ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Diogo, Julien"
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- Estratégias de Comunicação Emocional nas Redes Sociais em Contexto de Crise - Caso de Estudo CUF e Trofa SaúdePublication . Soares, Márcia dos Santos; Morais, Nídia Salomé; Diogo, JulienA comunicação em saúde, é hoje mais do que nunca uma dimensão relevante para as instituições do setor. É assim fundamental o desenho de estratégias de marketing e de comunicação, permitindo o conhecimento por parte do público dos serviços que as redes hospitalares dispõem, mas também oferecer a oportunidade de estabelecer uma ligação com os utentes. Tendo em conta a dimensão emocional do homem (consumidor e/ou paciente), é neste sentido, que surge a questão de partida do presente projeto (será que as entidades de estudo aplicam estratégias de comunicação nas suas publicações nas redes sociais, do ponto de vista emocional em contexto de crise?), da qual será possível ter uma resposta através do caso de estudo feito nas duas redes hospitalares privadas líderes do setor em Portugal (CUF e Trofa Saúde), de forma a entender a dinâmica comunicacional atual dentro desta área. Ao longo desta análise são explorados vários conceitos, emoções e estratégias de comunicação digitais, necessárias para a fundamentar e aplicar no estudo de caso, cujo tempo de análise coincide com a primeira vaga da Doença do coronavírus (01- 032020 a 31-05-2020). Em suma, este estudo contribui para um aumento dos conhecimentos na área da comunicação e das emoções humanas, através de um carácter interdisciplinar.
- Lovemarks Estudo de caso da marca Apple na Geração ZPublication . Pereira, Ana Rita Fernandes Demar; Diogo, JulienAs perceções do consumidor sobre as marcas é um tema de grande interesse e relevância tanto para gestores de negócio como para especialistas em marketing. As evoluções das estratégias aplicadas nos departamentos de marketing têm sido estudadas por diferentes autores de diversos países. Esta atenção constante dá-se emvirtude do papelfundamental que o marketing desempenha no desenvolvimento estratégico e económico das empresas e na compreensão do comportamento dos consumidores (Zenone, 2007). Ao longo do século XX e até os dias atuais, o campo do marketing tem passado por um desenvolvimento constante, impulsionado por diversas contribuições académicas e empresariais. São vários os autores que têm desempenhado um papel fundamental na compreensão e avanço desta disciplina, como é o caso de Philip Kotler, um dos mais prestigiados especialistas em marketing. Na sociedade as marcas desempenham um papel significativo e é através da aplicação de estratégias de marketing que é possível influenciar a forma como as pessoas percebem e se envolvem com diferentes produtos e serviços. Certas marcas conseguem estabelecer uma relação emocional mais profunda comos consumidores. Essasmarcas vão além de serem meros objetos de consumo e conseguem promover sentimentos e emoções que geram uma relação duradoura com os seus consumidores (Roberts, 2004). Para a realização desta investigação, definiu-se como pergunta de partida “Será a marca Apple considerada e percebida como uma lovemark pela geração Z?”. Visa-se assim compreender se esta geração tem uma relação positiva e emocional com a marca tecnológica Apple. Além disso, pretende-se identificar as características e elementos que fazem da Apple uma lovemark para a Geração Z, bem como investigarse a promoção de emoções positivas é um fator determinante para o status de lovemark da marca entre os membros da Geração Z. Para atender à questão de pesquisa, validar as hipóteses e alcançar os objetivos propostos, foi conduzida uma investigação abrangente. O processo foi iniciado por uma revisão da literatura recorrendo a vários autores com modelos teóricos distintos. Entre os principais contribuidores destacam-se Kevin Roberts (2004), Solomon (2011), McCarthy (1972), Pine e Gilmore (1999), Damásio (1994), Maslow (1954) e Aaker (1991). A inclusão desses autores proporcionou uma base teórica sólida e diversificada, contribuindo para a fundamentação conceitual da pesquisa. Em seguida, foi definida uma amostra, constituída por 211 indivíduos que pertencem à geração Z e residem no distrito de Viseu. Após a definição da amostra, foi aplicado um questionário online (via Google Forms) para recolher dados em torno das questões centrais de investigação, bem como avaliar os elementos que medem a relação emocional da geração Z com a marca Apple. O questionário (anexo I) foi elaborado de modo a identificar e conhecer a natureza da relação entre a geração Z e a marca Apple. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos participantes da geração Z tem uma visão positiva da marca Apple. A geração Z percebe a marca Apple como uma marca de grande vínculo emocional, revelando uma forte conexão afetiva positiva. A correlação de Pearson de 0,621 entre "Eu amo a marca Apple" e "Conexão emocional” indica que os participantes que demonstram uma avaliação positiva em relação à marca também tendem a perceber uma relação emocional com ela. Essa perceção pode ser atribuída a características distintivas da marca, como design inovador, experiência do utilizador e identidade única, que desempenham um papel significativo na sua posição como uma marca de grande afeto dentro da geração Z.
- A Neurociência Cognitiva Aplicada à Comunicação Publicitária “perceções sobre o tema”: um estudo de casoPublication . Gomes, Joana Filipa Varandas; Barros, Teresa Antas; Diogo, JulienA Neurociência Cognitiva Aplicada ao Marketing e à Comunicação publicitária é um tema recente, embora já presente nas tendências de mercado, com alguma expressão a nível académico e empresarial. Porém, dado o contributo que as técnicas e métricas de Neurociência trazem ao Marketing e à comunicação em geral, os profissionais da área reconhecem as vantagens da utilização das técnicas na criação das mensagens publicitárias. Aliar a Neurociência ao Marketing é construir um novo paradigma, com elevado potencial, no que diz respeito ao conhecimento do consumidor. A possibilidade de superar os métodos tradicionais através de ferramentas, métricas e de indicadores de Neurociência, leva os profissionais a realizar novas investigações sobre o tema para que a estratégia de comunicação seja o mais eficaz possível. É objetivo deste projeto de investigação perceber de que modo as técnicas e indicadores de Neurociência Cognitiva (com foco no indivíduo) e a Economia Comportamental (com foco nas relações dos indivíduos) são, e podem ser aplicadas à Comunicação Publicitária criando mensagens que envolvam os consumidores com a marca. Esta investigação configura um Estudo de Caso, enquadrado por uma metodologia qualitativa, uma vez que o que se pretende não é explicar a realidade, mas sim, compreendê-la. No presente estudo, que procura avaliar a aplicação da Neurociência no processo comunicativo das agências, foram objeto de análise três agências de publicidade portuguesas, Bazooka, LOLA Normajean e 10.digital, com recursos a entrevistas, aliando uma análise a três vídeos publicitários realizados pelas agências publicitárias entrevistadas, com base em ferramentas capazes de verificar a aplicação dos conceitos previamente analisados. Reconhece-se a importância e algum conhecimento da Neurociência e do seu potencial qualitativo face à comunicação, desenvolvimento de produtos e na tomada de decisão do consumidor por parte dos entrevistados. O contributo da Neurociência Cognitiva Aplicada na construção de peças publicitárias envolventes é notório, afirmando-se como uma mais-valia no processo criativo. O estudo permitiu ainda a verificação da presença de vários insights da Neurociência Cognitiva nas peças publicitárias, bem como a aplicação de vieses da Economia Comportamental.
- Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humanoPublication . Coelho, Inês Alexandra Gomes; Diogo, Julien; Silva, PauloA presente dissertação intitulada “Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humano” aborda a aplicação dos vieses da Economia Comportamental nas estratégias de Comunicação Interna da Palópina, explorando o impacto dessas práticas na valorização do capital humano da organização. O principal objetivo foi investigar como é que os conceitos de nudges e heurísticas podem ser aplicados à Comunicação Interna e, de que forma os colaboradores se sentem mais envolvidos com a organização. A metodologia qualitativa incluiu um estudo de caso que, utilizou questionários aplicados a 57 colaboradores do serviço de transporte e, uma entrevista semiestruturada à gerência da organização em estudo, permitindo uma análise detalhada das dinâmicas de Comunicação Interna, sensação de motivação e aplicação dos vieses. Os resultados indicam que é possível aplicar conceitos da Economia Comportamental às estratégias de Comunicação Interna, baseadas em heurísticas como a disponibilidade e a ancoragem, bem como a aplicação de nudges, a fim de contribuírem para uma comunicação mais eficiente e transparente. Essas intervenções demonstraram um impacto significativo no aumento do envolvimento, da motivação e do sentimento de valorização dos colaboradores. Adicionalmente, constatou-se que a personalização das mensagens, adaptadas às necessidades dos trabalhadores, aumenta a eficácia da Comunicação Interna. No entanto, foram identificadas barreiras relacionadas com a falta de consistência entre a comunicação formal e informal e clareza na transmissão de mensagens. Conclui-se que a integração dos conceitos da Economia Comportamental na Comunicação Interna pode ser um diferencial estratégico para as organizações, promovendo ambientes de trabalho mais produtivos e motivadores. Contudo, a escassez de estudos que correlacionem a Economia Comportamental com a Comunicação Interna, aponta para a necessidade de serem realizadas futuras investigações, especialmente em contextos e setores distintos, para ter uma abrangência geral destes conceitos adaptados às diferentes especificidades e objetivos das organizações.
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.
- A perceção feminina acerca dos vídeos publicitários feitos antes e após o rebranding da Victoria´s Secret: um estudo descritivoPublication . Abreu, Thayná Mendes de; Diogo, Julien; Morais, Nídia SaloméO presente trabalho tem como finalidade responder à seguinte questão: “Como é que os vídeos publicitários da Victoria's Secret divulgados após o rebranding podem impactar emocionalmente o público feminino em comparação com o material divulgado antes do rebranding?”. O principal objetivo desta investigação é identificar as emoções sentidas pelo publico ao assistir o material audiovisual selecionado. Esta investigacéo configura-se como uma pesquisa descritiva, uma vez que tem como principal finalidade descrever caracteristicas de determinada populagao e o estabelecer relacdes entre as varidveis no contexto da investigação, a partir da coleta de dados. O objeto de andlise foi a Victoria's Secret, mais especificamente, dois dos seus videos publicitérios que foram divulgados antes e após o seu rebranding no ano de 2019. O método de recolha de dados escolhido foi o questionário, respondido por mulheres que fazem parte do publico-alve da marca. O questionario foi elaborado tendo como base a Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS), que consiste num conjunto de sentimentos e emoções e que, no caso desta investigacéo, foi utilizado para identificar no publico que respondeu ao questionario, quais foram os impactos emocionais sentidos após a exposição ao conteúdo selecionado. A recolha de dados resultou em 300 participacdes vélidas, de mulheres com 18 anos ou mais, residentes em Portugal. De forma geral, os resultados obtidos demonstram que as inquiridas tiveram mais emogdes positivas acionadas ao assistir o video produzido apds o rebranding, já o video produzido anteriormente, acionou mais emoções negativas. Um rebranding caracteriza-se como o momento em que a empresa opta por ressignificar a sua imagem perante o consumidor. Além de ser interessante discorrer sobre as possiveis motivações que levam uma empresa a fazer um rebranding e investigar o impacto emocional que ele causa no publico, apds ser aplicado numa campanha, os resultados desta investigacéo podem ser um importante contributo para projetos futuros que desejam fazer investigagdes mais detalhadas sobre o tema.