ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Figueiredo, Abel"
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- Actividade física e equilíbrio em idososPublication . Lourenço, Lina Patrícia Lameiras; Figueiredo, AbelO objectivo do presente estudo foi compreender a relação entre os programas de actividade física com idosos e a melhoria das capacidades retardadoras do risco de queda, com especial relevância para o equilíbrio. Para alcançarmos este objectivo, desenhou-se uma intervenção profissional centrada no estudo de 31 idosos dos 55 aos 78 anos na freguesia de Fragosela em Viseu, acompanhada de uma investigação científica sobre o equilíbrio e o risco de quedas em idosos. Colocámos em prática o programa de treino Fallproof (Rose, 2005) que tem como objectivo melhorar o equilíbrio estático e dinâmico através de tarefas de equilíbrio na posição sentada (numa fitball) e de pé com modificações da postura, equilíbrio na posição de pé com os olhos abertos ou fechados (estar de pé sobre um apoio, caminhar colocando um pé directamente à frente do outro, com os pés juntos), aumento da força nos membros inferiores, transferências do peso corporal na posição sentada e de pé, aumento da complexidade dos padrões de marcha com mudanças de direcção e voltas, exercícios de coordenação entre o movimento da cabeça e do olhar, com redução da base de sustentação (tais como o chão da sala, colchões Airex e colchonetes), de coordenação entre membros inferiores e superiores (Rose, 2005). Na investigação científica pretendemos compreender melhor a problemática do equilíbrio e do risco de queda, assim como a sua relação com a actividade física intencionalmente orientada para o seu treino. Assim sendo foi desenhado um estudo centrado na avaliação do equilíbrio através da Bateria de Avaliação do Equilíbrio em idosos (Rose, 2005) e do teste levantar, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar (Rikli & Jones, 2008), tendo sido encontradas diferenças significativas em ambos os testes, p=0,000 e p=0,004, respectivamente. Relativamente às variáveis idade e anos de prática de actividade física, não foram encontrados resultados significativos relativamente ao equilíbrio nos idosos. Já na variável género, foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio em função do género no momento do pré-teste que desapareceram no momento pósteste, concluindo que o programa pode ter esbatido as diferenças entre género normalmente encontradas na literatura científica. Na generalidade, concluímos que um programa de exercitação de sete semanas com exercícios específicos de equilíbrio acompanhado de exercícios de força, resistência e flexibilidade, aumentam o equilíbrio e diminuem o risco de queda em idosos de 55 a 78 anos.
- Futebol 7 no concelho de Viseu : treino de futebol 7 da equipa de sub 10 do Sport Viseu e Benfica na época 2010/11 e a satisfação profissional dos treinadores de futebol 7 do concelho de ViseuPublication . Ribeiro, Miguel Ângelo Figueiredo; Figueiredo, AbelRESUMO O presente relatório tem como objectivo expor toda a intervenção prática efectuada ao longo da época desportiva no sentido da concretização do processo de treino/ensino/aprendizagem numa equipa de Sub 10 das escolas de formação do clube Sport Viseu e Benfica. Neste documento está descrito o meio envolvente e o contexto do grupo em causa, quais os recursos disponíveis para o processo de treino, o conhecimento dos atletas e os objectivos a alcançar pelos mesmos, assim como quais os meios de acção para a obtenção dos mais diversos objectivos e todo o planeamento efectuado. Inicialmente foi efectuada uma revisão bibliográfica onde se pretendeu expor diversos temas de relativa importância para esta intervenção profissional, procurando-se levantar e analisar na literatura o contexto relativo ao desporto para crianças e ao futebol de formação com todos os preceitos adequados ao processo de treino com crianças. Verificou-se que o treino de força favorece não só, a performance desportiva como assume particular importância na prevenção das lesões. Para além disso, identificou-se o treino em circuito como a forma mais adaptada para o desenvolvimento da Força, nas idades mais jovens. Identificou-se também o “Teaching Games for Understanding” como o modelo ideal para o ensino dos jogos colectivos colocando o atleta numa posição de construtor activo das suas próprias aprendizagens. O relacionamento do treinador com a criança aparece como sendo o mais importante elemento dentro de todo o contexto desportivo e é através da sua acção que ele tem de conseguir provocar nos que aprendem e treinam, o interesse e motivação essenciais para o progresso e êxito. Contudo, esta é uma actividade que está constantemente envolta em polémicas tornando-se extremamente desgastante, repercutindo-se na satisfação dos treinadores que, por sua vez, afectam a disposição, o empenho e seus sentimentos futuros. Posto isto, este mostra-se um documento que facilita a compreensão do estado actual do futebol de formação no concelho de Viseu. Verifica-se, através deste estudo da satisfação do treinador mediante as mais diversas dimensões que, os treinadores estão mais satisfeitos profissionalmente com os Aspectos Pessoais e de Planeamento uma menor satisfação é atribuída aos Aspectos da Formação e Carreira e, a menor satisfação está associada aos Aspectos Financeiros.
- A importância do jogo lúdico na aprendizagem e na vida escolar da criançaPublication . Morais, Graça Maria Fernandes; Figueiredo, Abel; Eira, PauloNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio reflete o percurso nele efetuado. As intervenções realizadas em contexto de educação pré-escolar permitiram compreender a pertinência do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e como este constitui uma ferramenta facilitadora para o educador enquanto promotor de aprendizagens. Neste sentido, empreendemos uma investigação de índole qualitativa, em torno do jogo lúdico, neste ciclo de formação. Procuramos, por um lado, averiguar como aquele influência a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por outro lado, validar a sua utilidade, como estratégia de ensino, utilizada pelo educador. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: - O jogo tem um papel crucial para a aprendizagem e desenvolvimento (físico, motor, psicológico e cognitivo) completo e mais saudável das crianças do Jardim de Infância; - Permite que os papéis de educadores e crianças sejam realçados, na medida em que os primeiros podem aqui transmitir os seus conhecimentos bem como estratégias que adquiriram ao longo da experiência que têm comprovada. Já as crianças podem mostrar a sua essência e, através dela, enriquecer esse meio de aprendizagem; - As experiências livres são tão ou mais importantes que as delineadas (quer por meio de atividades diárias, quer por planos de atividades anuais, ou até planificações mensais) visto que é nelas que os educadores têm possibilidade de ver repercutido o seu trabalho; - A organização dos espaços é essencial, interior e exteriormente, tendo em conta que é neles que as crianças têm de se sentir seguras; estes espaços devem também ser potenciadores de convivências positivas, inter-relações criança-criança, educador-criança e auxiliar-criança de forma a incrementar a importância das relações (de amizade, respeito, colaboração, parceria, partilha, entre outras); - Os projetos também ganham um peso considerável ao envolverem pessoas de fora, para que mais uma vez, diferentes conhecimentos sejam transmitidos e enriquecidas as mentes destas crianças para o que as espera no futuro.
- Influência da expressão e educação físico motora no desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico : contextos, perspetivas e participantesPublication . Canteiro, Andreia Filipa Alves; Eira, Paulo; Figueiredo, AbelA formação global da criança, na qual se integra a formação motora, deve ocupar um lugar de relevância na escola atual. Neste espaço, os alunos constroem o seu próprio conhecimento, e ao vivenciarem as aprendizagens de forma lúdica, potenciam o desenvolvimento de outras competências. O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza quantitativa realizado no contexto de 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Aveiro e de um Agrupamento de Escolas de Viseu que visa compreender a influência da Expressão e Educação Físico-Motora no desenvolvimento global da criança. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como, em termos empíricos, as respostas aos questionários dirigidos aos professoras do 1.º CEB. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1.º os professores atribuem muita importância às práticas motoras, constituindo-se como um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança; 2.º a Expressão e Educação Físico-Motora não têm sido uma realidade nas escolas do estudo, os professores apresentam como principais causas: a falta de condições de materiais, espaciais e de equipamentos como também a necessidade de formação, quer a nível da formação inicial quer a nível da formação contínua; 3.º os agrupamentos, as escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos nos quais circula a criança e que são promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos quadros letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos projetos mais lúdicos e de recreação; 4.º a Expressão e Educação Físico-Motora deve assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização deve ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa.
- Treino de uma equipa de andebol infantil masculino do desporto escolar em ViseuPublication . Antunes, Manuela Maria Coelho; Figueiredo, AbelResumo Geral Este Relatório de Estágio inclui os trabalhos realizados no âmbito do Andebol Infantil numa Equipa do Desporto Escolar em Viseu no Ano Lectivo 2010/2011. Este trabalho final de estágio do Mestrado em Desporto e Actividade Física da ESEV inclui duas vertentes: Uma vertente de Intervenção Profissional que teve como objectivo preparar/realizar a época 2010/11 da equipa de Andebol de Infantis Masculinos do Clube do Desporto Escolar da E.B. 2,3 Dr. Azeredo Perdigão, e a vertente de Investigação Acção que teve como objectivo analisar a estrutura condicional ao nível da Força (F. Estática, F. Explosiva, F. Funcional e F. do Tronco), evidenciando a sua treinabilidade em jovens com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, testando a eficácia de um protocolo de treino, nas condições das sessões de treino do Desporto Escolar. A metodologia utilizada para o processo de intervenção profissional deu ênfase ao aumento dos níveis de concretização do remate, pelo que em todos os treinos a intencionalidade técnico-táctica relativa ao remate é notória. Neste sentido estimulámos a compreensão e execução dos remates, sendo observável um aumento da concretização por parte de todos os jogadores, sendo interpretável pelo aumento da assiduidade relativamente a anos anteriores, um maior nível de motivação para os treinos e jogos. A metodologia utilizada na investigação acção centrou-se na bateria de testes Eurofit, aplicada antes e depois de um programa específico de treino devidamente protocolado e aplicado todas as semanas, tendo sido notados aumentos dos níveis de Força, mas não significativos, sendo notória a influência da idade na força explosiva.
- Valorização da expressão e educação físico-motora e da AFD; no 1º CEBPublication . Constante, Filipa Isabel Bernardo; Figueiredo, AbelRESUMO O objectivo da presente investigação é averiguar se o programa de Actividade Física e Desportiva, no âmbito das AEC’S veio interferir na abordagem da Expressão e Educação Físico-Motora, pelos professores titulares de turma. A amostra relativa aos professores do 1º Ciclo é constituída por 30 docentes, enquanto a amostra dos professores da Actividade Física e Desportiva, por 28. Ao nível da estatística descritiva foram utilizadas tabelas e gráficos para a exposição dos dados obtidos, recorrendo também à técnica correlacional. Para a recolha dos dados foram utilizados dois questionários, um para os professores do 1º Ciclo e outro para os professores da Actividade Física e Desportiva, dados esses posteriormente tratados, não só ao nível da estatística descritiva como também inferencial. Concluiu-se que muito embora os professores atribuam bastante importância a esta área, o número de professores titulares que abordavam sempre a EEFM diminuiu 27%, passando a existir 16% a não abordar a EEFM, daí que a entrada da Actividade Física e Desportiva veio interferir na abordagem da EEFM.