ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Cunha, Madalena"
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- Abandono dos clientes admitidos no serviço de urgênciaPublication . Matos, Paula Bernardete Ramos de; Cunha, MadalenaEnquadramento: As taxas de abandono do serviço de urgência constituem, na atualidade, um indicador clínico de qualidade, pelo que o seu estudo se assume como pertinente. Objetivo: Avaliar o perfil dos clientes que abandonam o serviço de urgência. Metodologia: Estudo de análise quantitativa e de coorte retrospetivo, com uma amostra de 2599 clientes que abandonaram o Serviço de Urgência de um Hospital central da zona centro de Portugal, em 2018. O estudo insere-se no Projeto de investigação “Evidências para Não arriscar Vidas: do pré hospitalar ao serviço de urgência e à alta”, desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Saúde de Viseu e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, autorizado pelo Conselho de Administração e com parecer favorável da Comissão de Ética para a Saúde da instituição selecionada como participante. Os dados foram recolhidos com base na informação administrativa, com registo numa grelha de recolha de dados. Resultados: Tendo em conta a totalidade da população que acorreu ao serviço de urgência geral em 2018, num total de 85596 clientes, constatou-se uma taxa de abandono do serviço de urgência de cerca de 3,04% (n=2599 em n=85596), sendo 3,20% do género masculino (n=1315 em n=41052) e 2,88% do género feminino (n=1284 em n=44544). O estudo patenteia que o perfil dos clientes que abandonaram o Serviço de Urgência tem como características ser 50,60% mulheres e 49,40% homens, possuir uma média de idades de 48,21 anos, com um predomínio dos pertencentes à faixa etária dos 36-65 anos (46,4%). O distrito de pertença é maioritariamente o de Viseu (91,2%), com 80,2% a pertencem ao Sistema Nacional de Saúde. A origem da maioria dos clientes foi o exterior (72,9%), tendo sido 39,6% classificados com a prioridade clínica de urgente (amarela) e 37,9% com prioridade pouco urgente (verde); 78,7% dos clientes foram avaliados pela triagem médica. A idade, o género e a origem do episódio de admissão no Serviço de Urgência são variáveis sociodemográficas com interferência estatisticamente significativa no tempo entre a triagem e o abandono do Serviço de Urgência, o tempo decorrido entre a primeira observação médica e o abandono do Serviço de Urgência. O mês e o dia de admissão no Serviço de Urgência revelaram-se como variáveis de contexto com relevância estatística no abandono do serviço de urgência por parte dos clientes nele admitidos. Registou-se também influência das variáveis clínicas no abandono do Serviço de Urgência, nomeadamente a prioridade clínica e a especialidade de primeira avaliação. Conclusão: Percentagem ligeiramente superior de clientes do género feminino, tendo a maioria 36- 65 anos de idade, representatividade dos oriundos do exterior, pertencentes ao Distrito de Viseu, afetos ao Sistema Nacional de Saúde, com classificação de prioridade clínica de urgente e avaliados pela triagem médica. Palavras-chave: Pessoa; Serviço de urgência; Abandono; Alta contra o parecer médico; Perfil.
- Competências, estratégias e dinâmicas de sucesso de supervisão : Perspetivas dos docentesPublication . Ferreira, Joana Rita Inácio; Cunha, MadalenaEnquadramento: Os vários modelos de supervisão pedagógica enfatizam intervenções específicas. Mas concetualizar a supervisão como um processo de ensino e aprendizagem permite uma estrutura comum e uma atenção aos mecanismos básicos de mudança da supervisão pedagógica. Objetivos: Identificar as variáveis sociodemográficas que interferem nas dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica; verificar que as variáveis profissionais interferem nas dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica; averiguar que variáveis contextuais à formação em supervisão pedagógica interferem nas dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica; verificar se existe relação entre as estratégias supervisão, as guidelines para o desenvolvimento de competências do supervisado, as guidelines para dar feedback da supervisão e as dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica. Métodos: Estudo quantitativo, com corte transversal, descritivo analítico-correlacional. Os dados foram colhidos junto de 73 docentes das várias unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu, uma amostra maioritariamente feminina (67,1%), com uma média de idades de 43,89±9,21 anos, com predomínio do grupo etário dos 41-49 anos (38,4%). Para a recolha de dados usou-se o questionário de caracterização sociodemográfica e de descrição contextual da supervisão pedagógica (Madalena Cunha, 2017), e as escalas: “Estratégias de Supervisão” de autoria de Cruz, Reis-Santos, Cunha e Costa (2017); “Guidelines para o desenvolvimento de competências do supervisado” (Cruz, Reissantos & Cunha, 2017); “Guidelines para dar feedback da supervisão” (Cruz, Reis-santos & Cunha, 2017); “Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica” (Cruz, Cunha, Reis-santos & Barragan, 2017). O presente estudo é parte integrante de um projeto de investigação com a referência PROJ/CI&DETS/CGD/0005 com o título” Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES)”, com início a 1 de janeiro de 2017, com a duração de 24 meses, sendo a investigadora responsável a Professora Doutora Maria Madalena Jesus Cunha Nunes. Resultados: As variáveis sociodemográficas, profissionais e contextuais à formação em supervisão clínica não tiveram influência estatisticamente significativa numa amostra de 73 docentes das várias unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu. Existe relação entre as estratégias supervisão, as guidelines para o desenvolvimento de competências do supervisado, as guidelines para dar feedback da supervisão e as dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica, com correlações positivas e altamente significativas (p=0,000), indicando que quanto mais estratégias de supervisão os docentes reconhecem, mais valorizam as guidelines para o desenvolvimento de competências do supervisado utilizam e as guidelines para dar feedback da supervisão maior é o incentivo do contacto entre a instituição e o estudante, o incentivo da cooperação entre o estudante e mais dinâmicas de sucesso na supervisão pedagógica. Conclusões: Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que é importante que se fomente mais formação para os docentes do ensino superior em supervisão pedagógica e que se realizem novos estudos com amostras mais representativas de docentes do ensino superior.
- Comunicação segura na implementação de cuidados em enfermagemPublication . Ramos, Sara Cristina Lopes; Cunha, MadalenaIntrodução: A prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica carece de desenvolvimento de competências com vista à prestação de cuidados de qualidade e seguros a pessoas em situação crítica. Face à necessidade de desenvolvimento ao longo do Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica objetivou-se adquirir competências que foram potencializadas pelos ensinos clínicos. Pretende-se que este trabalho demonstre o percurso desenvolvido e traduza a consolidação das competências. Objetivos: Espelhar o processo de aquisição e consolidação das Competências do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Métodos: Na Parte I a metodologia utilizada foi a crítico reflexiva dos momentos significativos para o percurso de desenvolvimento profissional e académico. A parte II, incorpora a componente de investigação, apresenta o estudo intitulado “Comunicação Segura na Implementação de Cuidados em Enfermagem: Conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR”. O estudo assume natureza quantitativa, do tipo observacional com análise descritiva e foco transversal, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Resultados: Os ensinos clínicos realizados permitiram-me desenvolver diversas competências de forma a consolidar e completar os conhecimentos adquiridos ao longo dos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização e Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Os diversos projetos desenvolvidos permitiram explorar novas competências no âmbito da investigação. O estudo desenvolvido assume-se como o desejo de interligar os aspetos da formação, da prática clínica e da evidência mais recente. A temática escolhida, Comunicação Segura surge pelo facto de no âmbito da formação diferenciada ser frequentemente descurada face a outros temas, e ser um tema que se reveste de enorme significância. A investigação teve por base a recolha de dados através de um Questionário de Avaliação de Conhecimentos, criado para o efeito de Ramos e Cunha (2021). Conclusão: A aquisição de novas competências assumiu repercussões imediatas na prestação de cuidados diários. Com a investigação, inferiu-se que os Enfermeiros manifestam déficit de conhecimentos sobre a metodologia ISBAR, não são detentores de formação especifica sobre a metodologia e no seu exercício profissional não aplicam a metodologia. A investigação desenvolvida deve ser encarada como um potencial de melhoria com vista à implementação de estratégias que permitam melhorar o nível de conhecimentos dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Não deve ser descurado que o baixo número amostral não demonstra de forma significativa a população em estudo, pelo que se torna necessário replicar o estudo em amostras mais alargadas. Palavras-chave: Conhecimentos, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Intensivos, Comunicação Segura, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermeiro, ISBAR, Serviço de Urgência.
- Cuidados de enfermagem forense em PortugalPublication . Mota, Edene Melodie; Cunha, Madalena; Santos, EduardoIntrodução: Com vista a uma abordagem da Enfermagem médico-cirúrgica mais qualificada regem-se cuidados consolidados na evidência científica e na partilha de conhecimentos visando uma máxima eficiência através do desenvolvimento de capacidades éticas, humanas, técnicas e científicas adquiríveis na realização de estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos. Objetivo: Espelhar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Métodos: Este trabalho foi estruturado em duas partes: Parte I, onde foi realizado o mapeamento das competências comuns e específicas de enfermagem médico-cirúrgica, adquiridas nos estágios supramencionados bem como as atividades desenvolvidas para cada uma em cada contexto; e Parte II onde procedeu-se à explanação, em formato de artigo, do estudo primário – Cuidados Enfermagem Forense em Portugal – com o objetivo avaliar os conhecimentos e as práticas dos enfermeiros portugueses sobre enfermagem forense. Resultados: Os estágios realizados nos diversos contextos permitiram-me desenvolver diversas competências de enfermagem médico-cirúrgica de forma a consolidar e complementar os conhecimentos desenvolvidos anteriormente ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica. Foram diversos os projetos desenvolvidos e diversas as áreas (gestão de cuidados, da gestão da qualidade, na prevenção e controlo de infeção associadas aos cuidados e na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica). Por sua vez, esta investigação permitiu-me igualmente desenvolver capacidades até nunca então adquiridas. Este estudo assume-se com o desejo de interligar a formação, a prática clínica e a investigação. As competências especializadas ou de mestria do enfermeiro em médico-cirúrgica têm por pilar uma praxis sustentada na evidência científica, no conhecimento e na meditação sobre a ação, sendo o contexto forense, por vezes, menosprezado na profissão de enfermagem. Além disso, a prestação de cuidados forenses tem uma implicação legal que visa proteger a vítima - domínio comum a qualquer vertente da Enfermagem. Os Direitos Humanos aplicam-se a qualquer cidadão e é dever do enfermeiro, enquanto profissional de saúde, proporcionar proteção à Pessoa. A recolha de dados teve por base o Questionário Geral Enfermagem Forense (QGEF) de Cunha & Libório (Libório, 2012) com parecer favorável da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Viseu nº. 10/ SUB/ 2021 e da Ordem dos Enfermeiros cuja colaboração na divulgação decorreu de 6/05/2021 a 31/05/2021. Conclusão: A aquisição de novas competências, sejam comuns ou específicas, foi notória com repercussão imediata na prestação de cuidados no quotidiano. Averiguou-se com este estudo que existe um déficit de experts forenses colocando em risco procedimentos que necessariamente requerem ser minuciosos e, por consequência, direitos médico-legais da vítima. A melhoria da prestação de cuidados de enfermagem forense às vítimas, agressores ou suspeitos poderá atingir-se com a adoção de conteúdos forenses nos programas curriculares académicos, treino e a formação de equipas especializadas. Palavras-chave: Enfermeiro; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Cuidados Intensivos; Serviço de Urgência; Conhecimento; Enfermagem forense; Práticas.
- O estado da arte da investigação em enfermagem médico-cirúrgica na Escola Superior de Saúde de Viseu (2010-2022)Publication . Gomes, Francisco José Dinis da Silva; Cunha, MadalenaEnquadramento: Este Relatório Final foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório Final em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos, integrada no 8º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (CMEMC), da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Objetivos: Demonstrar as competências desenvolvidas na área de especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Caracterizar o estado da arte da investigação em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Escola Superior de Saúde de Viseu. Metodologia: O presente Relatório encontra-se dividido em dois capítulos principais, sendo que o primeiro é relativo aos estágios contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos, cujo objetivo foi atingir proficiência nas competências gerais do Enfermeiro Especialista e nas competências especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No segundo capítulo foi desenvolvida uma componente de investigação que consistiu num estudo retrospetivo com o objetivo de caracterizar o estado de arte da investigação em enfermagem médico-cirúrgica na ESSV entre 2010 e 2022 Conclusão: Considero terem sido globalmente alcançados os objetivos na aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Na componente investigativa os resultados demonstraram que dos 180 relatórios finais passíveis de análise plena, a maioria corresponde a estudos primários quantitativos que estão em linha com as áreas prioritárias de investigação definidas pela Ordem dos Enfermeiros e na sua globalidade também com o observado internacionalmente. As linhas de investigação mais seguidas foram respeitantes a “Cuidados de Enfermagem” (22%); “Expectativas” (16%) e “Qualidade de Vida” (13%). Nos temas abordados, a área de Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica mais representada foi a de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (33%). A produção de estudos secundários deve ser impulsionada e deverão ser produzidos mais estudos do género para acompanhar e nortear a produção de conhecimento pertinente e aplicável às necessidades práticas dos Enfermeiros. Palavras-chave: Enfermagem; Especialização; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Investigação;
- Implicações da terapia de oxigénio por alto fluxo no reflexo de deglutiçãoPublication . Rocha, Juliana Gonzaga da; Cunha, MadalenaIntrodução: A enfermagem é uma ciência que está em constante evolução técnica e científica, exigindo ao profissional de enfermagem competências específicas para prestar cuidados de excelência à pessoa, mais concretamente ao doente crítico. Formações específicas e especializadas, colocando em prática o saber “saber”, contribuem para a aquisição de conhecimentos e promovem a participação e o progresso da investigação, permitindo a melhoria e otimização da qualidade de resultados e a segurança do doente, tornando o Enfermeiro autónomo e com capacidade de tomar decisões baseadas na evidência científica e técnica. Objetivo: Descrever as competências específicas adquiridas durante o estágio, em contexto de Urgência e em Cuidados Intensivos, ao doente crítico; Avaliar se a concentração de oxigénio nasal por alto fluxo reduz a qualidade do reflexo de deglutição aquando da ingestão de alimentos de várias consistências e quais são os fatores adjuvantes. Métodos: Este trabalho é dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo descreve as atividades que foram desenvolvidas durante o ensino clínico, em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos, em hospitais distintos, com análise crítico-refletiva, permitindo a evolução e melhoria de competências comuns da atividade profissional e, ainda, adquirir progressivamente outras de especialização. O segundo capítulo é um estudo observacional e explicativo, de análise quantitativa e desenvolvido segundo um corte transversal, realizado a 24 doentes a realizar oxigénio nasal por alto fluxo, internados numa unidade de Cuidados Intensivos, num Centro Hospitalar português. Resultados: Com esta prática profissionais foi possível o desenvolvimento de competências especificas na vertente médico-cirúrgica do Enfermeiro especialista, mais concretamente no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Os doentes submetidos ao alto fluxo apresentaram alterações na qualidade de deglutição com fluxos superiores 55L/m, mais ainda quando associados a outros fatores. Conclusão: Obter uma competência mais especifica a nível de enfermagem solidifica os conhecimentos teóricos e práticos, permitindo uma maior consciencialização profissional e, ao mesmo tempo, a evolução do objeto de estudo, contribuindo para o desenvolvimento da saúde. Desta forma, quando se pretende iniciar a ingestão oral num doente com alto fluxo deve se ter um olhar mais atendo e avaliação a qualidade de deglutição. Palavras-chave: Doente crítico; enfermagem médico-cirúrgica; oxigénio nasal de alto fluxo; qualidade de deglutição; cuidados intensivos.
- Índice de gravidade da pessoa vítima de queda que recorre ao serviço de urgênciaPublication . Pinto, Bruna Raquel da Silva Alves Figueiredo; Cunha, Madalena; Coelho, MauroIntrodução: O conhecimento é o caminho para a prática de especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica, tendo em conta o desenvolvimento de competências comuns e específicas perante a pessoa em situação crítica. Este é o percurso para a prática de uma enfermagem especializada e avançada, sendo essencial para promover cuidados eficazes, seguros e de elevada qualidade. Os enfermeiros usam o pensamento crítico ao aplicar o conhecimento e a prática com base nas evidências, potenciando um processo de enfermagem competente. Foi neste âmbito que se realizaram os estágios em contexto de Cuidados Intensivos e em Contexto de Urgência, sendo estes dois espaços de desenvolvimento profissional e pessoal. Compreender o uso do conhecimento na prática quotidiana de enfermagem é importante para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Neste sentido, surge o estudo do “Índice de gravidade da pessoa vítima de queda que recorre ao serviço de urgência”. Objetivos: Caracterizar o contexto sociodemográfico da pessoa vítima de queda que recorre ao Serviço de Urgência; identificar as determinantes clínicas das pessoas vítimas de quedas que recorrem ao Serviço de Urgência; determinar o índice de gravidade da pessoa vítima de queda que recorre ao Serviço de Urgência; analisar a influência das características sociodemográficas, de contexto e clínicas no índice de gravidade da pessoa vítima de queda que recorre ao Serviço de Urgência. Métodos: A natureza do estudo é quantitativa, de coorte retrospetivo, descritivo e correlacional, com recolha de dados clínicos para identificar o índice de gravidade da pessoa vítima de queda que recorreu ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, durante 1 de janeiro a 31 dezembro de 2020, através do software Alert®, causa de admissão no secretariado “queda” e na consulta dos episódios de urgência. Obteve-se uma amostra de 679 pessoas vítimas de queda, maioritariamente feminina (54,1%), com uma idade média de 69,61 anos, com predomínio da faixa etária superior aos 80 anos (35,6%). A recolha de dados ocorreu entre 1 de setembro a 1 dezembro de 2021, com registo numa grelha elaborada ad hoc. Resultados: A maioria dos utentes foi levada para o Serviço de Urgência na ambulância (63,1%), com um claro predomínio dos que foram transportados de maca (83,6%). O fluxograma de triagem prevalecente foi a queda (46,7%), com o discriminador de dor severa (61,1%), triados com prioridade laranja (98,4%), com área clínica urgente (81,1%) e especialidades de ortopedia (43,4%) e cirurgia (46,3%) em maior representatividade. Em relação ao diagnóstico de admissão, prevalecem as fraturas do fémur (19,0%), outros traumas e fraturas não especificadas (17,4%) e traumatismo cranioencefálico e traumas faciais (13,8%). Domínio das fraturas de ossos longos (34%), seguindo-se outros traumas (22,1%). O Índice de Gravidade corresponde a um score mínimo de 3,51 e um máximo de 7,84, com uma média centrada nos 7,34. As variáveis sociodemográficas não interferiram estatisticamente no Índice de Gravidade e as variáveis clínicas com interferência estatística foram a prioridade e a área clínica. Os utentes com prioridade laranja, com área clínica de pequena cirurgia e cuja especialidade foi a ortopedia apresentaram um Índice de Gravidade mais elevado. Conclusão: As variáveis preditoras do Índice de Gravidade foram a idade, a frequência cardíaca, a dor, o Índice de reatividade de Glasgow, PaCO2, hemoglobina e bicarbonatos, a tensão arterial sistólica, pH e PaO2. A idade, a frequência cardíaca, a dor, o Índice de reatividade de Glasgow, a PaCO2, a hemoglobina e bicarbonatos estabelecem com o Índice de Gravidade uma relação indireta, enquanto a tensão arterial sistólica, o pH e PaO2 estabelecem uma relação direta. Assim, constatouse que à medida que aumenta o Índice de Gravidade melhor é a sobrevida das vítimas de queda atendidas no Serviço de Urgência. Palavras-chave: Queda; Serviço de Urgência; Índice de gravidade; Enfermagem.
- Índice pressão tornozelo braço IPTB : implicação no tempo de cicatrização da úlcera de pernaPublication . Andrade, Isa Raquel Dias; Cunha, MadalenaIntrodução: A especialização permite desenvolver conhecimentos bastante avançados em determinados campos da saúde, com foco em instituir ações e tomadas de decisão mais adequadas, baseadas no conhecimento das melhores práticas. Neste âmbito, realizaram-se os estágios em contexto de Cuidados Intensivos e Urgência, com desenvolvimento do estudo “Índice Pressão Tornozelo Braço IPTB: Implicação no tempo de cicatrização da úlcera de perna”. Objetivo/s: Determinar se o IPTB prediz o tempo de cicatrização na pessoa com úlcera venosa. Métodos: Estudo de análise quantitativa, descritivo-correlacional, com coorte transversal e foco retrospetivo, com recolha de dados numa amostra não aleatória de conveniência nas unidades de tratamento de feridas da Casa de Saúde São Mateus e Policlínica Santa Columba entre Janeiro de 2021 e Dezembro de 2022. Resultados: A patologia venosa é a mais prevalente (74.5%), encontrando-se as úlceras de perna localizadas tipicamente no terço inferior (47.4%) e médio (51.0%) do membro. O valor médio de IPTB é de 1.02. O tempo mediano de cicatrização da úlcera de perna é de 67 dias, e quanto mais baixo for o IPTB, maior o tempo de cicatrização. Conclusão: O IPTB encontra-se correlacionado com o tempo de recuperação, mas apenas de forma moderada. Poderá ser útil se complementado por outros indicadores, mas nunca de forma isolada, devido ao elevado grau de incerteza que apresenta. Indicadores como o comprimento da úlcera, localização da lesão, presença de infeção e sinal clínico de lipodermatoesclerose ou atrofia branca, têm que ser considerados para o planeamento da intervenção clínica e pela academia em futuras investigações. Palavras-chaves: índice Pressão Tornozelo Braço; Úlcera de Perna; Cicatrização.
- Intervenções de enfermagem na aspiração de secreções em clientes com ventilação mecânica invasivaPublication . Santos, Anabela da Silva; Cunha, MadalenaIntrodução: Visando uma máxima eficiência através do desenvolvimento de capacidades éticas, humanas, técnicas e científicas adquiríveis na realização de estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos para uma abordagem em Enfermagem Médico Cirúrgica mais qualificada e cuidados prestados baseados na evidência científica. Objetivo: Retratar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico Cirúrgica. Métodos: Divide-se em parte I onde está esquematizado as competências comuns e específicas de enfermagem médico-cirúrgica adquiridas nos respetivos estágios e as atividades desenvolvidas. A parte II apresenta-se em forma de artigo, uma scoping review – Intervenções de Enfermagem na aspiração de Secreções em clientes com Ventilação Mecânica Invasiva. Resultados: Trata-se de um documento que pretende sistematizar, organizar e interpretar as muitas aprendizagens efetuadas. A investigação realizada permitiu desenvolver conhecimentos que anseio transpôr para a prática diária. A aspiração de secreções é um procedimento amplamente utilizado por enfermeiros, mas existe pouca evidencia segura e recente acerca da temática. Esta investigação permitirá reunir a dita evidencia segura e recente para ser possível a elaboração de um protocolo de aspiração de secreções em clientes com ventilação mecânica invasiva. Conclusão: A aquisição de novas competências, conhecimentos e habilidades durante todo este percurso assume-se como a matriz de mudança na minha construção pessoal de enfermeira especialista. Com a investigação demonstra-se que é necessário aumentar o nível de conhecimento dos enfermeiros e uniformizar as práticas para prestar cuidados mais seguros e de maior qualidade ao cliente com ventilação mecânica invasiva, no que diz respeito á aspiração de secreções. Palavras Chave: Aspiração de secreções; ventilação mecânica; calibre da sonda; nível de pressão; enfermagem
- Intoxicações por benzodiazepinas : efeitos observados no serviço de urgênciaPublication . Loureiro, Maria dos Anjos Lopes Peres; Cunha, MadalenaIntrodução: A procura de mais conhecimentos, aquisição e aprimoramento de competências está refletido no presente relatório. Assim, descrevem-se e analisam-se as atividades desenvolvidas ao longo do percurso formativo em Enfermagem Médico- Cirúrgica, nomeadamente em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos. Desenvolveu-se também as competências de investigação, traduzindo-se na realização de uma Scoping Review. Objetivos: Descrever o percurso formativo em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos; refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; mapear e identificar que efeitos apresentam as pessoas com intoxicação por benzodiazepinas no serviço de urgência. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, no sentido de mapear e identificar que efeitos apresentam as pessoas com intoxicação por benzodiazepinas no serviço de urgência, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINAHL complete, Cochrane Review via EBSCOhost, LILACS e B-ON, com friso temporal de 2018-2023. Conclusão: No decorrer da componente teórica do curso, adquiriram-se conhecimentos, aptidões e competências que foram sendo desenvolvidas in loco, resultando numa formação avançada. Os seis estudos incluídos na Scoping review indicaram os seguintes efeitos apresentados por pessoas com intoxicação por benzodiazepinas no serviço de urgência: pré-hipertensão, hipotensão, acidose respiratória, interferência na temperatura corporal, hipoglicemia, baixo estado de consciência (Escala de Coma de Glasgow), depressão respiratória (comprometimento das vias áreas), fala arrastada, hiperexcitabilidade, ataxia, miose e taquicardia sinusal leve. Palavras-chave: Enfermagem Médico-Cirúrgica; Intoxicação; benzodiazepinas; Serviço de Urgência.