ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Augusto, Luísa"
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- Comunicação digital de produtos endógenos: O papel das entidades de promoção e valorização do território na divulgação do queijoPublication . Cardoso, Mónica Alexandra Melo; Augusto, LuísaEste projeto de investigação aborda a comunicação digital de produtos endógenos, tendo em vista analisar como é que os melhores queijos portugueses e do mundo são divulgados no meio digital pelas entidades de valorização e promoção do território. O queijo é um latícinio muito apreciado e considerado como um dos produtos mais prestigiados do património gastronómico nacional e internacional. A divulgação dos produtos endógenos através do meio digital é um tema que tem ganho cada vez mais destaque no âmbito da investigação científica pelo papel significativo que possui na promoção e valorização dos produtos. Este reconhecimento também se reflete numa oportunidade de desenvolver o local a nível económico, turístico e gastronómico, sendo da responsabilidade das entidades locais, o desenvolvimento de conteúdos, iniciativas e práticas comunicacionais que permitam contribuir para essa promoção. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma é que as entidades autárquicas e as entidades produtoras comunicam no Facebook e Website, os queijos nacionais e internacionais distinguidos como os melhores do mundo. Para isso, realizou-se um estudo de três queijos portugueses - Queijo Serra da Estrela, Queijo de Azeitão e Queijo da Beira Baixa, e os três primeiros queijos internacionais - Queijo Canastra, Queijo Kalathaki Limnou e Queijo Graviera Naxou, classificados no ranking sobre os 50 melhores queijos a nível global do Taste Atlas. A metodologia de investigação aplicada foi uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo e quantitativo, dos conteúdos disseminados. Através dos dados obtidos foi possível concluir que o digital surge como uma excelente ferramenta de promoção, assim como as instituições são fundamentais na valorização e divulgação do queijo e realizam várias iniciativas, no entanto existem aspetos a melhorar na forma de comunicar o produto no meio digital. A comparação entre as entidades nacionais e internacionais também permitiu concluir que a forma de divulgar o queijo é muito semelhante em ambos os canais digitais.
- A Comunicação Digital na Divulgação de Eventos: O Caso da Feira de São MateusPublication . Cunha, Beatriz Almeida Mendonça; Augusto, LuísaA temática referente à comunicação digital tem ocupado um espaço relevante no seio académico. Esta valorização deve-se a uma nova geração de estudos e produção de conhecimentos na área, em virtude da crescente utilização de práticas comunicacionais digitais adaptadas e inseridas em diversas vertentes. No âmbito dos eventos é necessário um planeamento prévio adequado aos objetivos que se pretendem, sendo que os canais digitais assumem-se como importantes ferramentas de comunicação e relacionamento com os públicos de interesse. O intuito deste trabalho de investigação é analisar o papel que a comunicação digital teve nos últimos anos na divulgação da Feira de São Mateus, considerando a Internet e as plataformas digitais como ferramentas viáveis de novos espaços de relacionamento e interação com os públicos. Pretende-se, também, perceber as relações de interatividade estabelecidas por meio de estratégias contemporâneas de comunicação digital, principalmente através da Internet, entendida neste estudo como um espaço no qual se constrói a visibilidade mediática e a legitimação dos eventos. A Feira de São Mateus é o estudo de caso para este trabalho de investigação, considerando as características que lhe estão inerentes e que serão abordadas neste estudo, com foco para a sua revitalização, modernização e evolução no espaço digital. A metodologia usada na pesquisa empírica incide na análise de conteúdo e das métricas dos vários canais online da Feira de São Mateus nos últimos cinco anos, adotando uma análise dos dados de carácter quantitativo e qualitativo; a análise qualitativa permite o levantamento e identificação das categorias e temas publicados em cada um dos canais digitais para, posteriormente, se realizar uma análise quantitativa dos dados obtidos. O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo incide no enquadramento teórico da pesquisa e o segundo capítulo aborda a fase da investigação empírica. Constatou-se, através dos dados obtidos, que é notório um crescimento, desenvolvimento e investimento por parte da entidade organizadora da Feira de São Mateus em praticar uma maior e melhor comunicação do evento nos meios digitais disponíveis, criando assim uma relação de proximidade e interação com o público.
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.
- O papel das agências de comunicação digital: o caso da MixlifePublication . Soares, Diana Correia; Augusto, LuísaAs agências de comunicação digital são um apoio para as empresas que querem evoluir digitalmente. Uma empresa tendo suporte de uma agência digital evoluirá mais facilmente devido ao marketing digital feito, designadamente no que se refere à personalização do website, à divulgação de lojas online, disseminação de informação e outros conteúdos, entre muitos outros serviços. As redes sociais, por sua vez, vêm revolucionar a comunicação no ambiente digital. Com a sua existência o consumidor pode disseminar e partilhar informações sobre os produtos e serviços de uma marca de forma mais completa, assim como ter uma relação mais afetiva com essa mesma marca. O presente relatório de estágio visa compreender o papel das Agências de Comunicação Digital, bem como o seu impacto na performance das empresas. Deste modo, apresenta as atividades desenvolvidas no período de estágio de quatro meses na Mixlife, uma agência de comunicação digital especializada em várias áreas de negócio como gestão de redes sociais, marketing digital, criação de websites, entre outros. Durante o estágio, desenvolveu-se também uma pesquisa sobre o impacto das Agências de Comunicação Digital, tendo como base metodológica o estudo de caso da ADREAMS. Assim, pretende-se analisar o papel e contributo das agências de comunicação digital para o sucesso das empresas a nível da comunicação digital, bem como apresentar as variadas áreas de comunicação e serviços que estas prestam aos seus clientes e as vantagens desses mesmos serviços. No final deste relatório foi possível confirmar que existe uma importância visível na contratação das agências de comunicação digital pois estas ajudam no desenvolvimento de uma marca, a nível digital, levando-a ao sucesso.
- A tendência emergente da economia da experiência motivada pela comunicação interna, em PortugalPublication . Tiago, Ana Beatriz Firme; Augusto, LuísaNum mundo globalizado onde os mercados se tornam competitivos, os colaboradores mais exigentes e insaciáveis, surgem novas necessidades do Homem no trabalho, a experiência pode ser fator diferenciador na sua jornada dentro da organização. Decorrente da tendência da economia da experiência, que tem ganho primazia nos negócios relativamente ao consumidor, procurou-se, nesta investigação, conhecer se esta tendência seria transversal ao público interno, motivada pela comunicação interna. Para determinar se é possível adotar o conceito de economia da experiência e as suas quatro dimensões (entretenimento, aprendizagem, evasão e estética), propostas por Pine e Gilmore (1998), realizou-se um estudo empírico, pela interpretação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela comunicação interna, de nove organizações, distinguidas no Top 20 do estudo “Empresas mais felizes para trabalhar em Portugal”, da Happiness Works, em 2021. Os resultados permitiram concluir que existe economia da experiência relacionada com o colaborador e da otimização da experiência resultam cinco formas de retorno financeiro: atração de talento e sua retenção, atração de clientes e sua retenção também, e aumento de produtividade. Desta forma, os responsáveis pela comunicação interna e gestão da felicidade dos colaboradores têm um papel preponderante no sucesso de uma organização. O contributo da amostra tornou possível a construção de um modelo de experiências diferenciadoras com resultados positivos comprovados.