ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação das competências cooperativas no trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Conceição, Bianca Cristina Pereira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão das práticas e dos percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que efetuámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do mestrado e, na segunda parte, expomos um estudo empírico que pretende averiguar em que medida a avaliação das competências cooperativas influencia o funcionamento do trabalho de grupo no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para o efeito, foram utilizados materiais construídos para apoio ao estágio, textos de autores de referência, legislação em vigor, notas reflexivas acerca da experiência com supervisores institucionais e orientadores cooperantes, tudo isto com a intenção de efetuarmos uma reflexão sobre as práticas em contexto, sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da avaliação das competências cooperativas no 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação-ação, que visa melhorar as competências cooperativas dos alunos tendo em vista o incremento do trabalho de grupo. O problema surgiu em contexto de sala de aula e para a sua resolução foram planeadas diversas ações educativas, assim como desenvolvidas estratégias de trabalho. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à entrevista, bem como a grelhas de avaliação. Estes foram elaborados para o efeito, e aplicados numa turma a frequentar o 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que a avaliação das competências cooperativas ajuda os alunos a compreenderem a importância das competências sociais quando interagem com o “outro” e, assim, melhorar o seu relacionamento aquando da realização de trabalhos de grupo.
- Caminhos da profissionalização : princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágioPublication . Rosa, Cláudia Micaela Ferraz; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio culmina um percurso académico e profissionalizante de três semestres, no qual foram desenvolvidas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante dois dias da semana. A prática de ensino supervisionada permitiu-nos colocar em prática muitas das aprendizagens que foram obtidas durante todo o percurso académico indo sempre ao encontro das orientações das cooperantes, assim como dos supervisores. Neste sentido, torna-se pertinente a abordagem dos seus contextos e a sua análise para uma melhor compreensão do percurso efetuado. Ao longo da prática de ensino supervisionada, a preocupação e valorização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi uma constante no percurso, pois são ferramentas chave na sociedade em que vivemos. Não é possível abdicar das suas potencialidades, pois encontram-se impregnadas nos contextos e na vida das crianças. Torna-se assim urgente a construção do sentido crítico e reflexivo do consumo das tecnologias por parte das crianças, tirando o seu maior proveito, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Procurando aprofundar o interesse pelo papel das TIC na educação, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em documentos orientadores do Sistema Educativo Português e do Software Livre/Aberto. A linha orientadora foi a exploração de linhas de articulação entre princípios e valores do Software Livre e do Sistema Educativo Português, de modo a contribuir para uma melhor compreensão e utilidade do Software Livre e do seu potencial contributo para a prática docente. Desta forma, podemos afirmar que nos foi possível encontrar vários princípios do software livre nos documentos Orientadores do Sistema Educativo Português escolhidos, pelo que apraz-nos afirmar que é possível a utilização de software livre nas escolas e assim promover atitudes, de partilha, colaboração, solidariedade, entre outros nas crianças numa perspetiva moralista e cívica, para que possam ser no futuro jovens capazes de agir criticamente e reflexivamente na sociedade.
- Das práticas supervisionadas à investigação : contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolarPublication . Rodrigues, Marisa Isabel Gomes; Figueiredo, Maria Pacheco; Nunes, JoãoNa primeira parte deste relatório, é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2012/2013 e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, ambos no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º CEB. Nesta reflexão é feita a caraterização dos contextos onde foi concretizado cada estágio, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas. A segunda parte do trabalho é constituída por um estudo sobre a utilização de jogos didáticos em termos de promoção de aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais, que integram a área de conteúdo Conhecimento do Mundo, na Educação Pré-Escolar. Sabendo que a função dos materiais e jogos didáticos é apoiar a aprendizagem e a compreensão de temas e conteúdos de uma forma mais significativa, e que uma das áreas de conteúdo na Educação Pré-Escolar é o Conhecimento do Mundo, a questão proposta para esta investigação pretendeu conhecer de que forma os jogos didáticos apoiam as aprendizagens nesse na Educação Pré-Escolar. Neste sentido, num primeiro momento foi feita uma análise dos jogos existentes no jardim de infância, através da observação estruturada, para perceber o tipo de jogos que existiam, tendo como foco os jogos relacionados com as Ciências Sociais. Numa fase posterior, foi realizada uma entrevista semiestruturada à educadora do mesmo jardim para esclarecer vários tópicos como o critério de seleção dos jogos existentes na sala, a forma como os jogos são implementados, os momentos em que as crianças os utilizam e a relevância dos jogos para a aprendizagem na área de Conhecimento do Mundo. A investigação ocorreu no jardim de infância onde foi realizado o estágio. Com o estudo, percebemos que embora existam alguns jogos didáticos que apoiam as aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais na Educação Pré-Escolar, estes estão em minoria quando comparados com domínios como a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ou Matemática
- A integração de alunos estrangeiros na escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico : o caso de um agrupamento de escolas do concelho de ViseuPublication . Nunes, Catarina Sofia Ribeiro; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende apurar se os alunos estrangeiros, ou seja, que possuem outra nacionalidade que não a portuguesa, estão integrados na escola portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em Educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e sobre a integração dos alunos estrangeiros na escola, do Agrupamento em que estagiámos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de carácter descritivo e fenomenológico, com recurso à entrevista semiestruturada, ao teste sociométrico e à análise documental. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu. Os dados obtidos, através da entrevista, permitem concluir que os alunos estrangeiros, em geral, se sentem integrados na escola, bem como na turma em que estão inseridos. Contudo, a análise dos resultados dos testes sociométricos revela outros dados e, inclusive, concluímos que um aluno não está integrado nem na escola, nem na turma a que pertence.
- Matemática, didática e transição : um estudo sobre as operações aritméticas na interseção da investigação e da reflexão sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º CEBPublication . Dória, Maria Goreti Fonseca; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, HelenaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da componente Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo composto por duas partes. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo da PES, apresentando uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é constituída pelo trabalho de investigação que focou a interseção entre Matemática, Didática e transição entre Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando as operações aritméticas. Este estudo incidiu em estratégias destinadas a promover o desenvolvimento dos sentidos das operações na Educação Pré-Escolar, respeitando a especificidade deste nível e, ainda, procurando articulação com as aprendizagens que o Programa de Matemática para o Ensino Básico (PMEB) prevê. A recolha de dados incluiu observação participante, notas de campo e entrevistas. Além de situações de prática analisadas em torno das estratégias e resoluções das crianças, o estudo considerou as perspetivas de quatro profissionais de educação sobre o ensino de operações aritméticas em ambos os níveis de ensino. Esta investigação conduziu às seguintes conclusões principais. Verificou-se, com as atividades implementadas, que operações aritméticas podem ser trabalhadas de forma relevante para a Pedagogia de Infância, respeitando a sua especificidade, partindo de situações do quotidiano das crianças e tornando as aprendizagens significativas, logo tornando-se vantajosas para o processo de transição para o 1.º CEB. A mesma ideia foi apresentada pelas entrevistadas que valorizaram um ensino da Matemática relevante para as crianças, com destaque para as interações. Todas as profissionais revelaram, ainda, valorizar a continuidade educativa entendida como compreensão autêntica dos conceitos que apoia as aprendizagens nos níveis seguintes.
- A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricasPublication . Marques, Cláudia Alexandra Loureiro; Ramalho, HenriqueO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este é constituído por duas partes, sendo que a primeira contempla a caraterização dos contextos e a análise e reflexão crítica das práticas de ensino ao longo do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A segunda parte destina-se ao trabalho de investigação empírica de modo a compreender qual a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. A primeira parte do trabalho resultou no culminar do percurso trilhado ao longo das nossas intervenções, das experiências e vivências daí adquiridas, das planificações de aulas elaboradas semanalmente e ainda das reflexões realizadas colaborativamente com os supervisores e orientadores cooperantes, que constituem, no nosso entendimento, um ponto crucial de todo este trajeto. A segunda parte contempla o enquadramento teórico e o quadro teórico metodológico evocando, sempre que possível e necessário, autores de referência da presente temática. Começamos por abordar a relação educativa na perspetiva de contrato social, no que concerne às possíveis relações estabelecidas entre a escola e a sociedade, às influências dos modelos culturais e da estrutura social. Fazemos ainda referência ao papel dos pais, dos professores e dos alunos na vida escolar e às conceções e fatores de (in)sucesso escolar. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica enquadrado no paradigma quantitativo. Os pais e os professores surgem como principais participantes, aos quais optámos por administrar inquéritos por questionário de modo a responder à questão central da nossa investigação. Os dados obtidos permitiram concluir que ambos os intervenientes educativos reconhecem a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. Os professores pertencentes ao agrupamento garantem que adotam estratégias de modo a aproximar os pais da escola. Também os pais afirmam ter conhecimento de estratégias de envolvimento parental propostos pela escola e de formas de colaborar em casa com os seus filhos. Contudo, continuamos a ter pais que não participam na vida escolar dos seus filhos. A incompatibilidade de horário e o desinteresse foram apontados, por ambos, como os principais condicionalismos à participação dos pais.
- A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de ViseuPublication . Ferreira, Jessica Coutinho; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
- Percurso formativo em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico : conceção e avaliação de uma mala pedagógica em contexto de expressão dramática na educação pré-escolarPublication . Cruz, Tânia Cristina Monteiro da Silva; Cavadas, Ricardo; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico é composto por duas partes. A primeira consiste numa reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) desenvolvidas no estágio, tanto a nível da Educação Pré-Escolar (PES II) como do 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES III), onde se analisam aspetos pedagógicos e didáticos e as competências essenciais aos profissionais, para a promoção de um ensino de qualidade, a partir das práticas realizadas. A segunda parte deste relatório incide sobre o trabalho de investigação desenvolvido. A questão abordada reflete acerca do potencial de uma mala pedagógica concebida para a promoção de situações de exploração da expressão dramática no âmbito da Educação Pré-Escolar. Este estudo enquadra-se numa investigação de natureza qualitativa de caráter exploratório. Utilizamos diversos instrumentos para auxiliar a recolha de dados, nomeadamente, a escala de envolvimento da criança de Laevers (1994), a grelha de observação da exploração dos objetos da mala pedagógica e entrevistas semiestruturadas às crianças e à educadora. A apresentação do estudo inclui enquadramento teórico e os resultados obtidos, dando-se a conhecer as conclusões. Tais resultados permitem entender que as sessões de exploração livre da mala pedagógica e dos objetos contribuíram eficazmente para promover interações entre crianças (sem influência de idade ou sexo) e desenvolver a criatividade e imaginação das mesmas. Ao longo deste trabalho é evidenciada a importância da expressão dramática na Educação Pré-Escolar. Ela coloca, desenvolve e desafia as capacidades de transformação e de imaginação das crianças mediante diversas situações. As malas são objetos simbólicos que potenciam oportunidades para essas capacidades se desenvolverem, criando diversas situações de exploração de jogos dramáticos, num espaço pedagógico, proporcionando momentos de aprendizagens significativas, bem como momentos prazerosos.
- Prática de ensino supervisionada e a abordagem interdisciplinar da educação sexual no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Carla Sofia Rodrigues; Cardoso, Ana Paula; Rocha, Joao Manuel De OliveiraO presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: proceder a uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e o terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, também, verificar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Para o alcance do primeiro objetivo, recorremos a materiais por nós elaborados ao longo dos estágios, a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas. Para alcançar o segundo objetivo, recorremos a autores de referência, nomeadamente ao nível da conceptualização da relevância da interdisciplinaridade na Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, de caráter qualitativo, com recurso ao inquérito por questionário e à observação naturalista. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado no local de estágio, a alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora. O Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, emanado pelo Ministério da Educação (2004) defende a ideia de que os alunos se apercebem da realidade como sendo globalizante, assumindo assim a importância da prática pedagógica interdisciplinar. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, o que evidencia que esta prática foi facilitadora das aprendizagens e que os alunos ficaram mais esclarecidos acerca da temática da Educação Sexual.
- Prática de ensino supervisionada e estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçárioPublication . Nunes, Fátima Maria Sousa; Ribeiro, Esperança JalesO Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes essenciais: reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais, às atividades, à legislação em vigor e a autores, de maneira a refletirmos sobre as nossas práticas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do 1º e 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aborda o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Os objetivos são conhecer estratégias e procedimentos usados em contexto de berçário para promover a adaptação do bebé e perceber como se estabelece especificamente a interação adulto-bebé, no referido contexto, no sentido de promover a adaptação deste último. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de um estudo de caso, com recurso, nomeadamente, às técnicas de observação direta e inquérito (entrevista semiestruturada). Tendo em conta as observações realizadas e os resultados obtidos podemos afirmar que as estratégias utilizadas foram a literacia afetiva, comunicação com a família e formas específicas de comunicação. No que respeita à relação adulto-criança, verificámos que os adultos em estudo apresentaram comportamentos de atenção, preocupação, afeto, carinho, confiança, segurança ao longo do processo de adaptação dos bebés, o que contribuiu para proporcionar um ambiente de conforto e bem-estar no contexto do berçário.