ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Conshumano: os novos media na sociedade de consumoPublication . Galvão, José Manuel Pereira; Morais, Nídia Salomé; Sousa, Catarina Carneiro deA inquietação sobre a sociedade de consumo massificada da contemporaniedade motivou neste trabalho uma reflexão e investigação em torno da influência dos novos media numa padronização de comportamentos, que culmina na criação do projeto artístico “Conshumano”. Procurou-se uma descrição e integração crítica de vários conceitos convergentes deste paradigma social que levam a uma crescente propensão do consumo de bens e serviços: Capitalismo, Industrialização, Novas Tecnologias, Indústria Cultural, Mass Media ou Globalização. Debruçando a investigação sobre os conceitos apresentados, desenvolveu-se um enquadramento teórico que relaciona diferentes autores e exemplos artísticos. Enquadrando a arte como um agente ativo da vida social, conceitos como Vídeo-Arte ou Arte Interativa ganham contornos acentuados, sendo que constituem fundamentalmente a base da instalação multimédia interativa que este projeto concretiza. A par de toda a investigação, apresenta-se neste trabalho um relato integral e uma memória descritiva da criação e o desenvolvimento da instalação. A possibilidade de jovens artistas recorrem a novos meios para produzirem as suas obras é um fator emergente nos nossos dias, sendo que neste projeto as novas tecnologias foram utilizadas criativamente como meio artístico, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania artistica, ativa e interventiva. Por fim, encontrando-se devidamente contextualizada no presente documento, foi apresentada a exposição da instalação multimédia interativa “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. Reflete-se sobre a arte como uma alternativa criativa de crítica ao consumismo e como um meio de interação social, tendo em vista a criação de sentidos e uma reflexão da sociedade sobre o ato da compra.
- O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergentePublication . Almeida, Elizabete Costa de; Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo RodriguesO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.
- CzRM e a interação digital na administração pública local : estudo de casoMunicípio de ViseuPublication . Correia, Lucília Isabel Gonçalves; Antunes, JoaquimAtualmente as Organizações Públicas Locais têm sido alvejadas por velozes mudanças de paradigma focalizando-se na inovação, desburocratização, simplificação e informação em função das necessidades e preferências dos cidadãos/munícipes. Neste contexto, tem-se refletido em transformações profundas no que refere à integração de novos recursos, procedimentos, processos e métodos de trabalho. As novas tecnologias, a gestão de relacionamento e a interação online, têm contribuído ativamente, para esta expetativa centrando-se numa prestação de serviços de qualidade. É importante salientar que o CzRM deve ser visto como uma filosofia orientadora definida pela administração, que visa criar, desenvolver e aprimorar o relacionamento com os munícipes, e não deverá ser visto apenas como uma simples ferramenta ou software de tecnologias de informação. A presente investigação reflete um estudo de caso integrado numa organização pública local. O Citizen Relationship Management (CzRM) ganha notoriedade quanto às suas potencialidades, permitindo assegurar a modernização autárquica bem como os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os seus munícipes. Comtempla duas fases, numa primeira fase a revisão da literatura, onde foram abordados e selecionados conceitos teóricos significativos, servindo de base ao estudo empírico. Numa segunda fase a respetiva concretização através de um estudo de caso no Município de Viseu, tendo como objetivo principal “Analisar como o Município de Viseu utiliza as funcionalidades do CzRM de forma a potenciar os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade dos munícipes”. Neste contexto, foram realizadas entrevistas aos administradores e coordenadores do município e analisados 233 inquéritos de munícipes. Concluindo, que as potencialidades do CzRM sendo devidamente trabalhadas transformar-se-ão numa rede de valor para a prestação de serviços, assegurando os níveis de satisfação e interação desejados e expectáveis pelos munícipes. Os resultados apresentados poderão servir de base orientadora à implementação do sistema de CzRM no Município de Viseu e noutros Municípios, com o intuito assegurar a modernização autárquica bem como os níveis desejados de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os cidadãos/munícipes.
- Estratégia de fidelização de clientes para empresas de merchandising : A megabrinde como estudo de casoPublication . Lopes, José Miguel Abreu; Ferreira, IvoneEste projeto parte do conceito de marketing relacional para aprofundar conceitos e práticas necessárias à implementação de uma estratégia de comunicação, tendo em vista a fidelização de clientes, em empresas de pequena dimensão, as designadas Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Tendo por base autores de referência como Kotler, Aaker e as publicações da Escola Nórdica de Serviços em que se destaca o contributo de Gröonroos, procurámos adquirir um maior conhecimento da filosofia de marketing relacional e dos conceitos que lhe estão agregados, nomeadamente relacionamento (engagement), fidelização e marketing mix para, na II Parte deste projeto, partirmos para a aplicação destes conceitos a uma empresa de merchandising sedeada em Viseu, a Megabrinde, que não tem qualquer estratégia de comunicação delineada, construindo-lhe um plano de comunicação para um ano, aumentando a sua visibilidade mas, sobretudo, procurando fomentar a fidelização dos clientes da empresa.
- A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes; Gomes, Cristina Azevedo; Gonçalves, NelsonO presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.
- O papel dos manuais escolares de português na promoção dos valores da interculturalidade no 1º ciclo do ensino básico : um estudo em contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Pinho, Sara Raquel Henriques; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório encontra-se dividido em duas partes, contemplando dois objetivos essenciais. Na primeira parte, o objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os segundo e terceiro semestres do Mestrado. Na segunda parte, destinada ao trabalho de investigação, o objetivo é averiguar qual o papel dos manuais na promoção de valores da interculturalidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e averiguarmos qual a imagem que tem vindo a ser veiculada sobre a diferença e a igualdade ao longo dos tempos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo com recurso à análise de conteúdo e, também, de caráter quantitativo relativamente à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, muito embora os manuais escolares em análise não cumpram completamente o esperado relativamente à educação intercultural, já que apresentam poucas atividades que despertem um pensamento crítico e reflexivo sobre esta problemática, a atuação do professor é determinante como agente de transformação, na mudança de atitudes rumo ao entendimento mútuo e ao respeito.
- Pessoa(s) : criação de um projeto multidisciplinarPublication . Fonseca, Ana Carlos de Almeida; Sobral, Filomena; Pereira, JoséResumo O presente estudo, ancorado numa abordagem de pesquisa qualitativa, pretende conceber e implementar um espetáculo teatral com tecnologia multimédia a partir da obra pessoana com o objetivo de criar um espetáculo multidisciplinar. Neste sentido, a questão orientadora que sustenta todo o projeto é: “qual o papel da multimédia nas artes performativas?”. A partir da obra ortónima e heterónima de Fernando Pessoa, o espetáculo procurou definir o eu plural de Fernando Pessoa, e proporcionar um momento de reflexão sobre o eu que cada um deles define ser. A investigação teórica permitiu estabelecer uma linha cronológica no desenvolvimento da multimédia nas artes performativas, bem como definir conceitos e técnicas essenciais para o desenvolvimento de todo o processo criativo. A seleção de modelos de referência, quer no que respeita à multimédia, quer no que respeita à base exploratória de dramaturgia- Fernando Pessoa- foram relevantes para a definição da linha criativa. Havendo cada vez mais uma maior recetividade na unificação das diferentes áreas artísticas, e tendo sido considerado o recurso da multimédia uma mais-valia para o espetáculo, acredita-se ter alargado o horizonte criativo e crítico, permitindo um avanço artístico no trabalho multidisciplinar.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação: atividades práticas nos manuais de estudo do meioPublication . Figueiredo, Sílvia Ferreira; Carvalho, Paula; Novais, AnabelaO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório inclui duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada nos dois contextos, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada durante o segundo e terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a realizar essa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, debruçámo-nos sobre todos os materiais construídos ao longo do estágio, como planificações e reflexões, assim como recorremos a autores de referência. A segunda parte trata-se de um estudo empírico, que pretende analisar as atividades práticas nos manuais de Estudo do Meio do 3.º e 4.º anos de escolaridade, quanto à sua presença e tipologia. Foram analisados 12 manuais, 6 do 3.º ano e 6 do 4.º ano disponíveis no ano letivo 2014/2015. Em termos empíricos, a investigação é de caráter qualitativo, com recurso à análise documental. Os dados obtidos permitem concluir que todos os manuais escolares analisados incluem atividades práticas e abordam os mesmos temas, havendo predominância ou escassez de atividades práticas sempre nos mesmos blocos programáticos em todos os manuais escolares analisados, assim como um desequilíbrio semelhante relativamente à presença e ao número dos diferentes tipos de atividades práticas.
- Práticas de ensino supervisionada e a importância da creche na transição para o Jardim-de-InfânciaPublication . Freire, Sara Henriques; Ribeiro, Esperança JalesO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada III (PES III) do 2.º Ciclo de Estudos, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e inclui duas partes distintas. A primeira parte diz respeito às práticas de estágio desenvolvidas no decorrer da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES). Aí, proceder-se-á a uma reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido nos referidos contextos e das experiências de aprendizagem que daí resultaram. A segunda parte do relatório final de estágio está relacionada com a execução de um trabalho de investigação centrado nos seguintes objetivos: compreender a importância da frequência da creche no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, identificar a opinião dos profissionais sobre a creche e as suas atividades e conhecer a relação pais/Jardim-de-Infância/Creche. O estudo em causa segue uma metodologia qualitativa, mais concretamente o estudo de caso e envolve duas educadoras de creche, três educadoras do jardim-de-infância, nove pais das crianças da creche e sessenta e uma crianças (9 responderam às entrevistas acerca da frequência da creche e 52 executaram o desenho alusivo à visita à sala de creche). Com a realização deste trabalho de investigação pretende-se acima de tudo obter resposta à seguinte questão: “Qual a importância da frequência da Creche na transição para o Jardim-de-Infância?” Tendo em conta o estudo realizado foi possível obter determinadas conclusões de acordo com as perpetivas dos profissionais (educadoras de creche e educadoras do jardim-de-infância), pais e crianças do jardim-de-infância. No parecer dos profissionais a creche é importante no sentido de autonomia (gerir a separação dos pais), em termos de regras, altruísmo e partilha de brinquedos, bem como o desenvolvimento global das crianças. Os pais consideram que a creche proporciona o desenvolvimento pessoal e aprendizagem das crianças. Para além disto, a mesma permite educar os seus filhos e é a primeira etapa da educação escolar. Porém, existem pais que referem que o facto de deixarem os seus filhos na referida instituição está relacionado com a inexistência de tempo da sua parte.De acordo com as entrevistas realizadas às crianças do jardim-de-infância podemos verificar que a frequência da creche foi fundamental para o crescimento saudável das crianças, sendo que 89% das crianças têm lembranças positivas sobre o primeiro dia de creche, 57% das crianças menciona como atividades que mais gostavam brincar com as bolas, 100% mencionaram que preferem brincar com outras crianças, 78% revelaram a existência de uma interação positiva entre as mesmas e a educadora, bem como 100% afirmou existir reações positivas à participação dos pais nas suas atividades.
- Visita de estudo : a perspetiva dos professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Sara Raquel da Silva; Nunes, João; Castilho, LilianaNa reta final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) é-nos requerido um Relatório Final que complementa a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este está dividido em duas partes: na parte inicial foi feita uma análise e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, durante três semestres e em dois níveis de ensino. Ao longo desta experiência tivemos a oportunidade de aplicar diferentes estratégias de ensino, com a finalidade de ir ao encontro dos diferentes ritmos de trabalho e aprendizagens de cada criança. A segunda parte deste relatório apresenta o estudo empírico que tem por base uma das estratégias de ensino: visitas de estudo. Com esta investigação pretendemos perscrutar as ações que envolvem a visita de estudo, nomeadamente aspetos que se prendem com a sua preparação e atividades realizadas. Assim, pretendemos conhecer as perceções dos professores sobre as visitas, bem como a forma como desenvolvem atividades neste contexto. Para este trabalho utilizámos uma metodologia quantitativa complementada com uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através de questionários distribuídos em papel nas escolas e de entrevistas gravadas. Este estudo foi desenvolvido no Concelho de Esposende, Distrito de Braga; 47 professores responderam aos questionários e 5 concordaram em participar nas entrevistas