Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
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Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by advisor "Araújo, Lia"
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- Avós e netos no contexto da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em PerigoPublication . Figueiredo, Regina Maria Saião de Almeida; Amante, Maria João; Araújo, LiaEm Portugal, os avós assumem uma importante fonte de apoio e suporte, podendo em algumas situações de perigo, no âmbito da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, ficar com a guarda temporária dos netos. O presente estudo de carácter qualitativo e exploratório, teve como objetivo conhecer a realidade dos avós no contexto dos processos judiciais de promoção e proteção, aquando da aplicação da medida de apoio junto de outro familiar na pessoa dos avós, e segundo a perspetiva de profissionais com um papel de intervenção e decisão nestas situações. Neste estudo participaram 37 técnicos de diferentes Comissões de Proteção de Crianças e Jovens que responderam a um questionário, e dez juízes de Direito pertencentes a seis Tribunais de Família e Menores que participaram numa entrevista. Foram também consultados 38 processos judiciais individuais. Os resultados da análise qualitativa demonstram que, de forma geral, a medida de apoio junto de outro familiar decorre da situação de perigo em que se encontrava a criança na sequência do comportamento negligente dos pais; que os avós, ainda antes de assumirem a responsabilidade dos deveres parentais, já ocupavam um papel preponderante dentro da família; e que os avós favorecem bons hábitos alimentares, de saúde, de proteção afetiva e emocional. Dada a importância que os avós podem ter enquanto fator de proteção dentro destas famílias, urge a necessidade de aplicar junto dos pais, avós e netos, programas e ações de intervenção no âmbito da educação parental, sendo imprescindível e urgente que se regulamente e se implemente o Programa de Educação Parental, previsto na LPCJP desde 1999.
- Intervenção socioeducativa em prol do combate à pobreza e exclusão social de crianças e jovens: Relatório de Estágio no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN PortugalPublication . Lemos, Eliana Patrícia Carvalhais; Fonseca, Susana; Araújo, LiaO presente relatório de estágio descreve a intervenção realizada no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. A intervenção teve como objetivos: a diminuição das carências socioeconómicas nas famílias com crianças e jovens, a redução de preconceitos e estereótipos, a redução de comportamentos aditivos sem substância e a otimização da integração de crianças migrantes. A fim de alcançar os objetivos, uma parte significativa do estágio envolveu a realização de atividades de sensibilização e capacitação sobre preconceitos e estereótipos para crianças e jovens, assim como a elaboração de um Guia de Recursos destinado a famílias vulneráveis a situações de pobreza e exclusão social. Além disso, participouse numa fase preliminar de dois projetos no âmbito dos comportamentos aditivos sem substância e da integração de crianças migrantes, contudo não foi possível a sua concretização. Como evidencia o processo de avaliação, as atividades desenvolvidas, em escolas, contribuíram para a desconstrução de preconceitos e estereótipos. Do mesmo modo, o Guia de Recursos demonstrou-se um instrumento com potencial para aumentar a informação e literacia em assuntos respeitantes ao combate da pobreza e da exclusão social, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e, assim, contribuindo para a diminuição das carências socioeconómicas nas famílias com crianças e jovens. Por fim, o estágio proporcionou uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado num contexto prático, bem como o desenvolvimento de competências fundamentais, permitindo uma maior compreensão da realidade social e a importância da intervenção em prol da justiça social e da igualdade de oportunidades.
- A perceção de stresse, o Burnout e o autocuidade dos técnicos dos núcleos de infância e juventude, do Instituto da segurança Social, IPPublication . Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Araújo, Lia; Fonseca, Susanasaúde dos profissionais e daqueles que constituem o seu ambiente pessoal e profissional, especialmente na área dos serviços humanos (Vicente et al., 2013). O autocuidado pode constituir-se como uma proteção, pois está associado ao aumento do bem-estar geral e à menor perceção de stresse (Pender et al., 2010). O objetivo principal deste projeto é analisar a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado dos técnicos dos NIJ, do ISS, IP. Num primeiro momento, este projeto exigiu um estudo preliminar, que consistiu na adaptação e validação da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado (EACAC) (Silva & Kimura, 2002) para profissionais do contexto social, dada a inexistência de um instrumento validado para a população portuguesa, capaz de mensurar esta variável em estudo. Os resultados permitem considerar a EACAC válida para esta amostra (n=200). O instrumento revelou propriedades psicométricas adequadas, no que concerne à sua consistência interna (α= 0,879). A análise fatorial exploratória realizada permitiu constatar que os fatores extraídos explicam uma percentagem considerável da variância (58,3%) e que a estrutura da escala deve apresentar quatro subescalas: comportamentos de autocuidado individual; autoconsciência/ autorregulação; recursos/ estratégias de autocuidado e comportamentos de autocuidado coletivo. Num segundo momento, apresenta-se uma proposta de um projeto que permitirá explorar as relações entre a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado. Espera-se encontrar uma relação positiva entre as duas primeiras variáveis e negativa entre estas e o autocuidado e que, em última instância, permita acrescentar contributos na promoção e educação para a saúde destes profissionais.
- Relatório de Estágio no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN PortugalPublication . Gomes, Bruna dos Santos; Fonseca, Susana; Araújo, LiaPerspetivar a infância e adolescência como etapas fundamentais no pleno desenvolvimento dos indivíduos, permite compreender a importância que as relações proximais detêm nas mencionadas fases. O sistema familiar desempenha um importante papel, dado que é a partir da dinâmica relacional e dos valores transmitidos no seu seio que as crianças e jovens percecionam e interagem com o meio envolvente. No entanto, quando este sistema se encontra perante situações comprometedoras do desenvolvimento saudável dos seus elementos, nomeadamente situações de pobreza e exclusão social, prevê-se um impacto negativo no estreitamento de relações entre os seus elementos, bem como no expectável desenvolvimento das crianças e jovens. Compreender que a vivência de situações de pobreza e exclusão social não se referem, meramente, à escassez de recursos monetários mas, antes, a um impacto multifatorial nas várias esferas de desenvolvimento, impossibilitando, deste modo, o exercício de uma cidadania plena e participativa, permite salientar a necessidade de implementar medidas e estratégias capazes de combater e atenuar os seus efeitos. Urge, assim, a necessidade de mobilizar esforços capazes de promover uma sociedade inclusiva e igualitária, o qual se perspetive o indivíduo e, em particular, as crianças e jovens, como seres detentores de direitos e deveres.
- Relatório de estágio: Contributos das organizações não-governamentais para a defesa e promoção dos direitos do menorPublication . Pereira, Inês Filipa Bastos; Fonseca, Susana; Araújo, LiaA pobreza infantil nega o acesso aos recursos necessários para a sobrevivência do menor, impedindo-o de gozar de todos os seus direitos, de concretizar o seu íntegro potencial e, ainda, de participar ativamente na sociedade em que se encontra inserido. Sendo que esta privação, material e/ou social, se constitui como um atentado aos direitos da criança e do jovem, o combate da pobreza infantil deve estar estritamente ligado à defesa do seu pleno desenvolvimento e à salvaguarda dos seus direitos básicos. Disto isto, neste Relatório de Estágio, é descrito o projeto implementado no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal, que teve como principal objetivo contribuir para uma maior sensibilização acerca do fenómeno da pobreza e exclusão social no contexto infantojuvenil. Neste sentido, o projeto fundamentou-se em seis grandes eixos de intervenção, designadamente, a colaboração na elaboração dos PLPPDCJ, no âmbito do Projeto Adélia; o envolvimento na Campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”; a participação no “Ciclo Temático sobre as Comunidades Ciganas”; o apoio na iniciativa “Escolas Contra a Pobreza”; a implementação de um projeto photovoice sobre “Família e os seus desafios” e, por fim, a participação em oficinas de prática e conhecimento, ações de formação e reuniões de associados. Posto isto, o presente documento integra todo o processo de intervenção, desde o diagnóstico aos resultados do projeto, identificando as potencialidades e dificuldades sentidas no decorrer do mesmo, bem como a pertinência da intervenção psicossocial com crianças e jovens em risco na área elencada.
- Relatório Final de Estágio Promover o bem-estar e as competências socioemocionais nos jovensPublication . Fonseca, Diana Isabel Capela; Fonseca, Susana; Araújo, LiaO presente relatório final de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo do estágio, que decorreu no Núcleo Distrital de Viseu, da EAPN Portugal. Apresenta-se como objetivo geral, definido para o trabalho realizado ao longo do estágio, a atenuação de problemas de saúde mental. A temática principal abordada no estágio foi a aprendizagem socioemocional para prevenção de problemas de saúde mental, sendo que as restantes temáticas de intervenção foram os preconceitos e estereótipos e a interculturalidade, através do aumento da valorização e do conhecimento de outras culturas e conhecimento sobre a existência de preconceitos e estereótipos. No que diz respeito aos dados recolhidos no âmbito da avaliação, foi percetível uma evolução relativamente positiva nas respostas dadas pelos participantes, antes e depois de se implementar as atividades, sendo importante referir que, durante a implementação das atividades, os grupos participaram bastante, em que referiram que não tinham conhecimento sobre alguns temas abordados e demonstraram bastante interesse no decorrer da atividade. Assim, através da avaliação dos objetivos e das atividades implementadas, foi possível perceber a pertinência da intervenção sobre as temáticas desenvolvidas.
- As trocas intergeracionais com crianças e jovens em risco – o uso de App intergeracionalPublication . Sousa, Bárbara Cristina Baptista de; Amante, Maria João; Araújo, LiaCompreender que a pluridimensionalidade das atitudes face as interações entre diferentes gerações, assume-se como fulcral para a cooperação e entendimento intergeracional, bem como para a redução de esterótipos e preconceitos. O principal objetivo deste estudo será compreender a mudança de atitudes das crianças e jovens bem como adultos mais velhos e profissionais, em relação às trocas intergeracionais. Num primeiro momento, este projeto careceu de um estudo preliminar, que consistiu no processo de validação transcultural da Escala de Atitudes em relação a Trocas Intergeracionais. Mantendo as suas propriedades psicométricas originais, esta adaptação de um instrumento pressupõe a combinação de duas etapas interligadas: (i) a tradução do instrumento e (ii) a sua adaptação cultural (equivalências conceituais e linguísticas) e a verificação das propriedades psicométricas do novo instrumento e do estabelecimento de valores normativos para a nova versão. Num segundo momento, apresenta-se uma proposta de projeto que permite explorar a mudança de atitudes face as trocas intergeracionais. Esperando encontrarse atitudes mais positivas em relação às trocas Intergeracionais associadas a scores mais altos na Escala supramencionada. Assumindo-se a Escala de Atitudes em relação a Trocas Intergeracionais como uma ferramenta útil para avaliar o impacto da mudança de atitudes entre crianças e jovens, e adultos mais velhos, bem como para profissionais que desenvolvem ações Intergeracionais, num terceiro momento é realizada uma proposta de utilização deste instrumento junto de crianças e jovens em risco.