ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- “Nas abreviaturas do imenso:” espaços ficcionais da opressão em Uma longa viagem, de Daniel ChambersPublication . Melão, Dulce; Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi; Borges Filho, OzírisOs relatos de viagens alimentados e atravessados pela violência, pela opressão e pelo medo são perturbadores. A literatura infantojuvenil que tem como cerne deslocações forçadas, suscitadas pela guerra, é matéria-prima de relevo para tal reflexão, dado poder espelhar uma panóplia de emoções que eclodem em circunstâncias adversas. Neste capítulo, damos voz a uma das obras que o corrobora: Uma longa viagem (CHAMBERS, 2018), da autoria de Daniel Chambers, com ilustrações de Federico Delicado. No âmbito da análise realizada, primeiramente, buscam-se deambulações do olhar nos limiares da narrativa, neles atentando para dar a ler trajetos peritextuais ancorados na página e fora dela. Em seguida, procede-se ao mapeamento do medo e do desalento que transbordam em distintos microespaços da obra, seguindo o referencial teórico da topoanálise (BORGES FILHO, 2007) e analisando “espaços do medo” (BOLLNOW, 2019) que emergem da névoa e da escuridão que permeiam a longa viagem narrada. A par de tais linhas norteadoras, indagam-se modos de estar em tempos e espaços associados à “modernidade líquida” explanada por Bauman (2013). Ganhando alento nessa transitoriedade, a terceira parte desta reflexão propõe um mergulho na margem como desvio, oscilação e promessa de múltiplas conotações e vozes que o espaço projeta. As considerações finais apontam para a fecundidade dos sentidos do espaço na obra em análise, bem como para a sua atualidade na sociedade hodierna – em movimento vivaz que acolhe mobilidades.