ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Adesão terapêutica do adolescente com diabetes mellitus tipo1 : uma revisão integrativaPublication . Cabral, Sérgio Manuel de Figueiredo Almeida; Silva, Ernestina BatocaEnquadramento: A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) consiste no distúrbio metabólico endócrino mais frequente em adolescentes. O diagnóstico e gestão apresentam desafios especiais relacionados com o ambiente hormonal e emocional únicos da adolescência. A decrescente adesão terapêutica ao longo do tempo trás complicações, diminuindo a qualidade de vida e aumentando a necessidade de internamento hospitalar. Objetivo: Refletir sobre o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica durante o percurso formativo durante os estágios; identificar os fatores que potenciam a adesão terapêutica dos adolescentes com DM1. Método: Este estudo de revisão integrativa partiu da questão de investigação: quais os fatores que potenciam a adesão à terapêutica do adolescente com DM1? Foram selecionados e analisados os estudos realizados a partir de 2016, publicados nas línguas portuguesa e inglesa, nas bases de dados Medline/Pubmed, SciELO e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, que abordassem temáticas relacionadas com adolescência, DM1 e adesão ao regime terapêutico. Resultados: Foram incluídos 5 estudos, que destacam os fatores psicológicos, a adesão à dieta e a prática de atividade física regular, na adesão à terapêutica pelos adolescentes. A falta de apoio dos pares também foi um fator que interfere na adesão à terapêutica, bem como uma maior autonomia dos adolescentes que leva a um pior controlo glicémico. A manutenção diária de insulina, a necessidade de automonitorização frequente da glicemia, a consciencialização da dieta diabética e a prática regular de atividade física, levam a melhor controlo e constituem desafios para os adolescentes. Por conseguinte, é essencial motivar cada vez mais os adolescentes para a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico. Necessitam de suporte familiar e social, apoio escolar, bem como de uma educação contínua e uma abordagem multidisciplinar para se obterem resultados bem sucedidos ao nível do seu controlo metabólico. Será ideal que os adolescentes assumam a responsabilidade na gestão do seu controlo metabólico, com evidência de uma responsabilidade partilhada com os pais e colaboração com a equipa multidisciplinar. Conclusão: Foi importante o percurso de formação e reflexão sobre as práticas no desenvolvimento de competências especializadas. O estudo de investigação revelou a pertinência dos cuidados de saúde serem baseados na evidência científica, e a equipa de enfermagem tem a responsabilidade de intervir para melhorar a adesão à terapêutica dos adolescentes com DM1. Palavras chave: Adolescentes; Diabetes mellitus tipo1; Adesão ao tratamento.
- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
- A experiência dos pais sobre a readmissão no serviço de urgência pediátrica do Hospital Amato LusitanoPublication . Meireles, Sofia Isabel Moreira; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A Enfermagem, enquanto ciência, requer o desenvolvimento contínuo de competências, tanto profissionais como de investigação, de forma a conceber um corpo de conhecimentos sólido sobre o qual assente a qualidade nos cuidados prestados à criança/jovem e sua família. Desta forma, tanto os diversos estágios como o método investigativo contribuíram para o sucesso do processo formativo. Objetivos: Evidenciar a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), refletindo sobre o percurso formativo realizado nos estágios; desenvolver uma investigação sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no Serviço de Urgência Pediátrica (SUP) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano (ULSCB-HAL). Metodologia: Explanação e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas ao longo dos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada em pesquisa bibliográfica e em evidência científica, dando robustez às aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios. Apresentação de um estudo qualitativo, descritivo de caráter fenomenológico sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL, através da realização de entrevistas aos pais das crianças/jovens que apresentaram episódios de readmissão nos meses de novembro e dezembro de 2022. Resultados: O percurso formativo em contexto dos estágios foi sustentado numa prática reflexiva e evidência científica, e possibilitou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comuns do Enfermeiro Especialista e competências específicas do EEESIP. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL ocorre maioritariamente devido à crença de que a situação clínica do filho não está a melhorar, ou seja, à preocupação pelo estado de saúde do filho e consequente ansiedade. Destaca-se uma opinião positiva relativamente ao atendimento pelos profissionais de saúde do respetivo serviço, considerando-se os mesmos atenciosos e dedicados, ocorrendo confiança nos cuidados prestados. Conclusão: A intervenção do EEESIP na prestação de cuidados à criança/jovem e sua família, utilizando um modelo conceptual centrado na criança/jovem e família, traduz-se na prestação de cuidados ao nível avançado, com segurança, competência e satisfação. Nesse sentido, foi fundamental definir objetivos e planear atividades para os respetivos estágios, e incorporar competências conducentes à prática especializada. A investigação permitiu inferir que a intervenção direcionada à redução das taxas de readmissão no SUP é bastante complexa, uma vez que existem múltiplos fatores que estimulam ao inadequado uso do SUP. Palavras-chave: perfil de competências de enfermeiros; estágio; experiência de vida; medicina de emergência pediátrica; enfermagem pediátrica.
- Instrumentos para a avaliação do sono em adolescentes validados em Portugal : uma revisão scopingPublication . Ferraria, Ana Luísa Maximiano; Bica, Isabel; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoEnquadramento: O sono é uma condição fisiológica fundamental para o desenvolvimento e bem-estar do adolescente. Mudanças no padrão do sono são comuns nesta etapa da vida, afetando negativamente o desempenho escolar, a atenção, o comportamento e o controle emocional, predispondo comportamentos de risco, problemas de saúde psicológicos e orgânicos. Objetivos: Mapear os instrumentos de avaliação do sono validados e disponíveis para uso nos adolescentes em Portugal, e identificar os mais adequados para diagnosticar alterações do sono nessa população. Metodologia: Revisão scoping baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados Pubmed®, B-on, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Academic Search Complete, MedLatina, entre maio e junho de 2023, independentemente do idioma e sem restrição temporal. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, com recurso a um terceiro como critério de desempate. Resultados: Selecionados seis estudos que revelam as propriedades psicométricas de oito instrumentos de avaliação do sono: Avaliação da Qualidade do Sono na Adolescência (AQSA); Escala de Higiene do Sono para Adolescentes (EHSA); Escala de Crenças Disfuncionais sobre o Sono (ECDS); Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ); Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Pediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS); Morningness–Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ); reduced Morningness– Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ-R). A maioria demonstra resultados estatísticos semelhantes às versões originais. Apenas a EHSA e a ECDS alcançaram um bom nível de desenvolvimento atendendo à classificação do Índice de GraCol, o que sugere que são os instrumentos mais adequados para a avaliação do sono em adolescentes portugueses. Conclusão: Existe um número reduzido de instrumentos validados. A maioria não cumpre os critérios mínimos de adaptação e validação. É crucial investir nesta área para aumentar a disponibilidade de instrumentos que possam aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. Palavras-chave: Avaliar, Instrumentos, questionários, escalas, sono, adolescência, adolescentes, jovens adultos, psicométricos, validade, fiabilidade, Portugal
- Instrumentos preditores do risco de acesso venoso periférico difícil em crianças : scoping reviewPublication . Pinto, Cláudia Maria Fernandes; Aparício, GraçaEnquadramento: As competências adquiridas neste período de formação especializada são o reflexo de um processo que teve como temática central a avaliação do risco de acesso venoso periférico difícil em crianças internadas. O acesso venoso periférico é um procedimento difícil em internamento pediátrico, que origina medo, insegurança e ansiedade, tanto na criança como no familiar/acompanhante, perpetuando a imagem negativa que as crianças/família possuem do hospital e da hospitalização. Em Portugal não existem instrumentos de avaliação do risco de acesso venoso periférico difícil para a população pediátrica. Na prática clínica diária, os profissionais usam o conhecimento e a experiência, recorrendo a múltiplas tentativas para obter e manter um acesso venoso periférico, decisão com impacto negativo no bem-estar da criança/família e na preservação do património venoso. A aplicação de um instrumento preditor deste risco, irá contribuir para apoiar a tomada de decisão e aumentar a taxa de sucesso de acesso venoso na primeira tentativa. Objetivos: Descrever as experiências desenvolvidas nos diversos contextos de estágio, analisando criticamente os contributos deste percurso, para a formação pós-graduada; desenvolver uma scoping review para mapear as evidências disponíveis sobre instrumentos capazes de predizer o risco de acesso venoso periférico difícil em crianças internadas; avaliar os indicadores de eficácia; determinar a taxa de sucesso na primeira tentativa. Metodologia: Análise descritiva e reflexiva do percurso de formação desenvolvido, onde se inclui a realização de uma scoping review sobre a temática central, baseada no protocolo do Instituto Joanna Briggs®. A pesquisa decorreu durante o mês de abril de 2023 nas bases de dados Pubmed, CINAHL Complete, B-on e LILACS de estudos publicados entre os anos 2017 e 2023, nos idiomas inglês, francês, espanhol e português, de qualquer tipologia: quantitativa, qualitativa, mistos e revisões de literatura. Resultados: Nos quatro estudos selecionados foram encontrados três instrumentos preditores do risco de acesso venoso periférico difícil. O DIVA score, que apresenta como indicadores de eficácia características da criança, e outros dois instrumentos (DIVA KEY e PPIVA pathway) que acrescentam a dor e a ansiedade sentida pela criança/família e incluem ainda características dos profissionais. A taxa de sucesso de colocação de acesso venoso periférico na primeira tentativa varia entre os 24% e 52%, valor que aumenta para 60% com a utilização dos instrumentos de avaliação, podendo atingir taxas de 89,1% com o PPIVA pathway. Conclusão: Apesar de nenhum dos instrumentos identificados ser completamente eficaz e garantir sucesso na primeira tentativa de acesso venoso periférico, os estudos indicam que com avaliação com DIVA score este melhora substancialmente, constituindo assim um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados em enfermagem pediátrica, em particular na prestação de cuidados atraumáticos. Palavras-Chave: Acesso Intravenoso Periférico Difícil; Crianças; DIVA Score
- Intervenções para a prevenção da anorexia nervosa na adolescência : uma scoping reviewPublication . Sampaio, Rute Susana Saraiva; Bica, IsabelIntrodução: O caminho percorrido e as competências adquiridas, encontram-se descritas no presente relatório e teve por base a temática dos transtornos alimentares. Estima se que mais de 13% dos adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, vivam com um transtorno mental diagnosticado. Das hospitalizações por transtornos alimentares no Serviço Nacional de Saúde, a maioria terão como causa, a Anorexia Nervosa que, a nível dos transtornos de saúde mental, é a que tem mais expressão a nível da mortalidade. Objetivos: Descrever o percurso formativo em estágio, refletir sobre as atividades realizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e mapear as intervenções/programas de intervenção para a prevenção da anorexia nervosa/transtornos alimentares na adolescência. Metodologia: Descritiva e reflexiva, contemplando uma Scoping Review, no sentido de mapear as evidências das intervenções/programas para a prevenção da Anorexia Nervosa na adolescência, utilizando o método proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa incluiu artigos de pesquisa original publicados nas bases de dados MEDLINE e CINAHL através da Plataforma EBSCOhost, e Scopus, entre janeiro de 2019 e julho de 2021, em português, espanhol e ingles. Dois revisores independentes realizaram o processo de análise da relevância, extração e síntese dos dados. Resultados: Nos três estudos, incluídos na revisão scoping, verificou-se que são vários os programas de intervenção na prevenção da Anorexia Nervosa. Os autores foram unânimes relativamente ao programa baseado em dissonância cognitiva, “Body Project”, sendo identificado como tendo os melhores resultados e eficácia na prevenção de transtornos alimentares. Programas como “Mindfulness” e programas com efeitos na autoestima, revelaram resultados significativos. Conclusão: Os resultados expuseram vários programas de prevenção dos transtornos alimentares. Os mais eficazes baseiam-se na dissonância cognitiva. Programas de prevenção mais direcionados para cada tipo de transtorno alimentar, podem oferecer resultados mais consistentes a longo prazo. O Enfermeiro Especialista e outros profissionais de saúde, devem considerar sua atuação na prevenção dos transtornos alimentares. Palavras Chave Transtornos Alimentares, anorexia nervosa, prevenção, intervenções.
- Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátricoPublication . Vieira, Sérgio Manuel Fernandes; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A formação avançada, ao nível do curso de mestrado e curso de pós-licenciatura de especialização, promoveu uma miríade de oportunidades para desenvolver os conhecimentos, adquirir competências humanas, éticas e técnico-científicas, tão cruciais ao desempenho e intervenções de excelência na área da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Assim, quer os estágios quer a investigação realizada, foram importantes para o desenvolvimento da praxis de enfermagem especializada. Objetivos: Refletir criticamente acerca do percurso de aprendizagem, de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva sobre a prática clínica e atividades desenvolvidas nos estágios de Saúde Infantil e Familiar, Pediatria e Neonatologia. Foi também realizado um estudo qualitativo do tipo fenomenológico, sobre a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, cuja amostra foi constituída por nove enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um centro hospitalar da Região Norte de Portugal. Resultados: O percurso formativo nos diferentes estágios resultou quer num crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos baseados em evidências científicas de elevada qualidade, quer no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, que se traduzirão futuramente na maximização da assistência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, emergiram como principais aspetos específicos a ter em conta na segurança do doente pediátrico: Dosagem certa a administrar (medicação), Via de administração correta, Risco de quedas, Vigilância do doente pediátrico, Proteção física, como grades de cama, idade da criança e peso. As medidas tomadas na unidade para a garantia da segurança do doente pediátrico na unidade mais referenciadas foram: Cuidado redobrado na administração de terapêutica, Elevação das grades das camas, Pulseiras eletrónicas para segurança, Registo informático da criança, Especial cuidado com o transporte em segurança quer inter ou intrahospitalar. Prevaleceu a caracterização de segurança do doente pediátrico da instituição/serviço como razoável/moderada”. Todos os entrevistados atribuíram muita importância à formação dos profissionais nesta área e atribuem extrema importância à equipa de gestão do risco do serviço. As sugestões mais reiteradas para a melhoria da segurança do doente pediátrico da instituição/serviço foram: Dotações seguraras, principalmente no turno da noite, incentivo à formação em serviço, potenciando desenvolvimento pessoal e profissional, A numeração fixa dos berços/incubadoras, Consciencialização por parte da Instituição das necessidades do doente pediátrico, Mais profissionais qualificados e especializados com conhecimentos específicos de forma a atuar em determinadas situações de forma mais segura e autónoma. Conclusões: Na sociedade atual, o conhecimento é reconhecido como um bem social valioso e a procura de mais formação de qualidade é uma estratégia que permite construir o conhecimento e a experiência. Esta foi uma premissa que nos norteou e se consolidou ao longo do processo de aprendizagem em estágio e na investigação. A investigação permitiu confirmar a importância da formação e consciencialização dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, como garante da segurança e qualidade cuidados de saúde. Palavras-chave: segurança do paciente; enfermagem pediátrica; criança; jovem.
- Realidade virtual no controlo da dor na criança / jovem submetidos a procedimentos dolorosos em contexto hospitalar : uma revisão scopingPublication . Amaral, Ana Patrícia Rebelo; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A realidade virtual é uma intervenção não farmacológica que utiliza uma tecnologia imersiva de distração, otimizando a capacidade de o utente pediátrico experienciar a dor durante a realização de procedimentos médicos invasivos e dolorosos. Objetivo: Mapear as evidências científicas existentes sobre a utilização da realidade virtual como intervenção não farmacológica no controlo da dor na criança/jovem em procedimentos dolorosos, em contexto hospitalar. Métodos: Revisão scoping, tendo por base a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Pesquisaram-se estudos entre fevereiro e março de 2023, nos idiomas português, inglês, espanhol, italiano e francês, independentemente do ano de publicação, nas bases de dados PubMed, LILACS, B-ON, CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina e também no RCAAP. Dos 738 estudos selecionados inicialmente, foram incluídos 10 estudos na revisão. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizados por dois revisores independentes. Resultados: Os estudos incluídos publicados entre 2018 e 2023, revelam que as evidências que sustentam a utilização da realidade virtual no controlo da dor na criança/jovem submetidos a procedimentos dolorosos em contexto hospitalar, são promissoras e os resultados são relevantes para a sensibilização das equipas de saúde. A sua utilização evidencia ser eficaz na redução da intensidade da dor, permitindo uma melhor tolerância à dor e desta forma adquire-se uma melhor colaboração da criança e jovem e por vezes uma redução do tempo efetivo para a realização dos procedimentos. Conclusão: Os resultados apresentados demonstram que a realidade virtual tem o potencial de ser uma alternativa não farmacológica segura, eficaz, divertida e valiosa para controlo da dor, contribuindo para a implementação de práticas de enfermagem de excelência. A relevância do tema evidencia a necessidade de pesquisas, sobre a utilização da realidade virtual mais imersiva para controlo da dor na área pediátrica durante a realização de procedimentos dolorosos e impulsiona a sua utilização nos diversos contextos hospitalares, com a elaboração de protocolos devidamente fundamentados. Palavras-chave: realidade virtual; criança; adolescente; pediatria; dor; controlo da dor; dor, procedimento; hospitalização; hospitalar; doentes internados.