CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
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Browsing CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residêncialPublication . Rodrigues, Cláudia Claro; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaAtualmente entendida como a capacidade de controlar a própria vida, a autonomia assinala a transição para a vida adulta. Contudo, para os jovens acolhidos em instituição, esta etapa caracteriza-se pela ausência de preparação prática e de uma rede de suporte social durante a transição para a vida independente (Calheiros et al., 2013). Com o intuito de estudar a autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residencial, participaram na investigação 28 jovens adultos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, dos quais 14 são provenientes de acolhimento residencial. Foram utilizadas medidas descritivas para analisar as variáveis sociodemográficas (idade, género, agregado familiar, situação académica/profissional) e institucionais (institucionalização, saída da instituição). O Questionário de Autonomia nos Adolescentes (Noom, 1999; adaptado por Graça, Calheiros & Martins, 2010) e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999) foram os instrumentos usados, tendo sido efetuada a análise estatística através do SPSS (Satistical Package for Social Sciences), versão 23. A análise inferencial permitiu concluir que: 1) existem diferenças significativas, ao nível da autonomia, entre jovens adultos provenientes de acolhimento e jovens nunca acolhidos, sendo este último grupo quem apresentou valor de média mais elevado; 2) não se verificaram diferenças significativas na autonomia, em função do género; 3) não existem correlações significativas entre a autonomia de vida e o suporte social. Estas conclusões remetem para a necessidade de aprofundar estas questões, por forma a planificar um processo de autonomização sustentado, através da fomentação da rede de suporte social.
- Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarPublication . Martins, Maria de Fátima Teixeira; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.
- A importância da fidelização dos clientes no comércio a retalho : estudo aplicado ao grupo Hiper Real - EuronicsPublication . Velhuco, Joaquim Bernardo Manjôa; Antunes, Joaquim GonçalvesAs alterações verificadas no comércio e em especial no comércio a retalho vieram alterar a forma dos clientes se relacionarem com as empresas. Deste modo é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa estudada. A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes tanto no aspeto relacional como na fidelização destes. Neste contexto foi realizado um estudo de uma empresa de comércio de retalho com o objetivo de analisar a forma e os meios que a empresa utiliza para se relacionar com os clientes. Foram verificados cento e oitenta e oito inquéritos a clientes da referida empresa em que os resultados apontam para um número equilibrado de respostas quanto ao género e um registo etário médio de inquiridos com idades superiores aos trinta e um anos. Constatou-se ainda que, pelos resultados obtidos o nível de satisfação ≠ fidelização dos clientes é elevada
- Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portuguesesPublication . Gonçalves, Diana Raquel Azevedo; Fernandes, Rosina; Mendes, FranciscoA literatura existente acerca da institucionalização de crianças e jovens vítimas de maus-tratos apresenta vários aspetos a ter em conta no que concerne às consequências da mesma, focando tanto aspetos mais positivos e favoráveis à sua implementação como negativos. Com o intuito de contribuirmos para o conhecimento científico desta área de investigação, analisámos a qualidade de vida de 51 crianças e jovens, 24 das quais institucionalizadas em LIJ´s, em função de variáveis sociodemográficas (idade, género e tipo de ensino frequentado) e institucionais (institucionalização, tempo e motivo de acolhimento), recorrendo ao instrumento Kid-KINDL, versão portuguesa, 8-12 anos (Ferreira, Almeida, Pisco & Cavalheiro, 2006). Verificam-se diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida entre o grupo de crianças institucionalizadas e o das não institucionalizadas apenas na dimensão do bem-estar físico, sendo o primeiro grupo quem apresentou valor de média mais elevado. Também se constataram diferenças significativas em função do tempo de acolhimento, nas dimensões amigos e score global da qualidade de vida, sendo as crianças institucionalizadas há menos de 12 meses quem apresentou melhores índices. A idade, o género, o tipo de escola e o tipo de maus tratos (nomeadamente, a negligência e a exposição a comportamentos desviantes) não se revelaram significativas neste âmbito. O estudo aponta a necessidade de aprofundamento na investigação destas questões em próximos trabalhos, por forma a potenciar o desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito do acolhimento de crianças e jovens em risco/perigo.
- O papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de ViseuPublication . Pinto, Patrícia Alexandra Oliveira; Matias, Ana Mafalda; Barros, Teresa Antas deNo contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais, concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias planeadas, que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis. A par do crescimento das cidades, que acentua a competitividade entre as mesmas, é também urgente atentar e analisar o fenómeno que se assiste em territórios menos urbanizados, como é o caso do interior de Portugal. As assimetrias encontradas entre os territórios da faixa litoral e do interior do país, acentuam a necessidade de repensar os últimos. A cidade de Viseu situa-se no coração de Portugal, sentindo por isso as fragilidades do interior do país, no que à perda de população e atratividade dizem respeito. O presente estudo procura abordar e evidenciar fatores de diferenciação, identificando práticas inteligentes na cidade de Viseu. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, pretendendo-se apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico, que contrarie as fragilidades, acrescente valor, aumente a atratividade e contribua para a fixação de públicos e agentes. Numa estreita relação a médio e longo prazo, entre o marketing territorial e as cidades inteligentes, o estudo pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de estratégias inteligentes.
- Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitoresPublication . Oliveira, Liliana Gomes; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaA autonomia traduz-se numa habilidade relacional cujo desenvolvimento ocorre ao longo de toda a vida sendo influenciada por variáveis individuais, contextuais e familiares diversas (Barbosa & Wagner, 2015). O estudo apresentado procura compreender a autonomia, percecionada por 42 adolescentes/jovens e por 66 monitores/animadores, e o contributo da participação em Colónias de Férias neste âmbito, atendendo a variáveis sociodemográficas e institucionais. A amostra de adolescentes/jovens foi sobretudo do litoral (69%), género feminino (76.2%) e 68.8% que ainda se encontravam institucionalizados. Quanto aos monitores, a maioria era do litoral (77.3%), encontrava-se a trabalhar (84.8%), 63.6% do género masculino e apresentava idade média de 28 anos. Foi aplicado aos adolescentes o Questionário de Autonomia dos Adolescentes e um instrumento construído especificamente para o estudo aos monitores. Recorreu-se ao SPSS IBM 23 para a análise de dados. Relativamente à autonomia dos adolescentes/jovens percecionada pelos próprios verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre: 1) rapazes (melhores resultados) e raparigas na independência e autonomia cognitiva; 2) grupos etários (13-17 vs. 18-24) na auto-determinação (resultados superiores dos 13 aos 17); 3) os que residiam ainda em instituição ou não (médias mais elevadas) na independência; 4) e adolescentes e jovens institucionalizados (resultados mais favoráveis) e não institucionalizados na auto-determinação e autonomia total. Em relação à contribuição das Colónias de Férias para a autonomia dos adolescentes e jovens, percecionada pelos próprios e pelos monitores/animadores, não se verificaram resultados estatisticamente significativos. Será fundamental continuar a explorar estas questões inerentes à compreensão da autonomia, nomeadamente atendendo a variáveis de natureza diversa, incluindo aspetos pessoais e contextuais.
- A prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadoresPublication . Melo, Isabel Maria Alcântara de; Amante, Maria JoãoEste relatório final de estágio foi realizado na reta final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico enquadrando-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante três semestres. Numa primeira abordagem, pretendemos analisar e caracterizar as nossas práticas desenvolvidas e contextualizadas nos dois níveis de ensino. Na realização das planificações e práticas pedagógicas estivemos sempre atentas à heterogeneidade das crianças, quanto às suas idades, ritmos de trabalho e de aprendizagem e claro, ao currículo. Para além disso, e como hoje em dia não se pode dissociar nessas mesmas práticas pedagógicas a diversidade cultural, na segunda parte deste relatório realizámos o estudo empírico que tem por base essa temática na Educação Pré-escolar. Acreditamos que o papel dos Educadores é crucial na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença. Defendemos que os mesmos devem dar a conhecer e valorizar outras culturas, definindo estratégias pedagógicas para ultrapassar os estereótipos que frequentemente surgem perante o desconhecido ou seja, desenvolver uma pedagogia intercultural. Para o referido estudo, utilizámos uma metodologia qualitativa tendo sido selecionado um grupo de dez Educadoras das quais cinco a exercer em Viseu e cinco no Porto. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas estruturadas. Após a análise de conteúdos, constatámos que as Educadoras reconhecem a importância de trabalhar a diversidade cultural e consideram que a formação específica em Educação intercultural quer inicial quer contínua, é crucial. Por outro lado, os resultados sugerem que as educadoras não estão bem cientes do que é Educação intercultural e quais os seus objetivos, nem elucidadas sobre a diferença que esta abordagem poderá fazer na formação pessoal e social de todas as crianças.
- Realidade das famílias que viveram o processo de adoção: questões familiares, legais e quotidianasPublication . Figueiredo, Mafalda Alexandra Moreira; Mendes, Francisco; Magalhães, CátiaEste projeto tem como objetivo contribuir para o conhecimento sobre a realidade das famílias que viveram o processo de adoção e, em particular, das questões familiares, legais e quotidianas. Este estudo é de natureza qualitativa onde participaram 10 figuras parentais. Na maioritariamente do sexo feminino, 90%, na sua maioria casados, 80%, e sem filhos, 90%. Em termos metodológicos socorremo-nos da entrevista. Os resultados apontam diferentes motivações que geram um processo de adoção. Entre as mais revelantes foram apontadas: dificuldade em conseguir uma gravidez e infertilidade. Ainda em concordância com os resultados, o projeto de adoção é sentido de formas diferentes por cada pessoa em particular, neste caso em relação aos pais a incerteza durante e após o processo de adoção caraterizam o sentimento de cada um na sua maioria. Quanto à criança há uma característica que é muito desejada: a prematura idade. No que diz respeito as interações das crianças ao nível familiar, escolar e na relação com os outros os resultados sugerem que, na sua maioria, as crianças se integraram de forma harmoniosa. Sendo que apenas 20% demonstraram ter problemas no seio familiar
- Relatório de estágio - Volupio : a importância do facebook e do community manager para a comunicação das marcasPublication . Oliveira, Diana Barbara Rodrigues; Ferreira, Ivone; Silva, PauloO presente relatório de estágio enquadra-se no método de avaliação final do Mestrado em Comunicação e Marketing da Escola Superior de Educação de Viseu. O estágio decorreu na empresa Volupio - Estratégias de Comunicação e teve a duração de quatro meses, durante os quais foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado em Comunicação e Marketing em contexto de trabalho, com o objetivo de complementar e aperfeiçoar as competências de índole prática. Assim, estagiar na Volupio, permitiu adquirir um conjunto de competências, capazes de me dar autonomia e confiança para facilitar a minha entrada no mercado de trabalho. Neste documento encontra-se um relato minucioso sobre o local de estágio e atividades desenvolvidas nos quatro meses de experiência laboral, assim como pesquisa de informação de caráter académico e profissional para enquadramento das atividades desenvolvidas. Estruturalmente, este relatório apresenta uma introdução teórica, onde consta uma análise bibliográfica e académica sobre os principais temas abordados, uma descrição detalhada das atividades que foram desenvolvidas no decorrer do estágio, assim como uma apresentação da empresa em questão. No presente relatório também é apresentado uma reflexão crítica sobre a aprendizagem e dificuldades do estágio. Por último será apresentada a conclusão deste relatório de estágio.
- Sentimento de pertença psicológica : uma contribuição da educação na educação social inclusiva na cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas BrasilPublication . Silveira Filho, Moris Fernandes da; Albuquerque, Carlos Manuel SousaABSTRACT Background: The school needs proficiar education able to meet the needs of every child regardless of the social and physical condition linguistically. Objective: This study aims to identify the sense of psychological belonging as a contribution to inclusive social education in the city of Arapiraca / al. Method: The methodology used to conduct this study was triangulated. The quantitative, descriptive and explorative, it was .desenvolvido at a school in Arapiraca - AL, in the period from January 2014 to March 2014, having been asked 38 students and their teachers with special necessidaes. With regard to the qualitative study was chosen for conducting interviews with teachers and students. Results: We questioned 38 students with special educational needs and 20 teachers, and it was found that 25% of teachers have specific training and 75% have no specific training. As for the students most had needs intellectual level. As for the teachers felt unprepared to meet students with special educational needs. On the other hand, it is important to note that among the students surveyed most are affected by stress and depression and reported that such things happen because you often see in the classroom in situations that do not know how to solve and when they seek help, found. Conclusion: The school, set in this context has an important role follow the changes, preparing their students more consciously to exercise citizenship by providing means proficionais skilled resources to this function. It is within the perspectiva of inclusive education we believe to achieve in the future, a society where everyone has their rights respected. The sense of psychological belonging experienced by educators in the classroom has special students is part of their lives. School social inclusion is a process that involves access, retention and success of students, but that requires a lot of educator and many times that is not prepared to answer all the expectations of the particular student. Focusing on the issue of the current situation that the public school experience, is undoubtedly recognize the need for changes in their practices. The search we are undertaking it is to carry on with this discussion in order to build the mission of educators grounded in a conscious inclusion within the educational possibilities available today. Key - words: Education. Inclusion. Citizenship. Psychological, Feeling of belonging.