ESSV - UEMC - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Stresse dos enfermeiros de urgência emergência em contexto de pandemia por COVID-19Publication . Camilo, João Artur; Dias, António MadureiraEnquadramento: A nova pandemia da doença coronavírus apresenta-se como um desafio sem precedentes para os sistemas de saúde em todo o mundo. Com a pandemia, os enfermeiros enfrentaram uma multiplicidade de condições que ameaçam a sua saúde, bem- estar e capacidade de realizar o seu trabalho. A literatura científica documenta a exaustão extrema, desconforto físico de longas horas de trabalho com máscaras faciais e outros EPI´s, medo do contágio e angústia em profissionais de saúde. Concretamente, os enfermeiros de urgência/emergência em contexto de COVID-19 são suscetíveis de apresentar elevados níveis de stresse. Objetivo: Proceder ao diagnóstico do nível de stresse dos enfermeiros. Planear um programa de intervenção promotor da gestão emocional dos enfermeiros. Métodos: Aplicou-se a metodologia de trabalho de projeto com vista ao diagnóstico do nível de stresse e ao planeamento de um programa de intervenção específico promotor da gestão emocional dos enfermeiros de urgência/emergência em contexto COVID-19. Em articulação com a literatura científica e na procura de evidências atuais, delineou-se um projeto de investigação quantitativa, não experimental, transversal, com foco numa amostra não probabilística por conveniência de enfermeiros de urgência/emergência a exercer em Portugal. A recolha de dados será suportada em questionário de caracterização sociodemográfica e socioprofissional e na Escala de Percepção de Stresse (EPS), adaptada para a população por portuguesa por Pais Ribeiro & Marques (2009). Resultados: As evidências mais recentes documentam a existência de uma problemática que importa avaliar para melhor gerir. Para o efeito, estruturou-se um Projeto de Intervenção e um Projeto de Investigação optando por estratégias de intervenção multidisciplinar com vista ao empoderamento/capacitação dos enfermeiros no desenvolvimento de estratégias de coping facilitadoras duma saúde mental positiva. Na fase de execução pretende-se ainda envolver as entidades empregadoras e os participantes na execução de ações impactantes na minimização dos determinantes e nas implicações do stresse. Conclusão: Prevê-se desenvolver intervenções educativas e de treino de proteção contra os possíveis fatores de risco psicossociais decorrentes da pandemia por COVID-19, tais como: gestão de horários de trabalho e de repouso, gestão de equipamentos EPI’S, gestão do stresse e promoção da saúde mental. Palavras-chave: stresse; enfermeiros; urgência/emergência. pandemia; COVID-19.
- Fatores de risco e sinais de alerta do acidente vascular cerebral : conhecimentos do cidadão comumPublication . Angélico, Mónica Salomé Carvalho Fernandes; Cunha, MadalenaEnquadramento: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) corresponde ao comprometimento neurológico de ocorrência súbita, com duração superior a vinte e quatro horas e provável origem vascular, cuja prevenção e abordagem clínica precoce são pilares essenciais da gestão terapêutica. Objetivos: Avaliar os conhecimentos do cidadão comum, sobre os fatores de risco e sinais de alerta do AVC; planificar métodos de educação para a saúde, para os acompanhantes que recorrem ao serviço de urgência; Promover melhoria na literacia em saúde do cidadão comum em relação ao AVC. Métodos: Estudo quantitativo correlacional- descritivo e transversal. A amostra será constituída pelos acompanhantes dos utentes que acorram ao serviço de Urgência nos meses de Outubro e Novembro de 2021. Trata-se uma amostra do tipo não probabilístico por conveniência, como instrumento de recolha de dados, aplicar-se-á um questionário para caraterização sociodemográfica e avaliação de conhecimentos sobre fatores de risco e sinais de alerta do Acidente Vascular Cerebral. Resultados: Estruturou-se um Projeto de Intervenção e um Projeto de Investigação com vista à melhoria na área da qualidade em saúde, criando métodos de educação para a saúde ao cidadão comum, no que diz respeito aos fatores de risco e sinais de alerta do AVC, diminuindo o impacto desta patologia. Conclusão: Espera-se que os resultados apurados sirvam de ponto de partida para melhorar o nível de conhecimentos do cidadão comum, visando a deteção e alerta o mais precocemente possível, bem como o estabelecimento atempado do tratamento efetivo. Pretende-se ainda promover a aquisição de hábitos de vida saudáveis visando a melhoria da qualidade em saúde. Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, Fatores de Risco, Sinais de Alerta.
- Literacia em saúde em pessoas com diabetes tipo 2Publication . Ladeira, Cátia Andreia Figueiredo; Cunha, MadalenaEnquadramento: A Diabetes Tipo 2 compõe um grave problema de saúde pública e patenteia a principal causa de morbimortalidade prematura e de anos de vida ajustados para a incapacidade, impondo novos desafios organizacionais e de condutas profissionais. A recente Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira tem a necessidade imperativa de alicerçar-se em intervenções de qualidade em saúde, através do ensino da prevenção das complicações/ adesão ao tratamento, ajustando-se ao nível de literacia das pessoas assistidas. Objetivos: Avaliar o nível de literacia em saúde em pessoas com diabetes tipo 2. Métodos: Por prática reflexiva no âmbito do Curso de Mestrado, identificou-se uma realidade que se afigura como um problema passível de resolução – inexistência de informação científica acerca do nível de literacia na recente Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, e por isso propôs-se analisá-lo sob uma abordagem enquadrável na Metodologia de Trabalho de Projeto desenvolvendo também um Projeto de Investigação. Prevê-se desenvolver um estudo do tipo quantitativo, de natureza descritiva, com enfoque transversal descritivo, sob a forma de estudo de caso. Serão aplicados um Questionário estruturado e da Escala de conhecimentos (DKQ-24) e Escala de Atividades de Autocuidado com Diabetes, inquirindo pessoas com diabetes tipo 2, assistidas na Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Resultados: Estruturou-se um Projeto de Intervenção e um Projeto de Investigação com vista à melhoria na área da qualidade em saúde, com o aumento da literacia em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, diminuindo o impacto desta patologia. Conclusão: A pesquisa científica efetuada e análise dos profissionais do contexto clínico, atestam a existência de necessidade efetiva de avaliar o nível de literacia. Suportada no tratamento da informação recolhida, a equipa multidisciplinar da Unidade Integrada de Diabetes, saberá como otimizar e potencializar intervenções de qualidade, e como zelar pela melhoria da arte do cuidar as pessoas inscritas nas suas consultas. Palavras-chave: Literacia em Saúde; Diabetes; Diabetes Tipo 2
- Satisfação do doente oncológico face ao hospital de diaPublication . Nunes, Carla Sofia Pina da Costa Pinto; Ribeiro, Olivério de Paiva
- Implementação de um programa de melhoria da qualidade na área da preservação de vestígios forenses em meio hospitalarPublication . Pires, Maria Goretti dos Santos; Dias, António MadureiraContexto: Os profissionais de saúde que trabalham nos Serviços de Urgência têm como primeiro objetivo o dever de manter a vida e promover a saúde dos doentes. Contudo os doentes e a sociedade em geral estarão melhor servidos por profissionais de saúde que possam também reconhecer, documentar, preservar e recolher evidências sob a hipótese de mais tarde poderem vir a ter significado médico-legal. As ciências forenses desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade atual, na articulação entre o papel dos profissionais de saúde na preservação de provas forenses e vestígios, e na aplicação da justiça. Muitas vezes os enfermeiros são os primeiros a entrar em contato com as vítimas, eles estão numa posição única para cuidar delas, mas também para promover a preservação, coleta e documentação de vestígios de relevância médica e jurídica, e, portanto, requerem conhecimento adequado em ciências forenses. Reconhecendo que os enfermeiros são os profissionais de saúde que para além de permanecerem junto do doente, 24 horas por dia, são aqueles que mais vezes são confrontados numa primeira linha, com pessoas vítimas de violência dos mais diversos tipos, tornou-se pertinente uma reflexão e a capitação dos enfermeiros do serviço de urgência, de estratégias para a recolha e preservação de vestígios forenses. Objetivos: O principal objetivo deste Trabalho de Projeto é implementar no Serviço de Urgência de um hospital da região centro, um programa de melhoria na área da recolha e preservação d e vestígios forenses. Métodos: Desenvolvemos um Trabalho de Projeto, onde foi identificada a necessidade a estudar e estratégias a aplicar. Nesse sentido identificámos uma situação - problema, em conjunto com a equipa de enfermeiros do SU, através de entrevistas semi-estruturadas, onde se verificou uma lacuna no que se refere à área da Enfermagem Forense e à recolha e preservação de vestígios forenses. Apos essas identificações foram definidas estratégias a implementar, nomeadamente: uma formação sobre a área forense e vestígios a preservar, elaboração um procedimento sobre preservação de provas e uma check list para colheita de vestígios. Conclusões: Neste estudo percebemos que existe uma lacuna nos conhecimentos/prática dos enfermeiros do SU no que concerne á recolha e preservação de provas, pelo que se reconheceu a necessidade de desenvolver e adotar Protocolos Forenses, o que constitui um passo importante no desenvolvimento da prática baseada na evidência no que respeita à Enfermagem Forense no serviço de Urgência. Este estudo levanta o véu do longo caminho que temos pela frente no que diz respeito aos cuidados de saúde a pessoas envolvidas em atos violentos, quer sejam vítimas, suspeitos ou perpetradores de violência ou vítimas de acidentes. Palavras-chave: Prova; Vestígio; Serviço de Urgência; Cadeia de Custódia.
- A perspectiva dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários face à emergência pré-hospitalarPublication . Pereira, Irene Isabel Bento da Guia dos Santos; Ribeiro, Olivério de PaivaA emergência pré-hospitalar é uma temática atual e bastante debatida. Também a presença do enfermeiro na prestação de cuidados pré-hospitalares é considerada indispensável. Os enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários enfrentam por vezes situações de emergência nos seus serviços ou durante os domicílios que vão realizar. É sobre estes que nos vamos focar e procurar entender a importância que para eles reveste a emergência pré-hospitalar. É de extrema importância que estes enfermeiros tenham conhecimento atualizado da urgência/emergência e experiência prática nas diversas situações, para que se sintam à vontade nessas ocorrências e para que haja um apoio mútuo com a equipa multidisciplinar com que trabalham. Iremos estudar os enfermeiros pertencentes ao ACES Douro Sul, um ACES da zona Norte do país, que se encontram afastados dos grandes centros, uma vez que são estes profissionais os que mais necessitam de formação para poderem auxiliar os utentes sempre que estes se encontram em alguma situação de urgência/emergência. Para se ser enfermeiro pré-hospitalar é necessário um conjunto de requisitos que deverão ser tidos em conta antes de um profissional decidir optar por essa área pois é necessário um perfil profissional adequado. Com o presente Trabalho de Projeto pretende-se perceber como é que as equipas dos Cuidados de Saúde Primários se sentiam em relação à enfermagem pré-hospitalar e, se após doze anos do início da rede de requalificação das urgências se se consideram mais seguros e mais preparados para atender utentes urgentes. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliográfica para a componente teórica que servirá de suporte para posterior realização de uma investigação.
- Literacia em saúde e autocuidado na pessoa com diabetes mellitus tipo 2Publication . Costa, Catarina da Silva Santos; Dias, António MadureiraEnquadramento: A literacia em saúde é essencial para permitir a autocuidado e a tomada de decisão partilhada na pessoa com diabetes mellitus tipo 2. Uma limitada literacia em saúde nessas pessoas está associada a piores resultados na gestão da doença, autocuidado e adesão terapêutica. Objetivos: Para obter resposta à questão de investigação, delineou-se os seguintes objetivos específicos: determinar os níveis de literacia em saúde na pessoa com diabetes tipo 2; identificar o autocuidado da pessoa com diabetes tipo 2. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e de carácter descritivo-correlacional, recorrendo a uma amostra não probabilística por conveniência de pessoas com diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 2. Pessoas da sub-região de saúde da ARS Centro. O período de recolha de dados situar-se-á entre os meses de fevereiro e março de 2021. O instrumento de recolha de dados será um questionário ad hoc de caracterização sociodemográfica e clínica, variáveis relacionadas com o serviço de saúde, Questionário dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), Escala de atividades de autocuidado com a diabetes e o Questionário Europeu de Literacia para a Saúde HLS-EU-PT. Resultados: Pretende-se conhecer os níveis de literacia em saúde e a sua relação com o autocuidado na pessoa com diabetes mellitus tipo 2.
- Perceção dos enfermeiros das suas competências na otimização dos circuitos de doentes no serviço de urgência : Estudo de casoPublication . Nunes, Rui Alexandre Pires; Duarte, João Carvalho; Cunha, MadalenaEnquadramento: A atualidade, impôs aos Serviços de Urgência novos desafios organizacionais e de condutas profissionais, com a necessidade imperativa de se reinventarem para encontrar soluções que dessem resposta ao fluxo de doentes no contexto da Pandemia por doença pelo novo coronavírus (COVID-19) e ainda assim manter a atividade assistencial normal. Para além desta nova realidade, mantém-se os velhos problemas dos Serviços de Urgência, muitas vezes em sobrelotação e com constrangimentos relacionados com os fluxos de doentes no SU. Objetivos: Propor Projeto de Intervenção, elaborado sob a Metodologia de Projeto, focado na otimização de circuito de encaminhamento de doentes no Serviço de Urgência. Analisar a perceção dos enfermeiros do Serviço de Urgência relativamente às suas competências de intervenção na otimização dos circuitos de encaminhamento dos doentes no SU. Metodologia: Tendo identificado, por prática reflexiva no âmbito do Curso de Mestrado, uma realidade que se nos afigura como um problema passível de resolução – constrangimentos nos circuitos de encaminhamento de doentes no SU, propusemo-nos analisá-lo sob uma abordagem enquadrável na Metodologia de Trabalho de Projeto desenvolvendo um Projeto de Intervenção. Procurámos fundamentar com conhecimento científico a concordância com identificação de necessidade de melhorias nos processos internos do Serviço de Urgência e a existência de competências dos enfermeiros para realizar a otimização dos circuitos dos doentes. Por outro lado interessa saber o que pensam os enfermeiros, para verificar se identificam a necessidade de otimização dos circuitos de doentes e se terão a noção de que detêm competência nessa matéria. Propomos a realização um estudo de natureza qualitativa, de cariz exploratório e de análise descritiva, sob a forma de estudo de caso, no qual a opinião dos enfermeiros será recolhida através entrevista semiestruturada e os dados tratados estatisticamente e através de análise de conteúdo. Resultados: Desenvolvemos Projeto de Intervenção que acreditamos ter potencial de melhoria dos circuitos de encaminhamento de doentes e na qualidade dos cuidados centrados na pessoa. Conclusão: Do trabalho de pesquisa realizado e pela análise dos contributos à compreensão da problemática, constatámos que existe necessidade de otimização nos circuitos de encaminhamento de doentes no Serviço de Urgência, e que há evidência de que os enfermeiros detêm competência na otimização desses circuitos de doentes no SU. A intervenção dos enfermeiros, para além de potenciar a melhoria da qualidade assistencial do SU, constitui-se um meio de afirmação da autonomia da enfermagem desenvolvendo oportunidades para o Cuidar