Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 15
  • O envolvimento de jovens na prevenção de incêndios rurais através da criação de rádios participativas: o caso Forest FM
    Publication . Midões, Miguel; Pereira, Filipa Rodrigues Ramos; Santos, Ivone Neiva; Avedo, José; Reis, Ana Isabel; Guerra, Raquel Torres; Tedim, Fantina
    O projeto Forest FM pretende envolver jovens do ensino secundário, do distrito de Viseu, na criação de programas de rádio participativos, com vista ao aumento dos seus conhecimentos acerca da prevenção de incêndios florestais. Estes estudantes, caminhando para um acréscimo de literacia nesta área, serão levados a criar um programa de rádio participativo, a partir da recolha de histórias junto das suas comunidades locais, que serão depois selecionadas, desenvolvidas e adaptadas ao contexto do medium rádio e, consequentemente, ao programa idealizado. O Forest FM envolve uma rádio local, a Rádio Jornal do Centro, escolas com ensino secundário no distrito de Viseu, mas também organizações ligadas à prevenção e combate de incêndios florestais, nomeadamente bombeiros voluntários, proteção civil, entre outros. Numa fase inicial será aplicado um inquérito à totalidade dos alunos das escolas envolvidas no projeto, com a finalidade de aferir os conhecimentos acerca desta temática, mas também uma análise à produção de notícias nos diversos meios de comunicação social, antes, durante e depois dos incêndios. No decorrer do projeto é ainda expectável que os alunos do ensino secundário participem em workshops de rádio, voltados para temáticas como a produção, edição de som e jornalismo radiofónico. Esta estratégia, de metodologia ativa, enquadra-se no principal objetivo do Forest FM, que consiste em aumentar o envolvimento dos jovens estudantes com os conhecimentos científicos sobre os incêndios, tornando-os cidadãos mais proactivos nesta matéria
  • Práticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação Social
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    No âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, que tem como principal objetivo avaliar o grau de literacia dos alunos desta área de formação ao longo dos três anos do seu percurso académico no curso de Comunicação Social, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Para a concretização dos objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório e optou-se pela implementação de um questionário online para a recolha de dados. Especificamente neste artigo analisam-se os resultados relativos à primeira secção do questionário e que dizem respeito às práticas e consumo de media pelos estudantes. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos recorrem essencialmente às redes sociais e à televisão para se informarem sobre o que acontece no país e no mundo, sendo o jornal impresso o meio menos utilizado. Em termos do uso de dispositivos e tecnologias, a maioria dos estudantes considera que as principais funções da internet são informar e entreter, usam maioritariamente o smartphone para estabelecer e manter contactos e as redes sociais têm como principal função o entretenimento. A pertinência e o principal contributo deste estudo passam, entre outros, por permitir a caracterização de hábitos e práticas de consumo de media, bem como possibilitar a identificação de estratégias específicas para uma geração que tem claramente diferentes hábitos de consumo de informação.
  • Media literacy in higher education: perceptions about ethical issues in journalism among students of a social communication course
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    The project “Media Literacy in Higher Education: an exploratory study within Media Studies Students” aims to assess the degree of media literacy of students in the field of Communication Sciences, namely in terms of its ethical challenges. This article presents partial results of the student’s assessment in terms of journalism practices and its code of ethics. 72 students, from the three years of the degree in Media Studies of the School of Education of Viseu, were asked to evaluate a series of practical cases, with ethical challenges, within the scope of print journalism. The answers show that, within the first year of the course, there are some doubts regarding the journalist's behaviour, which do not exist among the other students. The lack of knowledge about the need to distance oneself from the news and the doubts regarding a possible payment to the sources of information are the main doubts of the first-year students, although, as they advance in the course, these issues are no longer visible in the answers of the secondand third-year students. In the evaluation of practical cases, all the respondents demonstrate a good critical capacity regarding the examples presented. These data align with the expected acquisition of skills and knowledge and reflect a profile at the end of the course, which shows that students are well prepared from the ethical and behavioural point of view in journalism.
  • The importance of education and media literacy. A profile of students leaving the first cycle of studies in communication sciences
    Publication . Martins, Joana; Midões, Miguel; Morais, Nídia Salomé
    The project "Media Literacy in Higher Education: an exploratory study within Media Studies students" aims to assess the degree of media literacy of students in the field of Communication Sciences, considering that they are about to join one of the main areas that face, in a daily basis, the challenge of misinformation. Thus, starting from the case of the Social Communication course taught at the Superior School of Education/ Polytechnic Institute of Viseu, we applied the first phase of a questionnaire survey designed and validated to assess the degree of preparation of future professionals in this area. The first results of the questionnaire, applied at the end of the 2020/2021 school year, show some tendencies in the profile of students attending the final year of the degree (3rd year) and raise some warnings, mainly because it regards young people, about to enter the market, with apparent difficulties in distinguishing information from entertainment and opinion. Regarding journalism as a profession, the significant doubts concern whether entertainment programs include journalists subject to the code of ethics. Students seem to be unaware of the differences between information programs and entertainment programs, probably due to the dilution of barriers and the emergence of new infotainment formats. This difficulty in clearly distinguishing between information and entertainment is also noticeable because many respondents classify a general culture program as an information program. As for the distinction between information and opinion, half of the students misclassify the excerpts presented, which denotes the difficulty of distinguishing texts in which the author makes value judgments from texts in which comments are attributed to sources of information.
  • Community Radios in Portugal: Mapping an Overlooked Alternative Media
    Publication . Midões, Miguel
    In Portugal, community projects that involve broadcasting already appeared in the 21st century. These were linked to the development of the Internet, their primary place of existence, because there were no transmissions for the radio waves in FM. The Law of Radio in Portugal does not include a third broadcasting sector, which means these community radios were not, officially speaking, community projects. In this regard, how should one look at this? How many radios are there? If they are community projects, what kind of characteristics do they present? These are some of the questions that guide our research and inquiry. Furthermore, it is not easy to move forward with a community definition of radio, as we will see according to some authors. These community radios represent a change, a new time in which the shared production and the civic participation assume an added importance. Thus, this work’s focus is to create a paradigm of criteria that will allow us to analyze and classify the Portuguese community radios, based on an extensive bibliographical research.
  • Desafio às rádios comunitárias portuguesas: o jornalismo de proximidade e o registo oficial na Entidade Reguladora para a Comunicação Social
    Publication . Midões, Miguel
    Em Portugal, o estudo sobre rádios comunitárias era, até há relativamente pouco tempo, inexistente. A rádio continua a ser dos meios de comunicação menos explorados pela academia e, dentro desta área, a rádio como medium alternativo e ligado às comunidades locais não era sequer objeto de estudo. Entre 2015 e 2020 foram identificadas e caracterizadas 21 rádios comunitárias em Portugal, ao longo de um mapeamento que comprovou a existência de um terceiro setor de radiodifusão, ainda que sem qualquer enquadramento legal. A tendência, à semelhança da Europa, é crescente e os projetos continuam a surgir, sobretudo concentrados nas principais zonas metropolitanas, Lisboa e Porto, e no litoral. A caracterização destas emissoras mostra que são rádios sem fins lucrativos, que nascem no seio das comunidades, são geridas por estas e a grelha de programas é construída como alternativa aos media mainstream. Embora algumas destas emissoras de rádio surjam com o objetivo de intervenção social, política e cultural, este nível de intervenção com vista ao desenvolvimento local é ainda muito ténue, o mesmo que se passa quando se analisa o exercício do jornalismo, com vista à representação das comunidades e dos interesses locais. As rádios comunitárias portuguesas têm ainda poucos espaços dedicados à informação e notícias, assumindo-se um caráter sobretudo musical e de entretenimento. No entanto, há exceções, como o caso da Rádio Escuta, um projeto efémero, que decorreu em Lisboa, no bairro Almirante Reis, em 2018. Esta rádio focava-se na informação e no exercício do jornalismo, dando voz ao bairro em que surgiu, inclusive em vários idiomas, que correspondiam às comunidades imigrantes com maior representatividade nesta zona da capital portuguesa. A participação das comunidades na construção da grelha de programas e a participação nos media é uma realidade, contudo o acesso da população à participação em alguns destes projetos é controlado. Este artigo pretende também perceber como funcionam estas rádios, em Portugal, não existindo um enquadramento para este setor na lei da rádio (nº54/2010). Constata-se que vários projetos de rádios comunitárias estão oficialmente registados na ERC – a Entidade Reguladora da Comunicação - como “difusão de serviços de programas exclusivamente através da Internet”, não carecendo este registo de qualquer “habilitação prévia”, podendo ser efetuado por “pessoas singulares” como “entidades proprietárias dos serviços” (ERC, 2022). Confirmando-se que as rádios comunitárias portuguesas são um processo em expansão, importa rever a atual lei da radiodifusão portuguesa, para que seja permitido um registo oficial correto ou um melhor enquadramento legal para estes projetos, assim como importa analisar as rádios locais portuguesas, que reúnem várias características comunitárias, nomeadamente o facto de muitas emissoras serem organizações sem fins lucrativos e dinamizadas, maioritariamente, por voluntários.
  • Higher Education Students’ Perception Toward the Portuguese and Foreign Media Sector.
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    In the scope of research on media literacy, knowledge about the media sector can be understood as an advantage for the full exercise of citizenship, in the sense that it allows citizens to have a critical and enlightened relationship with the media and the media field [1]. In an era when the consumer of media products is also "the messenger, the producer, the innovator and creator" [2], it is important to know the skills of those who will be the future media professionals, one of the groups that, among other skills, should have a deep knowledge about the media sector. Having as reference the results of the project "Media Literacy in Higher Education: an exploratory study with social communication students" which is taking place at the Superior School of Education / Polytechnic Institute of Viseu, this article presents the main conclusions concerning the students' knowledge about the media sector in Portugal and worldwide. The questionnaire survey applied to students of all three years of the course in May 2021 reveals that the vast majority were able to identify the groups that own different media in Portugal. Although no significant differences were found according to the year attended, it should be noted that the 1st year students show a good knowledge of the media sector, in some cases with higher averages than those identified for the 2nd and 3rd year. In general, the results are encouraging: for all the questions concerning the identification of the belonging of the Portuguese media to the respective economic groups, the great majority of the students of the course correctly pointed out the group in question. In the questions related to the media sector in the world, the students who participated in the study also revealed good knowledge, with the great majority being able to correctly identify the nationality of the television channel "BBC" and "Fox News" and all were able to identify a French and a Spanish newspaper, with the majority mentioning "Le Monde" and "El País" respectively. The evaluation of this dimension of media literacy among higher education students of a communication sciences course reveals positive results, in the sense that the participants' perception of the media sector in Portugal and in the world is clear and consistent.
  • Jovens, media e tecnologia - práticas e hábitos de estudantes de comunicação social no acesso à informação
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    A partir do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, é intenção dos autores avaliar o grau de literacia dos estudantes de um curso na área das Ciências da Comunicação. Neste artigo são analisados os dados que cruzam as respostas a um questionário online com os resultados do focus group, instrumentos aplicados a alunos do 1.º ano da licenciatura, no âmbito dos hábitos e práticas de consumo dos meios de comunicação social. Os resultados mostram a prevalência dos ecrãs, sobretudo redes sociais e televisão, como meios de consumo de informação e apontam ainda para a prevalência do smartphone e substituição do consumo de entretenimento na televisão tradicional por plataformas de streaming. A pertinência e contributo deste estudo passam pela ideia de mudança dos hábitos de consumo, com especial ênfase num grupo geracional que se encontra em formação para exercer uma profissão na área da comunicação social. Face à mudança de paradigma comunicacional, a educação para os media continua a ter um papel fundamental do ponto de vista do desenvolvimento do espírito crítico para compreender esta mudança e as suas implicações na atual sociedade de ecrãs, onde a sobrecarga de informação impera e o consumo é feito de forma diferenciada.
  • Youth, media and technology: Practices and habits of media students in accessing information
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    As part of the project “Media Literacy in Higher Education: an exploratory study with Social Communication students”, the authors intend to assess the degree of media literacy of students attending a course in Media Studies. This article analyses the data that crosses the answers to an online questionnaire with the results of a focus group, instruments applied to first-year undergraduate students in the scope of media consumption habits and practices. The results show the prevalence of screens, especially social media and television, as means of information consumption and point to the prevalence of the smartphone and the replacement of entertainment consumption on television by streaming platforms. The relevance and contribution of this study involve the idea of change in consumption habits, with special emphasis on a generational group, which is in training to exercise a profession in social communication. Given the change in the communicational paradigm, media education continues to play a fundamental role in developing critical thinking to understand this change and its implications in the current society of screens, where information overload reigns and consumption is differentiated.