a resolver as dificuldades ao nível do desempenho em leitura reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia em Portugal; definir o papel da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de estratégias relacionadas com o ensino e a aprendizagem da leitura que contribuam para o sucesso escolar e social. Através da sua concretização, pretendia-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências de leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. No centro deste estudo, encontra-se uma experiência pedagógica desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa. Foi concebido e desenvolvido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e à sua utilização em diferentes textos. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e de História.
- Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didácticaPublication . Balula, João PauloO acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projecto de doutoramento em Didáctica (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didáctica da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de actividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
- Da leitura à escrita: a tomada de notas (TDN) como estratégiaPublication . Balula, João PauloA evolução da Sociedade do Conhecimento coloca à nossa disposição muitas e variadas fontes da informação e do conhecimento. Mas, para aceder, sem constrangimentos, a essas fontes, é necessário que cada pessoa consiga mobilizar competências que lhe permitam processar a informação e o conhecimento. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. Ora, no contexto da Sociedade do Conhecimento, a leitura assume um papel único, enquanto meio de acesso à língua escrita como fonte de informação. Nesta comunicação, pretendemos abordar a tomada de notas (TDN) enquanto estratégia central de uma actuação destinada a favorecer o desenvolvimento da compreensão ao nível da leitura funcional que pode ser utilizada como contributo para resolver algumas dificuldades quer ao nível do desempenho em compreensão na leitura, reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia, quer ao nível da escrita. Tendo por base as conclusões de um estudo levado a cabo com alunos do Ensino Básico, será apresentado um conjunto de actividades, que podem ser implementadas em sala de aula, destinadas ao ensino explícito da TDN enquanto estratégia de recolha e tratamento de informação escrita e ao desenvolvimento da sua utilização em diferentes textos e contextos de modo a contribuir para melhorar o desempenho dos alunos ao nível da compreensão na leitura e ao nível da expressão escrita.
- A interdisciplinaridade na formação de cidadãos cientificamente cultos: um caso de implementação do projecto "Jovens repórteres para o ambiente"Publication . Martins, Luísa Maria Lopes; Balula, João PauloA formação de cidadãos cientificamente cultos impõe-se como uma missão da sociedade em geral e da Escola em particular. A articulação interdisciplinar das actividades desenvolvidas na Escola apresenta-se como um desafio capaz de vencer barreiras que se têm manifestado difíceis de transpor para atingir a desejada formação de cidadãos cientificamente cultos. Para isso, pode contribuir a criação de novos espaços e tempos capazes de fazer interagir, de forma produtiva, os diferentes intervenientes na sociedade. Nesta comunicação, pretendemos apresentar um trabalho, desenvolvido ao longo dos anos lectivos de 2007/2008 e de 2008/2009, em que, no âmbito do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), se implementou, na Escola Secundária Emídio Navarro – Viseu um projecto que levou os seus intervenientes a mobilizarem saberes relacionados com várias áreas disciplinares e a desenvolverem competências de natureza diversa, num contexto de participação voluntária e de educação não-formal. Nas actividades realizadas, foram envolvidos intervenientes muito diversos que contribuíram de diferentes formas para a visibilidade do projecto. Da comunidade escolar estiveram envolvidos alunos do Ensino Secundário, professores de Biologia/Geologia, Inglês, Física/Química, Português e Área de Projecto. Da comunidade local, estiveram envolvidos a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e o jornal Diário de Viseu.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento da sociedade. A necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da concepção e da produção de recursos didácticos, que tem assumido uma importância cada vez maior. Do conjunto dos recursos didácticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que dêem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar, antes de chegarem às mãos dos professores e dos alunos, a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Nesta comunicação, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais, no final de 2009 e princípio de 2010. Pretendemos também apresentar um primeiro balanço desta experiência, com base na análise e interpretação dos dados relativos à primeira fase da actividade da entidade certificadora. Estes dados apontam para um impacto muito positivo do processo de avaliação e certificação na melhoria da qualidade dos manuais. Abstract. The twenty-first century has brought about more frequent and larger challenges to society in general, and specifically to Schooling. The most predominant challenges are the necessity to assure the quality of an educational system when economical resources have become scarce, when the system has become more heterogeneous and when expectations regarding School’s contribution to the development of society have increased. The need to provide education for all has highlighted politicians, teachers and researchers’ responsibilities in guaranteeing a system steered towards excellence. One of the fields which can significantly contribute to achieving excellence is the conception and production of didactic resources, as they have gained considerable importance. Among the number of didactic resources, textbooks will be featured, playing both an important role as well as a controversial one. Simultaneously, there has been a decentralization of the responsibility of its evaluation in guaranteeing quality. The last step in extending responsibility in the production of textbooks consists of the accreditation of evaluating and certifying entities of textbooks, guaranteeing scientific and pedagogical quality that it is in compliance with the syllabus or guidelines in force, and guaranteeing that they are an adequate tool for education and learning support, as well as promoting educational success before reaching both students and teachers. This communication aims to present a reflection of the legal framework that regulates this procedure, supported by the data of an evaluating and certifying entity of textbooks which was involved in this process from the end of 2009 and the beginning of 2010. Moreover, it intends to illustrate the first outcome of this experience supported by the data analysis and interpretation of the first phase of the procedure. The data indicates a very positive impact of the evaluation and certification process on improving the quality of the textbooks.
- Da deficiência à diferença: divisões na conceptualização de s/Surdos e ouvintes.Publication . Silva, Ana Isabel; Oliveira, Ana MariaConstruímos e relacionamo-nos com o mundo pela linguagem. O seu uso revela preconceitos, fundamenta estereótipos e cria estigmas. Historicamente ancoradas à deficiência, a conceção de surdez varia entre comunidades ouvinte e Surda. A linguística cognitiva descreve este matizado de conceitos à luz da teoria da categorização, preferindo um tratamento da linguagem atualizada no uso pragmático da língua. Três formas de conceptualizar a surdez a partir da dicotomia deficiência – diferença, representadas por uma formadora de LGP, uma professora de educação especial e uma audiologista, reequacionando o jogo de palavras entre deficiência e diferença, que começa a diluir-se em múltiplas identidades.
- Cânone: reminiscências de alunos e de professoresPublication . Coelho, Sandra; Sillva, Ana IsabelA emergência de um cânone resulta da acção de forças diversas que, no dizer de Harold Bloom, transcendem, hoje em dia, a qualidade literária, único factor que deveria determinar a sua génese. Assim, afigura-se-nos legítimo questionar os argumentos de alguns críticos literários e academias, na defesa da canonização de este ou daquele escritor. A coluna dorsal de um corpo canónico não pode nem deve sucumbir a critérios de sustentação dúbia mas tão só ao primado da qualidade artística das obras literárias. Um cânone será sempre uma selecção que, ao incluir uns, terá de excluir outros. Em um processo desta natureza, persistem as naturais polémicas: porquê este escritor e não outro? Mas ele é necessário, se queremos fazer com que os melhores escritores (ou as melhores obras) sejam lidos. Daqui decorre, inexoravelmente, um outro conceito: o de “clássico”. E deste emerge um outro ponto de reflexão: “Só o clássico reúne as condições de ocupar um lugar no cânone/ensino da literatura”? A proposta que aqui se deixa consiste numa comunicação evocadora destas e outras problemáticas teóricas, com o claro propósito de demonstrar que a definição de um cânone, sendo um processo eternamente submisso a argumentos de inegável subjectividade, não deixa de constituir, na sua essencialidade, um consenso involuntário. Neste sentido, propomos cruzar percepções do leitor aluno e do leitor professor, construtores e representantes da perenidade ou efemeridade de um ou diversos cânones, plasmada em reminiscências partilhadas.
- Da literatura como gineceu de imagens às representações de uma Literacia implicadaPublication . Silva, Ana Isabel; Coelho, SandraParece haver em todos os sistemas educativos uma hierarquia formada para a instrução literária. Neste contexto, as imagens foram subvalorizadas pelos letrados devido ao seu valor comunicativo. Torna-se redutor trabalhar a Literatura, fundadora da Literacia, sem propormos reflectir sobre a importância da imagem percepcionada pela experiência da leitura. Nesta comunicação, a Literatura gemina-se à Literacia de forma sofisticada; ancora-se na compreensão e interpretação das imagens traduzidas pela tradição oral e pela tipografia alfabética em documentos mediatizados, ou não; cristaliza-se de formas várias e enceta o processo de categorização do mundo de forma consciente subscrevendo o que se denomina de literacia crítica. Propomos esclarecer a passagem da Literatura à Literacia, ilustrando os pontos de contacto intrínsecos a ambas. As aptidões de inserção, adaptação e mobilidade nas sociedades actuais mediatizadas pela escrita e fundadas no oculocentrismo parecem determinar o mais ou menos eficaz acesso ao pensamento abstracto. Uma sociedade iletrada adoptaria processos cognitivos menos sofisticados e elaborados para a interpretação do mundo (visível). Assim, a Literatura, gineceu de imagens, promove processos de maturação do leitor e prontifica o exercício descodificador e compreensivo que se constitui no acto de ler e no acto de escrever. Propomos revistar o sentido do leitor em toda a sua polissemia, projectando a Literatura como um espaço de mundividências emersas das suas funções pragmática, social, utilitária e lúdica concretizadas em diferentes dimensões a explorar com a criação de instrumentos de uma didáctica da literatura. Propomos uma reflexão sobre os fundamentos de um cânone escolar e da potencial permeabilidade à construção de um cânone individual, personalizado e intertextual. Assumimos, assim, a Língua, a Literatura e o Leitor como um corpo, continente de conhecimentos, herdeiro de cultura, estruturante de regras, princípios, sujeitos ao acto de interpretar.
- O papel dos professores de línguas na construção da representação cultural emancipatória da Língua Gestual PortuguesaPublication . Silva, Ana Isabel; Oliveira, Ana MariaA educação para a diversidade e cidadania continua a ser redefinida à luz de diferentes paradigmas educacionais emergentes. Entendemo-las como faces do multilinguismo e multiculturalismo e como espaços de cosmopolitismo emancipatório. Reflectiremos acerca da importância que o professor de línguas, assume na promoção da educação para a diversidade, especificando o caso da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para tal, aplicou-se um questionário a 210 professores no qual procurámos saber que estatuto assume esta língua para esta população. Apresentaremos e discutiremos os resultados evidenciando o desafio que se enfrenta entre comunidades surda e ouvinte ao reclamar uma identidade euma cultura próprias.
- The Role of Incongruity in Verbal Humorous ComprehensionPublication . Oliveira, Ana; Adão, TeresaA criação do humor começa com a construção de uma incongruência que é resolvida posteriormente devido à informação que, entretanto, é fornecida. Assim, tendo por base textos humorísticos do Gato Fedorento, pretendeu-se explicitar a importância da incongruência no processamento da informação e verificar a existência de diferenças nesse processamento, considerando fatores como a idade, o sexo, a escolaridade, a área de estudos e a capacidade de distinguir textos neutros de textos humorísticos. Em termos metodológicos, pediu-se aos sujeitos intervenientes que identificassem a terminação original de cada texto, de entre quatro hipóteses construídas seguindo como critérios uma possibilidade lógica, mas esperada; uma possibilidade surpreendente, mas sem lógica e uma possibilidade sem coerência, nem sentido. Os resultados obtidos permitem a definição de algumas conclusões interessantes que apontam para a não verificação de diferenças significativas na identificação do final (punchline), o que pressupõe a resolução da aparente incongruência.