CI&DEI - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
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Browsing CI&DEI - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO by advisor "Aguiar, Maria Cristina"
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- O contributo da expressão musical para o desenvolvimento do oral das crianças que frequentam educação pré-escolarPublication . Castro, Ana Catarina Cunha Santos; Balula, João Paulo Rodrigues; Aguiar, Maria CristinaO presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso, bem como uma investigação que pretende perceber qual o contributo da expressão musical para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em idade pré-escolar. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a entrevistas a educadores de infância do concelho de Viseu e do concelho de Fafe. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim-de-infância é muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, contribuindo para promoção da interdisciplinaridade ao nível das diferentes áreas de conteúdo.
- A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casoPublication . Teixeira, Diana Sofia Guimarães; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
- A importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com perturbação do espetro do autismo : um estudo de casoPublication . Brito, Inês Prata; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste estudo pretende explorar a importância da Musicoterapia no âmbito das capacidades e dificuldades de uma adolescente com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Procurou-se perceber a sua relevância como meio facilitador de comunicação, socialização, inclusão e reabilitação psicossocial desta adolescente. Posto isto, a música, cujo efeito sobre a mente é inegável, apresenta a vantagem de geralmente ser apreciada pela adolescente com PEA. A metodologia de investigação foi de natureza qualitativa, recorrendo ao estudo de caso de uma adolescente com 16 anos, diagnóstico de PEA, a frequentar o 3º CEB e sessões de Musicoterapia. Participaram no estudo, elementos da família (a mãe), docentes (professora de educação especial) e técnicos que a acompanham (terapeuta ocupacional e musicoterapeuta). Recorremos a diferentes técnicas de recolha de dados: análise documental do seu processo enquanto aluna; entrevistas e questionários - Questionário de Capacidades e Dificuldades (Fleitlich, Loureiro, Fonseca, & Gaspar, 2005) - aos participantes; e observação de 12 sessões de Musicoterapia (observação naturalista e grelha estruturada - Ficha de Observação da Criança: Oportunidades Educativas). Os resultados permitem-nos concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia desempenha um papel importante como meio facilitador da promoção de capacidades e minimização das dificuldades desta adolescente com PEA, nomeadamente ao nível da comunicação/interação social. Também a investigadora, nas sessões observadas, verificou estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para se consolidarem estas eventuais mudanças que serão certamente mais evidentes a longo prazo.
- A prática instrumental em grupo como fator de socialização/integração da criançaPublication . Branquinho, Emanuela da Costa; Balula, João Paulo Rodrigues; Aguiar, Maria CristinaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se o seguinte Relatório Final de Estágio. Desta forma, pretende-se evidenciar o percurso efetuado no decorrer do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como na Educação Pré-Escolar, que decorreu ao longo dos 2.º e 3.º semestres. No desenrolar do estágio efetuado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi possível perceber que as crianças demonstram uma grande empatia com a Expressão Musical, e que a mesma permite à criança, para além de um desenvolvimento de competências associadas a esta área, um grande contacto entre o próprio grupo que motiva para a interajuda e para a integração da criança. Desta forma, executámos um estudo de caso à volta da prática musical e do seu contributo para a socialização/integração da criança no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. A recolha de dados do estudo realizou-se através do recurso à observação direta não participante e a entrevistas semiestruturadas. Os participantes do estudo foram uma turma do 4.º ano de escolaridade, o professor da Atividade de Enriquecimento Curricular de Música da mesma turma, bem como quatro professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da investigação concluiu-se que a música é um fator que influencia a socialização/integração da criança. A informação recolhida mostra que o contacto das crianças com a música traz diversos benefícios e desenvolve capacidades, tanto sociais como de aprendizagem, importantes para a criança