Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Abrantes, José Luís"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos de consumo de vinho : envolvimento, estilos de vida, riscos e atributosPublication . Sanches, Carlos Miguel Pereira; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaO objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica do estudo do comportamento do consumidor no que ao vinho diz respeito, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse comportamento. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica de comportamento do consumidor e de seguida especificamente do processo de tomada de decisão e compra de vinho. Desenvolveu-se uma pesquisa empírica, assente num questionário online que permitiu retirar elações relativamente às questões de estudo levantadas. A partir de uma amostra de 311 indivíduos este estudo identifica as principais ocasiões de consumo de vinho, todas elas situações com público (amigos, família, em festas), estando-lhes associado o consumo de vinho tinto, como tipo de vinho mais consumido. É ainda possível aferir que o consumidor se baseia na sua experiência e em amigos e família para tomar as suas decisões, efetuando a sua compra de vinho essencialmente em hipermercados, supermercados e restaurantes, por esta ordem de importância. Ainda de referir o sabor, região de origem e tipo de vinho como atributos mais valorizados no vinho, por um consumidor com um envolvimento moderado mas a considerar muito importantes as escolhas de vinho. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de explorar o comportamento do consumidor em vinhos de forma global e abrangente e, não existindo muitos trabalhos de investigação nesta área específica, sobre o consumidor português, poderá ser uma valiosa base para estratégias de marketing tanto para regiões produtoras, como para produtores e outros agentes envolvidos, bem como para o desenvolvimento de outros estudos.
- Comunicação de risco em saúde : a importância do eWOMPublication . Silva, Victor Mateus Ferreira da; Abrantes, José Luís; Lopes, Romeu Mendes da SilvaOs surtos de doenças infeciosas estão atualmente no topo das preocupações relacionadas com riscos de saúde, devido à grande capacidade de disseminação e difusão que as caracteriza e, não menos importante, por causa da eventual possibilidade de evolução dos surtos para o nível de pandemia. A nível global, os Governos e as organizações oficiais de saúde estão empenhados em criar planos para lidar com os riscos de saúde, de forma a mitigar e controlar os efeitos nefastos provocados pelas doenças infeciosas na população. O mundo mudou, devido às novas tecnologias, tornou-se globalmente digital. As pessoas, hoje, têm um novo estatuto, são atores sociais, unidos por laços sociais no seio das redes digitais, dentro das quais, têm acesso a uma vasta panóplia de informação - acerca de assuntos de saúde por exemplo, que flui livremente através da rede e diminui os limites entre o cidadão comum e os profissionais e os peritos acerca dos mais diversos temas. O utilizador atual de internet, é um "prosumer". A tecnologia permite-lhe pesquisar a informação que procura e, adicionalmente, compartilhar e comentar o resultado das suas pesquisas e da sua própria experiência pessoal. No contexto dos riscos de saúde, a comunicação é um elemento preponderante em qualquer estratégia de planeamento de risco. Por sua vez, a internet, os novos media digitais e as redes sociais online, são ferramentas postas à disposição dos consumidores, que lhes possibilitam a procura a partilha e o armazenamento de informação. Em virtude da importância que assume a comunicação nos cenários de crise, no âmbito deste trabalho, centraremos o foco da nossa atenção, nos fenómenos de comunicação, conhecidos por “passa-palavra” e “passa-palavra eletrónico” (WOM e WOM), revelando a sua influência na participação dos consumidores na dinâmica comportamental de partilha de eWOM, dentro do grupo restrito de cada indivíduo (eWOM dentro do grupo). Para produzir o nosso modelo concetual, usaram-se medidas adaptadas de outros construtos retirados da literatura, nomeadamente, “Credibilidade da fonte”; “Credibilidade de informação” e “eWOM Dentro do Grupo”.
- A escala CAPINDEX : capacidades dinâmicas, tecnológicas e de marketing nas indústrias exportadorasPublication . Araújo, Patrícia Emanuel Malheiro; Abrantes, José Luís; Vicente, MargaridaObjectivo: O nosso trabalho foca-se no desenvolvimento de uma nova escala de medida para aceder às capacidades dinâmicas, capacidades tecnológicas e capacidades de marketing nas indústrias exportadoras portuguesas (a escala CAPINDEX). Projecto/metodologia/abordagem: Esta escala é aplicada a uma amostra de cerca de 500 indústrias exportadoras Portuguesas. O estudo desenvolve uma nova escala, a escala CAPINDEX, que integra 20 itens agrupados em 6 dimensões/constructos: (a) capacidades dinâmicas, (b) capacidades tecnológicas, (c) capacidades de marketing - preço, (d) capacidades de marketing - desenvolvimento de novos produtos, (e) capacidades de marketing - comunicação, e (f) capacidades de marketing - distribuição. Resultados: Os resultados confirmam a presença dos três grandes grupos de capacidades: dinâmicas, tecnológicas e de marketing nas indústrias exportadoras Portuguesas de diferentes sectores de actividades. Limitações da pesquisa /implicações: O estudo também discute as implicações da escala CAPINDEX na teoria e aponta direcções para pesquisas futuras. Implicações para a gestão: Os resultados do estudo sublinham a importância da gestão priorizar a atenção e acção para as capacidades das empresas, bem como a necessidade de compreender o processo de adaptação da estrutura das empresas às condições ambientais. Originalidade/valor: Nenhum estudo publicado investigou a presença das capacidades dinâmicas, tecnológicos e de marketing nas indústrias exportadoras. Este é o primeiro estudo Português que oferece considerações empíricas sobre a presença desses diferentes drivers na actividade das empresas.
- Eventos Terroristas e Redes SociaisPublication . Henriques, Sara Alexandre Saraiva; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaEste estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo.
- A importância da marca Viseu no incremento do potencial competitivo regionalPublication . Loureiro, Ana Paula Vycas; Abrantes, José Luísmarketing dirigido às cidades, city marketing ou marketing de lugares, é um processo de promoção das cidades que tem como um dos seus principais objetivos aumentar a atratividade do local junto aos seus públicos internos e externos, utilizando para tal técnicas de marketing que promovem o desenvolvimento das cidades e a construção de uma identidade de marca sólida. Com o presente trabalho, pretende-se avaliar quais são os fatores críticos de sucesso na promoção de uma cidade e como esses fatores podem ser utilizados no desenvolvimento local. Nesta perspetiva, pretende-se analisar a marca como um elemento nuclear, no sentido de que a cidade de Viseu se possa firmar como uma marca competitiva e mundialmente reconhecida.
- Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de históriaPublication . Moreira, Rui José Fernandes; Rego, Belmiro; Abrantes, José LuísRESUMO O objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica da importância das TIC e recursos multimédia nas aulas de História, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse facto. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica onde se reviram aspetos ligados ao novo ensino mediatizado no ensino da disciplina de História, nomeadamente a dicotomia entre o ensino tradicional e o ensino mediatizado, o papel das TIC nas escolas europeias, as novas aulas de História e o papel do Aluno, da Escola e da Aprendizagem no contexto atual. Com o objetivo de analisar os novos formatos de ensino/aprendizagem da História, desenvolveu-se uma pesquisa dividida em duas fases: uma primeira, empírica, através de questionário online aplicado aos alunos e uma segunda com um estudo experimental analisando os resultados da avaliação em conteúdos lecionados em História com e sem o recurso às TIC. Estas duas metodologias de investigação combinadas permitiram retirar ilações relativamente às questões de estudo levantadas. O presente estudo permitiu-nos construir uma escala para o Interesse, Estilos e Recursos de Aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico para a disciplina de História com as seguintes dimensões: Interesse e Motivação para a Disciplina de História, Motivação e Envolvimento com os Recursos de Aprendizagem TIC, Recursos de Aprendizagem do Professor e Estilos de Aprendizagem não Literários. Em linha com outros estudos, concluímos através do estudo empírico e experimental que os alunos consideram importante o uso das TIC, contudo, consideraram igualmente que o uso de outros recursos pedagógicos não TIC eram igualmente importantes, por outro lado, a motivação e interesse para a disciplina e conteúdos a estudar e a relação e motivação do professor são igualmente importantes. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de perceber a relevância dos recursos tecnológicos enquanto fator fundamental do ensino atual de forma global e abrangente. Esta é uma questão pertinente para o ensino da disciplina de História contribuindo para a sua melhoria recorrendo aos recursos que o mundo atual coloca ao serviço da educação.
- A influência do eWOM na Next Level Dance Center (Lucan, Irlanda)Publication . Ferreira, Luís Miguel Andrade; Abrantes, José Luís; Matias, Ana MafaldaO presente relatório surge como último objeto de avaliação para finalização do Mestrado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu e como consequência da realização do estágio curricular realizado na escola de dança Next Level Dance Center. Através da investigação desenvolvida a seu pretexto é elaborado um modelo conceptual teórico adaptado à academia, onde a partilha de opiniões por parte dos seus utilizadores via eWOM, é influenciada pela formulação dessas mesmas opiniões através de antecedentes tais como: motivações de ingresso, perceções acerca dos serviços prestados e em última instância, atitude em relação à escola. O modelo conceptual proposto permite uma abordagem inovadora a este complexo fenómeno, sendo o primeiro estudo a focar-se nos antecedentes do eWOM e a estabelecer a relação entre estes e o tipo de partilha de opinião gerada (in-group e out- of-group). Devido a esse facto recomendam-se investigações mais aprofundadas sobre o tema, nomeadamente o teste empírico do referido modelo e a sua adaptação a diferentes tipos de negócio. A corrente abordagem possui grande valor para a gestão da NLDC, visto que permite conhecer a opinião dos seus utilizadores atuais e desta forma ir de encontro à satisfação dos desejos e necessidades dos mesmos, permitindo do mesmo modo aperfeiçoar a sua estratégia de marketing e consequentemente reformar e potenciar a sua imagem perante o exterior, de forma a ir de encontro aos objetivos da organização (atrair mais clientes).
- As interações sociais e o seu impacto na intenção de reserva de uma determinada marca hoteleiraPublication . Ferraz, Rosana Maria Vieira; Abrantes, José Luís; Lopes, Romeu Mendes da SilvaEste estudo procurou investigar a influência das interações sociais ocorridas na internet e o seu impacto na intenção de reserva de uma determinada marca hoteleira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa usando um questionário online, dirigido aos turistas que fizeram reserva de alojamento numa determinada marca hoteleira, através da internet, nos últimos 12 meses. Obteve-se uma amostragem de 270 inquiridos, que foram posteriormente tratados e analisados estatisticamente no SPSS 21 e no Lisrel 8.0. Os resultados mostraram que as interações sociais entre amigos e familiares têm uma influência significativa sobre a intenção de reserva de uma determinada marca hoteleira. No entanto a consciência sobre a marca foi a característica que demonstrou ter uma maior influência positiva sobre a intenção de reserva.
- Marketing de guerrilha em Viseu : um estudo baseado numa ação de maeketing de guerrilha para a Energy StoresPublication . Ferreira, Hélio de Almeida; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaEste projeto pretendeu ser um estudo sobre o marketing de guerrilha para a cidade de Viseu. Neste estudo realizou-se uma ação de marketing de guerrilha para a marca/loja Energy Stores e pretendeu-se analisar e descrever as atitudes e opiniões dos habitantes de Viseu, e se uma ação de marketing de guerrilha possui um caracter de entretenimento. E saber se uma ação de marketing de guerrilha pode ser benéfica para a notoriedade de uma marca. Foi também objetivo deste estudo perceber se será possível implementar as diferentes estratégias de marketing de guerrilha nesta cidade. Com este estudo pretendeu-se também saber se uma ação pode fortalecer a relação entre uma marca e o cliente.