ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais"
A mostrar 1 - 10 de 17
Resultados por página
Opções de ordenação
- A autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residêncialPublication . Rodrigues, Cláudia Claro; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaAtualmente entendida como a capacidade de controlar a própria vida, a autonomia assinala a transição para a vida adulta. Contudo, para os jovens acolhidos em instituição, esta etapa caracteriza-se pela ausência de preparação prática e de uma rede de suporte social durante a transição para a vida independente (Calheiros et al., 2013). Com o intuito de estudar a autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residencial, participaram na investigação 28 jovens adultos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, dos quais 14 são provenientes de acolhimento residencial. Foram utilizadas medidas descritivas para analisar as variáveis sociodemográficas (idade, género, agregado familiar, situação académica/profissional) e institucionais (institucionalização, saída da instituição). O Questionário de Autonomia nos Adolescentes (Noom, 1999; adaptado por Graça, Calheiros & Martins, 2010) e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999) foram os instrumentos usados, tendo sido efetuada a análise estatística através do SPSS (Satistical Package for Social Sciences), versão 23. A análise inferencial permitiu concluir que: 1) existem diferenças significativas, ao nível da autonomia, entre jovens adultos provenientes de acolhimento e jovens nunca acolhidos, sendo este último grupo quem apresentou valor de média mais elevado; 2) não se verificaram diferenças significativas na autonomia, em função do género; 3) não existem correlações significativas entre a autonomia de vida e o suporte social. Estas conclusões remetem para a necessidade de aprofundar estas questões, por forma a planificar um processo de autonomização sustentado, através da fomentação da rede de suporte social.
- Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarPublication . Martins, Maria de Fátima Teixeira; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.
- A importância da fidelização dos clientes no comércio a retalho : estudo aplicado ao grupo Hiper Real - EuronicsPublication . Velhuco, Joaquim Bernardo Manjôa; Antunes, Joaquim GonçalvesAs alterações verificadas no comércio e em especial no comércio a retalho vieram alterar a forma dos clientes se relacionarem com as empresas. Deste modo é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa estudada. A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes tanto no aspeto relacional como na fidelização destes. Neste contexto foi realizado um estudo de uma empresa de comércio de retalho com o objetivo de analisar a forma e os meios que a empresa utiliza para se relacionar com os clientes. Foram verificados cento e oitenta e oito inquéritos a clientes da referida empresa em que os resultados apontam para um número equilibrado de respostas quanto ao género e um registo etário médio de inquiridos com idades superiores aos trinta e um anos. Constatou-se ainda que, pelos resultados obtidos o nível de satisfação ≠ fidelização dos clientes é elevada
- A importância da publicidade emocional no marketingPublication . Lopes, Marisa Carolina da Cruz Ferreira; Oliveira, Ana MariaO uso do apelo emocional é um recurso muito utilizado na publicidade, com o objetivo de criar estímulos que provoquem uma reação emocional no recetor. Apesar de possuirmos um sistema racional e um emocional está provado que o emocional prevalece sempre sobre o outro no que toca a decisões. Este estudo, para além de se basear na publicidade emocional, também recai sobre a utilização das redes sociais e o fenómeno do marketing viral como espelho da reação aos diferentes tipos de publicidade, sobretudo à publicidade emocional. Para uma análise mais detalhada destes conceitos, foram escolhidas publicidades de quatro agências de seguros, de forma a analisar o discurso publicitário. O projeto permitiu observar quais as agências de seguros que utilizam redes sociais, como o Facebook, e sites de partilha, como o Youtube, para a divulgação de conteúdo publicitário. Com a análise qualitativa, foi-nos possível inferir que a publicidade emocional tem um poder maior que a publicidade não emocional, sendo o apelo emocional uma estratégia de grande relevância para a publicidade. Verificou-se também a importância do papel dos utilizadores na propagação de vídeos, tornando-os consequentemente em vídeos virais devido ao número de visualizações alcançado.
- Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portuguesesPublication . Gonçalves, Diana Raquel Azevedo; Fernandes, Rosina; Mendes, FranciscoA literatura existente acerca da institucionalização de crianças e jovens vítimas de maus-tratos apresenta vários aspetos a ter em conta no que concerne às consequências da mesma, focando tanto aspetos mais positivos e favoráveis à sua implementação como negativos. Com o intuito de contribuirmos para o conhecimento científico desta área de investigação, analisámos a qualidade de vida de 51 crianças e jovens, 24 das quais institucionalizadas em LIJ´s, em função de variáveis sociodemográficas (idade, género e tipo de ensino frequentado) e institucionais (institucionalização, tempo e motivo de acolhimento), recorrendo ao instrumento Kid-KINDL, versão portuguesa, 8-12 anos (Ferreira, Almeida, Pisco & Cavalheiro, 2006). Verificam-se diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida entre o grupo de crianças institucionalizadas e o das não institucionalizadas apenas na dimensão do bem-estar físico, sendo o primeiro grupo quem apresentou valor de média mais elevado. Também se constataram diferenças significativas em função do tempo de acolhimento, nas dimensões amigos e score global da qualidade de vida, sendo as crianças institucionalizadas há menos de 12 meses quem apresentou melhores índices. A idade, o género, o tipo de escola e o tipo de maus tratos (nomeadamente, a negligência e a exposição a comportamentos desviantes) não se revelaram significativas neste âmbito. O estudo aponta a necessidade de aprofundamento na investigação destas questões em próximos trabalhos, por forma a potenciar o desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito do acolhimento de crianças e jovens em risco/perigo.
- Manual de Apoio à Empregabilidade: Transição para o Mercado de Trabalho na Área SocialPublication . Figueiredo Martins, Emília da Conceição; Jales Ribeiro, Esperança; Mendes, Francisco; Sargento, José; Gomes, Laura; Fernandes, Rosina; Felizardo, Sara; Silva, VeraO Manual de Apoio à Empregabilidade: Transição para o Mercado de Trabalho na Área Social foi idealizado como um recurso de orientação prática, sobretudo, direcionado a estudantes e recém-diplomados da área. Surge na continuidade do primeiro manual (Martins et al., 2023), reforçando o apoio ao estudante/diplomado, oferecido pelo Gabinete de Promoção da Empregabilidade do Diplomado em Intervenção Socioeducativa (GAPE-DIS) da ESEV. Disponibiliza ferramentas para enfrentar os desafios iniciais do mercado de trabalho, bem como a atualização e reconversão laboral, no exercício da profissão. Reúne informação relevante e apresenta estratégias práticas, com o objetivo de incentivar a ação, proatividade e inovação, individuais, nomeadamente sobre: procura ativa/adaptação às rotinas de emprego e empreendedorismo.
- Metodologia: para a utilização da Aprendizagem com Base na Comunidade como ferramenta para a Cidadania Intergeracional na preparação dos estudantes do ensino superior para um mundo em envelhecimentoPublication . Magalhães, Cátia; Carvalho, Jessica; Portugal, Joana; Araújo, Lia; Pérez Enríquez, Maria; Amante, Maria João; Abal-Buceta, Santiago; Fonseca, Susana; IPV
- A obra de arte em Educação Visual e Tecnológica : um contributo para a valorização de diferentes formas de linguagemPublication . Simões, Manuel António Magalhães; Gomes, António Ferreira; Calheiros, LuísEste trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar o modo como os docentes do ensino básico e secundário, de vários grupos disciplinares, perspetivam a educação pela arte nas disciplinas que lecionam e o seu contributo para a valorização de diferentes formas de linguagem. O nosso enquadramento teórico apresenta os pressupostos da educação pela arte, na perspetiva de diferentes pensadores, bem como uma visão histórica relativamente à temática em questão, centrada fundamentalmente no caso português. A investigação teve por base uma metodologia científica que permitiu a recolha e a análise dos dados de forma a garantir que os resultados e as conclusões possam contribuir para uma maior sensibilização dos docentes para o tema em questão e, por conseguinte, para a melhoria do processo de ensino. Os resultados deste estudo permitiram concluir que os docentes reconhecem a importância da educação pela arte, embora nem sempre a prática letiva seja reflexo disso.
- “Opressão, resgate e identidade em ‘Tempo de ser ovo, ovo de ser tempo’ de Corsino Fortes”.Publication . Rocha Relvas, Susana; Naia Sardo, Anabela Oliveira da; Bellizzi Carneiro, Fabianna; Borges Filho, OzírisA combinação entre história e literatura enfatiza a natureza simbólica e subversiva das narrativas literárias. Contar as suas estórias através da representação literária, é contribuir para a história da identidade africana, das literaturas lusófonas e das literaturas mundo. A poética de Corsino espelha um polisistema intercontinental formado por literaturas e culturas historicamente ligadas, de natureza híbrida, com inter-relações hierárquicas (periféricas e centrais), espaços geográficos e simbólicos onde representações e práticas culturais têm lugar. Os seus versos espelham uma dialética entre as cartografias continental e insular, passando pela diáspora e pela transição da condição de subalternidade em tempo colonial, para a reconstrução da identidade cabo-verdiana no período pós-colonial.
- O papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de ViseuPublication . Pinto, Patrícia Alexandra Oliveira; Matias, Ana Mafalda; Barros, Teresa Antas deNo contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais, concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias planeadas, que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis. A par do crescimento das cidades, que acentua a competitividade entre as mesmas, é também urgente atentar e analisar o fenómeno que se assiste em territórios menos urbanizados, como é o caso do interior de Portugal. As assimetrias encontradas entre os territórios da faixa litoral e do interior do país, acentuam a necessidade de repensar os últimos. A cidade de Viseu situa-se no coração de Portugal, sentindo por isso as fragilidades do interior do país, no que à perda de população e atratividade dizem respeito. O presente estudo procura abordar e evidenciar fatores de diferenciação, identificando práticas inteligentes na cidade de Viseu. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, pretendendo-se apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico, que contrarie as fragilidades, acrescente valor, aumente a atratividade e contribua para a fixação de públicos e agentes. Numa estreita relação a médio e longo prazo, entre o marketing territorial e as cidades inteligentes, o estudo pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de estratégias inteligentes.
