CI&DEI - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DEI - Capítulo em obra nacional, como autor by Title
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the FuturePublication . Lúgaro, Carolina; Sá, Maria Helena Araújo; Silva, Ana IsabelLiving in a modern world where linguistic and cultural diversity, enhanced by a host of technologies, are present in people's daily lives, demands skills on multiliteracies, which must incorporate the different languages and cultures and the different forms in which texts appear (Cope & Kalantzis, 2009). For an emancipatory approach to the deaf as critical agents of citizenship, capable of acting and intervening in the different spheres of society, they need to build up skills to deal with multilingualism and multimodality. Language and literacies of the deaf have been widely discussed in the scientific literature in recent decades, from broader studies about reading and language development of the deaf (Domínguez, Pérez, & Alegría, 2014; Goldin-Meadow & Mayberry, 2001; Lederberg, Miller, Easterbrooks, & Connor, 2014; Spencer & Marschark, 2010; Y. Wang & Andrews, 2014; Worsfold, Mahon, Pimperton, Stevenson, & Kennedy, 2018), to those on more specific themes, such as the use of reading strategies (Banner & Wang, 2011; Furlonger, 2016; Schirmer, Bailey, & Lockman, 2004), emergent literacy skills (Easterbrooks, Lederberg, Miller, Bergeron, & McDonald Connor, 2008; Kyle & Harris, 2011; Zupan & Dempsey, 2013), reading comprehension response to complex grammar (Traxler, Corina, Morford, Hafer, & Hoversten, 2013), the impact of new technologies on literacy development (Harris, 2015), and those that focus on how to teach reading to this public (Ducharme & Arcand, 2011; Martins, 2015). Moreover, in recent years, multi/plurilingualism related to the deaf has given rise to research that comes from the multidisciplinary fields of Language Studies, Deaf Studies and Educational Sciences and discuss language issues within a plurilingual1 view, even if they have different approaches and diverse focus and objectives.
- Contributos da discussão matemática para a aprendizagem dos números racionaisPublication . Alves, Rosa; Menezes, LuísThis paper arises from a study that aims to understand how to perform the learning of rational numbers by 5th grade students when involved in an educational experience that focuses on inquiry based approach to mathematics teaching, given a culture of discussion. The study follows a qualitative and interpretative methodology, taking the first author the teacher role and simultaneously the investigator one. The data collection includes: participant observation, audio recordings of collective discussions, interviews, questionnaires and written productions of students, final test and field notes. The study results show that students adhered to a culture of discussion in mathematics classroom, developing diacussion skills (questioning, answering, explaining, listening, as well as other actions related to the initiation of dialogue or reflection on the what was presented). Furthermore, students generally show to understand the concept of rational number and their representations, transforming them according to specific situations, which facilitates the completion of tasks about to the comparison and sorting, as well as understanding the addition / subtraction algorithm of rational numbers represented by fractions.
- Contributos do método Montessori à luz do atual enquadramento legislativo da educação inclusiva em Portugal: A intervenção com crianças com perturbação do espectro de autismoPublication . Gomes, Laura; Rodrigues, Ana; Pereira, Sara; Lima, Pâmela; Ribeiro, Esperança JalesSão analisados os contributos do método Montessori para a educação inclusiva e, neste sentido, é averiguada a existência de linhas convergentes com o quadro conceptual da legislação mais atual neste domínio, o Decreto_Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que procura garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de quem aprende. Exploram-se ainda os benefícios do referido método na intervenção socioeducativa orientada para crianças com perturbações do espectro do autismo.
- Desenho no DigitalPublication . Sousa, Catarina Carneiro deHá no desenho contemporâneo uma dimensão digital que não pode ser ignorada. O propósito deste capítulo é pensar, de forma muito breve, alguns dos diferentes processos pelos quais esta dimensão digital se tem manifestado no desenho autónomo. Para isso iremos comparar as diferenças entre a remediação digital de processos tradicionais e processos nativamente digitais. Parece- nos particularmente signi"cativo distingui-los, por um lado, mas também compreender como podem, atualmente, tender para a hibridização.
- Empreendedorismo social em estudantes do ensino superiorPublication . Fernandes, Rosina; Figueiredo Martins, Emília da Conceição; Mendes, Francisco; Sargento, José
- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e
- Formação de pessoas idosas em novas tecnologiasPublication . Murciano Hueso, Alicia; Cardoso, Ana PaulaO prolongamento da vida das pessoas é uma das conquistas mais notáveis do nosso tempo. Portugal e Espanha, tal como outros países europeus, têm vindo a experimentar, nas últimas décadas, as consequências de profundas alterações demográficas e o aumento da esperança de vida, que representam já significativas oportunidades e desafios no desenvolvimento das sociedades do século XXI. A este fenómeno de acentuado envelhecimento, alia-se o desenvolvimento das sociedades de informação, com a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos as áreas. Esta situação complexa implica também mudanças aceleradas em muitos setores da sociedade, que representam um sério desafio para os países em desenvolvimento. Como resposta, a comunidade científica tem vindo a combinar esforços para estudar em profundidade a relação entre as tecnologias e os processos de envelhecimento. Assim, o campo de investigação da educação de adultos e da gerontologia educativa há muito que aborda a necessidade de estudar processos e espaços de aprendizagem adaptados às exigências e características das pessoas idosas, a fim de ultrapassar a brecha digital e assegurar o acesso e uso da tecnologia, com vista a beneficiar das suas vantagens. A seguir, apresentamos duas linhas chave de investigação educacional para países como Portugal e Espanha, que, com uma população envelhecida, enfrentam atualmente desafios e oportunidades semelhantes.
- Inovação e ambiente: da premência da mudança às exigências da educação ambientalPublication . Cardoso, Ana PaulaA problemática ambiental constitui um dos principais desafios com que a humanidade se depara na atualidade. As transformações de magnitude sem precedentes que afetam o nosso planeta têm levado ao incremento das preocupações com os impactos negativos da ação do Homem na natureza e com a qualidade de vida e bem-estar das populações, em geral. É um assunto que está na ordem do dia, amplamente difundido pelos media e discutido, em fóruns nacionais e internacionais, por investigadores, políticos, responsáveis de organizações não governamentais, ativistas e cidadãos mais atentos. Em geral, em uníssono, têm alertado para a destruição das condições de vida do planeta e para as consequências particularmente gravosas desta situação para as gerações vindouras. Pretende-se com este capítulo prestar uma sincera e merecida homenagem à Professora Doutora Celeste Romualdo Gomes, cuja preocupação e interesse pelas questões ambientais foram notórias no estudo e na investigação que realizou em diversos âmbitos. Salientaria aqui a excelente dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação, intitulada “Educação Ambiental nas escolas do ensino básico e do ensino secundário: conceções e práticas dos professores”, que apresentou à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2008. Partilhando o interesse por esta problemática, o presente capítulo aborda a atualidade e premência das questões do ambiente e dos requisitos educativos para lhe fazer face, em estreita articulação com a compreensão dos desafios da mudança e da inovação, no contexto evolutivo do homem e das sociedades atuais, salientando a relevância da educação ambiental no processo de mudança de atitudes e comportamentos em prol de um desenvolvimento sustentável.
- LGP na Educação pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriasPublication . Alves, Sabrina; Silva, Ana IsabelNeste artigo procura-se compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de Educação Pré-escolar (EPE), com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Recorreu-se ao Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) (2009) para descrever o envolvimento de crianças no momento do conto da história O Passeio da D. Rosa (2011). Foram selecionadas três crianças de diferentes faixas etárias de dois grupos. O Passeio da D. Rosa (2011) foi contado em LGP nos dois momentos, apenas no segundo, se recorreu às ilustrações. Apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP, no entanto, em ambos os grupos, atingiram-se níveis de envolvimento elevado no 1.º momento, diminuindo no 2.º momento. A análise da compreensão global da história foi feita a partir de desenhos e reconto oral. Os recontos orais permitiram evidenciar que as crianças de ambos os grupos compreenderam globalmente a história, recorrendo também a vocabulário em LGP.
- Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º anoPublication . Menezes, Luís; Alves, RosaEste capítulo é um recorte de uma investigação que procurou estudar a aprendizagem dos números racionais e da capacidade de discutir no quadro de uma experiência de ensino que assenta numa metodologia de ensino exploratório em que a resolução e discussão de tarefas matemáticas são ingredientes fundamentais da aprendizagem. Das 11 tarefas que constituíram a experiência de ensino, que decorreu ao longo de quatro semanas, selecionámos, para este texto, uma que tem na sua base uma situação humorística (“Ao ataque!”), que visa a aprendizagem do tópico “Comparação e ordenação de números racionais”. A investigação, de natureza interpretativa, revela que os alunos podem aprender tópicos matemáticos ao mesmo tempo que aprendem a comunicar e discutir matematicamente. Para além disso, o contexto humorístico da tarefa teve um efeito emotivo, levando os alunos a aderir ao desafio colocado, e um efeito cognitivo quando estes pensam mais demoradamente sobre a situação humorística apresentada.