Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)
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Browsing Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática"
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- Aplicação Android para sistema de DomóticaPublication . Monteiro, Pedro José Santos; Tomé, Paulo Rogério Perfeito; Albuquerque, Daniel FilipeO Homem sempre procurou abrigo e proteção em cavernas que posteriormente se converteriam nas habitações atuais. Já nesse período de evolução, o Homem aprimorava as suas construções tendo em conta as suas necessidades. Com a evolução tecnológica ao nível dos materiais de construção, redes de comunicação entre outras, o Homem deu origem aos conhecidos “edifícios inteligentes”, iniciando-se o processo de mudança do paradigma de habitação. A habitação perdeu a função de local de refúgio ou descanso para se transformar num local de lazer, bem-estar e repouso. Para acompanhar esta mudança de paradigma nasceu a Domótica permitindo transformar uma simples habitação numa habitação inteligente, através de sistemas de automação residencial. Os sistemas de domótica possibilitam o controlo dos diversos elementos presentes numa habitação moderna, como por exemplo a iluminação, para além de permitir ao utilizador a configuração de macros ou tarefas. A evolução das tecnologias de comunicação, nomeadamente o aparecimento do smartphones e os tablets, possibilitou à domótica atingir um novo grau de flexibilidade até aqui inexistente. Este novo grau é possível uma vez que estes novos aparelhos têm a capacidade de executar o mesmo controlo e gestão através de aplicações, que era até então, efetuado pelos softwares computorizados, fornecidos na aquisição dos sistemas de domótica. Esta dissertação propõe o desenvolvimento dum sistema de domótica, cuja arquitetura se divide em componente física e lógica. Relativamente à componente física, esta assenta em uma arquitetura distribuída, isto é, possui mais que uma consola de comando que comunicam entre si. No que diz respeito à componente lógica, esta assenta em uma aplicação para plataformas móveis (AndroidTM) que irá permitir o controlo e a gestão de toda o elemento físico do sistema de domótica. A arquitetura do sistema provou ser flexível, pois a componente lógica (aplicação) consegue controlar e gerir o elemento físico. Quanto à aplicação, uma vez que utiliza Android que, tratando-se de uma plataforma com variadíssimas opções ao nível de desenvolvimento gráfico, permitiu a criação de interfaces simples e intuitivos para o utilizador. No que diz respeito à gestão do sistema, o utilizador poderá interagir com operações mais simples como a alteração de designações ou ícones, e opções mais complexas como a configuração de macros, onde é possível efetuar uma série de operações em cadeia.
- Cálculo das emissões indiretas de CO2eq/kWh da geração eólicaPublication . Loureiro, Luís Filipe Cardoso; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaO trabalho desenvolvido e exposto nesta dissertação teve por objetivo fundamentar de forma rigorosa a ideia de que – as energias renováveis não são responsáveis por emissões de CO2 – não é de todo correta. Ele incide apenas sobre a fonte de energia eólica e embora a captura e conversão desta em eletricidade constitua uma alternativa cada vez mais competitiva e amiga do ambiente constataremos no final o valor aproximado das emissões indiretas de CO2eq por cada kWh de eletricidade produzido. O estudo iniciou-se com uma caracterização pormenorizada do recurso eólico, o vento, como fonte de energia natural e renovável, dando especial ênfase à sua quantificação ou intensidade em cada local, em termos de número de horas, de velocidade e do tipo de escoamento. Seguindo-se uma análise da evolução histórica das tecnologias utilizadas na sua captura desde a idade média até ao início dos anos 80, período a partir do qual foi intensificada a investigação com vista a maximizar os benefícios da sua exploração. Analisam-se depois as principais tecnologias de captura de energia eólica hoje em uso, que assentam em turbinas de eixo horizontal e de eixo vertical, as máquinas elétricas utilizadas na conversão de energia mecânica em elétrica, os sistemas de controlo e todos os outros principais componentes. Com a edificação de uma instalação para captura de energia eólica há inevitavelmente emissões devidas ao fabrico dos componentes e demais atividades envolvidas. As emissões associadas a cada dependem da sua constituição, da quantidade e diversidade de materiais, da distância de onde provém, do tipo de transporte utilizado, entre outros. A sua contabilização exaustiva é do âmbito do Bill of Material (BOM), onde é feita uma lista dos materiais e componentes envolvidos para termos um aerogerador ou parque eólico pronto a entrar em operação e também do Life Cycle Assessment (LCA), onde são quantificados os impactes ambientais associados a todas as etapas do ciclo de vida do parque eólico. Na sequência da contabilização das emissões de CO2 associadas a cada material utilizado, ao seu transporte, instalação e manutenção durante o tempo de vida útil, é possível calcular as emissões totais de CO2eq por MW instalado. Adicionalmente, para cada localização é possível quantificar o potencial de geração de energia eólica em MWh por MW instalado, tendo por base o fator de capacidade que depende do número de horas de disponibilidade do recurso eólico, e calcular depois as emissões indiretas médias de CO2eq por cada kWh gerado, dividindo as emissões totais pela produção total de energia. O valor CO2eq/kWh encontrado reflete assim as emissões indiretas, e reais, associadas a produção de eletricidade com base no recurso eólico.
- Comando à distância de sistema domóticoPublication . Oliveira, Marisa de Matos; Lima, Miguel Francisco Martins deO ritmo de evolução que a sociedade atual atravessa, tanto a nível científico como tecnológico, conduz o homem a aumentar, cada vez mais, as suas exigências no seio do seu ambiente doméstico, possibilitando que as tarefas mais rotineiras e maçadoras sejam realizadas automaticamente. A domótica surge assim como uma aliada do homem, não só porque lhe proporciona o bem-estar tão desejado como também lhe proporciona uma maior segurança, gestão e consciencialização sustentável em termos de despesas com a sua habitação. São já vários os parâmetros de controlo possíveis numa habitação. O melhor é que a localização já não é limite. Com o acesso à internet, o controlo da habitação e de todas as suas componentes, passa a poder ser realizado em qualquer parte do mundo. Neste trabalho desenvolveu-se um sistema capaz de comandar à distância um sistema domótico. Implementou-se num PLC S7-1200 um conjunto de funcionalidades domóticas, podendo estas serem avaliadas através de registos históricos e geridas à distância (web, wifi, gsm) recorrendo a tecnologias como página web, sms, app e e-mail.
- Controlo da Produção de Centrais Fotovoltaicas Integradas na Rede ElétricaPublication . Ribeiro, Susana Mafalda Valério; Albuquerque, Daniel Filipe; Costa, Paulo Moisés Almeida daOs sistemas eléticos projetados, em grande parte, tendo em conta a utilização de grandes centrais de produção de energia elétrica, as quais se caracterizam pela sua elevada disponibilidade e, em algumas tecnologias pela flexibilidade de operação (ou seja, permitem adaptar de forma relativamente simples o nível de produção). A integração de produção distribuída nas redes elétricas, em particular aquela cujo regime de produção é dependente de condições climatéricas (e portanto com variações significativas, incluindo no curto prazo), tem vindo a produzir efeitos para os quais as redes elétricas não foram dimensionadas, em particular as redes de distribuição. Ao longo dos anos, têm-se vindo a estudar formas que permitam mitigar os efeitos negativos resultantes daquela integração, sem inviabilizar a operação das unidades de produção distribuída. O estabelecimento de limites à potência das unidades de produção distribuída. O estabelecimento de limites à potência das unidades de produção distribuída (global e individual) tem sido uma das medidas mais comumente utilizadas. Estes limites são frequentemente, mais conservadores, uma vez que são estabelecidos considerando regimes extremos (carga mínima na rede e produção máxima das unidades de produção distribuída). No caso das centrais fotovoltaicas, estes limites determinam o máximo de potência a injetar na rede elétrica, mesmo existindo viabilidade técnica (existência de maior consumo ba rede nesse período) e produção disponível por parte da central. Esta dissertação propões a implementação de um sistema destinado ao controlo da potência injetada de uma central fotovoltaica interligada à rede elétrica de distribuição. Este controlo tem como foco principal a definição da potência ativa máxima, que a cada momento, a central pode injetar na rede recetora, bem como, o fator de potência correspondente, Ademais, o sistema permite um controlo dinâmico da potência ativa injetada máxima e o respetivo fator de potência. Esse controlo dinâmico pode ser utilizado ao invés do limite conservativo que tradicionalmente são impostos no ponto de interligação da central com a rede elétrica. o sistema implementado foi desenvolvido com base numa aplicação (a operar em sistema operativo Windows), a qual, se destina a aplicar, no inversor, os setpoints desejados de limite de potência ativa máxima, que pode ser injetada na rede elétrica, e o respetivo fator de potência. Como forma de estimar a influência das perdas desde a central ao ponto de interligação, foi desenvolvido um algoritmo que permite o cálculo dos valores de setpoint com a compensação das perdas. O sistema permite também, para além, do controlo através de comandos locais, o controlo através de comandos remotos (a partir de uma aplicação desenvolvida para envio de mensagens para aplicação local).
- Definição Comunidades elétricas dotadas de geração fotovoltaicaPublication . Santos, Joilson Oliveira dos; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Albuquerque, Daniel FilipeA produção de energia a partir de fontes renováveis, e em particular a energia fotovoltaica, tem vindo a crescer de forma muito significativa ao longo dos últimos anos. Este crescimento tem sido impulsionado pela necessidade de se aplicarem medidas que permitam mitigar as alterações climáticas, que são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta na atualidade. A produção de eletricidade em regime de autoconsumo insere-se neste contexto e é assumida como uma linha de atuação importante. A Diretiva Europeia 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro (relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis), transposta para a ordem jurídica portuguesa através do Decreto-Lei n.º 162/2019 de 25 de outubro veio reforçar a importância da produção em regime autoconsumo, consagrando a definição dos conceitos de autoconsumidor de energia renovável em regime individual ou coletivo, bem como de comunidades de energia renovável. Este trabalho, desenvolvido em colaboração com a empresa TripleWatt, insere-se neste âmbito e apresenta uma proposta de um modelo que permite definir o gerador fotovoltaico economicamente mais adequado (melhor Valor Atualizado Líquido do investimento) para uma determinada situação de autoconsumo, em particular autoconsumo coletivo. Esta definição consiste no estabelecimento da potência de pico a instalar no gerador bem como na definição da orientação e inclinação dos painéis fotovoltaicos. No processo de determinação do gerador mais adequado é utilizada, entre outra, informação sobre históricos de consumos de energia elétrica dos consumidores envolvidos bem como sobre a produção esperada para o gerador a instalar. Esta última é obtida com recurso a informação disponibilizada em bases de dados disponíveis. O modelo desenvolvido foi implementado em ambiente Matlab e testado com dados de cenários realistas, constituindo-se desta forma os casos de estudos deste trabalho.
- Desafios da descarbonização da economia: tecnologias sustentáveis para economias de baixo carbonoPublication . Almeida, Bruno Francisco da Cunha; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoO fenómeno do aquecimento global e as consequentes alterações climáticas torna inevitável a reestruturação dos atuais sistemas energéticos, intensivos em carbono. Ao longo dos últimos anos, muita investigação sobre políticas e tecnologias para a descarbonização tem vindo a ser desenvolvida, resultando num elevado volume de artigos científicos, projetos de investigação e patentes. Este volume torna complexa a compreensão da relevância das diversas tecnologias e estratégias de descarbonização que a comunidade científica tem vindo a propor. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto Transições Transformativas Sustentáveis - Conciliar a Aceleração das Transições para Baixo Carbono com Transformações do Sistema (PTDC/GES-AMB/0934/2020), apresenta uma metodologia que permite percecionar as tendências tecnológicas, no âmbito da descarbonização, presentes na literatura científica, projetos e patentes. Esta metodologia, baseada em análise bibliométrica, utiliza de dois programas informáticos de mineração de texto, especificamente, o “Tools for Innovation Monitoring” (TIM) e o VOSviewer. A aplicação da metodologia desenvolvida, sobre bases de dados de publicações científicas (SCOPUS e Web Of Science), de patentes (PATSTAT) e projetos de investigação (CORDIS), evidencia que as tecnologias de captura e armazenamento de carbono, o H2, o armazenamento de energia, as fontes renováveis de energia e a mobilidade elétrica foram, no período 2011-2021, aquelas que mais atenção receberam por parte da comunidade científica. Não obstante, outras tecnologias foram também identificadas, incluindo tecnologias de resposta da procura, microrredes e redes inteligentes. Os domínios de tecnologias promissoras identificados são enquadrados em três grupos fundamentais: tecnologias do lado da oferta (exemplo: eletricidade, H2), tecnologias do lado da procura (exemplo: mobilidade elétrica, resposta da procura) e tecnologias relacionadas com infraestruturas (exemplo: redes inteligentes e microrredes). As tecnologias mais relevantes que foram identificadas são descritas, evidenciando-se a sua maturidade e custo. Ainda que dependentes das bases de dados consideradas, os resultados apontam para uma ênfase nas tecnologias do lado da oferta, podendo abordagens mais distribuídas e com grande potencial de descarbonização, nomeadamente do lado da procura, não estarem a ser suficientemente investigadas. Outra conclusão retirada é que não existe um caminho “mágico” universal para a transição energética, o que se deve ao facto de os recursos energéticos disponíveis em diferentes regiões serem diversos e de se encontrarem em diferentes proporções. Assim, países com abundância de recursos renováveis tendem a centrar esforços nesses recursos, enquanto países com recursos fósseis tendem a optar por tecnologias de captura e armazenamento de carbono. A maturidade das tecnologias e a sua relação custo-benefício também influenciam os decisores, uma vez que as opções por tecnologias são condicionadas pela maturidade destas a qual tende a reduzir os respetivos custos.
- Desenvolvimento de plataforma autónoma para agriculturaPublication . Gonçalves, Pedro Fernando Marques; Santos, Vasco Eduardo Graça; Albuquerque, Daniel FilipeNas últimas décadas, o crescimento populacional tem aumentado, provocando o uso exaustivo dos recursos do planeta em todos os setores. Um dos setores mais afetados é a agricultura, que teve de se adaptar às mudanças dos tempos e, consequentemente, necessita de produzir uma maior quantidade de alimentos para suprir o aumento populacional. Atualmente, a agricultura adquiriu processos baseados na indústria, com o intuito de se tornar mais inteligente e, desta forma, conseguir ser mais eficiente e produtiva. Uma das razões que permitem esta melhoria é a introdução de tecnologia. A dissertação proposta tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de navegação autónomo para a plantação de árvores, com a perspetiva futura de poder ser utilizado para outras tarefas, mediante a alteração da ferramenta acoplada ao robô. Para a realização desta ideia, foi necessário obter uma estrutura que permitisse ter condições de movimentação e fosse versátil a mudanças estruturais necessárias. O método utilizado em definitivo para a realização da estratégia de navegação foi a visão computacional, com a utilização das bibliotecas OpenCV e TensorFlow, na linguagem Python. Ao utilizar a estratégia de navegação baseada na visão computacional, temos dois modos de funcionamento: um para a noite e outro para o dia. As estratégias consistem na utilização de um ponto de referência para o robô se guiar. Temos então uma estratégia para funcionar de dia e que consiste na utilização da biblioteca TensorFlow para detetar objetos. Através da deteção do objeto consegue-se utilizar o mesmo como referência para o robô se guiar. Neste caso durante os testes realizados utilizou-se uma pessoa, mas pode ser utilizado uma cadeira, um carro ou outro objeto, visto que a biblioteca permite identificar um conjunto de objetos. Para a estratégia noturna o funcionamento consiste na utilização da biblioteca OpenCV. Esta estratégia consiste na utilização de um projetor LED infravermelho como referência e o robô deteta o ponto com maior brilho na imagem captada pela câmara. Consequentemente em função da deteção, o robô executa a sua movimentação em direção a esse ponto. Concluindo, este projeto teve bastantes evoluções, como qualquer projeto, permitindo detetar necessidades de melhoria e de possíveis abordagens diferentes a serem realizadas para um futuro trabalho. Com base nos resultados obtidos, foi possível cumprir, de forma mínima, a estratégia de navegação autónoma baseada na visão computacional. Os resultados obtidos permitiram visualizar que foi possível obter uma execução razoável em função das condições de funcionamento existentes. Contudo existe a necessidade de constante evolução do projeto, de forma a tentar melhorar a execução de movimentação do robô, procurando o rigor na sua movimentação
- Desenvolvimento de um datalogger de baixo custo para aquisição de dados de equipamentos em parques solares fotovoltaicosPublication . Almeida, Diogo Miguel Melo de; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoA monitorização de parques solares fotovoltaicos é, em particular nas instalações de maior potência instalada, uma atividade crucial para assegurar o adequado desempenho técnico e económico destas unidades de produção de eletricidade. A referida monitorização implica a aquisição de dados relativos ao funcionamento das centrais, em termos de grandezas elétricas e não elétricas (meteorológicas). Estes dados possibilitam o cálculo de indicadores de desempenho (por exemplo energia efetivamente produzida face ao valor expectável) e a deteção de situações de falha. A aquisição dos dados necessários à monitorização contínua de uma central impõe a comunicação com diversos equipamentos instalados no parque fotovoltaico. O presente trabalho, realizado em parceria com a empresa Voltalia Portugal S.A., tem por objetivo fundamental o desenvolvimento de um sistema de aquisição e registo de dados (“datalogger”) provenientes de equipamentos instalados em parques solares fotovoltaicos, nomeadamente inversores, sensores (temperatura, irradiância, tensão e corrente), autómatos e até mesmo servidores. O sistema desenvolvido destina-se, principalmente, a ser utilizado em parques solares mais antigos, cujos equipamentos não possuem acesso a softwares com as funcionalidades pretendidas. O desenvolvimento deste projeto teve como base partes de dataloggers anteriormente desenvolvidos pela Voltalia, em particular no que se refere a drivers de comunicação com dispositivos instalados nas centrais fotovoltaicas. Estes componentes de programação já existentes foram melhorados e adaptados para a utilização no datalogger desenvolvido neste trabalho. Adicionalmente, foi desenvolvido todo o sistema de aquisição, tratamento e armazenamento de dados referentes a grandezas elétricas (potências, tensão elétrica, corrente elétrica, frequência, energia, nível de carga em baterias, etc.) e não elétricas (temperaturas, irradiância, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, humidade relativa, etc.). Além disso, foi também implementada uma interface gráfica que permite visualizar as grandezas relevantes, para além da definição de utilizadores e respetiva atribuição de permissões relacionadas com o uso do sistema. O sistema desenvolvido irá funcionar num Raspberry Pi, que por sua vez terá de efetuar uma comunicação com um sistema central de modo a recolher os dados necessários dos equipamentos, esta comunicação será possível através do uso de um serviço de comunicação desenvolvido (aplicação de comunicação) pela própria Voltalia.
- Desenvolvimento de uma bateria com BMS para uso em veículo eléctricoPublication . Carvalho, Ana Cláudia Rodrigues de; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaA presente dissertação tem por objectivo relatar o projeto de uma bateria com BMS para uso num veículo eléctrico e contribuir para a melhor integração dos veículos eléctricos, sensibilizando para a necessidade de uma mobilidade mais sustentável com suporte na eletricidade face ao panorama atual energético. O trabalho inicia-se com a exposição de um estado de arte sobre a evolução do veículo eléctrico com enfâse nos factores que levaram à sua hibernação, assim como as motivações que estiveram na origem do seu regresso e as diferentes arquiteturas atualmente em uso. De seguida, expõem-se o estudo da cinemática do veículo automóvel com formulação das forças que se opõem ao movimento, bem como a potência, velocidade e o binário para as vencer. Analisam-se depois as diferentes tecnologias de armazenamento de energia. Destas são exploradas as que atualmente cumprem melhor os requisitos para uso na mobilidade eléctrica com maior incidência na tecnologia electroquímica à base de Lítio e nos seus desenvolvimentos em curso. Apresentam-se também as funcionalidades que devem ser implementadas por um BMS para supervisão dos parâmetros críticos e a proteção da bateria. Foi depois escolhido um veículo e com base nas suas especificações procedeu-se ao projeto de eletrificação do sistema propulsor com a escolha de componentes reais. Por aplicação da teoria da cinemática foram formuladas as equações diferenciais que modelizam o comportamento dinâmico do veículo. A partir desses estudos e das especificações encontradas foi projetada uma bateria que permitisse alcançar a autonomia desejada e desenhada uma possível representação do seu aspecto interior e encapsulamento. Com base na modelização formulada foi desenvolvida uma aplicação em MATLAB para a simulação do comportamento do veículo em diferentes cenários. Este modelo permite inferir a ação da variação da massa e da inclinação do pavimento sobre aceleração e a velocidade instantânea e máxima alcançável, assim como a distância percorrida pelo veículo. Com efeito, permite conhecer a evolução de outros parâmetros como a potência e o binário motor e a forças atuantes com o movimento. Adicionalmente foi realizada uma simulação do ciclo de condução NEDC que permite estimar o consumo energético, a partir do qual é calculado o impacto ambiental e a autonomia proporcionada pela bateria. A aposta na conversão de um automóvel convencional em eléctrico é uma solução viável e que promove a redução das emissões de CO2 deste sector, porém constitui ainda uma atividade não compensadora do ponto de vista económico.
- Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica de alta performance (E-bike)Publication . Pereira, Miguel Ângelo Barreiros; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaNas últimas décadas temos vindo a tomar cada vez maior consciência de que o uso de energia de origem fóssil é responsável por emissões de gases de efeito de estufa com implicação nas mudanças climáticas e de que essa fonte é finita e um dia irá esgotar-se. Sendo o setor dos transportes na União Europeia o maior consumidor desta forma de energia e responsável por cerca de um quarto das emissões, estes factos têm motivado para a diversificação de fontes de energia renovável para reduzir essa dependência. As fontes de energia renovável de maior potencial são a solar, a eólica e a hídrica, que se caracterizam por serem inesgotáveis à escala da nossa civilização. Com base nesta ideia têm vindo a ser aperfeiçoadas as tecnologias para a sua captura convertendo a energia primária disponível na natureza em eletricidade que é gerada com taxas de emissão cada vez mais reduzidas e utilizada crescentemente, também, no setor dos transportes. Uma alternativa de transporte viável e cada vez mais utilizada em muitas situações é o uso da bicicleta. Para diminuir o esforço da sua utilização e melhorar o desempenho, a escolha assenta cada vez mais nas E-bikes, pois trata-se de uma alternativa de mobilidade versátil e que permite realizar as deslocações de forma mais cómoda do que com a bicicleta tradicional. Esta dissertação teve por objeto o estudo, o projeto e a implementação de uma E-bike de alto desempenho e eficiência. Esta constitui um meio de transporte viável para além de ser uma opção sustentável. Utiliza energia produzida cada vez mais a partir de fontes renováveis, contribui para a melhoria da qualidade do ar no meio onde é utilizada e promove hábitos de vida saudáveis. Após a realização de estudo cinemático da E-bike com base no desempenho e autonomia que desejávamos alcançar, desenvolvemos o projeto teórico para atingir o desempenho e eficiência que iriam justificar as escolhas dos componentes a utilizar na implementação. O quadro da E-bike destina-se não só a suportar o ciclista, mas também de todos os componentes mecânicos e elétricos como a bateria, o controlador e o motor elétrico. O formato escolhido foi o de um quadro que se assemelha ao de motas elétricas. Na fundamentação teórica foram realizadas simulações relativas ao desempenho dinâmico, potência requerida, consumos, autonomia e impacto ambiental. Após a concretização da E-bike foram realizados testes para comprovar se o protótipo com os componentes escolhidos permitia alcançar o desempenho e autonomia pretendidos. Essa validação foi dividida em 3 modos de condução (só com propulsão do ciclista, com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida) e constatamos que: (i) nos modos com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida os resultados alcançados superaram o previsto; (ii) no modo com propulsão só do ciclista os resultados ficaram um pouco aquém do idealizado na fase de projeto.
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