ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Aparício, Graça"
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- Avaliação do risco de lesão da pele do recém-nascido internado em unidade de cuidados intensivos neonatais : validação da escala ISSA para a população portuguesaPublication . Silva, Rita Sofia Lopes Pereira da; Aparício, Graça; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoIntrodução: O recém-nascido (RN) internado e em particular o RN prematuro, pelas características da pele, imaturidade dos sistemas e uso imprescindível de dispositivos médicos, está predisposto a lesões cutâneas e maior risco de infeção e consequências neurodesenvolvimentais. Os enfermeiros devem realizar uma rigorosa observação da pele do neonato com recurso a instrumentos de avaliação do risco de lesões, validados e confiáveis. Objetivos: Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica para a população portuguesa da escala de avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN de ISSA (2019); avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada para a população portuguesa da escala ISSA, na avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN. Metodologia: Trata-se de um estudo Instrumental, primário, de adaptação transcultural e avaliação psicométrica da versão do instrumento original de ISSA (2019), do português do Brasil para o português europeu, autorizado pela autora da escala original e aprovado pela comissão de ética do CHUC. Realizou-se a adaptação e ajuste semântico da escala, seguido de pré-teste e aplicação da versão final, por 24 enfermeiros(as) com mais de dois anos de experiência em neonatologia, numa amostra não probabilística por conveniência, que efetivaram 131 aplicações da escala a RN com mais de 24 horas de internamento em UCIN, independentemente da sua idade gestacional e que não possuíam lesão cutânea nem patologia dermatológica à admissão. Para a análise de dados utilizou-se o programa estatístico IBM SPSS, versão 28 e software Jamovi versão 2.3.18 para Windows. Resultados: A versão portuguesa da escala, apresentou validade de conteúdo demonstrando existir pertinência prática das questões e elevado grau de concordância entre os participantes. A análise psicométrica revelou boa fiabilidade e uma consistência interna aceitável, o que permite a sua utilização na população neonatal portuguesa, permitindo colmatar as lacunas existentes nas escalas de avaliação de risco de lesão em RN. Conclusão: O instrumento possui validade semântica e qualidade psicométrica na sua adaptação para a língua portuguesa e, portanto, é um instrumento capaz de avaliar os riscos de lesão cutânea em neonatos internados em UCIN, em Portugal e ao conferir intencionalidade a uma prática de cuidados autónomos de enfermagem, pode integrar indicadores assistenciais específicos para mensuração da qualidade dos cuidados. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal, Recém-Nascido; Nascimento Prematuro; Estudo de Validação; Lesão; Pele
- Conhecimento dos pais sobre recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolaresPublication . Duque, Marta Alexandra Antunes; Aparício, GraçaEnquadramento: O presente relatório de estágio é o culminar de um percurso de formação que reflete a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas, que tiveram como tema central a higiene do sono em crianças pré-escolares, com foco no conhecimento dos pais. Enquanto necessidade humana básica, o sono é vital para o crescimento e desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos necessários ao equilíbrio do organismo a curto, médio ou longo prazo. Objetivos: Descrever objetivamente as experiências e atividades desenvolvidas durante os diversos contextos de estágio para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Analisar criticamente os contributos deste percurso, tendo como base o tema central sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares; Identificar os conhecimentos dos pais sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares, através da realização de um estudo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) neste âmbito. Metodologia: sobretudo descritiva e reflexiva centrada nas atividades realizadas no percurso formativo para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Integra um estudo de Revisão Sistemática da Literatura segundo o protocolo do Instituto Joanna Briggs®, tendo por base uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE e CINAHL via EBSCOhost, de estudos publicados entre 2017 e 2021 nos idiomas inglês, português e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados com base em critérios de inclusão definidos previamente e avaliados quanto à sua qualidade metodológica por dois investigadores. Dos 448 estudos iniciais foram incluídos 5, cuja meta-agregação permitiu realizar a síntese das evidências. Resultados: As competências desenvolvidas, enquanto futura enfermeira especialista, serão um subsídio para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança/família nos diversos contextos onde se encontra. Dos cinco estudos incluídos na RSL foram extraídos 12 achados, sintetizados em três categorias. As evidências sugerem que há pais que demonstram conhecer algumas estratégias/ recomendações para uma boa higiene do sono e aplicam rotinas de dormir. Contudo, há os que que referem nunca ter tido ensinos sobre o tema; os que desvalorizam as rotinas para uma boa higiene do sono na idade pré-escolar e, ainda, os que não têm conhecimento e não aplicam estratégias/recomendações para a boa higiene do sono. Conclusão: O desenvolvimento de competências permitiu criar evidências sobre a temática central em estudo e responder à questão de partida, apurando-se conhecimentos diversos no âmbito do papel parental para uma boa higiene do sono. Os enfermeiros necessitam, frequentemente, realizar ensinos sistemáticos neste âmbito, no sentido de desenvolver habilidades parentais, neste domínio, com repercussões na saúde e qualidade de vida da criança e da família. Palavras-Chave: Crianças pré-escolares; Conhecimento; Estratégias; Pais; Higiene do sono; Perceção; Recomendações
- Efeito da sucção não nutritiva na eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros : scoping reviewPublication . Canas, Pedro Miguel de Jesus; Aparício, GraçaEnquadramento: A formação avançada cria oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP). O Enfermeiro EESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento de práticas de enfermagem baseadas na mais recente evidência científica. Os RNs Prematuros com ventilação não invasiva (VNI) estão sujeitos a diversos estímulos dolorosos que podem interferir com o seu neurodesenvolvimento. A sucção não nutritiva tem sido descrita como estratégia promotora de conforto, mas pouco estudada nos RN em ventilação não invasiva, no sentido de melhorar a eficácia do CPAP. Objetivos: Descrever as atividades realizadas no decorrer dos diversos contextos de estágio; refletir sobre os contributos do percurso formativo para o desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear o efeito da sucção não nutritiva na manutenção e eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros, através da realização de uma scoping review. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar como forma de refletir sobre as competências comuns e específicas desenvolvidas, inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), tendo como foco uma temática central. Foi realizada uma scoping review baseada no protocolo proposto pelo Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete, RCAAP, B-On e PubMed de estudos publicados a partir de 1980, disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados por dois revisores independentes, com base em critérios de inclusão definidos previamente. Dos 210 artigos iniciais, foram incluídos no estudo 3 estudos, após aplicados os critérios de inclusão. Resultados: O conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar especializado resultou no aperfeiçoamento de competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde. Os resultados evidenciaram que a promoção da sucção não nutritiva nas suas diversas formas enquanto estratégia não farmacológica, utilizada ou complementada com sacarose ou leite materno e ainda ouvir música, promove o conforto do RN prematuro, ao permitir o controlo ou minimização da dor, avaliada por escalas de heteroavaliação, a auto-organização e maior estabilidade do bebé durante a (re)instalação ou manutenção da VNI, melhorando desta forma a sua eficácia. Conclusão: Da análise reflexiva deste documento considera-se demonstrada a aquisição das competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Os resultados encontrados na presente scoping review corroboram as evidências científicas que demonstram o efeito benéfico da Sucção não nutritiva enquanto estratégia de conforto e promotora do neurodesenvolvimento, com benefícios na eficácia da VNI. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-nascido; Comportamento de sucção; ventilação não invasiva; Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.
- Instrumentos preditores do risco de acesso venoso periférico difícil em crianças : scoping reviewPublication . Pinto, Cláudia Maria Fernandes; Aparício, GraçaEnquadramento: As competências adquiridas neste período de formação especializada são o reflexo de um processo que teve como temática central a avaliação do risco de acesso venoso periférico difícil em crianças internadas. O acesso venoso periférico é um procedimento difícil em internamento pediátrico, que origina medo, insegurança e ansiedade, tanto na criança como no familiar/acompanhante, perpetuando a imagem negativa que as crianças/família possuem do hospital e da hospitalização. Em Portugal não existem instrumentos de avaliação do risco de acesso venoso periférico difícil para a população pediátrica. Na prática clínica diária, os profissionais usam o conhecimento e a experiência, recorrendo a múltiplas tentativas para obter e manter um acesso venoso periférico, decisão com impacto negativo no bem-estar da criança/família e na preservação do património venoso. A aplicação de um instrumento preditor deste risco, irá contribuir para apoiar a tomada de decisão e aumentar a taxa de sucesso de acesso venoso na primeira tentativa. Objetivos: Descrever as experiências desenvolvidas nos diversos contextos de estágio, analisando criticamente os contributos deste percurso, para a formação pós-graduada; desenvolver uma scoping review para mapear as evidências disponíveis sobre instrumentos capazes de predizer o risco de acesso venoso periférico difícil em crianças internadas; avaliar os indicadores de eficácia; determinar a taxa de sucesso na primeira tentativa. Metodologia: Análise descritiva e reflexiva do percurso de formação desenvolvido, onde se inclui a realização de uma scoping review sobre a temática central, baseada no protocolo do Instituto Joanna Briggs®. A pesquisa decorreu durante o mês de abril de 2023 nas bases de dados Pubmed, CINAHL Complete, B-on e LILACS de estudos publicados entre os anos 2017 e 2023, nos idiomas inglês, francês, espanhol e português, de qualquer tipologia: quantitativa, qualitativa, mistos e revisões de literatura. Resultados: Nos quatro estudos selecionados foram encontrados três instrumentos preditores do risco de acesso venoso periférico difícil. O DIVA score, que apresenta como indicadores de eficácia características da criança, e outros dois instrumentos (DIVA KEY e PPIVA pathway) que acrescentam a dor e a ansiedade sentida pela criança/família e incluem ainda características dos profissionais. A taxa de sucesso de colocação de acesso venoso periférico na primeira tentativa varia entre os 24% e 52%, valor que aumenta para 60% com a utilização dos instrumentos de avaliação, podendo atingir taxas de 89,1% com o PPIVA pathway. Conclusão: Apesar de nenhum dos instrumentos identificados ser completamente eficaz e garantir sucesso na primeira tentativa de acesso venoso periférico, os estudos indicam que com avaliação com DIVA score este melhora substancialmente, constituindo assim um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados em enfermagem pediátrica, em particular na prestação de cuidados atraumáticos. Palavras-Chave: Acesso Intravenoso Periférico Difícil; Crianças; DIVA Score
- Intervenção não-farmacológica para controlo da dor durante procedimentos dolorosos, em unidades de cuidados intensivos pediátricos neonatais : scoping reviewPublication . Oliveira, Tiago Ferreira de; Aparício, GraçaIntrodução: O percurso de formação avançada realizado, permitiu o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência e de perito, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, baseadas na mais recente evidência científica. O controlo da dor, sobretudo durante procedimentos invasivos, dada a sua importância no bem-estar da criança, foi o tema central deste percurso, devido à sua pertinência nos cuidados autónomos de enfermagem. Objetivo: Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo por base os referenciais teóricos que norteiam a prática do enfermeiro e a mais recente evidência científica; sintetizar as atividades realizadas e as competências desenvolvidas; mapear as estratégias e intervenções não-farmacológicas e a sua eficácia em procedimentos invasivos/dolorosos em unidade de cuidados intensivos pediátricos/Neonatais. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos diferentes estágios. Para concretização do tema central, foi realizada uma scoping review, com base no protocolo do Instituto Joanna Briggs®, através de pesquisa nas bases de dados: PubMed, CINAHL Complete e B-On em junho de 2023, de artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a junho de 2023), disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Dos 1050 estudos iniciais, foram incluídos 7 que cumpriam os critérios pré-definidos. Resultados: O percurso de aprendizagem resultou num desenvolvimento pessoal e profissional, e obtenção de conhecimentos baseados em evidência científica, de desenvolvimento e aprimoramento de competências, com impacto na melhoria da assistência ao recém-nascido/criança/adolescente e sua família. Na investigação realizada, a amostra final incluiu 6 estudos que analisaram a implementação de intervenções não farmacológicas (INF) em Recém-nascidos internados em UCIN, aplicadas de forma independente ou em conjunto, cujos resultados atestam redução dos scores de dor e redução do tempo de recuperação em procedimentos como picada do calcanhar, entubação orogástrica, colheita de sangue e aspiração de secreções. Quando aplicadas duas ou mais intervenções em simultâneo, os resultados evidenciam valores superiores de eficácia. Não foram incluídos estudos que analisassem INF noutras faixas etárias pediátricas Conclusão: No controlo da dor durante procedimentos, verificou-se que o uso de várias estratégias não farmacológicas, têm efeito sinérgico na diminuição dos scores de dor e na redução do tempo de recuperação. Em contexto de UCIP/UCIN é indispensável incentivar e promover a diversificação das técnicas não-farmacológicas, tendo o EESIP um papel fulcral na equipa. O domínio destas estratégias requer formação e treino, daí que, na criança, o controlo da dor com medidas não farmacológicas, requer experiência por parte da equipa de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-Nascido; Dor Aguda; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Utilização de Procedimentos e Técnicas; Intervenções Não- Farmacológicas.
- Perceção das mães de recém nascidos prematuros sobre o apoio de enfermagem na amamentaçãoPublication . Moura, Fernanda Margarida Dinis de; Aparício, GraçaEnquadramento: As competências adquiridas neste período de formação especializada são o espelho de um processo que teve como tema central a amamentação de recém-nascidos prematuros e a perceção das mães sobre o apoio dos enfermeiros. A amamentação, proporciona vantagens nutricionais, imunológicas, psicológicas e económicas, considerando se que amamentar é muito mais que nutrir. A amamentação de um prematuro é complexa e desafiadora, dificultada por fatores maternos, neonatais e perinatais. Os enfermeiros devem assumir um papel que permita incluir os pais na prestação de cuidados ao seu filho e do mesmo modo apoiá-los a viver essa experiência, sem que se sintam culpados ou inúteis. Objetivo: Descrever as experiências e atividades desenvolvidas durante os diversos contextos de estágio; analisar criticamente os contributos deste percurso, para a formação pós-graduada, tendo como base o tema central: a perceção das mães de recém-nascidos prematuros, internados em Neonatologia, sobre o apoio de enfermagem na amamentação. Métodos: Descritiva e reflexiva sobre o percurso de formação desenvolvido, onde se incluí uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com Meta-síntese segundo o protocolo do Instituto Joanna Briggs®. Iniciou-se por uma pesquisa nas bases de dados B-on, PubMed, CINAHL-Complete, MEDLINE-Complete, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e RCAAP, de estudos publicados em língua inglesa, portuguesa e espanhola, entre 1 de janeiro de 2011 e 1 de agosto de 2021. Os estudos foram posteriormente avaliados com base em critérios de inclusão definidos previamente e avaliados quanto à sua qualidade metodológica por dois investigadores. Dos 103 estudos iniciais, 7 foram incluídos. Após análise, chegou-se à meta - agregação e à síntese final das descobertas, usando-se o ConQual Score para a avaliação das sínteses dos achados. Resultados: Dos 7 estudos incluídos na RSL foram sintetizados vinte e oito achados, agrupados em cinco categorias (apoio emocional, apoio técnico e (in)formação, rigidez das rotinas hospitalares, falta de suporte/ relação difícil e falta de conhecimento/orientações contraditórias) incluídas em duas descobertas sintetizadas, que abordam perceções negativas e positivas acerca do apoio dos enfermeiros na amamentação. A evidência sugere que a perceção das mães é de que as equipas de enfermagem têm muitas vezes um papel fundamental a nível emocional e da motivação das mães no que concerne a amamentação, contudo muitas mães se queixam do horário rígido praticado nas UCINs e que nem sempre é fácil a relação com os enfermeiros, por vezes, sentindo falta de apoio e de compreensão para com as suas dificuldades. Conclusão: A presente RSL evidencia a importância de se analisar a perspetiva das mães sobre o apoio na amamentação, no sentido de se ajustarem as práticas de cuidados de enfermagem às reais necessidades das mães e recém-nascidos prematuros e de se suportarem nas melhores evidências disponíveis. Perante o conhecimento das perceções e vivências das mães de recém-nascidos prematuros, torna-se mais efetivo o apoio por parte da equipa de saúde. Palavras-Chave: Mães de recém-nascidos prematuros; apoio do enfermeiro; amamentação.
- Posicionamento terapêutico do recém-nascido prematuro : utilização da escala IPAT para uniformização das práticas dos enfermeirosPublication . Gonçalves, Patrick Nunes; Aparício, Graça; Ferreira, Maria ReginaIntrodução: O posicionamento dos recém-nascidos pré-termo (RNPT) durante a hospitalização numa UCIN tem impacto no seu sono, conforto, ventilação e desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, entre outros, melhorando as suas respostas adaptativas ao ambiente extrauterino. Neste âmbito, as evidências científicas demonstram que a implementação de protocolos e escalas de posicionamento são ferramentas facilitadoras da uniformização dessa atuação, com impacto na qualidade dos cuidados de Enfermagem. Objetivos: Avaliar as práticas dos enfermeiros no posicionamento do RNPT, através da aplicação da escala IPAT-PT; Relacionar a idade, a formação dos enfermeiros e a experiência profissional em Neonatologia com as práticas de posicionamento do RNPT. Metodologia: Estudo quantitativo do tipo exploratório e descritivo-correlacional. Tipo de amostragem não aleatória por conveniência, constituída por 22 enfermeiros da Neonatologia dos CHUC com pelo menos 2 anos de experiência em UCIN e que previamente realizaram a formação FINE 1, no âmbito dos cuidados centrados no desenvolvimento do RN, que inclui formação sobre o posicionamento. O Instrumento de colheita de dados foi a escala IPAT-PT validada para a população portuguesa por Cruz et al (2023), no qual se incluiu um questionário de caracterização dos RN e dos enfermeiros que aceitaram participar no estudo. Foram realizadas 70 observações de posicionamento dos RNPT, durante o mês de julho de 2023. O estudo teve parecer favorável da Comissão de Ética. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa estatístico SPSS, versão 28.0.0. Resultados: A amostra era predominantemente do sexo feminino (81%), com idades compreendidas entre os 28 e 60 anos, com média de anos de experiência em Neonatologia de 14,91. A pontuação média obtida por observação do posicionamento pela IPAT-PT foi de 6,83, indicando posicionamento inadequado, sobretudo das zonas superiores do corpo. Não se apurou relação significativa entre as diversas variáveis em estudo. Conclusão: O estudo permitiu apurar que as práticas de posicionamento não são adequadas e são independentes das variáveis em estudo. Pretende-se que este trabalho dê continuidade a um projeto de melhoria continua no serviço de Neonatologia, neste âmbito e que contribua, não apenas para a otimização desta prática clínica, mas também para a investigação científica em enfermagem. Palavras-chave: Posicionamento do Paciente; Recém-nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Escalas