Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Marketing territorial: plano estratégico para o Município de VouzelaPublication . Pedro, Marina Ribeiro; Abrantes, José LuísNuma conjuntura onde se assiste a uma enorme concorrência entre territórios no que diz respeito á captação de novos recursos que impulsionam o desenvolvimento (investimentos, moradores, turistas, novas indústrias), torna-se essencial um plano estratégico aliado a uma perspectiva de marketing territorial. Esta perspectiva de marketing territorial aliado a um plano estratégico constitui uma ferramenta essencial no que diz respeito á construção de uma imagem positiva e eficaz do território, que assim aumenta a sua capacidade de atrair recursos e reter os já existentes. O propósito desta dissertação assenta num plano estratégico de Marketing Territorial para o municipio de Vouzela, no qual através de um diagnóstico multi-sectorial se avalia a percepção dos residentes relativamente ás dinâmicas de desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação global do território. Desse diagnóstico resulta numa análise SWOT onde se percepcionam as forças, as fraquezas, ameaças e as oportunidades, do território, e através destas desenvolve-se um plano estratégico de marketing territorial de forma a valorizar e estruturar o território , através de acções que assegurem a satisfação dos cidadãos, investidores e visitantes.
- Um Novo Paradigma na Hotelaria: Impactos e Medidas à Covid-19Publication . Silva, Ana Margarida Fernandes; Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaO relatório apresentado tem como propósito expor todos os conhecimentos e competências adquiridas provenientes da realização de um estágio no Hotel Acta The Avenue, no âmbito do Mestrado em Gestão Turística, para obtenção do grau mestre. O mesmo decorreu num período de 6 meses, tendo início em abril e término em setembro de 2021. Através das várias experiências no estágio, em departamentos distintos, este relatório pretende identificar e descrever todas as atividades efetuadas nos mesmos e fazer uma análise crítica com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados nesta unidade hoteleira. Assim, e tendo em conta a estrutura definida, para introduzir a temática em hotelaria, é feito num primeiro momento uma revisão de literatura, onde são abordadas as temáticas da importância do Turismo e a Hotelaria em Portugal e da Pandemia Covid- 19, especificamente da situação pandémica atual e como o desencadear da mesma tem vindo a afetar este setor. Num segundo momento é caracterizada a entidade hoteleira, desde características da mesma à análise do seu meio envolvente. Segue-se uma descrição de todas as atividades desempenhadas ao longo do estágio nos vários departamentos, com destaque para a Receção, local onde se desempenhou em grande parte o estágio. Complementando as atividades, surgem as sugestões de melhorias e novas ideias a serem propostas para implementação na unidade em questão. De um modo geral, a realização deste estágio e posteriormente o presente relatório, contribuíram para a amplificação do leque de conhecimentos que foram lecionados ao longo do Mestrado com consequente aquisição de competências, possibilitando no futuro uma melhor aplicação e desempenho das mesmos.
- Portugal: destino para turismo holísticoPublication . Rocha, Gabriel Lopes da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daO Turismo Holístico ganhou força no mundo com turistas que procuram programas e experiências que tragam equilíbrio às suas vidas. Praticar turismo holístico significa que qualquer turista pode usufruir e aproveitar uma experiência diferente, mais do que um simples contacto com as culturas, pessoas, lugares ou paisagens. Centra-se na autotransformação dos seres humanos, procurando entender mais sobre si mesmos. Em termos de Portugal Continental e ilhas, as regiões como o Gerês, Lisboa, Algarve e Açores apresentam todos os ingredientes para se tornarem destinos importantes para a prática do turismo holístico. Para além do estudo desta nova modalidade de turismo no mercado atual, o presente estudo procurou saber se Portugal, particularmente as zonas anteriormente referidas, estão capazes de desenvolver este produto em suas regiões. De modo a que o estudo se torne mais fidedigno, optou-se pela realização de um questionário que ajudará a analisar aspetos preponderantes no mesmo. A recolha dos dados ocorreu através de questionários presenciais e questionários inseridos em plataformas online, os quais foram realizados durante um período de 3 meses. A análise dos resultados obtidos permitiu entender e verificar certos parâmetros estatísticos relativos às diferentes escalas de investigação introduzidas no questionário. Permitiu ainda entender as características do turista e da sua presente viagem bem como os dados sociodemográficos de cada inquirido. A presente investigação e estudo visa entender a ideia que cada individuo tem desta nova modalidade de turismo, de modo a auxiliar potenciais entidades a investir neste tipo de produto. Em termos de conclusão, saber o que cada potencial individuo ou turista valoriza, sente e necessitava em termos de realização pessoal, pode transformar este tipo de produto num segmento competitivo face a outros no mercado.
- Potencialidades do turismo equestre em PortugalPublication . Magalhães, Nuno Manuel Fernandes; Antunes, Joaquim; Barroco, CristinaPortugal apresenta um vasto conjunto de fatores que potenciam o desenvolvimento do turismo equestre nacional. A cavalo (turismo a cavalo) ou pelo cavalo (turismo do cavalo), o turismo equestre representa uma importante oportunidade para a qualificação e diferenciação da oferta turística nacional, assim como para a dinamização das economias rurais, ajudando a combater a sazonalidade e as assimetrias entre as regiões costeiras e do interior. Para a realização deste estudo, procedeu-se a uma profunda revisão da literatura existente sobre os temas “turismo equestre”, “motivação” e “envolvimento”, de forma a conhecerem-se as temáticas e desenvolverem-se as etapas seguintes. Pretende-se perceber de que forma os fatores críticos de sucesso como o cavalo lusitano, a cultura equestre nacional, a diversidade paisagística, entre outros, são importantes para o turista equestre e como poderão contribuir para a diferenciação do turismo equestre nacional relativamente a destinos internacionais já implantados no mercado. Considerou-se relevante conhecer a perspetiva dos agentes envolvidos nas diversas atividades de turismo equestre. Nesse sentido, selecionou-se um grupo de empresas/entidades às quais foram realizadas entrevistas exploratórias que contribuíram com um conjunto de outputs importantes na construção do questionário, aplicado exclusivamente a turistas equestres. Participaram na investigação cento e dez indivíduos, com diferentes perfis, motivações e tipos de envolvimento. Da análise realizada, conclui-se que os fatores críticos de sucesso têm elevada significância na motivação dos turistas equestres, nomeadamente a qualidade das infraestruturas equestres, o cavalo lusitano, a hospitalidade, entre outros. Verifica-se, também, que o turista equestre demonstra um forte envolvimento: é conhecedor, lê muito sobre equitação, pertence a clubes equestres e, inclusive, encara a possibilidade de ter uma atividade profissional ligada ao setor equestre. Por fim, através de uma análise fatorial a um conjunto de itens relacionados com a motivação e envolvimento, conclui-se que os turistas equestres procuram, neste tipo de atividades, momentos de descontração e oportunidades para expandir o seu conhecimento equestre.
- Projeto de Dark Tourism para a cidade de ViseuPublication . Fonseca, Ana Paula Simões da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daA saturação dos tradicionais destinos turísticos e das modalidades praticadas, aliada à alteração das necessidades sociais das sociedades contemporâneas, fazem emergir novas motivações e procuras turísticas e, por isso, novos destinos e tipos de turismo alternativos (Silva, Abrantes & Lages, 2009). Neste contexto, apresenta-se o Dark Tourism, complemento à oferta turística já existente no distrito de Viseu. O Dark Tourism, entendido como o tipo de turismo que envolve a visita a locais reais ou recriados, associados à morte, sofrimento, desgraça, ou ao aparentemente macabro (Stone, 2006), não é um conceito novo, mesmo do ponto de vista turístico (Farmaki, 2013). De facto, quase desde sempre que os lugares de guerra, desastre, morte e atrocidade fascinam o ser humano e são alvo de visitas (Cohen, 2011; Logan & Reeves, 2009; Stone & Sharpley, 2008): " desde que as pessoas são capazes de viajar, têm sido atraídas intencionalmente ou não - para lugares, atrações ou eventos que estão, de uma forma ou de outra, relacionados com a morte, o sofrimento, a violência e o desastre" (Stone, 2005, p. 109). Este tipo de turismo foi aplicado a Viseu, nomeadamente aos recursos e locais que possuem histórias mais sombrias, criando assim, uma alternativa histórica, cultural social e educativa à tradicional oferta turística do distrito. O objetivo último deste projeto foi a criação de uma programação de Dark Tourism para Viseu, que permitisse não só a introdução deste nicho de mercado no distrito, mas também que contribuísse inovadoramente para a dinamização turística da cidade.
- Projeto de Internacionalização Mazaltur Rio de Janeiro - BrasilPublication . Salles, Vital Ferreira; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel Ferreira; Figueiredo, AntónioO mercado turístico passa atualmente por um momento de grandes transformações à escala mundial, em consequência principalmente da crise económica a nível mundial, das novas tecnologias e da globalização, fenómenos que com o decorrer dos tempos moldam toda a cadeia produtora e prestadora de serviços turísticos. Atualmente um cliente quando pensa em comprar um produto turístico e/ou fazer uma viagem, tem acesso às informações que, anteriormente, eram restritas aos profissionais da área de turismo, principalmente aos Agentes de Viagens. O cliente moderno pode adquirir as suas informações e viagens nas diversas páginas webs das companhias aéreas, rede hoteleira, operadores turísticos, rent-a-car, entre outros. Ao Agente de Viagem, torna-se obrigatório que esteja sempre disponível para obter muitas e novas competências profissionais, tornando-se desta forma um “Consultor de Viagens”. São tomadas novas medidas para o desenvolvimento profissional deste novo conceito de profissional, com o objetivo de se manter atualizado e cada vez mais dinâmico. O Consultor de Viagens terá de aprender que a competência na nova função depende da consciencialização mútua do agente de viagens e das agências de viagens rumo à absorção de políticas e programas de qualificação profissional, fazendo-se necessário que os consultores compreendam as novas configurações para que o turismo continue a ser uma atividade fundamental neste novo cenário, para a prestação de serviço de consultoria em viagens. Outro fator que levou a profundas alterações no comportamento das empresas turísticas e agentes de viagens foi sem dúvida a crise económica à escala mundial. Quanto à crise económica é importante ressaltar que o setor turístico foi um dos poucos mercados que conseguiu ultrapassar uma das maiores crises a nível mundial. Por tudo isso, pode-se entender que surge uma oportunidade para a internacionalização, desde que o promotor do projeto opte por um país, região ou cidade que atenda a sua zona de conforto. A Mazaltur considerando a importância da internacionalização num mercado globalizado, pretende através deste Plano de Internacionalização fazer uma análise estratégica e de viabilidade económica e financeira para abrir um escritório na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.
- Quinta do Salgueiral: projeto de turismo em espaço ruralPublication . Duarte, Rui Manuel Valadares; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel FerreiraO turismo é um agente para o desenvolvimento económico, mas também é visto como um agente de mudança. Tornou-se uma indústria muito competitiva, onde os consumidores turísticos tornaram-se mais sofisticados. É uma procura presente para a tranquilidade. As atividades ao ar livre e em ambiente familiar, em edifícios abandonados em aldeias em declínio ou em explorações agrícolas e quintas, podem-se tornar segundas residências para os moradores urbanos (Jafari, J.: 2000). O Turismo em Espaço Rural (TER) pode fortalecer a atratividade e a competitividade das regiões e dos países. Pode contribuir, apoiar e fortalecer o desenvolvimento regional. Este tema aborda essencialmente como é que o Turismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma região. Numa época em que o Turismo é tido unanimemente como um dos maiores veículos de desenvolvimento e que também se estimula tanto ao incremento da agricultura e campos rurais, como são exemplo os incentivos de jovens agricultores (estímulos à instalação dos mesmo), penso que será de todo pertinente o estudo de uma atividade que, a par da agricultura, poderá ser das maiores valias para a economia do País. Será, portanto, primordial o aproveitamento do potencial agrícola dos campos, dos recursos naturais, culturais, históricos e paisagísticos, e a exploração turística destes patrimónios (Silva, 2007a: 39‑67). O objetivo deste projeto consiste na criação de uma unidade de alojamento na modalidade de Turismo em Espaço Rural, na elaboração de um plano de negócios e marketing, e a viabilidade económico-financeira para uma estrutura de alojamento deste tipo na região de Castro Daire - Serra do Montemuro. A intenção de criar uma estratégia empresarial sólida poderá tornar este projeto apetecível e capaz de contribuir para o desenvolvimento turístico desta região.
- Storytelling Digital no destino turístico PerúPublication . Castillo, Alexandra de Almeida; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Seabra, Cláudia Patrícia de AlmeidaAtualmente o ato de contar histórias, mais conhecido por Storytelling, tem se assumido como uma ferramenta que proporciona aos turistas viver experiências únicas em turismo. Para além disso, favorece também o desenvolvimento de uma região. As histórias, mitos, lendas e contos folclóricos fazem parte da identidade humana, que contadas com entusiasmo e persuasão, transmitem as melhores sensações para quem ouve. Todos os setores, e especificamente o do turismo, procuram perceber como vender os seus produtos e serviços de uma forma exclusiva e única. Atualmente, os turistas procuram qualidade ao invés de quantidade, buscando experiências únicas e autênticas que façam com que se identifiquem com as culturas e as tradições locais. Neste sentido, os promotores de destinos turístico têm sentido uma grande pressão em compreender como criar experiências turísticas únicas pois estas tornam-se memoráveis e consequentemente determinam a satisfação, a recomendação e as escolhas futuras dos turistas (Hosany & Gilbert, 2010). Em turismo, os consumidores procuram experiências que criem valor, ou seja, ricas e memoráveis, levando à co-criação aquando de uma visita a um destino turístico (Tussyadiah & Fesenmaier, 2009). Atualmente, as experiências são cada vez mais dominadas pelas novas tecnologias, dando ao consumidor uma nova sensação de poder, tendo um papel central na co-criação das suas experiências. Desta forma, os destinos turísticos criaram os sites oficiais de promoção turística tornando-os fontes oficiais de informação para os turistas (Lee & Gretzel, 2012), facilitando não só a quem procura, mas também na promoção da oferta. Quando uma história se torna a base da promoção de um destino, faz com que um turista sinta que a informação é autêntica (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Por outro lado, a informação processada pelos turistas será construir uma ligação com o lugar que visita, memorizando os seus pontos turísticos mais relevantes (Overend, 2012), criando assim uma memória e uma experiência única. Na realidade, os destinos que apresentam alguma certificação oficial têm um número crescente de visitas online e presencial, e também a nível nacional e internacional, pois é considerado mais atrativo (Drost, 1996). Os websites oficiais estão preparados para dar informação aos turistas de forma eficaz tendo como objetivo criar uma conexão entre o turista e o destino, mesmo antes da visita (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Desta forma os websites, contam histórias de forma emocional usando verbos, objetos, experiências, lugares e personagens, alcançando assim uma comunicação eficaz (Yavuz, et.al., 2016). A partir da década dos 60, o turismo começou a ter uma maior presença e relevância nas políticas do Perú (Fuller, 2009). O tipo de turistas que mais recebe este destino é o turista cultural, devido à grande carga histórica do país. No entanto, o Perú têm vindo a perceber que o turista peruano tem-se diversificado cada vez mais, em conjunto com a variedade de ofertas que as entidades do país têm apresentado. Pode-se observar, atualmente, através dos seus websites de promoção turística que tem havido uma maior valorização na publicidade das expressões culturais do país. Neste contexto, o objetivo principal da presente investigação é analisar de que forma os dois websites governamentais do Perú recorrem ao storytelling digital na promoção do destino turístico. Neste sentido, e no âmbito da metodologia, será utilizada a investigação qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo com base num sistema de categorias à “posteriori” resultado da análise de dois websites governamentais de promoção oficial do Perú atravésdo programa informático NVivo. Para além dos resultados, o trabalho apresenta também as implicações dos mesmos, as limitações sentidas e ainda traça algumas linhas orientadoras para investigações futuras.