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  • Formação de professores de educação física para a inclusão: representações de professores universitários
    Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança Jales
    The diversity, complexity and intensity of current social situations demand from the school, and particularly from the teachers, assertive and diversified responses. Nevertheless, there is some scientific unanimity regarding the existence of various constraints, felt and reported by physical education teachers (PE) regarding their competence to implement inclusive processes in their classes. Given the above, it is increasingly pertinent to revisit the reflection on inclusive PE teacher training, particularly at the level of organization and structuring of curricula, with regard to the development of skills to intervene with students with disabilities in the training of PE teachers. Thus, this investigation aimed to study the representations that are associated with the training of PE teachers for inclusion. Developed under the interpretive paradigm, the study used a semi-structured interview applied to a group of 3 university professors from 4 Portuguese university institutions with PE teacher training as a data collection instrument. This group of professors had an average age of 53±13.49 years and 20±19 years of university teaching service. Data was submitted to the content analysis technique (Bardin, 2008). The results identify the need to model the dimensions: i) of initial training, particularly with regard to constraints, strategies for inclusion in PE and training and training approaches; ii) the profile of the Inclusive Physical Education Teacher, emphasizing human and ethical training, motivation, mastery of technical skills, specific knowledge of disability, multidisciplinary scientific knowledge, adaptability and being a promoter/facilitator of inclusion; iii) continuous training, where the reasons for participation and non-participation are highlighted; iv) the aspirations for initial training, recognizing the need to develop practical training in a real context, the existence of long-term curricular units and the need for guided pedagogical practice in a real context.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2021
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    Na senda de apontamentos anteriores no âmbito da Educação Especial e Inclusiva, projeto que emergiu do mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, convidamos, a mais um diálogo, potenciado pelos autores, através da investigação e reflexão, por estes proporcionada, na área da educação especial e inclusiva, que incide sobre a análise de atitudes, práticas e narrativas de diferentes agentes educativos a respeito da inclusão, em contextos tão distintos como sejam os da educação pré-escolar e do ensino superior.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    É no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.
  • Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
    Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança Jales
    O atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.
  • The Inclusive Physical Education Teacher Profile: an exploratory study
    Publication . Celestino, Tadeu; Ribeiro, Esperança Jales; Pereira, Antonino
    Little is known about the particularities and specificities that should characterize the physical education (PE) teacher who aims at inclusion in their classes (European Agency for Development in Special Needs Education (2011). Thus, this exploratory study aimed to identify the distinctive characteristics that can characterize the inclusive physical education teacher profile (IPETP).
  • Towards an Inclusive Ethics in Physical Education.
    Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança Jales
    Na consecução do desiderato da inclusão educativa, enquanto direito universal, a sua efetiva concretização e sucesso depende de múltiplos e complexos fatores, entre os quais a ação coordenada entre vários atores e práticas educativas de qualidade, com respeito pela diversidade (Direção-Geral da Educação, 2018), a que não é alheia a intencionalidade do ser, estar e agir do professor. Deste modo, para além de um quadro concetual teórico e de competências específicas de intervenção, o processo de inclusão exige aos docentes, também, a necessidade da adoção de uma intencionalidade reflexiva e crítica alicerçada nos valores da ética inclusiva. Assim, o objetivo desta proposta de ensaio é o de trazer à discussão a relevância da intencionalidade ética do professor para a efetivação de processos de inclusão na educação física e desporto escolar. Neste sentido, elencamos duas dimensões modeladoras como propostas operativas e facilitadoras da inclusão em educação física e do desporto escolar como sejam: i) a formação ética/desportiva; e ii) a ética como referencial da práxis do professor de educação física. Em suma, realça-se a necessidade do desenvolvimento de uma intencionalidade ética inclusiva do professor de educação física materializada na busca do cuidado e responsabilidade para com o outro objetivando o pleno desenvolvimento multidimensional e inclusão de todos os alunos sem exceção.
  • Livro de Resumos do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) 2024
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, Henrique
    O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI): Investigação e Práticas destina-se a promover o debate sobre Educação Inclusiva e incentivar a partilha de saberes e reflexão sobre as práticas educativas na área, orientando-se para todos os que procuram dar respostas aos desafios da educação na atualidade. O evento enquadra-se no âmbito das atividades científicas do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Viseu e conta com diversos contributos de profissionais e investigadores na área da educação especial e inclusiva, contemplando a possibilidade de apresentação de comunicações livres (orais e posters).Destaca-se a colaboração de oradores nacionais e internacionais: Jesus Molina, da Universidade de Múrcia (Espanha), Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos, Anabela de Oliveira Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Instituto Politécnico de Viseu, Escola superior de Tecnologia e Gestão), Maria de Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia), Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Susana Jimenez (Investigadora na Argentina, Espanha e Portugal), Sofia Campos (Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde) e Jorge Humberto Dias (representante de Portugal no Projeto Happy Schools). Este livro de resumos procura sistematizar contributos relevantes no domínio da inclusão, destacando-se a diversidade de olhares sobre questões contemporâneas da educação e reabilitação de pessoas com necessidades educativas específicas.
  • Contributos do método Montessori à luz do atual enquadramento legislativo da educação inclusiva em Portugal: A intervenção com crianças com perturbação do espectro de autismo
    Publication . Gomes, Laura; Rodrigues, Ana; Pereira, Sara; Lima, Pâmela; Ribeiro, Esperança Jales
    São analisados os contributos do método Montessori para a educação inclusiva e, neste sentido, é averiguada a existência de linhas convergentes com o quadro conceptual da legislação mais atual neste domínio, o Decreto_Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que procura garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de quem aprende. Exploram-se ainda os benefícios do referido método na intervenção socioeducativa orientada para crianças com perturbações do espectro do autismo.
  • Empregabilidade Inclusiva - Manual de apoio: Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego
    Publication . Martins, Emília; Gomes, Laura; Silva, Vera; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, Sara; Sargento, José
    Este manual foi elaborado no âmbito da atividade 3 do Projeto IPV I2 – Inclusão académica e empregabilidade em estudantes com necessidades específicas, desenvolvido nas Unidades Orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu. Constitui-se como um recurso teórico-prático orientado para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Atualmente, os múltiplos desafios que surgem no mundo laboral têm um impacto ainda maior em jovens com incapacidade à procura do primeiro emprego. Ainda que exista um quadro normativo visando a discriminação positiva e a proteção dos direitos das pessoas com incapacidade, são necessários esforços acrescidos para que acedam, verdadeiramente, ao mercado de trabalho, com carácter perene e progridam nas suas carreiras. Na União Europeia, aproximadamente 87 milhões de pessoas têm algum tipo de incapacidade, sendo limitado o seu acesso à educação, formação e emprego. A Comissão Europeia (2023) indica que: apenas metade das pessoas com incapacidade tem emprego (número que diverge em pessoas sem incapacidade, 3 em cada 4 pessoas estão empregadas); 28,4% das pessoas com incapacidade estão em risco de pobreza ou exclusão social; somente 29,4% concluem um curso superior; e 52% sentem-se discriminadas. Em Portugal, urge alterar a realidade das pessoas com incapacidade, marcada, ainda, por condições de marginalização social e exclusão económica. Para as organizações/empresas, há vantagens acrescidas na contratação destas pessoas, destacando-se: promoção da imagem pública; menor propensão para acidentes de trabalho (pessoas com incapacidade são, no geral, mais atentas com a segurança); melhoria do ambiente, da criatividade e da produtividade; assim como a promoção da diversidade e do desenvolvimento sustentável da organização/empresa (Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações, 2018). Estas questões apelam à responsabilidade social, mas, acima de tudo, asseguram a inclusão de recursos humanos qualificados e competentes nas organizações/empresas, constituindo uma mais-valia para as equipas de trabalho.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2020
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília
    Com o objetivo de dar continuidade à divulgação do trabalho de pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional na área da Educação Especial, decorrente da atividade desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Especial, os(as) autores(as) confrontam-nos com percursos teóricos, concetuais e empíricos que vão desde uma perspetiva escolar até uma conceção que procura explorar os meandros da Educação Especial e, recorrentemente, da educação inclusiva para além da escola, dando um significado mais consolidado da ideia de sociedade inclusiva.