Browsing by Author "Canavarro, Ana Paula"
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- Casos multimédia na formação de professores que ensinam MatemáticaPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Menezes, LuísEste capítulo apresenta um dispositivo de formação assente na utilização de casos multimédia com professores e futuros professores que ensinam Matemática.
- Casos multimédia sobre ensino exploratório da Matemática: do retrato de uma prática à formação de professoresPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Menezes, LuísA tecnologia digital tem sido utilizada, nas últimas décadas, não só no ensino da Matemática mas também em contextos de formação de professores. Esta tem um papel importante, particularmente, ao retratar práticas de sala de aula inovadoras e exigentes como o ensino exploratório, permitindo uma compreensão alargada do que representa e do potencial de tal prática, assim como da complexidade de que esta se reveste. Neste artigo, ancorado no projeto P3M (Oliveira, Canavarro, & Menezes, 2014), damos a conhecer casos multimédia sobre ensino exploratório, em aulas de Matemática, que retiram partido das tecnologias digitais e discutimos as suas potencialidades para a formação de professores.
- Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referênciaPublication . Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana PaulaEste estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifi que e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na análise da prática de ensino de uma professora experiente numa aula do 3.º ciclo. A recolha de dados foi realizada através da observação de aulas, com registo vídeo, análise documental e entrevistas à professora, antes e após a aula. Na prática da professora identifi ca-se um vasto repertório de ações e intenções que se enquadram na perspetiva de ensino exploratório que temos vindo a caracterizar, mas sobressaem também diversas singularidades que devem ser entendidas no contexto em que essa prática ocorre. Verifi ca-se uma forte intencionalidade da professora em apoiar os alunos no estabelecimento de conexões com aprendizagens anteriores e reforçar processos matemáticos transversais, o que baliza as suas ações, em cada fase da aula. A partir deste estudo discutem-se as potencialidades que um quadro sobre o ensino exploratório apresenta para a investigação sobre este tipo de prática e a formação de professores de matemática.
- Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora FernandaPublication . Menezes, Luís; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana PaulaEste estudo surge no enquadrado do projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i) promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula. Os resultados do estudo, interpretativo, mostram que: as ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional, particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de emergentes na aula.
- A FRAMEWORK FOR MATHEMATICS INQUIRY-BASED CLASSROOM PRACTICE: THE CASE OF CÉLIA.Publication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísThis paper has been developed in the context of the research project P3M Professional Practices of Mathematics Teachers. One of its main aims is to propose a framework for mathematics inquiry-based classroom practice, combining theoretical perspectives and the analysis of the teaching practice of experienced teachers that regularly conduct inquiry-based teaching of mathematics – in this paper, we focus on Célia case, a primary teacher teaching a 4th grade class. The framework adopts a four phases model for the lesson structure: 1) Introduction of the task; 2) Development of the task; 3) Discussion of the task; and 4) Systematization of the mathematical learning. For each phase, we describe the actions that the teacher intentionally performs with two main interrelated purposes: to promote the mathematical learning of the students and to manage the students and the class as a whole.
- Inquiry-Based Mathematics Teaching: The Case of CéliaPublication . Menezes, Luís; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana PaulaOver the last decades many perspectives on mathematics teaching have emerged in opposition to the common vision and practice of knowledge transmission. Proposals for the transformation of the school mathematics curriculum are anchored to new approaches to the possibility for students to learn mathematics meaningfully. The ideas of an inquiry-based approach to teaching, in opposition to the transmission model, echo Dewey’s perspectives, where students’ activity is central to the development of the learning process.
- Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professoraPublication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísEste estudo foca-se nas práticas de ensino exploratório da Matemática.É nosso propósitp aprofundar a compreensão dessa prática complexa do ponto de vista dos professores, considerando tanto as suas ações como as intenções que orientam essas ações.
- Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de CéliaPublication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísEste estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação P3M, Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus principais objetivos é a proposta de um quadro de referência para a prática de ensino exploratório da Matemática, combinando perspetivas teóricas e a análise da prática de professores experientes que regularmente conduzem aulas de natureza exploratória – neste artigo centramos-nos no caso de Célia, uma professora de 1.º ciclo a lecionar uma turma de 4.º ano. O quadro adota um modelo de quatro fases para a estrutura aula: 1) Introdução da tarefa; 2) Desenvolvimento da tarefa; 3) Discussão da tarefa, e 4) Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada fase, procuramos descrever as ações que a professora desenvolve com dois principais objetivos: promover a aprendizagem matemática dos alunos e gerir os alunos e a turma. As ações da professora adquirem significado quando entendidas à luz destes dois objetivos, interrelacionados, observando-se que a maioria das ações que executa com o propósito de gestão tem uma enorme importância para conseguir concretizar um ensino exploratório eficaz, na qual os alunos aprendam o que pretende. Sublinha-se também a variedade de papéis que a professora desempenha, destacando a importância da sua condução na fase de sistematização das aprendizagens. O quadro evidencia o carácter multidimensional e relacional do ensino, reconhecidamente complexo no ensino exploratório, sendo as ações da professora, ainda que previstas e planeadas, decorrentes da interpretação que faz do que observa nos alunos no decurso da aula.
- Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de MatemáticaPublication . Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana PaulaO presente estudo realizou-se no contexto de uma disciplina da formação inicial de professores de Matemática, em que foi usado um dispositivo multimédia construído em torno de uma aula com características de ensino exploratório. O seu objetivo é identificar as potencialidades do uso de tal dispositivo para suscitar a compreensão dos futuros professores acerca de práticas de ensino em sala de aula que permitem tornar visível o pensamento matemático dos alunos. A análise de dados incide sobre reflexões escritas sobre o ensino exploratório elaboradas por futuros professores de duas turmas do mestrado em ensino de Matemática, de uma universidade portuguesa. Os resultados evidenciam um reconhecimento, por parte dos futuros professores, de um conjunto fundamental de ações da professora que consubstanciam uma prática que promove a explicitação do pensamento do aluno, a construção conjunta do conhecimento e apoia as interações entre alunos, na discussão em grande grupo. No entanto, algumas dimensões dessa prática estão pouco presentes nos dados, o que é motivo de reflexão para os formadores. Dos recursos presentes no dispositivo, o vídeo sobressai, constituindo um apoio importante para os futuros professores explicitarem e fundamentarem as suas ideias, embora se reconheça também o papel importante de outros recursos digitais que integram o dispositivo multimédia.
- Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3MPublication . Da Ponte, João Pedro; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Moreira, Darlinda; Martinho, Maria Helena; Menezes, Luís; Tomás Ferreira, RosaO projeto P3M tem como objetivo estudar as práticas profissionais na sala de aula de professores de Matemática. Pretende igualmente produzir recursos multimédia para formação inicial e contínua de professores do ensino básico e do ensino secundário. Neste poster apresentamos o projeto, indicando os seus objetivos, quadro conceptual, metodologia de trabalho e resultados preliminares, tanto no que se refere às práticas dos professores como aos materiais produzidos.