ESEV - DCL - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCL - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus by Author "Amante, Susana"
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- O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º CEB, tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
- Feeding students’ creativity with language arts: a project developed at ESEV (2013-15)Publication . Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloChildren live at a time when the rapid turnover of information and the ongoing changes in the technological, social, cultural, political and economic spheres make it more difficult for teachers to prepare lessons that enhance students’ interest and motivation. There is so much to be learnt outside of the classroom’s four walls that traditional methods of teaching may not be the most effective way to teach today’s learners. When it comes to classes of Portuguese language, teachers are faced with the challenge of teaching culture, literature, grammar and skills such as reading, writing and speaking in a way that involves students as active participants, that is, in a way that engages while also instructing. It means that several strategies need to be adopted, from games to the use of new technologies or, among others, an interdisciplinary approach with maths, (social) sciences and arts, for instance. In an attempt to motivate gifted and talented children that were attending elementary school in a small town near Viseu, in Portugal, The School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu was asked to be part of a project in 2013, in a collaborative partnership that proved successful and that was re-enacted in 2015. It is in light of the above that, in this paper, we aim to: a) describe the support that the School of Education provided to these participants, children who were between six and fourteen, by presenting Portuguese language activities that intended to stimulate creative thinking and artistic production; and b) discuss the results of the project, by analysing the students’ productions across verbal and visual modes (ie. script writing and dubbing an excerpt of an animation film, interviews, news reports, drawings, the creation and recitation of poems…). Future activities are on the table, meaning that the School of Education’s commitment to feeding the students’ creativity has shown promising results. Creativity in Portuguese classes is not a guarantee of success but it certainly is food for thought.
- A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidadePublication . Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloO desiderato da escola inclusiva, equitativa e democrática, bem como o eixo de ação dedicado à educação inclusiva do Quadro Estratégico para a Educação e a Formação para 2020 trazem desafios que se colocam às políticas e práticas educativas corroboradas, também, no Relatório Conjunto da Comissão Europeia e dos Países Membros da União Europeia (2014). A sociedade de conhecimento dificilmente se poderá desligar deste modelo de educação inclusiva, com ela partilhando espaços e tensões que implicam a adaptação de conteúdos curriculares e a (re)criação de instrumentos didáticos. Ainda que o acesso à informação seja mais democrático, rápido e instantâneo, tal inibe o domínio de um assunto com profundidade, bem como a construção de redes de intertextualidades ou de representações mentais. A profundidade, a velocidade, a consistência e a densidade com que se tece o conhecimento e como este se mobiliza são algumas das características apontadas às crianças sobredotadas e talentosas, cujo desempenho e performance poderão ser descritos como extraordinários. Não obstante a prematuridade da investigação no espaço educativo, cabe à escola para todos abrir espaço a crianças precoces e com capacidades acima da média, bem como abrir caminho à reflexão sobre as suas capacidades e talentos. Neste contexto, capitalizar as capacidades das crianças sobredotadas ou talentosas é, também, um objetivo da educação inclusiva. Propomos, nesta comunicação, fazer o relato de experiências levadas a cabo, entre os anos de 2013 e 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) a partir de uma parceria desenvolvida com um agrupamento de escolas (AEN) do mesmo distrito. Convidada para a operacionalização do Programa Investir na Capacidade (PIC), a participação e envolvimento da ESEV implicaram a conceção e a implementação de um programa de atividades que redimensionam a Língua Portuguesa como espaço de reflexão e como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade. A abordagem deste programa de atividades privilegiou o envolvimento dos alunos em tarefas de enriquecimento de conteúdos, pelo acesso a tópicos não abordados no currículo, e pelo facto de se implicarem de forma mais profunda do que a que ocorreria no quotidiano, meta almejada pelo PIC. Tendo como objetivo desenvolver as capacidades de um grupo de alunos do ensino básico, propomo-nos a: a. apresentar as atividades inseridas nos domínios de Criatividade e Comunicação, realizadas com alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos; b. refletir sobre a forma como os alunos desenvolveram as suas capacidades, a partir das diversas dimensões da Língua Portuguesa na resolução de problemas. Como principais resultados evidenciados, salientamos a ampliação do capital lexical nas suas múltiplas dimensões e mobilização para diferentes contextos semântico-pragmáticos; a otimização de estratégias de seleção e organização de informação oral e escrita em diferentes suportes; a exploração e desenvolvimento de estratégias de planificação e o redimensionamento das redes de intertextualidades autorizadas pela exploração estética e semântica de textos de literatura para a infância.
- Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 educationPublication . Balula, João Paulo; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires deAt a time when the tendency is to embrace immediacy and the easy path, the reading of literary texts from different periods, genres and countries becomes an essential activity for gaining linguistic, cultural, historical and world knowledge. Literature, as a complex phenomenon, enables the dialogue between the contemporary reader and the generations that preceded him/her, contributing towards the discovery and interpretation of differences and continuities. The acquisition of a particular semiotic baggage that comes from the reading of literary texts, as well as the ability to question oneself and to intervene in the real world, enhance a reader-text dialogic interaction, which is capable of generating important educational effects. Thus, its relevance to the training of autonomous, competent and critical readers stands out. In light of the above, using as a theoretical framework the Portuguese government guidelines relating to literary education - the National Reading Panel, the Curriculum of Portuguese language for Primary and Middle School Education and the Common Core State Standards for Portuguese - we selected a total of eight textbooks of Portuguese – six for primary school education and two for the first two years of middle school –, by five different publishing houses, and we examined their literary texts, bearing in mind that the work developed in class is strongly influenced by their availability in textbooks. In this paper, we aim to: i) present and discuss the outcomes of our study, by shedding light on the main characteristics of literary texts included in textbooks of Portuguese and their impact on literacy practices; ii) investigate the importance and diversity of the texts included in the textbooks analysed, highlighting the ways in which they might contribute towards the training of autonomous and critical readers. The main results of our research are (1) a great difference in regards to the texts available in textbooks prior to the government guidelines outlined above, prevailing recent narrative texts by authors representing different quadrants of the Lusophone world, and (2) a lack of diversity in literary forms, cultural contexts and time frame, a diversity that we find necessary for the development of lifelong reading habits.
- O manual escolar de Português: das políticas às práticasPublication . Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Amante, SusanaO manual escolar tem sobrevivido ao longo dos tempos como artefacto curricular central, independentemente das diferenças políticas, culturais e de ritmos de mudança, bem como de todas as polémicas a ele associadas. Situado, muitas vezes, entre dois planos separados - por um lado, o plano “da conceção, desenho e autorização, nas mãos do perito que domina e concebe o discurso e o regula politicamente” (Bonafé, 2011, p. 89) e, por outro lado, o plano “da aplicação que fica nas mãos do professor, leigo que atua numa posição passiva de recetor dependente daquela em que o discurso o coloca” (Bonafé, 2011, p. 89) – é visto como “uma forma de saber, de circulação legítima do saber e de acesso ao saber” (Bonafé, 2011, p. 16). Considerando que, em Portugal, o processo de elaboração, adoção e utilização deste recurso didático, estabelecido pela lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, visa, entre outros aspetos, garantir a sua conformidade com os programas e orientações curriculares, pretendemos, com este trabalho, analisar e discutir as alterações dos manuais escolares causadas pelas mudanças ao nível das orientações programáticas. Foi feita uma análise de conteúdo de onze manuais de Português do ensino básico, publicados por seis editoras diferentes, tendo em conta as seguintes categorias: estrutura global do manual escolar; descritores de desempenho que o manual escolar operacionaliza; e textos destinados a promover a educação literária incluídos no manual escolar. Os resultados da análise indicam que, apesar do ritmo acelerado de mudança da sociedade atual, as orientações programáticas, determinadas politicamente, são o principal fator que influencia as alterações nos manuais escolares de Português e que a informação sobre as práticas está pouco presente neste processo.
- A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino BásicoPublication . Balula, João Paulo; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel AiresAs orientações programáticas de Português para o Ensino Básico têm sublinhado a importância do trabalho explícito sobre a oralidade e, consequentemente, sobre a sua avaliação, indo ao encontro do destaque que é dado à capacidade do bom uso da palavra na sociedade atual. Por sua vez, os manuais escolares, ao fazerem a transposição das orientações programáticas, acabam também por poder influenciar a prática pedagógica. A oralidade é, muitas vezes, entendida exclusivamente como realização informal, fruto de uma atividade inteiramente espontânea, automática e inconsciente, em vez de ser entendida como o resultado de um esforço de planificação deliberado, estruturado e consciente. Apesar de a aquisição da oralidade decorrer da capacidade biológica para a linguagem, a consciência das propriedades deste sistema não existe da mesma forma no falante, exigindo o seu ensino explícito. Espera-se, assim, que, na Escola, seja estabelecida uma relação com a língua, norteada pelo rigor em todos os momentos do processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo decisivamente para aumentar o capital linguístico dos alunos. Os manuais escolares são objetos complexos que desempenham funções muito diversas, estando constantemente sob apertado escrutínio. Agregam um vasto conjunto de materiais, em vários suportes, que são também usados pelos professores como guias para a estruturação da aula. Partindo deste enquadramento, pretende-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão sobre a abordagem à oralidade nos manuais escolares de Português do Ensino Básico, tendo como base um relatório sobre as repercussões das “Metas Curriculares de Português” na sua organização, complementado com as conclusões de outro estudo centrado nesta problemática. Os resultados deste trabalho mostram que as alterações programáticas não conduzem a mudanças significativas nos manuais quanto à abordagem da oralidade, nomeadamente no que diz respeito à dimensão processual da mesma. Por outro lado, verifica-se que o trabalho proposto no âmbito da leitura e da escrita prevalece sobre as atividades ao nível da oralidade.
- Re[a]presentações do jornalismo de investigação na voz dos profissionais de comunicaçãoPublication . Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, SusanaO profissional de jornalismo e a atividade de jornalismo ancora-se na leitura do mundo e na descrição do mesmo com o propósito de o mudar. Ler o mundo pressupõe implicar-se nos acontecimentos como observador, mas também como investigador que decide o que está na agenda, como também o que está para além da agenda e que carece de escrutínio e aprofundamento. Nas múltiplas funções e decisões do jornalista, em tempo útil, questionámo-nos que fronteiras existem entre o jornalismo quotidiano que responde às exigências e desafios da comunicação social, da sociedade de massas e da informação imediata e o jornalismo que seleciona e trabalha situações ambíguas, dedicando-se à sua investigação depurada e cirúrgica. Neste trabalho, centramo-nos no estudo do jornalismo de investigação, enquanto prática identificada como especializada, por um lado; por outro, como um espaço democrático ao contribuir para a divulgação, denúncia de situações insólitas e que prejudicam o cidadão comum. Decorrente da natureza das situações investigadas, são diferentes as repercussões no tecido social, económico, político e judicial. Porém, a sua revelação é promotora de mudança também pelo exercício de liberdade em Portugal. Neste trabalho, centramo-nos no período que decorre entre o ano 2000 e o de 2017. Neste artigo, propomos caracterizar o perfil do jornalista de investigação em território nacional, contribuindo para a sua (re)definição. Partindo da análise de entrevistas a profissionais do jornalismo de um jornal diário português, procuramos: a) descrever representações do jornalismo de investigação nacional, na voz dos profissionais que o praticam; b) conhecer as práticas de jornalismo de investigação em Portugal no século XXI. Discutiremos as respostas a estes objetivos, partindo da perspetiva de profissionais desta área face ao espaço do jornalismo de investigação em Portugal, escrutinando uma linha cronológica de casos investigados e desvelados a partir do pós 25 de abril. Para a sua compreensão à luz do que foi o jornalismo de investigação antes e depois do século XXI, recolhemos, para este trabalho, o depoimento de dois jornalistas responsáveis por revelarem dois casos memoráveis: Aurélio Cunha, com a investigação do caso Sangue Contaminado, e Alexandre Panda, ao investigar um caso de corrupção em Felgueiras, de maio do presente ano. Tal pressupõe refletir sobre as funções dos profissionais do jornalismo de investigação, como forma de desenhar o perfil do jornalista de investigação, bem como de identificar os desafios que a atualidade lhe impõe. Como principais resultados do nosso trabalho, salientamos: a) as representações de jornalistas sobre o jornalismo de investigação revelam-se diversificadas no que diz respeito às suas funções e perfil, e às condições em que investigam; b) as práticas de jornalismo de investigação, em Portugal, são reconhecidas como de grande qualidade e diferem das demais funções do jornalista, ancorando-se em três dimensões: a obtenção de informação, a precisão no tratamento da mesma e a veracidade e confirmação da informação; c) as práticas de jornalismo de investigação, em Portugal, assumem características diferentes daquelas que ocorriam em período anterior ao século XXI, face a constrangimentos económicos e à ditadura do tempo (imediato) disponível para a investigação.Tais conclusões induzem a uma reflexão profunda sobre a prática de jornalismo de investigação e sobre o tempo de investimento, com repercussões para o espaço democrático português.
- The contribution of foreign languages in the development of enterprises: a review of literaturePublication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, SusanaForeign languages have been the subject of research due to their importance as a means of communication. In fact, the competitiveness of companies is, nowadays, influenced in part by the communication resulting from their contact with companies from different countries, which requires a thorough knowledge of the language of these countries. On the other hand, for the success and progression of workers, it is crucial they acquire and develop foreign language skills. In this context, there have been multiple efforts by the European Commission to promote language learning in Europe and worldwide. In fact, over the past few years, several studies have demonstrated the need of companies to value foreign language skills among workers and collaborators. Multilingualism becomes, therefore, increasingly fundamental to the growth of the economic power of companies, and the competence in foreign languages can be the key factor to enter the labour market. Thus, the present study aims to understand the importance of foreign languages in the development of enterprises and their workers. The research question underlying the review of literature is: “What is the perception of companies regarding the importance of foreign languages for their economic progression and for their workers? To answer this research question, a review of the literature was conducted taking into consideration documents, reports and other secondary sources. For the collection of scientific evidence, research was carried out in the following databases: Science Direct from Elsevier; PubMed; B-on; Google Scholar and in the RCAAP portal. We used as descriptors of our search the following terms: industry, foreign language, multilingualism, higher education, employment, enterprise, among others.
- The L1 school subject: assessment of the impact of the common core state standards on primary school textbooks of portuguesePublication . Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Balula, João PauloIn Portugal, the last few years have been marked by continuous and rapid changes in the curriculum guidelines of Portuguese in Elementary Education. As a result of these changes, didactic resources have been produced in order to keep up with the fast developments that have been taking place. Bearing in mind that the lifecycle of textbooks is six years in Portugal, analyzing the impact of the above-mentioned changes on these resources becomes of utmost importance. Thus, this paper aims at examining and discussing the changes that the Common Core State Standards for Portuguese (CCSSP), enacted in August 2012, produce in the adaptation of Primary School textbooks of Portuguese. Six Primary School textbooks of Portuguese, published by four different publishing houses, were analyzed, according to the following criteria: (i) the overall structure of the textbook, its division into units and didactic sequences; (ii) operationalisation of the performance descriptors of the CCSSP in textbooks; (iii) texts within textbooks that are proposed as part of the domain of Literary Education (LE). It is possible to observe that there are minor differences between textbooks that have been adapted to the CCSSP and those non-adapted in terms of the global structure, of the organization of didactic units, of the structure of didactic sequences and of most aspects at a micro level. However, we can note that the CCSSP define the literary corpus to be explored and, given the central role played by the text in textbooks (in which the reading, writing, grammar and speaking tasks depend on the text), the lack of the prescribed texts is difficult to overcome. It is in this light that we will study the real impact of the changes in the curriculum guidelines on the production of didactic resources for mother tongue education and we will also reflect on what truly forms the basis of mother tongue textbooks.