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- Ensino Superior e a percepção da empatia em alunos - um estudo sobre as competências emocionaisPublication . Santos, Maria João Sousa; Sousa, Luis Nuno Figueiredo eEsta análise decorre do projeto «Percursos formativos, transição para o trabalho e empreendedorismo: perspetivas sobre o Ensino Politécnico em Portugal» objetivo de analisar a transição para o trabalho dos alunos que frequentam o último ano das licenciaturas dos Institu-tos Politécnicos de Viseu (IPV), Leiria (IPL) e Guarda (IPG). Neste âmbito, numa primeira fase da investigação, em 2019 e 2020, foi aplicado um inquérito por questionário online tendo sido obtidas 658 respostas válidas. Face à dimensão do objeto de estudo, que abrangia a totalidade dos finalistas das respetivas licenciaturas dos três Politécnicos, implica que a amostra recolhida é aleatória e não probabilística. A análise estatística das perguntas fechadas do questionário foi realizada através do programa SPSS, segundo a escala de Likert. Nesta comunicação fazemos o enquadramento sociogeográfico dos finalistas e abordaremos as motivações de acesso e as ex-pectativas face ao emprego. Paralelamente, centrar-nos-emos, nos resultados obtidos nas ques-tões relativas às competências emocionais, especificamente as que agrupamos no fator - per-ceção das emoções do outro. Assim, pretende-se apresentar os resultados que avaliam os níveis de empatia, ou seja, as perceções que facilitam a partilha mútua de sentimentos. Palavras chave: jovens adultos, competências emocionais, ensino superior, empatia
- Jornalismo, e-sphere e literacia mediática: o imperativo da verificação de factos na era global e digitalPublication . Barroso, PauloQuestionando o contributo da literacia jornalística na nova configuração virtual da esfera pública, seremos mais capazes de discernir o que é verdade do que é falso. Como as notícias falsas não são fáceis de identificar, a literacia dos media é um conhecimento básico sobre a natureza dos media e o modo como estes funcionam. Seguindo uma abordagem teórica e conceptual, baseada no exemplo do Polígrafo, discute-se o fact-checking como prática de fomento de literacia mediática, cidadania e democraticidade na e-sphere. Os objetivos são: a) compreender os fundamentos e desafios da comunicação na era digital; b) compreender as repercussões desta nova dimensão da comunicação na era digital e reconhecer as notícias falsas e a desinformação no ambiente digital como obstáculos à esfera pública moderna e à literacia dos media.
- Livro de publicações e outras atividades de divulgação, JASM: Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superiorPublication . Delplancq, Véronique; Amaro, Cristina; Costa, Ana Maria; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, SusanaeBook das publicações e outras atividades de divulgação dos trabalhos realizados no âmbito do projeto JASM
- O Prólogo da Fenomenologia do Espírito de Hegel como propedêutica da filosofiaPublication . Barroso, PauloO Prólogo da Fenomenologia do Espírito é um texto relevante e emblemático do sistema hegeliano. O Prólogo enquadra o pensamento filosófico de Hegel e constitui um trabalho propedêutico para a filosofia e para a ciência, pois enfatiza o início do saber. O enfoque da Fenomenologia do Espírito é “o saber em devir” ou “o espírito que aparece”. Como o título designa, é uma fenomenologia do espírito como experiência da consciência, uma preparação científica ou exercício propedêutico. O Prólogo é um texto sistemático, porque concebe uma introdução e exposição do sistema da ciência de Hegel. Considerando estes aspectos e as repercussões sobre muitos outros pensadores, como Marx ou Schopenhauer, segue-se uma estratégia teórica e conceptual de interepretação e discussão do texto de Hegel tendo como objectivos i) demonstrar a relevância do Prólogo para a compreensão do sistema hegeliano e suas extensas influências, quer na filosofia alemã quer na filosofia moderna; ii) reconhecer a perenidade das teses apresentadas por Hegel no Prólogo , associando o seu carácter consistente e abrangente, próprio de um sistema filosófico relevante.
- Perceção dos enfermeiros obstetras sobre violência obstétricaPublication . Bernardo, Gisela Teixeira de Barros Tavares Ferreira; Nelas, Paula Alexandra de Andrade BatistaEste relatório descreve o percurso do estágio de natureza profissional enquanto estudante do 6º CMESMO e 11º CPLEESMO, realizado no Centro Hospitalar Tondela Viseu E.P.E e na Unidade de Saúde Familiar Infante D. Henrique de 1 de março de 2021 a 28 de janeiro de 2022. Trata-se de uma análise retrospetiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências inerentes à aquisição do titulo de EEESMO pela Ordem dos Enfermeiros. O estágio foi desenvolvido em contextos que permitiram cuidar a mulher/família durante o ciclo gravídico-puerperal: sala de partos, puerpério, patologia da gravidez, ginecologia e neonatologia. Aqui, foram desenvolvidas atividades que permitiram adquirir e desenvolver competências especificas na prestação de cuidados à doente do foro ginecológico, às grávidas, parturientes, puérperas e recém-nascidos. O presente relatório, descreve as experiências vividas, as competências desenvolvidas, durante o estágio, assim como, as intervenções realizadas e seu confronto com a melhor evidência cientifica. Foi ainda realizada uma análise critica e reflexiva que possibilitou o crescimento como futuro EEESMO. De salientar o contexto pandémico por Covid-19 vivido que condicionou, em parte, as práticas especializadas. No âmbito da Unidade Curricular, Estágio com Relatório Final, desenvolvemos uma investigação, com o tema Perceção dos enfermeiros obstetras sobre violência obstétrica, pois existem relatórios oficiais que reconhecem a presença desta realidade nas instituições de saúde portuguesas. Em 2014 a OMS definiu as práticas que constituem desrespeito à mulher e que dão visibilidade à violência obstétrica e a sua politica dos cuidados tem-se focado na humanização. São os enfermeiros obstetras que cuidam a mulher durante o trabalho de parto e parto, daí, ser importante perceber as suas perceções relativamente a esta realidade São objetivos deste estudo, traduzir e validar a escala PercOV-S, identificar a perceção dos enfermeiros obstetras relativa à violência obstétrica e analisar a relação entre a perceção dos Enfermeiros Obstetras sobre violência obstétrica e as variáveis de contexto sociodemográfico, formativo e profissional. Metodologia: Estudo, de natureza quantitativa, descritivo correlacional, analítico, de foco retrospetivo. A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 172 EEESMOS (Média de idade de 42 anos). O instrumento de colheita de dados foi o questionário que permitiu caracterizar a amostra nos aspetos sociodemográficos, profissionais e formativos. Foi ainda incluída a escala PercOV-S (Mena-Tudela et al., 2020) Resultados: a idade, o respeito pelas expetativas do casal durante o atendimento, o reconhecimento de ter presenciado violência obstétrica, a formação sobre violência obstétrica e a pertinência dessa formação são as variáveis que influenciam a perceção sobre violência obstétrica nos enfermeiros obstetras. Conclusão: podemos referir a importância da sensibilização para práticas onde a violência obstétrica se encontra presente, nos cuidados prestados por EEESMOS, uma vez que a eliminação da violência obstétrica melhora os cuidados especializados prestados em todas as áreas do cuidado à mulher, do ciclo gravídico-puerperal passando pelas situações de aborto. Palavras-chave: Saúde Materna; Enfermagem Obstétrica, Enfermeiro Obstetra, Violência Obstétrica.
- Complicações maternas decorrentes da realização da manobra de Kristeller durante o período expulsivo do trabalho de partoPublication . Pires, Ana Sofia da Silva; Ferreira, ManuelaEnquadramento O estágio de natureza profissional desenvolvido e que deu resposta a este relatório, visa o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em saúde materna, obstétrica e ginecológica. Na componente de investigação estudamos a manobra de Kristeller, uma prática obstétrica questionável. Objetivos Este relatório teve como objetivos demonstrar a aquisição de competências do enfermeiro especialista em saúde materna, obstétrica e ginecológica e identificar as complicações maternas associadas ao uso da manobra de Kristeller no segundo período do trabalho de parto. Metodologia No que diz respeito ao Capítulo I, foi realizada uma análise reflexiva da prática sempre baseada na mais recente evidência científica. No âmbito do eixo de investigação foi realizado um estudo de análise quantitativa, relacionalanalítico, em coorte transversal, numa amostra não probabilística por conveniência, segundo o método em bola de neve com colheita de dados através de questionário online a 275 mulheres que pariram em Portugal nos últimos 5 anos. Foram obtidos dados sobre antecedentes obstétricos, avaliação do incómodo relacionado com as disfunções do pavimento pélvico e o seu impacto e, a sua relação com fatores sociodemográficos da amostra e com os dados relativos ao último parto. Conclusão Das competências comuns e específicas previstas foram adquiridas. As evidências encontradas demonstram que a realização da Manobra de Kristeller é um ato de violência obstétrica, sendo caracterizada como uma prática invasiva e com resultados potencialmente negativos para a saúde da mulher e do bebé. Face a esta realidade, considera-se fundamental que o EESMO, pelas competências que possui e com base nos seus conhecimentos especializados, consciencialize os profissionais de saúde acerca das boas práticas obstétricas. Palavras-chave Obstetric labor complications; Delivery obstetric; Labor Onset; Labor, obstetric; Trial of labor; Labor stage, second; Parturition; Delivery Rooms; Kristeller.
- Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo de sesta na Educação PréEscolar e a sua importância na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de ePublication . Ferreira, Mariana Gomes; Ribeiro, Esperança JalesO presente relatório está dividido em duas grandes partes. A primeira parte é de índole reflexiva, na qual estão expressas reflexões acerca das práticas vivenciadas no decurso dos estágios no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, tendo como base de orientação os Padrões de Desempenho Docente plasmados no Despacho n.º 16034/2010. Nesta reflexão crítica é feita uma abordagem e introspeção às competências que foram desenvolvidas no decurso dos vários estágios, considerando o trabalho desenvolvido nas diferentes formas de estágio vivenciadas. Por seu turno, a segunda parte do relatório é dedicada a um trabalho de investigação que tem foco na temática do sono, mais concretamente, o tempo de sesta na Educação Pré-Escolar. O sono constitui uma necessidade fisiológica que todos temos, embora cada ser, na sua individualidade, padeça de necessidades distintas de tempo de sono, todos precisamos dele para viver. É nesta lógica que o sono é imprescindível e deve ser cuidado desde cedo para evitar distúrbios de sono e consequentes repercussões no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. O estudo que desenvolvemos é de cariz qualitativo e de natureza descritiva e exploratória com o recurso à aplicação de questionários a educadores de infância e a pais/encarregados de educação com o intuito de recolher dados que permitissem atingir os objetivos visados com o mesmo, a saber, compreender a importância da sesta na Educação Préescolar e percecionar as suas vantagens ou desvantagens na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de educação. Os resultados evidenciam que embora as crianças, de uma maneira geral, não usufruam do tempo de sesta, por não ser obrigatória, todos reconhecem que existem implicações decorrentes da privação do tempo de sesta, essencialmente ao nível do bem-estar físico, social, psicológico e cognitivo das crianças.
- Perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com Necessidades de Saúde Especiais no contexto de ensino regularPublication . Silva, Flávia Paola Guatura Costa da; Felizardo, Sara; Rocha, JoãoCom a evolução do conceito da inclusão em diversos países, após a Declaração de Salamanca (1994), a sociedade passou a exigir políticas e medidas que favorecem o paradigma da inclusão. No caso de Portugal, as ações de inclusão de alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) no meio escolar chegam com o Decreto-Lei n° 54/2018, de 6 de julho, um marco na busca da igualdade de oportunidades, com a implementação de políticas e praticas inclusivas. Com o intuito de identificar a perceção de docentes do Ensino Secundário (ES) sobre inclusão, políticas e práticas inclusivas, foram recolhidos dados em três escolas secundárias públicas da região centro. Para o efeito, utilizámos um inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. A amostra utilizada é caráter não probabilístico, sendo composta por 86 professores pertencentes às instituições de ensino supramencionadas. O estudo enquadra-se no paradigma positivista, sustentado numa metodologia quantitativa não experimental. Os resultados apresentados revelam diferenças significativas na perceção de aspetos específicos da inclusão, em função das variáveis sexo do inquirido, formação contínua na área da Educação Inclusiva (EI) e experiência anterior com alunos NSE. As variáveis idade e tempo de serviço não evidenciaram um efeito significativo nas perceções dos professores sobre inclusão. No que diz respeito às perceções sobre políticas e praticas inclusivas, também se verificou a influencia de variáveis sociodemográficas, formativas e de experiência (sexo, formação continua, experiência com alunos NSE), em especial nas perceções sobre políticas inclusivas. O processo de inclusão pode ser considerado longo, ou, em algum momento utópico, mas não se pode deixar de ser um ideal a ser construído para que os alunos NSE possam usufruir do ES e com isto, diversos desafios cresçam no meio escolar, sendo que todo corpo escolar precisa de se adaptar à nova realidade inclusiva.
- A influência dos múltiplos comparáveis de mercado no retorno acionista. O caso das empresas ibéricasPublication . Gouveia, Pedro Miguel Carvalho; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraUm investimento deve gerar um retorno suficiente que permita recuperar o capital investido, assegurar a remuneração mínima exigida e gerar um excedente. Como tal, a procura por indicadores que auxiliem e suportem as decisões de investimento com o intuito de maximizar a rentabilidade é cada vez maior. O presente estudo propõe-se analisar e comparar a relação entre indicadores financeiros e o retorno das ações das empresas cotadas no PSI-20 (Portugal) e no Ibex-35 (Espanha) para um horizonte temporal compreendido entre 2014 e 2020. Para o efeito, optou-se pelo método de regressão linear múltipla com dados em painel estático, através do software STATA. Os resultados revelam que os indicadores financeiros diferem entre os dois índices utilizados. O Price to book ratio apresenta uma relação negativa e significativa com o retorno das ações do PSI-20 e da IBEX-35 e, pelo contrário o Price to sales ratio condiciona positivamente o retorno destas ações. Por sua vez, o dividend yeld, apenas apresenta resultados positivos e significativos com as ações de Portugal, enquanto o Price to earnings ratio estabelece uma relação negativa e significativa apenas com as ações de Espanha. Esta dissertação pretende auxiliar os investidores a compreender os indicadores que melhor preveem a rentabilidade das ações dos dois países, assim como, proporcionar um maior conhecimento das componentes mais sensíveis das ações cotadas na Península Ibérica.
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.
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