ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residêncialPublication . Rodrigues, Cláudia Claro; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaAtualmente entendida como a capacidade de controlar a própria vida, a autonomia assinala a transição para a vida adulta. Contudo, para os jovens acolhidos em instituição, esta etapa caracteriza-se pela ausência de preparação prática e de uma rede de suporte social durante a transição para a vida independente (Calheiros et al., 2013). Com o intuito de estudar a autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residencial, participaram na investigação 28 jovens adultos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, dos quais 14 são provenientes de acolhimento residencial. Foram utilizadas medidas descritivas para analisar as variáveis sociodemográficas (idade, género, agregado familiar, situação académica/profissional) e institucionais (institucionalização, saída da instituição). O Questionário de Autonomia nos Adolescentes (Noom, 1999; adaptado por Graça, Calheiros & Martins, 2010) e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999) foram os instrumentos usados, tendo sido efetuada a análise estatística através do SPSS (Satistical Package for Social Sciences), versão 23. A análise inferencial permitiu concluir que: 1) existem diferenças significativas, ao nível da autonomia, entre jovens adultos provenientes de acolhimento e jovens nunca acolhidos, sendo este último grupo quem apresentou valor de média mais elevado; 2) não se verificaram diferenças significativas na autonomia, em função do género; 3) não existem correlações significativas entre a autonomia de vida e o suporte social. Estas conclusões remetem para a necessidade de aprofundar estas questões, por forma a planificar um processo de autonomização sustentado, através da fomentação da rede de suporte social.
- Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarPublication . Martins, Maria de Fátima Teixeira; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.
- A importância da fidelização dos clientes no comércio a retalho : estudo aplicado ao grupo Hiper Real - EuronicsPublication . Velhuco, Joaquim Bernardo Manjôa; Antunes, Joaquim GonçalvesAs alterações verificadas no comércio e em especial no comércio a retalho vieram alterar a forma dos clientes se relacionarem com as empresas. Deste modo é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa estudada. A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes tanto no aspeto relacional como na fidelização destes. Neste contexto foi realizado um estudo de uma empresa de comércio de retalho com o objetivo de analisar a forma e os meios que a empresa utiliza para se relacionar com os clientes. Foram verificados cento e oitenta e oito inquéritos a clientes da referida empresa em que os resultados apontam para um número equilibrado de respostas quanto ao género e um registo etário médio de inquiridos com idades superiores aos trinta e um anos. Constatou-se ainda que, pelos resultados obtidos o nível de satisfação ≠ fidelização dos clientes é elevada
- A importância da publicidade emocional no marketingPublication . Lopes, Marisa Carolina da Cruz Ferreira; Oliveira, Ana MariaO uso do apelo emocional é um recurso muito utilizado na publicidade, com o objetivo de criar estímulos que provoquem uma reação emocional no recetor. Apesar de possuirmos um sistema racional e um emocional está provado que o emocional prevalece sempre sobre o outro no que toca a decisões. Este estudo, para além de se basear na publicidade emocional, também recai sobre a utilização das redes sociais e o fenómeno do marketing viral como espelho da reação aos diferentes tipos de publicidade, sobretudo à publicidade emocional. Para uma análise mais detalhada destes conceitos, foram escolhidas publicidades de quatro agências de seguros, de forma a analisar o discurso publicitário. O projeto permitiu observar quais as agências de seguros que utilizam redes sociais, como o Facebook, e sites de partilha, como o Youtube, para a divulgação de conteúdo publicitário. Com a análise qualitativa, foi-nos possível inferir que a publicidade emocional tem um poder maior que a publicidade não emocional, sendo o apelo emocional uma estratégia de grande relevância para a publicidade. Verificou-se também a importância do papel dos utilizadores na propagação de vídeos, tornando-os consequentemente em vídeos virais devido ao número de visualizações alcançado.
- Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portuguesesPublication . Gonçalves, Diana Raquel Azevedo; Fernandes, Rosina; Mendes, FranciscoA literatura existente acerca da institucionalização de crianças e jovens vítimas de maus-tratos apresenta vários aspetos a ter em conta no que concerne às consequências da mesma, focando tanto aspetos mais positivos e favoráveis à sua implementação como negativos. Com o intuito de contribuirmos para o conhecimento científico desta área de investigação, analisámos a qualidade de vida de 51 crianças e jovens, 24 das quais institucionalizadas em LIJ´s, em função de variáveis sociodemográficas (idade, género e tipo de ensino frequentado) e institucionais (institucionalização, tempo e motivo de acolhimento), recorrendo ao instrumento Kid-KINDL, versão portuguesa, 8-12 anos (Ferreira, Almeida, Pisco & Cavalheiro, 2006). Verificam-se diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida entre o grupo de crianças institucionalizadas e o das não institucionalizadas apenas na dimensão do bem-estar físico, sendo o primeiro grupo quem apresentou valor de média mais elevado. Também se constataram diferenças significativas em função do tempo de acolhimento, nas dimensões amigos e score global da qualidade de vida, sendo as crianças institucionalizadas há menos de 12 meses quem apresentou melhores índices. A idade, o género, o tipo de escola e o tipo de maus tratos (nomeadamente, a negligência e a exposição a comportamentos desviantes) não se revelaram significativas neste âmbito. O estudo aponta a necessidade de aprofundamento na investigação destas questões em próximos trabalhos, por forma a potenciar o desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito do acolhimento de crianças e jovens em risco/perigo.
- A obra de arte em Educação Visual e Tecnológica : um contributo para a valorização de diferentes formas de linguagemPublication . Simões, Manuel António Magalhães; Gomes, António Ferreira; Calheiros, LuísEste trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar o modo como os docentes do ensino básico e secundário, de vários grupos disciplinares, perspetivam a educação pela arte nas disciplinas que lecionam e o seu contributo para a valorização de diferentes formas de linguagem. O nosso enquadramento teórico apresenta os pressupostos da educação pela arte, na perspetiva de diferentes pensadores, bem como uma visão histórica relativamente à temática em questão, centrada fundamentalmente no caso português. A investigação teve por base uma metodologia científica que permitiu a recolha e a análise dos dados de forma a garantir que os resultados e as conclusões possam contribuir para uma maior sensibilização dos docentes para o tema em questão e, por conseguinte, para a melhoria do processo de ensino. Os resultados deste estudo permitiram concluir que os docentes reconhecem a importância da educação pela arte, embora nem sempre a prática letiva seja reflexo disso.
- O papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de ViseuPublication . Pinto, Patrícia Alexandra Oliveira; Matias, Ana Mafalda; Barros, Teresa Antas deNo contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais, concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias planeadas, que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis. A par do crescimento das cidades, que acentua a competitividade entre as mesmas, é também urgente atentar e analisar o fenómeno que se assiste em territórios menos urbanizados, como é o caso do interior de Portugal. As assimetrias encontradas entre os territórios da faixa litoral e do interior do país, acentuam a necessidade de repensar os últimos. A cidade de Viseu situa-se no coração de Portugal, sentindo por isso as fragilidades do interior do país, no que à perda de população e atratividade dizem respeito. O presente estudo procura abordar e evidenciar fatores de diferenciação, identificando práticas inteligentes na cidade de Viseu. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, pretendendo-se apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico, que contrarie as fragilidades, acrescente valor, aumente a atratividade e contribua para a fixação de públicos e agentes. Numa estreita relação a médio e longo prazo, entre o marketing territorial e as cidades inteligentes, o estudo pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de estratégias inteligentes.
- Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitoresPublication . Oliveira, Liliana Gomes; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaA autonomia traduz-se numa habilidade relacional cujo desenvolvimento ocorre ao longo de toda a vida sendo influenciada por variáveis individuais, contextuais e familiares diversas (Barbosa & Wagner, 2015). O estudo apresentado procura compreender a autonomia, percecionada por 42 adolescentes/jovens e por 66 monitores/animadores, e o contributo da participação em Colónias de Férias neste âmbito, atendendo a variáveis sociodemográficas e institucionais. A amostra de adolescentes/jovens foi sobretudo do litoral (69%), género feminino (76.2%) e 68.8% que ainda se encontravam institucionalizados. Quanto aos monitores, a maioria era do litoral (77.3%), encontrava-se a trabalhar (84.8%), 63.6% do género masculino e apresentava idade média de 28 anos. Foi aplicado aos adolescentes o Questionário de Autonomia dos Adolescentes e um instrumento construído especificamente para o estudo aos monitores. Recorreu-se ao SPSS IBM 23 para a análise de dados. Relativamente à autonomia dos adolescentes/jovens percecionada pelos próprios verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre: 1) rapazes (melhores resultados) e raparigas na independência e autonomia cognitiva; 2) grupos etários (13-17 vs. 18-24) na auto-determinação (resultados superiores dos 13 aos 17); 3) os que residiam ainda em instituição ou não (médias mais elevadas) na independência; 4) e adolescentes e jovens institucionalizados (resultados mais favoráveis) e não institucionalizados na auto-determinação e autonomia total. Em relação à contribuição das Colónias de Férias para a autonomia dos adolescentes e jovens, percecionada pelos próprios e pelos monitores/animadores, não se verificaram resultados estatisticamente significativos. Será fundamental continuar a explorar estas questões inerentes à compreensão da autonomia, nomeadamente atendendo a variáveis de natureza diversa, incluindo aspetos pessoais e contextuais.
- A prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadoresPublication . Melo, Isabel Maria Alcântara de; Amante, Maria JoãoEste relatório final de estágio foi realizado na reta final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico enquadrando-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante três semestres. Numa primeira abordagem, pretendemos analisar e caracterizar as nossas práticas desenvolvidas e contextualizadas nos dois níveis de ensino. Na realização das planificações e práticas pedagógicas estivemos sempre atentas à heterogeneidade das crianças, quanto às suas idades, ritmos de trabalho e de aprendizagem e claro, ao currículo. Para além disso, e como hoje em dia não se pode dissociar nessas mesmas práticas pedagógicas a diversidade cultural, na segunda parte deste relatório realizámos o estudo empírico que tem por base essa temática na Educação Pré-escolar. Acreditamos que o papel dos Educadores é crucial na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença. Defendemos que os mesmos devem dar a conhecer e valorizar outras culturas, definindo estratégias pedagógicas para ultrapassar os estereótipos que frequentemente surgem perante o desconhecido ou seja, desenvolver uma pedagogia intercultural. Para o referido estudo, utilizámos uma metodologia qualitativa tendo sido selecionado um grupo de dez Educadoras das quais cinco a exercer em Viseu e cinco no Porto. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas estruturadas. Após a análise de conteúdos, constatámos que as Educadoras reconhecem a importância de trabalhar a diversidade cultural e consideram que a formação específica em Educação intercultural quer inicial quer contínua, é crucial. Por outro lado, os resultados sugerem que as educadoras não estão bem cientes do que é Educação intercultural e quais os seus objetivos, nem elucidadas sobre a diferença que esta abordagem poderá fazer na formação pessoal e social de todas as crianças.
- Práticas supervisionadas de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, inclusão e participação dos pais na escolaPublication . Silva, Catarina Filipa Ferreira da; Felizardo, SaraInserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, surge a elaboração do presente Relatório Final de Estágio, que tem como principal enfoque refletir e evidenciar a importância do percurso realizado ao longo de todas as práticas de ensino supervisionadas, bem como o projeto de investigação em si, diretamente relacionado com a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como a importância da relação de cooperação entre os pais e a comunidade escolar, para o sucesso e aprendizagem destas crianças. Este Relatório é constituído por duas grandes partes, sendo a primeira referente à análise das práticas em contextos, refletindo sobre as aprendizagens adquiridas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II e III, tendo decorrido na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Na segunda parte do mesmo, é apresentado o projeto de investigação sobre a participação dos pais na escola, no quadro da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, sendo analisadas as perceções dos pais e professores. Para o efeito, definimos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções dos pais e dos professores sobre o processo de inclusão e seus obstáculos; ii) averiguar quais as formas de intervenção de pais e professores para melhorar a inclusão das crianças; iii) analisar as estratégias de envolvimento parental na escola dos pais de crianças com e sem NEE. Quanto à metodologia trata-se de um estudo de cariz qualitativo, exploratório e de carácter descritivo. Para a prossecução da investigação, realizaram-se quatro guiões de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos intervenientes do processo educativo, num total de 11 entrevistados. Após a realização do estudo, os resultados obtidos sugerem a prevalência de áreas de intervenção, como as áreas académicas, as específicas (braille, orientação e mobilidade, entre outras), a autonomia e as AVD (Atividades da Vida Diária), sendo fundamentais para as crianças. No que diz respeito às áreas de maior dificuldade das crianças com NEE, verificámos consistência nos resultados relativamente à área da autonomia, porque, além de ser considerada uma área de intervenção a ser valorizada, esta é também uma área onde as crianças revelam maiores dificuldades. No que diz respeito aos obstáculos, são assinalados os fracos recursos humanos e materiais, o que dificulta a inclusão destas crianças na sua plenitude. No que concerne ao envolvimento parental, verificamos que os relatos ressaltam a articulação entre pais (de crianças com e sem NEE) e professores (do Ensino Regular e de Educação Especial) e a não existência de diferenças no acompanhamento educativo entre pais de crianças com NEE e os pais de crianças sem NEE. Quanto aos fatores implicados no envolvimento parental, os entrevistados referem as características sociodemográficas dos pais, bem como as necessidades específicas das crianças.