CI&DEI - Capítulo em obra nacional, como autor
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- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e
- Contributos da discussão matemática para a aprendizagem dos números racionaisPublication . Alves, Rosa; Menezes, LuísThis paper arises from a study that aims to understand how to perform the learning of rational numbers by 5th grade students when involved in an educational experience that focuses on inquiry based approach to mathematics teaching, given a culture of discussion. The study follows a qualitative and interpretative methodology, taking the first author the teacher role and simultaneously the investigator one. The data collection includes: participant observation, audio recordings of collective discussions, interviews, questionnaires and written productions of students, final test and field notes. The study results show that students adhered to a culture of discussion in mathematics classroom, developing diacussion skills (questioning, answering, explaining, listening, as well as other actions related to the initiation of dialogue or reflection on the what was presented). Furthermore, students generally show to understand the concept of rational number and their representations, transforming them according to specific situations, which facilitates the completion of tasks about to the comparison and sorting, as well as understanding the addition / subtraction algorithm of rational numbers represented by fractions.
- Reflexões sobre o impacto da utilização das TIC nas redes sociais de apoio do indivíduo séniorPublication . Ferreira, Sónia; Veloso, AnaO envelhecimento populacional é uma realidade irrefutável que desafia sociedades, governos, apela por estudos e iniciativas que se foquem no papel que as tecnologias da informação e comunicação podem assumir na promoção de estilos de vida mais ativos para o cidadão sénior. O Projeto SEDUCE 2.0 é um exemplo desses estudos. Para além do desenvolvimento da comunidade social online miOne, visa estudar o impacto da sua utilização nas variáveis da qualidade de vida, do stress percebido e redes de suporte social, dos seniores. O objetivo deste artigo é analisar estudos sobre redes de suporte social já realizados, bem como a sua metodologia, a amostra utilizada, os principais resultados e ainda as limitações e as lacunas encontradas, de forma a fornecer orientações importantes para o Projeto. Optou-se por uma revisão sistemática da literatura, estruturada a partir de publicações originais, datadas de 2010 a 2019 e assente nos conceitos: rede social de apoio, apoio social; solidão, isolamento, tecnologias da informação e comunicação, tecnologias, seniores, idosos, envelhecimento e envelhecimento ativo. Apesar de existirem poucos estudos, naqueles que foram analisados os resultados identificam a necessidade de dar especial atenção à utilização de combinada de métodos quantitativos e qualitativos e à construção da amostra. Os estudos apresentam uma relação positiva entre a utilização das tecnologias e a diminuição do isolamento social e na manutenção e incremento de relações sociais, especialmente com familiares e amigos.
- Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º anoPublication . Menezes, Luís; Alves, RosaEste capítulo é um recorte de uma investigação que procurou estudar a aprendizagem dos números racionais e da capacidade de discutir no quadro de uma experiência de ensino que assenta numa metodologia de ensino exploratório em que a resolução e discussão de tarefas matemáticas são ingredientes fundamentais da aprendizagem. Das 11 tarefas que constituíram a experiência de ensino, que decorreu ao longo de quatro semanas, selecionámos, para este texto, uma que tem na sua base uma situação humorística (“Ao ataque!”), que visa a aprendizagem do tópico “Comparação e ordenação de números racionais”. A investigação, de natureza interpretativa, revela que os alunos podem aprender tópicos matemáticos ao mesmo tempo que aprendem a comunicar e discutir matematicamente. Para além disso, o contexto humorístico da tarefa teve um efeito emotivo, levando os alunos a aderir ao desafio colocado, e um efeito cognitivo quando estes pensam mais demoradamente sobre a situação humorística apresentada.
- Inovação e ambiente: da premência da mudança às exigências da educação ambientalPublication . Cardoso, Ana PaulaA problemática ambiental constitui um dos principais desafios com que a humanidade se depara na atualidade. As transformações de magnitude sem precedentes que afetam o nosso planeta têm levado ao incremento das preocupações com os impactos negativos da ação do Homem na natureza e com a qualidade de vida e bem-estar das populações, em geral. É um assunto que está na ordem do dia, amplamente difundido pelos media e discutido, em fóruns nacionais e internacionais, por investigadores, políticos, responsáveis de organizações não governamentais, ativistas e cidadãos mais atentos. Em geral, em uníssono, têm alertado para a destruição das condições de vida do planeta e para as consequências particularmente gravosas desta situação para as gerações vindouras. Pretende-se com este capítulo prestar uma sincera e merecida homenagem à Professora Doutora Celeste Romualdo Gomes, cuja preocupação e interesse pelas questões ambientais foram notórias no estudo e na investigação que realizou em diversos âmbitos. Salientaria aqui a excelente dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação, intitulada “Educação Ambiental nas escolas do ensino básico e do ensino secundário: conceções e práticas dos professores”, que apresentou à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2008. Partilhando o interesse por esta problemática, o presente capítulo aborda a atualidade e premência das questões do ambiente e dos requisitos educativos para lhe fazer face, em estreita articulação com a compreensão dos desafios da mudança e da inovação, no contexto evolutivo do homem e das sociedades atuais, salientando a relevância da educação ambiental no processo de mudança de atitudes e comportamentos em prol de um desenvolvimento sustentável.
- Perspetivas sobre os Trabalhos Para Casa em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Andreia; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, I.O presente trabalho aborda um estudo que procurou compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico e que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito por questionário e à entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 13 professores do 5.º e 6.º anos de escolaridade do concelho de Viseu e a 369 alunos, na sua grande maioria, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. A entrevista, subsequente a uma atividade experimental como TPC, foi realizada a quatro grupos de alunos de uma turma do 5.º ano. Os resultados revelaram que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos TPC tem origem no manual escolar, em consonância com o que sucede noutras disciplinas. Os profissionais revelaram estar cientes de que os seus alunos estão a perder o entusiasmo e interesse pelos TPC, mas a grande pressão causada pelos programas e até pelos próprios pais, que tendem a avaliar o professor pela quantidade de TPC que solicitam, tem prejudicado o modo, o tipo e a quantidade de TPC que requerem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, apurou-se que realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajudam a estudar, aumentam a curiosidade e melhoram os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquelas que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, através da entrevista, pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional. Como se evidenciou, os discentes preferem TPC em que desempenhem um papel ativo, que façam sentido e impliquem uma maior iniciativa e protagonismo da sua parte, no processo de ensino-aprendizagem.
- Perspetivas sobre o ensino politécnico: contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionaisPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Cardoso, Ana Paula; Santos, Maria João; Campos, Sofia; Paiva, Teresa
- LGP na Educação pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriasPublication . Alves, Sabrina; Silva, Ana IsabelNeste artigo procura-se compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de Educação Pré-escolar (EPE), com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Recorreu-se ao Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) (2009) para descrever o envolvimento de crianças no momento do conto da história O Passeio da D. Rosa (2011). Foram selecionadas três crianças de diferentes faixas etárias de dois grupos. O Passeio da D. Rosa (2011) foi contado em LGP nos dois momentos, apenas no segundo, se recorreu às ilustrações. Apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP, no entanto, em ambos os grupos, atingiram-se níveis de envolvimento elevado no 1.º momento, diminuindo no 2.º momento. A análise da compreensão global da história foi feita a partir de desenhos e reconto oral. Os recontos orais permitiram evidenciar que as crianças de ambos os grupos compreenderam globalmente a história, recorrendo também a vocabulário em LGP.
- Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the FuturePublication . Lúgaro, Carolina; Sá, Maria Helena Araújo; Silva, Ana IsabelLiving in a modern world where linguistic and cultural diversity, enhanced by a host of technologies, are present in people's daily lives, demands skills on multiliteracies, which must incorporate the different languages and cultures and the different forms in which texts appear (Cope & Kalantzis, 2009). For an emancipatory approach to the deaf as critical agents of citizenship, capable of acting and intervening in the different spheres of society, they need to build up skills to deal with multilingualism and multimodality. Language and literacies of the deaf have been widely discussed in the scientific literature in recent decades, from broader studies about reading and language development of the deaf (Domínguez, Pérez, & Alegría, 2014; Goldin-Meadow & Mayberry, 2001; Lederberg, Miller, Easterbrooks, & Connor, 2014; Spencer & Marschark, 2010; Y. Wang & Andrews, 2014; Worsfold, Mahon, Pimperton, Stevenson, & Kennedy, 2018), to those on more specific themes, such as the use of reading strategies (Banner & Wang, 2011; Furlonger, 2016; Schirmer, Bailey, & Lockman, 2004), emergent literacy skills (Easterbrooks, Lederberg, Miller, Bergeron, & McDonald Connor, 2008; Kyle & Harris, 2011; Zupan & Dempsey, 2013), reading comprehension response to complex grammar (Traxler, Corina, Morford, Hafer, & Hoversten, 2013), the impact of new technologies on literacy development (Harris, 2015), and those that focus on how to teach reading to this public (Ducharme & Arcand, 2011; Martins, 2015). Moreover, in recent years, multi/plurilingualism related to the deaf has given rise to research that comes from the multidisciplinary fields of Language Studies, Deaf Studies and Educational Sciences and discuss language issues within a plurilingual1 view, even if they have different approaches and diverse focus and objectives.
- Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19Publication . Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana“Quero acreditar que estaremos fortes para esta luta que vai piorar antes de melhorar.” Estas foram as primeiras palavras de Rodrigo Guedes de Carvalho ao encerrar o telejornal da SIC, a 13 de março de 2020. A agenda dos media firmou-se nos boletins diários das entidades de saúde, em Portugal e no mundo, e nas alterações sociais daí decorrentes. As notícias de outros temas escassearam e o jornalismo centrou-se, por um lado, na comunicação da informação sobre a pandemia; por outro, democratizou a sua função de serviço para o público, ao mesmo tempo que redirecionou a função crítica para a função pedagógica. O jornalista passou também a partilhar os impactos da pandemia na sua própria vida, identi!cando-se como um cidadão, representando em si a realidade de muitos portugueses. Jornalistas de vários telejornais apresentam discursos pautados pela emoção e apontamentos de moralidade, orientando a população para comportamentos sem risco associado para o travar do vírus, tanto no cenário português como no cenário internacional. Parece-nos importante analisar este fenómeno atendendo aos discursos sobre a pandemia COVID-19 nos telejornais portugueses, bem como os seus efeitos na sociedade e no jornalismo, objetivado nos seguintes pontos: a) Que discursos de jornalistas, em território nacional, sobre a pandemia se tornaram notícia; b) Qual o impacto destes fenómenos televisivos para a consciência de pandemia; e c) Qual a perceção do cidadão sobre estas práticas discursivas. Foi aplicado um inquérito por questionário à população portuguesa. Concluiu-se que a disseminação destes discursos é coincidente com o efeito perlocutório pretendido de “!car em casa”. As mesmas práticas discursivas permitiram que o jornalista se distancie da sua função e se assuma como cidadão. Este exercício em direto nos telejornais provocou uma sensação de con!ança e aumentou a perceção acerca da importância pedagógica e democrática do jornalista neste cenário de pandemia.