Browsing by Author "Cardoso, Ana Paula"
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- Abandono escolar dos estudantes do ensino superior: o caso de um Instituto Superior Politécnico da região centroPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Duarte, João; Cabral, Lídia; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Abrantes, José Luís; Guiné, Raquel
- A abordagem interdisciplinar da Educação Sexual no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoNum mundo em constante mudança, em que a especialização dos saberes é cada vez maior, a interdisciplinaridade surge como uma resposta promissora, na medida em que permite a quebra de fronteiras das disciplinas e a articulação dos saberes, proporcionando ao aluno uma visão mais abrangente dos mesmos. Um dos domínios em que a interdisciplinaridade assume particular relevância, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico é o da Educação Sexual, uma temática multidimensional e abrangente, cujos conteúdos “podem ser interligados, sem artificialidade, com os de Língua Portuguesa, do Estudo do Meio, da Matemática e das Expressões” (Ministério da Educação e Ministério da Saúde, 2000, p. 72). Neste contexto, procurámos averiguar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, no âmbito do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade, abordando de forma interdisciplinar três blocos desta temática: hábitos de higiene, diferenças entre o corpo masculino e o feminino e questões de género. Para a recolha de dados, recorremos à observação naturalista e ao registo de notas de campo, bem como ao inquérito por questionário. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora das mesmas. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, nos vários blocos abordados, com maior destaque no que concerne às diferenças entre o corpo masculino e feminino. De sublinhar também o facto de os alunos se envolverem ativamente nas aprendizagens e demonstrarem curiosidade e interesse em saber mais.
- Action research and teacher training challenges in Polytechnic Higher EducationPublication . Cardoso, Ana PaulaAction research is a methodological approach often used in initial and continuous teacher training courses, namely at polytechnic schools. For this reason we try to inquire: "To what extent is action research a useful methodology in training teachers in polytechnic higher education?" The analysis of one’s own experience of training in two training courses in the Viseu Higher School of Education, which took place from 2001-2006, as well the analysis of final research work developed allow us to conclude, among other aspects, that this methodology has showed to be attractive to many teachers and represents a contribution to a greater openness to change and educational innovation. Not intending to generalize these data beyond the context under analysis, we consider that they suggest the usefulness of action research in teacher training at the level of higher education and thus recommend the use of this methodological strategy.
- Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout ScalePublication . Ferreira, Manuela; Duarte, João; Abrantes, J.L.; Cabral, Lídia Rosário; Guiné, Raquel; Campos, Sofia Margarida; Cardoso, Ana PaulaEnquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.
- Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar IPublication . Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Rocha, João; Figueiredo, MariaEste livro tem como finalidade remeter o/a leitor/a para o substrato académico, mas também multi-institucional, social e cultural resultante das duas primeiras edições do Ciclo de Conferências – Aprender é Coisa Séria. A primeira edição foi realizada em março, abril e maio de 2014, e a segunda em outubro e novembro de 2016, sob a coordenação da Área Disciplinar de Ciências da Educação, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria estreita com o Sindicato dos Professores da Zona Centro. Confrontados com a necessidade de rever os diferentes ângulos de problematização e compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a discussão convocada neste livro aborda uma diversidade de temas e de questões sobre a aprendizagem, os seus múltiplos sentidos e significados e os graus de complexidade que se vão manifestando sob distintos desafios, perceções, racionalidades e práticas do ato de levar a aprender. Não obstante o facto dos/as diferentes autores/as apresentarem conceções e propostas de abordagem do ato de aprender em sala de aula, naturalmente, delimitadas pelos campos disciplinares em que atuam, certo nos parece que, depois de ler este livro, dificilmente nos poderemos alinhar com uma conceção de aprendizagem linear, simplista e definitiva. Pelo contrário, sugere-se, no quadro geral dos textos agora apresentados, que se impõe, cada vez mais, uma alteração paradigmática na forma de conceber, pensar e fazer acontecer a aprendizagem em contexto de sala de aula. Não será, portanto, despiciendo justificar a organização dos textos segundo o critério e, talvez mais importante, a necessidade de explicar e compreender a aprendizagem sob múltiplos ângulos disciplinares, seja em linha com uma abordagem teórica concetual, seja valorizando uma matriz mais prática e operacional. Terá sido por isso, também, que a abordagem ao objeto de estudo das duas primeiras edições do Ciclo de Conferências – Aprender é Coisa Séria a que reporta este livro suscitou um enquadramento abrangente da aprendizagem sob os signos do lúdico, da criatividade, das transgressões, das interações e das sinuosidades associadas aos processos de aprendizagem ocorridos em contexto de sala de aula. Este primeiro livro abre com o artigo de Maria Figueiredo subordinado à temática Investigação e Ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância, onde a autora discorre sobre o enquadramento da formação inicial de professores em Portugal, fazendo sobressair a expectativa de que os futuros professores e educadores desenvolvam uma atitude investigativa, enquanto mote para a introdução de trabalho de investigação em ligação com as práticas de ensino supervisionadas. João Rocha, com o artigo Processos de Supervisão: acompanhamento e avaliação de professores, apresenta-nos um ensaio reflexivo em torno da análise e discussão de situações de docência, analisando as características dos supervisores eficazes, as competências de comunicação, de observação de aulas, e, mais holisticamente, da supervisão propriamente dita. Segue-se o texto Entre Participações Convergentes e Divergentes em Sala de Aula: um ensaio sociológico sobre a interação escola-sociedade-professor-aluno de Henrique Ramalho, onde são discutidas as participações convergentes e divergentes em sala de aula, analisando os seguintes aspetos: i) A experiência e a ação como referências para a (re)interpretação do lugar do aluno em contexto de sala de aula; ii) As sinuosidades do trabalho de sala de aula: entre a participação convergente e mobilização divergente, dirimindo o sentido das convergências e de divergências na relação sociedade-escola e as sinuosidades decorrentes das participações convergentes e divergentes em sala de aula. Ainda do mesmo autor, segue-se o texto O Contrato de Sala de Aula Entre Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: uma análise sociopedagógica, dotado de um cunho teórico concetual, onde se ensaia a discussão da noção de contrato pedagógico e didático em torno dos seguintes aspetos: i) Sentidos e significados do contrato pedagógico e didático; ii) O contrato pedagógico e didático entre transgressões, dialogicidades e (des)continuidades. Numa quinta abordagem, Paulo Eira, com o texto Da Sala de Aula Para o Recreio: a organização de outros espaços para outras aprendizagens, mobiliza o argumento da ludicidade enquanto necessidade do ser humano em qualquer idade, a qual pode ser analisada como diversão e prazer das práticas, por isso, elemento facilitador das aprendizagens das crianças, propondo-se o jogo com uma utilização pedagógica fundamental. A forma inata de aprender. Com o texto de Esperança Ribeiro e de Sara Felizardo, intitulado Aprendizagem Colaborativa, Pedagogia e Interatividade, prossegue-se com uma contextualização da emergência da abordagem pedagógica colaborativa, num quadro pós-moderno de explicação da génese do conhecimento, com referência a um novo paradigma de natureza dialógica e relacional, onde se procura evidenciar os ganhos da aprendizagem colaborativa, sintetizando as condições consideradas essenciais para que a mesma ocorra. Por sua vez, Leandra Cordeiro procura desocultar o lado Por Detrás das Dificuldades de Aprendizagem, cujo argumento principal resulta de saberes cruzados entre o exercício de psicologia clínica e a docência numa abordagem holística que tenta chamar atenção para as dificuldades de aprendizagem, inclusive, as específicas, como espelho ou reflexo de um fenómeno complexo que envolve aspetos socioculturais, pedagógicos, cognitivos e psicodinâmicos. O texto Desafios Atuais para os Professores do Ensino Superior - iniciação científica dos jovens estudantes, de Ana Capelo, convoca-nos para um ensaio teórico versando o desenvolvimento de iniciativas de combate ao insucesso escolar no ensino superior, fundamentando a importância de se envolver os jovens estudantes aspirantes à profissão docente em dinâmicas de investigação. Dulce Melão, com o artigo Criatividade e Leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade envolve-nos numa reflexão focada nos seguintes aspetos: i) criatividade e leitura – conceitos, representações e desvios; ii) “leitura criativa” – dos mundos da literatura (para a infância). Epiloga-se, a propósito, que a criatividade e a leitura, enquanto constructos plurais, exigem permanentes desdobramentos nas práticas educativas, resultando da sua interação e diálogo, aspetos que muito contribuem para repensar o nosso posicionamento na sociedade. Com o texto O Docente que Cria Atividade na Aula de Línguas: cenários criativos, Fátima Susana Amante e Ana Isabel Silva desenvolvem a perspetiva de que é necessário ampliar o espetro de ação, de materiais, recursos e experiências dos docentes para que estes possam criar atividades potenciadoras de aprendizagens mais eficazes, propondo os seguintes alinhamentos: a) sensibilizar a comunidade docente para a importância da criatividade e demonstrar a sua aplicabilidade em contexto didático; b) redimensionar a perspetiva sobre o trabalho criativo particularmente no inglês. Para tal, as autoras apostam em estratégias de desmistificação das conceções de criatividade, de clarificação da intertextualidade como espaço rico em produção de conhecimento e, ainda, de perspetivar a escrita como cenário criativo. Num apelo à Criatividade na Atividade Matemática, Ana Patrícia Martins e Helena Gomes procuram conjugar a natureza de uma ciência como a Matemática com métodos e processos mais abertos e mais criativos, reunindo, para o efeito, ideias da literatura e, simultaneamente, apresentando, também, perspetivas de profissionais que diariamente trabalham com a matemática. Finalmente, com a preocupação de problematizar o ensino e a aprendizagem da história, João Nunes, com o texto A História e o Ensino da História desenvolve uma problematização e abordagem críticas sobre os métodos e as formas de análise e interpretação históricas, bem como as perspetivas e dinâmicas da narrativa que lhes são subjacentes. Alega o autor que não se pretende glorificar o passado. Pretende-se conhecê-lo. Para que isso se materialize é necessário que o historiador o analise, problematize e interprete de forma crítica. Consequentemente, emerge a resposta às seguintes questões: os curricula e programas de história do sistema educativo português do Ensino Básico refletem, efetivamente, este panorama historiográfico? Ou ao invés estão desfasados dele? Eis a nossa proposta de leitura, análise e compreensão sobre o que julgamos ser alguns dos principais desafios colocados aos profissionais que se relacionam de forma mais íntima e comprometida com um qualquer cenário de aprendizagem, na maior parte dos casos circunstanciado em contexto de sala de aula. Na verdade, ainda que implicitamente, é também esse loci a que, vulgarmente, apelidamos de sala de aula, que também aqui está em discussão e reflexão enquanto microssistema pedagógico, social e cultural.
- Are Consumers Aware of Sustainability Aspects Related to Edible Insects? Results from a Study Involving 14 CountriesPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, Sofia De Guiné E; Anjos, Ofélia; Boustani, Nada M.; Chuck-Hernández, Cristina; Sarić, Marijana Matek; Ferreira, Manuela; Costa, Cristina Amaro Da; Bartkiene, Elena; Cardoso, Ana Paula; Tarcea, Monica; Correia, Paula; Campos, Sofia; Papageorgiou, Maria; Camino, Daniel Abarquero; Korzeniowska, Malgorzata; Černelič-Bizjak, Maša; Kruma, Zanda; Damarli, Emel; Ferreira, Vanessa; Djekic, IlijaIn recent years, edible insects have been suggested as an alternative food that is more sustainable compared with other sources of animal protein. However, knowledge about the sustainability aspects associated with this source of food may play a role in convincing consumers to adopt insects as part of their diet. In this context, the present study investigated the level of knowledge about the sustainability of edible insects in a group of people originating from 14 countries, with some naturally entomophagous and others not. To measure the knowledge, 11 items were selected and the scores obtained were tested with statistical tools (t-test for independent samples, analysis of variance—ANOVA) to search for differences according to sociodemographic and socioeconomic characteristics, geographical origin, and consumption habits of edible insects. The obtained results showed that, in general, knowledge is moderate, with the values of the average scores for the 11 items investigated ranging from 0.23 ± 0.99 to 0.66 ± 1.02, on a scale ranging from –2 (=very low knowledge) to 2 (=very high knowledge). The highest scores were found for items relating to the lower use of animal feed and lower emission of greenhouse gases required for the production of insects compared with beef. When investigating the differences between groups of participants, significant differences were generally found, revealing a trend for higher knowledge among males and young adults, for participants residing in urban areas and in countries such as Spain, Mexico, and Poland, and for participants with higher education levels and higher incomes. When testing the influence of consumption variables on the level of knowledge, the results showed a higher knowledge for participants who had already consumed insects or are willing to consume them. Finally, it was observed that higher knowledge was found for participants whose motivation to consume insects related to curiosity, a wish to preserve the planet, the gastronomic characteristics of insects, and their nutritional value. In conclusion, these results clearly indicate a very marked influence of a number of variables on the knowledge about the sustainability of edible insects, and this may be helpful to delineate strategies to effectively raise knowledge and eventually increase the willingness to consider insects as a more sustainable alternative to partially replace other protein foods, even in countries where this is a not a traditional practice.
- Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas.Publication . Cardoso, Ana Paula; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, SusanaIntroduction: Curricular articulation between early childhood education and primary school is a fundamental process concerning the child’s adaptation to school. Primary teachers should establish links with pre-school educators, facilitating the transition between these two levels of education in a harmonious process, and promoting the continuity of the educational process. Objectives: To ascertain the importance and the meaning that teachers of primary school confer to curricular articulation and to know the aspects of the profile of the pupils that are favoured when consulting the individual process, as well as the most frequent initiatives regarding that articulation. Methods: A descriptive and analytical research was conducted, using a questionnaire survey applied to a sample of 45 teachers of the 1st year of primary school in the municipality of Viseu (Portugal). Results: From the data obtained, it is worth mentioning the great importance that teachers attribute to curricular articulation, the privilege conferred by them on how to behave in society (citizenship), the sense of autonomy and the children’s ability to communicate, as well as the teachers’ commitment to carry out a variety of activities and projects, in addition to the celebrations of thematic days and parties. Conclusion: Curricular articulation facilitates the transition between these two levels of education and contributes to an adequate adaptation of the children to the school, thereby promoting school success for all pupils.
- Assessment and creativity stimulus in school contextPublication . Cardoso, Ana Paula; Malheiro, Rogério; Rodrigues, Paula; Felizardo, Sara; Lopes, AnaCreativity is a fundamental aptitude today, with teachers playing an important role in its promotion. So, this study intends to examine to what extent teachers of Visual and Technological Education (EVT) evaluate, objectively, the creative level of their students and which strategies they put into practice, in order to stimulate student creativity. A comparative research of a descriptive-correlational nature was undertaken, comprising a questionnaire to twenty nine 2nd Cycle of Basic Education teachers from the Viseu municipality state schools (Portugal) and the application of the Torrance Test of Creative Thinking to 46 students from two classes at one of the schools. The data reveal that there are no statistically significant differences between the assessment of student creativity obtained by the Torrance Test and the creative level assigned by teachers. We can also verify, with relation to stimulating creativity, that teachers of Visual and Technological Education opt, more frequently, for psychological stimuli and, less frequently, for educational strategies that involve carrying out assignments/research. Educational implications are addressed.
- Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on EducationPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
- As atitudes do professor e a sua participação na mudançaPublication . Cardoso, Ana PaulaNeste artigo relacionamos a receptividade à inovação, entendida como a "atitude que o professor assume perante a inovação", e a inovação pedagógica. De seguida, abordamos as diversas "fases de preocupações" do professor relativamente a uma inovação que se quer implementar, desde a simples tomada de consciência, até à reavaliação/reajustamento, reflectindo sobre as implicações decorrentes desta evolução ao nível das suas atitudes. Concluímos realçando a importância do desenvolvimento de uma crescente abertura à mudança por parte do professor tendo em vista uma transformação significativa do ensino.