ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão Turística"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Ecoturismo, "A tapada do mata Lobos"Publication . Figueiredo, Aida Maria Paulo Mendes; Figueiredo, António José Queirós Soares de; Vicente, Margarida Alexandra LopesA Organização Mundial de Turismo (OMT), 1994 afirma que o turismo engloba as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por prazer, negócios ou outras finalidades. Hoje, o turismo está firmemente estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como um motor para o avanço da prosperidade, protegendo o planeta e lançando as bases para a paz e o entendimento entre os povos (Nações Unidas [NU], 2020). A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou, em geral, um impacto negativo na economia e na sociedade, mas, por outro lado, levou a um aumento da procura por espaços na natureza, no campo, nas aldeias e nas zonas interiores do país. A OMT (2020) reconhece que no atual contexto se vê uma clara aposta no mercado doméstico e um aumento da procura por espaços naturais e abertos e ainda que esta é uma tendência que parece vir para ficar. Para o Turismo de Portugal (TP), 2020 a Sustentabilidade no Turismo, é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significando, portanto, que deverá ter em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro. De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo (2015), Ecoturismo é definido como o conjunto de atividades responsáveis realizadas em áreas naturais, que preservem o meio ambiente, sustentem o bem-estar da população local e envolvam interpretação e educação. Pelo que, tendo em vista esse propósito, a educação deve incluir funcionários e hóspedes. É, portanto, neste contexto que surge o presente trabalho, propondo compatibilizar a necessidade de realização do presente documento, decorrente da realização do próprio curso de Mestrado em Gestão Turística, com o desenvolvimento de um plano de estudo para a viabilidade de um negócio de alojamento em contexto de ecoturismo, baseado em laços e raízes familiares.
- Nature Eco Sense: um empreendimento Glamping em CinfãesPublication . Silva, Eduarda Raquel Ferreira da; Moreira, Claúdia Patrícia De Almeida Seabra; Novais, Cristina Maria De Jesus Barroco; Reis, Paulo Sérgio Beco PintoO propósito da realização deste projeto prende-se com o projeto final de Mestrado em Gestão Turística, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Com este trabalho pretende-se a estudar a possibilidade de criação de um empreendimento que valorize os valores e tradições da região onde se insere. O Nature Eco Sense enquadra-se no tipo de turismo de luxo e natureza, desta forma pode-se dizer que produto âncora para este trabalho é o Glamping como um produto de luxo e promotor do turismo da região. O objetivo é realizar um plano estratégico para uma empresa, neste caso uma nova empresa, sendo ela Nature Eco Sense e será implementada na região de Cinfães, de forma que esta seja benéfica tanto para o turista como para os residentes. Cinfães tem grandes potencialidades para captar turistas internacionais para a prática de turismo de natureza. A empresa Nature Eco Sense usará os produtos endógenos, pois estes dão autenticidade à região. Neste trabalho pode-se observar o grande potencial, bem como os benefícios da abertura desta empresa. Sendo este um projeto pioneiro e inovador na região, fará que não só o turismo se desenvolva, mas também toda a economia da região, através da atração de turistas. Este projeto realça todos os pilares da sustentabilidade, utilizando os espaços verdes presentes na região de forma ecológica e sustentável. Além disso, o projeto surge não só para o desenvolvimento e potencialização do turismo e da economia local, mas também para a valorização dos produtos endógenos que serão utilizados, em parceria com produtores locais.
- Plano de Negócios - Villa da Acessada, Turismo no Espaço RuralPublication . Loureiro, Filomena Rodrigues; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto; Pato, Maria Lúcia de JesusO presente projeto final de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a implementação de um empreendimento de Turismo no Espaço Rural, com a tipologia de Casas de Campo. A idealização deste empreendimento partiu da vontade da promotora de restaurar uma casa pertencente à sua bisavó e de pretender impulsionar uma nova dinâmica socioeconómica à aldeia onde reside – Cativelos, pertencente ao concelho de Gouveia. Na conceção do plano de negócios do empreendimento – Villa da Acessada – estão princípios relativos às questões da sustentabilidade e da inovação. Com efeito, pretende-se conceber um empreendimento sustentável, utilizando materiais que incrementem a eficiência energética, promovam a utilização de energias renováveis e reduzam os consumos de energia. Pretende-se propor aos turistas uma oferta turística co-criativa e sustentável, onde as parcerias com a comunidade local são fundamentais. Para adaptar eficientemente o plano de negócios à realidade regional, para além da revisão de literatura sobre a temática do TER, a elaboração deste projeto integra igualmente a elaboração de um estudo de mercado junto de potenciais turistas com o intuito de perceber quais as suas motivações e expectativas em relação ao mesmo, assim como toda a análise de contexto.
- Plano estratégico para abertura de um Boutique Hotel: o caso do 1877 Estrela PalacePublication . Almeida, Matilde Erminda; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraEste Plano Estratégico visa a criação de um Boutique Hotel – 1877 Estrela Palace, localizado no centro da cidade de Aveiro e em processo de restauro desde o ano 2017. Abrirá ao público a 11 de abril de 2022. Este irá distinguir-se pela sua simbiose, que combina o estilo “La Belle Époque” com o seu charme inerente e maximalista, onde cada suite/quarto retrata uma personagem ou figura relevante da história da cidade de Aveiro. É, também, um projeto bastante ambicioso, pois trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos em Aveiro, o qual passará a contar a história do edifício desde o século XVII. O meu cargo será de Assistente de Direção. O desenvolvimento do Plano Estratégico para o 1877 Estrela Palace, passará por várias etapas, primeiramente será identificado todo o processo e experiência de abertura do Boutique Hotel. Mais concretamente, analisar todas as necessidades de abertura e descrever a génese do funcionamento do Boutique Hotel. Este projeto visa, também, descrever as características do cliente deste de produto, sendo que o Boutique Hotel oferece um serviço bastante específico, existe uma necessidade redobrada em perceber as suas necessidades e características de forma a definir previamente estratégias de Marketing adequadas. A experiência "on-the-job" será um método para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, complementando os já adquiridos em contexto académico.
- Projeto Aldeamento Turístico RenascerPublication . Eliseu, Cristiana Vieira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Figueiredo, António José Queirós Soares deO envelhecimento populacional e os sentimentos de exclusão e sedentarismo que são cada vez mais comuns nos seniores, obrigam à existência de novas soluções que contribuam para a qualidade de vida e envelhecimento ativo deste público-alvo. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com base na estrutura de um plano de negócios e tem como objetivo principal a criação e desenvolvimento de um espaço multifuncional, inovador e ao mesmo tempo acessível, no município de Tábua, com a missão de colmatar os sentimentos de exclusão, solidão e sedentarismo da terceira idade, oferecendo uma alternativa que enriquece as suas vidas, que os faça sentir mais rejuvenescidos, participativos e acima de tudo ativos. Por este motivo, a empresa terá o nome de “Aldeamento Renascer”. Numa fase inicial, fez-se uma revisão da literatura, onde se definiu diversos conceitos associados ao sénior e ao Turismo Sénior, e se abordou os benefícios do turismo e das atividades para o sénior. Após esta fase apresentou-se o projeto de forma detalhada e posteriormente realizou-se um estudo de mercado, com o objetivo de perceber as motivações e interesses do público sénior, conferir a viabilidade do projeto e definir o público-alvo. Após o estudo de mercado, foi definida a estratégia de negócio e a estratégia de marketing e vendas. A primeira focando-se no modelo de negócio, na análise estratégica e na formulação da estratégia, e a segunda utilizando o Marketing Mix, direcionado para os segmentos alvo, definidos no estudo de mercado. Por fim, analisou se financeiramente o projeto, sendo possível concluir que este é viável e que o retorno do investimento será no 9º ano de atividade. Este projeto, apresenta elevadas probabilidade de sucesso, a nível financeiro e de atratividade, contribuindo para o envelhecimento ativo e qualidade de vida do cliente sénior e trazendo vantagens para o município onde se insere, o município de Tábua.
