ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Alves, Ana Berta"
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- Intervenção Comunitária com crianças e jovens em risco em Bairros SociaisPublication . Ferreira, Telma Silva; Magalhães, Catia; Alves, Ana BertaEste relatório de estágio, no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu, enquadrase na temática das crianças e jovens em situação de risco. Procurou-se, com este trabalho, abordar e fundamentar as dinâmicas e atividades realizadas ao longo do estágio curricular. A intervenção proposta para o estágio teve como objetivo intervir com crianças e jovens com diversas problemáticas associadas através da promoção de competências sociais e pessoais, bem como intervir em contexto comunitário. Assim, foi proposto a realização do estágio em diferentes respostas sociais: Centro Comunitário, Projeto Escolhas e Gabinete de Atendimento Social. Tendo em conta a variedade de respostas sociais onde iria ter oportunidade de estagiar, foi necessário a definição de eixos de intervenção, nomeadamente, o Eixo 1: Participação em atividades com a comunidade envolvente e rede de parceiros, o Eixo 2: Intervenção com os pais e famílias, o Eixo 3: Intervenção com crianças e jovens, O Eixo 4: Trabalho na área social, e, finalmente, o Eixo 5: Levantamento de risco. Assim este trabalho pretende abordar as atividades e dinâmicas levadas a cabo no decorrer do estágio.
- Relatório de Estágio do Mestrado de IPCJRPublication . Fontão, Zara Beatriz Sequeira Pinheiro Gavinhos; Magalhães, Catia; Alves, Ana BertaO presente relatório final de estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau mestre (2º Ciclo) em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, pela Escola Superior de Educação de Viseu, numa resposta de acolhimento residencial, na zona centro. Realça-se a necessidade da intervenção com crianças e jovens em situação de risco, concretamente que estejam no acolhimento residencial, em particular no que concerne ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e ocupacionais. Em virtude desse desenvolvimento, irá permitir uma melhor e ajustada integração na sociedade. Ao promover estas habilidades numa criança e/ou jovem em contexto de risco, é, de igual forma, estimular fatores protetores. Daí ser crucial educar em prol das emoções e comportamentos, para que saibam sentir e saber ser, em congruência com uma sociedade e ambiente envolvente (Valente, 2020). Desta forma, terão ferramentas adequadas para conseguirem expressar as suas intenções nos comportamentos, relacionar-se de maneira saudável e não se influenciarem para um estilo de vida desajustada e/ou de risco (Mota, 2020). No estágio em questão, este trabalho foi realizado junto de crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial, visando o aperfeiçoamento de diversas práticas de avaliação e intervenção, procurando contribuir na resposta aos desafios e necessidades identificadas no contexto.
- Relatório de Estágio numa CPCJ da Região Centro de PortugalPublication . Barbosa, Joana Carolina Gomes; Fonseca, Susana; Alves, Ana BertaO presente Relatório Final de Estágio descreve as atividades realizadas ao longo do estágio numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da região centro de Portugal, no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio foi orientado pelo diagnóstico das necessidades desta Comissão, tendo sido planeadas e implementadas atividades que pretendem dar resposta aos desafios encontrados, potencializando o desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças e jovens. Assim, foram integradas as seguintes medidas no plano de intervenção: “Prevenção de comportamentos de risco”, “Promoção de competências parentais”, “Sensibilização da comunidade”, “Divulgação do trabalho desempenhado pela CPCJ” e “Promoção de iniciativas de capacitação/formação para os técnicos da CPCJ”. Destacam-se alguns dos objetivos atingidos, tais como investigar a prevalência da vitimização de bullying num agrupamento de escolas do concelho, capacitar as famílias para a adoção de competências parentais conscientes, divulgar e desmistificar o trabalho desempenhado pela CPCJ, sensibilizar a comunidade para a problemática das crianças e jovens em situação de risco/perigo, e potencializar o tempo dos técnicos da CPCJ. A nível pessoal, é importante também salientar a contribuição do estágio para o desenvolvimento de conhecimentos pessoais e profissionais, no âmbito da intervenção psicossocial no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens.