RE - Número 45 - Dezembro de 2013
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Recent Submissions
- María Teresa: Uma Imagem Mórbida da Nação Argentina em Ciencias Morales de Martín KohanPublication . Skrepetz, InêsResumo Quase três décadas após um dos períodos mais dramáticos da história argentina (o período ditatorial de 1976-83), o escritor argentino Martín Kohan escreveu a narrativa ficcional Ciencias Morales. O romance explora como María Teresa, a personagem principal, absorve gradualmente a ideologia repressiva. Ela desenvolve um “gosto pela obediência”, uma cumplicidade mórbida com o poder estabelecido da época. Neste artigo, procuramos discutir o problema da introjeção acrítica do autoritarismo a partir das perspectivas de Freud, Zizek e Did-Huberman
- Sobrevoando a Filosofia de Descartes: O seu Itinerário FilosóficoPublication . Fonseca, Maria de JesusResumo Este artigo mais não pretende, como o próprio título o indica, do que dar uma panorâmica global geral da filosofia de Descartes, no sentido de divulgar e tornar o seu pensamento, de forma simples e didática, acessível ao público em geral. Assim, inserindo o autor no seu tempo, traçam-se as linhas mestras desse pensamento no que respeita aos seus principais domínios – a epistemologia, decorrente da necessidade de uma nova fundamentação filosófica para a ciência moderna, e a metafísica, esta resultante, por sua vez, da necessidade de fundar uma nova metafísica, em consonância com essa nova visão do mundo que a ciência moderna construiu, respondendo à questão “Afinal, o que é que existe? O que é que é?”, sobre a qual se sustentava e alicerçava todo esse novo conhecimento científico.
- Seringais de Histórias: Trajetórias sociais, conflitos, socialidades e vivências no Vale do JuruáPublication . Araújo, Jordeanes do NascimentoResumo Este ensaio procura refletir a respeito da experiência social de ex-seringueiros enquanto contadores de histórias e “causos” no Vale do Juruá, uma vez que, para além de evocar uma identidade distinta, o contador juruaense marca uma socialidade – um imaginário e um “ver o mundo” – inextricavelmente marcado pela presença de uma memória rica e pela complexidade do imaginário amazônico.
- O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia CerebralPublication . Martins, CatarinaResumo A influência da atividade motora e da manipulação na aprendizagem global tem sido suportada pela perspetiva de que o movimento ativo é importante para o desenvolvimento percetivo típico, não podendo ser substituído por movimentos passivos. Por outro lado, considera-se que a atividade psicomotora potencia a internalização do movimento e a relação do corpo com o espaço. Assim, a aprendizagem humana e a conquista de estádios de desenvolvimento surgirá como resultado da experiência motora, posteriormente reforçada na organização cerebral pela experiência reflexiva. No entanto, nem todas as crianças cumprem as etapas de desenvolvimento psicomotor nos períodos típicos. Quando a questão se coloca face a crianças em desvantagem, nomeadamente com necessidades educativas especiais de caráter motor, como é o caso da paralisia cerebral, a tónica pode ganhar expressão particular. As experiências psicomotoras e sociais são, por vezes, barradas por condicionantes que privam as crianças de vivências que ocorrem de forma autónoma e espontânea, tipicamente, resultantes do desenvolvimento global. No presente texto, atravessaremos uma revisão de estudos que trazem evidências no domínio da influência da experiência motora no desenvolvimento e na aprendizagem, nomeadamente do papel da exploração ativa em idades precoces. Esta abordagem e a sua discussão, com ênfase na implicação na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais de caráter motor, com destaque para a paralisia cerebral, constituem alguns dos tópicos que alicerçam este trabalho.
- A Espiral do Pensamento Mítico em duas Tragédias: De Nelson Rodrigues a PoePublication . Gonçalves, Antônio; Alves, DaniellaResumo O artigo centra-se nas linhas de reflexão estrutural dentro do universo literário, mais precisamente no conto “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe e na peça mítica de Nelson Rodrigues, “Anjo Negro”. Estão em causa autores vinculados a movimentos estéticos e literários específicos, que inscrevem a sucessão de acontecimentos históricos de suas narrativas em gêneros distintos. O objetivo consiste em investigar as facetas de similaridades das obras. Mesmo tendo sido produzidas por impulsos intelectuais diferentes, o conto e a peça apresentam uma filiação à antinomia fundante do pensamento mítico. Ambas as composições não somente criam dualismos, como também os repetem na tessitura histórica estabelecida em cada uma das narrativas, num movimento semelhante ao de uma espiral. Constatam-se também as características universais e universalizantes dos textos, na medida em que não existe uma delimitação espacial e temporal definida.
- Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão da Legislação no Âmbito da SaúdePublication . Rocha, Amarílis; Capela, Anabela; Grilo, Célia; Almeida, Cristina; Valente, Gonçalo; Coimbra, JoanaRESUMO Este trabalho pretende fazer uma resenha histórica da saúde escolar em Portugal, a partir da legislação e de outra documentação produzida no âmbito da saúde. Considerou-se pertinente fazer uma pesquisa sobre os alicerces daquilo a que viria a ser o Serviço Nacional de Saúde. Para isso, recorreu-se à consulta da legislação, em Diário da República Eletrónico, Circulares Normativas e Informativas da Direção-Geral de Saúde e pesquisa bibliográfica. Na legislação produzida ao longo dos anos, constata-se uma preocupação política com as questões da saúde em meio escolar. A significativa prevalência de comportamentos de risco nos jovens alunos faz com que a escola, através dos seus intervenientes, seja um local privilegiado para detetar, referenciar e encaminhar problemas de saúde para os serviços mais adequados. Os centros de saúde, através das equipas de saúde escolar, não conseguiram, contudo, dar uma resposta eficaz às problemáticas específicas desta comunidade. Por isso se entende que é importante que os agentes educativos tenham um papel ativo/interveniente neste processo.
- Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance BoardPublication . Romano, Rosangela; Raia, Fábio; Dias, Igor; Blascovi-Assis, SilvanaResumo O objetivo do presente trabalho foi discutir e demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático. Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão 11.0, e um software ajustado em sua programação especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14 anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os dados gerados pelo equipamento foram trabalhados posteriormente para organização da forma de captura. Para este estudo foi realizada uma calibração através de testes para verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right, top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes. Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal qual outros equipamentos considerados como padrão ouro para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em um contexto lúdico e com menor custo de implementação.
- Bertolt Brecht (1898–1956).Vida e ObraPublication . Cunha, Vasco Soares de Oliveira
- Procedimentos dos Professores Relativamente aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos na Aula de Educação FísicaPublication . Oliveira, Maria Teresa Mateus; Graça, AmândioResumo A indisciplina na escola e na sala de aula constitui uma séria preocupação para todos os que se interessam pela problemática do ensino. Ela é um tema de debate inflamado, mas é também um tema recorrente, refletindo, em primeiro lugar, a importância que a sociedade atribui à disciplina na escola, expressa na pluralidade de perspetivas e de posições mais ou menos acantonadas em torno de ideologias ou escalas de valores conflituantes. Em segundo lugar é um tema que resiste teimosamente a soluções milagrosas ou definitivas, ainda que as segregue continuada e abundantemente.
- Teachers Procedures Related to Students Misbehaviour in the Physical Education LessonPublication . Oliveira, Maria Teresa Mateus; Graça, AmândioAbstract Introduction Misbehaviour in schools and in the classroom is considered to be a serious problem to all those interested in the problematic of teaching. Teachers tend to attribute the cause for misbehaviour, more to external factors (students personal characteristics, rudeness and parent alienation, problematic family environment), than to internal ones. Material and Methods The study involved 12 PE teachers, divided into 3 different groups, and 1050 students of 48 classes in the 6th, 7th and 8th grades. Data was collected using an observation system of students misbehaviour [1], and the Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI) [2]. Finally, all the data was analyzed using descriptive and GLM Repeated Measures statistics.