Departamento de Ciências da Linguagem (DCL)
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Browsing Departamento de Ciências da Linguagem (DCL) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- O envolvimento das crianças no cantinho da leituraPublication . Bento, Cláudia Patrícia Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.
- A exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pereira, Andreia Filipa Teles; Balula, João Paulo RodriguesO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fizemos uma retrospetiva do que foi o nosso percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo refletido sobre os contextos e as aprendizagens. Tratando-se de contextos distintos – 1.º CEB e EPE – analisamos ambas as experiências, atendendo aos seus aspetos em comum e às suas discrepâncias, levando-nos à construção de conhecimento. A segunda parte do trabalho agrega o estudo empírico. O contexto Jardim de Infância e o contexto familiar, que visam o bem-estar da criança, entrelaçaram-se de forma benéfica. Deste modo, este estudo foca-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Ao ampliarmos o nosso conhecimento, demos conta que o álbum tem sido alvo de estudo crescente e as suas caraterísticas são basilares no que respeita à motivação das crianças para a leitura. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo caso, agregando várias etapas. A primeira foi a realização do inquérito por questionário aos familiares das crianças, com o objetivo de compreendermos quais as práticas de leitura em contexto familiar e o seu envolvimento no contexto Jardim de Infância, no que respeita à leitura. Numa segunda etapa, os familiares foram convidados a participar num novo momento da rotina, que consistia na exploração didática de álbuns narrativos. Através dos registos em diário de bordo e numa grelha de observação, percecionámos quais as estratégias de compreensão da leitura utilizadas pelos familiares. A introdução do momento da “caixa da imaginação” contribuiu para o conhecimento de álbuns narrativos e, através destes, fomentou-se a motivação para a leitura, a ligação Jardim de Infância-família em práticas de leitura e a criação de laços afetivos.
- A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridadePublication . Correia, Ana Rita Nunes; Fidalgo, Susana; Lopes, Ana Maria CostaO presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.
- Prática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo de casoPublication . Henriques, Ana Catarina Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Susana, AmanteA Educação Literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tem assumido progressiva importância, devido ao seu elevado contributo para o desenvolvimento das crianças ao nível cognitivo, social, afetivo e emocional. A literatura pode desempenhar um papel central na formação de caráter e de identidade patrimonial, inserida num contexto de veiculação de tradições e valores, contribuindo, assim, para a melhoria de competências de literacia e, concomitantemente, para o desenvolvimento integral do sujeito, que se quer um cidadão questionador, autónomo e participativo numa história coletiva. A pertinência do estudo da literatura tradicional oral no 1.º CEB não está apenas ao serviço da aquisição de uma competência linguística suficientemente sólida por parte do aprendente, mas visa também a conformidade a normas sociais e culturais, que regem os usos linguísticos (competências pragmáticas e sociolinguísticas), para uma efetiva competência comunicativa. Com este relatório, pretendemos dar a conhecer alguns resultados de um projeto desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, no qual se proporcionaram momentos de contacto com a literatura tradicional oral, aferindo as potencialidades do seu uso didático, nomeadamente no que diz respeito à abordagem de questões de identidade/alteridade (diversidade linguística e cultural). O plano de trabalhos centrou-se na implementação de intervenções didáticas com uma turma do 2.º ano de uma escola do 1.º CEB de Viseu. Desta intervenção resultou um e-book, construído coletivamente no contexto da Pática de Ensino Supervisionada, com as recolhas de textos de Literatura Tradicional Oral efetuadas pelos alunos. Neste relatório pretende-se refletir sobre alguns dos resultados obtidos. Em suma, as implementações e intervenções familiares contribuíram para o cumprimento dos objetivos: abordagem à Literatura Tradicional Oral e o envolvimento familiar.
- Prática de ensino supervisionada e aquisição/aprendizagem de português língua não maternaPublication . Gomes, Lianna Vieira; Matos, Isabel Aires deO presente relatório final de estágio abrange duas vertentes e foi desenvolvido no âmbito da unidade de prática de ensino supervisionado que integra o plano de Estudos do Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do º Ciclo do Ensino Básico
- Prática de ensino supervisionada e o contributo dos contos tradicionais para a formação de leitores no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soares, Diana Gomes; Balula, João Paulo Rodrigues; Melão, DulceNa primeira parte do trabalho refletimos criticamente sobre as práticas em contexto e consecutivamente realizamos uma caraterização dos dois contextos (Pré-Escolar e 1.º CEB). Na segunda parte do trabalho, através da revisão da literatura realizada, pudemos inferir que o conto tradicional tem vindo a alcançar um papel cada vez mais importante na nossa sociedade, dada a sua relevância para o desenvolvimento harmonioso da criança, podendo ser encarado enquanto ferramenta imprescindível para os Educadores de Infância e para os Professores do 1º CEB. Ter mais conhecimentos sobre o tema possibilitou-nos traçar o plano de investigação que achámos mais oportuno. Para este estudo considerou-se adequada a utilização de uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O nosso estudo empírico contemplou várias etapas. Em primeiro lugar, foi aplicado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, com o intuito de compreender como podem contribuir para a mobilização dos contos tradicionais. Em segundo lugar, realizámos um inquérito por entrevista à professora titular da turma para indagar a forma como o professor utiliza os contos tradicionais na sala de aula e que estratégias de desenvolvimento de compreensão da leitura mobiliza. Adicionalmente a nossa intervenção didática possibilitou a operacionalização de um conjunto de atividades interligadas e associadas ao conto tradicional, para o explorar da forma que achámos mais ajustada ao grupo, no intuito de compreendermos qual o contributo dos contos tradicionais para formação de leitores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base na análise dos dados recolhidos, podemos afirmar que os encarregados de educação apoiam e ajudam os seus educados no que respeita à leitura. A docente, por seu turno, atribui relevância à utilização de contos tradicionais, afirmando utilizá-los com frequência na sua prática educativa e indicando que desenvolve os alunos intelectualmente.
- Prática de ensino supervisionada e participação da família em atividades de literatura para a infânciaPublication . Lourenço, Ana Rita; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana IsabelO presente relatório final de estágio tem como objetivo refletir sobre as práticas e percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento está dividido em duas grandes partes. A primeira apresenta uma apreciação crítica do percurso realizado nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III. A segunda remete o leitor para o trabalho de investigação relacionado com a literatura para a infância em contexto de Educação Pré-Escolar, onde se pretende analisar os níveis de envolvimento que as crianças apresentam quando são os seus familiares a dinamizar atividades ligadas à literatura para a infância. Estas duas componentes tornam-se essenciais para a compreensão e formação da profissionalização, enquanto profissionais de educação. As práticas desenvolvidas, bem como a investigação realizada ao longo do mestrado, possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à intervenção pedagógica. A investigação realizada foi desenvolvida com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar (EPE), num jardim de infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na instituição, foi possível recolher todos os dados e informações essenciais para o desenrolar da investigação. De forma a contextualizar a investigação, foi necessário recorrer a vários autores que focam as suas investigações na temática. A investigadora centrou o seu estudo no objetivo de compreender a relação existente entre a literacia e a participação dos familiares no processo de desenvolvimento das crianças, através do indicador de envolvimento. A par desta, a investigação dirige o leitor para a compreensão da importância das atividades realizadas pelos familiares em contexto educativo, tendo a possibilidade de analisar o nível de envolvimento presente nas atividades realizadas, através de uma grelha de observação adaptada do manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Nos momentos de observação, no decorrer da investigação, recorremos à observação direta, registando o nível de envolvimento das crianças. Os resultados da investigação prendem-se com a relevância do ato de contar histórias e o modo como o adulto interage e impulsiona o grupo de crianças a aderir às suas sugestões.
- Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Daniela Filipa Pereira; Balula, João Paulo Rodrigues; Melão, DulceResumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
- Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolarPublication . Casteluche, Valéria Antonieta Martinez; Lopes, Susana Cristina Santos Fidalgo Fonseca Moura; Lopes, Ana Maria CostaO presente estudo teve como principal finalidade explorar a temática da supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas a dois grupos de crianças de 4 e 5 anos, num jardim-escola de Viseu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas de ambos os grupos, bem como das principais estratégias utilizadas quanto ao ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária, para assim definir, na ausência de práticas pedagógicas supervisivas a este nível de ensino, possíveis linhas orientadoras que possam vir a ajudar os professores de Inglês no que respeita ao ensino precoce desta língua em contextos pré-escolares.