Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Marketing territorial: plano estratégico para o Município de VouzelaPublication . Pedro, Marina Ribeiro; Abrantes, José LuísNuma conjuntura onde se assiste a uma enorme concorrência entre territórios no que diz respeito á captação de novos recursos que impulsionam o desenvolvimento (investimentos, moradores, turistas, novas indústrias), torna-se essencial um plano estratégico aliado a uma perspectiva de marketing territorial. Esta perspectiva de marketing territorial aliado a um plano estratégico constitui uma ferramenta essencial no que diz respeito á construção de uma imagem positiva e eficaz do território, que assim aumenta a sua capacidade de atrair recursos e reter os já existentes. O propósito desta dissertação assenta num plano estratégico de Marketing Territorial para o municipio de Vouzela, no qual através de um diagnóstico multi-sectorial se avalia a percepção dos residentes relativamente ás dinâmicas de desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação global do território. Desse diagnóstico resulta numa análise SWOT onde se percepcionam as forças, as fraquezas, ameaças e as oportunidades, do território, e através destas desenvolve-se um plano estratégico de marketing territorial de forma a valorizar e estruturar o território , através de acções que assegurem a satisfação dos cidadãos, investidores e visitantes.
- Um Novo Paradigma na Hotelaria: Impactos e Medidas à Covid-19Publication . Silva, Ana Margarida Fernandes; Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaO relatório apresentado tem como propósito expor todos os conhecimentos e competências adquiridas provenientes da realização de um estágio no Hotel Acta The Avenue, no âmbito do Mestrado em Gestão Turística, para obtenção do grau mestre. O mesmo decorreu num período de 6 meses, tendo início em abril e término em setembro de 2021. Através das várias experiências no estágio, em departamentos distintos, este relatório pretende identificar e descrever todas as atividades efetuadas nos mesmos e fazer uma análise crítica com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados nesta unidade hoteleira. Assim, e tendo em conta a estrutura definida, para introduzir a temática em hotelaria, é feito num primeiro momento uma revisão de literatura, onde são abordadas as temáticas da importância do Turismo e a Hotelaria em Portugal e da Pandemia Covid- 19, especificamente da situação pandémica atual e como o desencadear da mesma tem vindo a afetar este setor. Num segundo momento é caracterizada a entidade hoteleira, desde características da mesma à análise do seu meio envolvente. Segue-se uma descrição de todas as atividades desempenhadas ao longo do estágio nos vários departamentos, com destaque para a Receção, local onde se desempenhou em grande parte o estágio. Complementando as atividades, surgem as sugestões de melhorias e novas ideias a serem propostas para implementação na unidade em questão. De um modo geral, a realização deste estágio e posteriormente o presente relatório, contribuíram para a amplificação do leque de conhecimentos que foram lecionados ao longo do Mestrado com consequente aquisição de competências, possibilitando no futuro uma melhor aplicação e desempenho das mesmos.
- “Opressão, resgate e identidade em ‘Tempo de ser ovo, ovo de ser tempo’ de Corsino Fortes”.Publication . Rocha Relvas, Susana; Naia Sardo, Anabela Oliveira da; Bellizzi Carneiro, Fabianna; Borges Filho, OzírisA combinação entre história e literatura enfatiza a natureza simbólica e subversiva das narrativas literárias. Contar as suas estórias através da representação literária, é contribuir para a história da identidade africana, das literaturas lusófonas e das literaturas mundo. A poética de Corsino espelha um polisistema intercontinental formado por literaturas e culturas historicamente ligadas, de natureza híbrida, com inter-relações hierárquicas (periféricas e centrais), espaços geográficos e simbólicos onde representações e práticas culturais têm lugar. Os seus versos espelham uma dialética entre as cartografias continental e insular, passando pela diáspora e pela transição da condição de subalternidade em tempo colonial, para a reconstrução da identidade cabo-verdiana no período pós-colonial.
- Portugal: destino para turismo holísticoPublication . Rocha, Gabriel Lopes da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daO Turismo Holístico ganhou força no mundo com turistas que procuram programas e experiências que tragam equilíbrio às suas vidas. Praticar turismo holístico significa que qualquer turista pode usufruir e aproveitar uma experiência diferente, mais do que um simples contacto com as culturas, pessoas, lugares ou paisagens. Centra-se na autotransformação dos seres humanos, procurando entender mais sobre si mesmos. Em termos de Portugal Continental e ilhas, as regiões como o Gerês, Lisboa, Algarve e Açores apresentam todos os ingredientes para se tornarem destinos importantes para a prática do turismo holístico. Para além do estudo desta nova modalidade de turismo no mercado atual, o presente estudo procurou saber se Portugal, particularmente as zonas anteriormente referidas, estão capazes de desenvolver este produto em suas regiões. De modo a que o estudo se torne mais fidedigno, optou-se pela realização de um questionário que ajudará a analisar aspetos preponderantes no mesmo. A recolha dos dados ocorreu através de questionários presenciais e questionários inseridos em plataformas online, os quais foram realizados durante um período de 3 meses. A análise dos resultados obtidos permitiu entender e verificar certos parâmetros estatísticos relativos às diferentes escalas de investigação introduzidas no questionário. Permitiu ainda entender as características do turista e da sua presente viagem bem como os dados sociodemográficos de cada inquirido. A presente investigação e estudo visa entender a ideia que cada individuo tem desta nova modalidade de turismo, de modo a auxiliar potenciais entidades a investir neste tipo de produto. Em termos de conclusão, saber o que cada potencial individuo ou turista valoriza, sente e necessitava em termos de realização pessoal, pode transformar este tipo de produto num segmento competitivo face a outros no mercado.
- Potencialidades do turismo equestre em PortugalPublication . Magalhães, Nuno Manuel Fernandes; Antunes, Joaquim; Barroco, CristinaPortugal apresenta um vasto conjunto de fatores que potenciam o desenvolvimento do turismo equestre nacional. A cavalo (turismo a cavalo) ou pelo cavalo (turismo do cavalo), o turismo equestre representa uma importante oportunidade para a qualificação e diferenciação da oferta turística nacional, assim como para a dinamização das economias rurais, ajudando a combater a sazonalidade e as assimetrias entre as regiões costeiras e do interior. Para a realização deste estudo, procedeu-se a uma profunda revisão da literatura existente sobre os temas “turismo equestre”, “motivação” e “envolvimento”, de forma a conhecerem-se as temáticas e desenvolverem-se as etapas seguintes. Pretende-se perceber de que forma os fatores críticos de sucesso como o cavalo lusitano, a cultura equestre nacional, a diversidade paisagística, entre outros, são importantes para o turista equestre e como poderão contribuir para a diferenciação do turismo equestre nacional relativamente a destinos internacionais já implantados no mercado. Considerou-se relevante conhecer a perspetiva dos agentes envolvidos nas diversas atividades de turismo equestre. Nesse sentido, selecionou-se um grupo de empresas/entidades às quais foram realizadas entrevistas exploratórias que contribuíram com um conjunto de outputs importantes na construção do questionário, aplicado exclusivamente a turistas equestres. Participaram na investigação cento e dez indivíduos, com diferentes perfis, motivações e tipos de envolvimento. Da análise realizada, conclui-se que os fatores críticos de sucesso têm elevada significância na motivação dos turistas equestres, nomeadamente a qualidade das infraestruturas equestres, o cavalo lusitano, a hospitalidade, entre outros. Verifica-se, também, que o turista equestre demonstra um forte envolvimento: é conhecedor, lê muito sobre equitação, pertence a clubes equestres e, inclusive, encara a possibilidade de ter uma atividade profissional ligada ao setor equestre. Por fim, através de uma análise fatorial a um conjunto de itens relacionados com a motivação e envolvimento, conclui-se que os turistas equestres procuram, neste tipo de atividades, momentos de descontração e oportunidades para expandir o seu conhecimento equestre.
- PrefacePublication . Rocha Relvas, Susana; Gant, Mark; Kelly, Deirdre; Edwards, Siân; Relvas, Susana Rocha; Gant, Mark; Kelly, Deirdre; Edwards, SiânThe Iberian Peninsula, home to modern-day Spain and Portugal, serves as a crossroads of regional, international, and transatlantic relations. The peninsula plays a pivotal role in shaping global interactions through its cultural exchanges and geopolitical alliances. This continues to influence global politics, economics, and cultural identity, making the study of Iberia’s relationships crucial to understanding global trends. By examining its connections across Europe, Africa, the Americas, and beyond, researchers may gain insight into how the Iberian Peninsula shapes and is shaped by the world. Regional, International, and Transatlantic Relations From the Iberian Peninsula to the World explores memory politics and historical revisionism, focusing on dictatorships, migrations and exiles, as well as cross border dialogues between communities within the Iberian Peninsula. It examines international relations, centering on the Anglo-Iberian contacts and influences in the political, historical and cultural domains, and on transatlantic studies in North and South America. This book covers topics such as diplomacy, regional development, and nationalism, and is a useful resource for business owners, historians, government officials, policymakers, academicians, researchers, and scientists.
- Projeto de Dark Tourism para a cidade de ViseuPublication . Fonseca, Ana Paula Simões da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daA saturação dos tradicionais destinos turísticos e das modalidades praticadas, aliada à alteração das necessidades sociais das sociedades contemporâneas, fazem emergir novas motivações e procuras turísticas e, por isso, novos destinos e tipos de turismo alternativos (Silva, Abrantes & Lages, 2009). Neste contexto, apresenta-se o Dark Tourism, complemento à oferta turística já existente no distrito de Viseu. O Dark Tourism, entendido como o tipo de turismo que envolve a visita a locais reais ou recriados, associados à morte, sofrimento, desgraça, ou ao aparentemente macabro (Stone, 2006), não é um conceito novo, mesmo do ponto de vista turístico (Farmaki, 2013). De facto, quase desde sempre que os lugares de guerra, desastre, morte e atrocidade fascinam o ser humano e são alvo de visitas (Cohen, 2011; Logan & Reeves, 2009; Stone & Sharpley, 2008): " desde que as pessoas são capazes de viajar, têm sido atraídas intencionalmente ou não - para lugares, atrações ou eventos que estão, de uma forma ou de outra, relacionados com a morte, o sofrimento, a violência e o desastre" (Stone, 2005, p. 109). Este tipo de turismo foi aplicado a Viseu, nomeadamente aos recursos e locais que possuem histórias mais sombrias, criando assim, uma alternativa histórica, cultural social e educativa à tradicional oferta turística do distrito. O objetivo último deste projeto foi a criação de uma programação de Dark Tourism para Viseu, que permitisse não só a introdução deste nicho de mercado no distrito, mas também que contribuísse inovadoramente para a dinamização turística da cidade.
- Projeto de Internacionalização Mazaltur Rio de Janeiro - BrasilPublication . Salles, Vital Ferreira; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel Ferreira; Figueiredo, AntónioO mercado turístico passa atualmente por um momento de grandes transformações à escala mundial, em consequência principalmente da crise económica a nível mundial, das novas tecnologias e da globalização, fenómenos que com o decorrer dos tempos moldam toda a cadeia produtora e prestadora de serviços turísticos. Atualmente um cliente quando pensa em comprar um produto turístico e/ou fazer uma viagem, tem acesso às informações que, anteriormente, eram restritas aos profissionais da área de turismo, principalmente aos Agentes de Viagens. O cliente moderno pode adquirir as suas informações e viagens nas diversas páginas webs das companhias aéreas, rede hoteleira, operadores turísticos, rent-a-car, entre outros. Ao Agente de Viagem, torna-se obrigatório que esteja sempre disponível para obter muitas e novas competências profissionais, tornando-se desta forma um “Consultor de Viagens”. São tomadas novas medidas para o desenvolvimento profissional deste novo conceito de profissional, com o objetivo de se manter atualizado e cada vez mais dinâmico. O Consultor de Viagens terá de aprender que a competência na nova função depende da consciencialização mútua do agente de viagens e das agências de viagens rumo à absorção de políticas e programas de qualificação profissional, fazendo-se necessário que os consultores compreendam as novas configurações para que o turismo continue a ser uma atividade fundamental neste novo cenário, para a prestação de serviço de consultoria em viagens. Outro fator que levou a profundas alterações no comportamento das empresas turísticas e agentes de viagens foi sem dúvida a crise económica à escala mundial. Quanto à crise económica é importante ressaltar que o setor turístico foi um dos poucos mercados que conseguiu ultrapassar uma das maiores crises a nível mundial. Por tudo isso, pode-se entender que surge uma oportunidade para a internacionalização, desde que o promotor do projeto opte por um país, região ou cidade que atenda a sua zona de conforto. A Mazaltur considerando a importância da internacionalização num mercado globalizado, pretende através deste Plano de Internacionalização fazer uma análise estratégica e de viabilidade económica e financeira para abrir um escritório na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.
- Quinta do Salgueiral: projeto de turismo em espaço ruralPublication . Duarte, Rui Manuel Valadares; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel FerreiraO turismo é um agente para o desenvolvimento económico, mas também é visto como um agente de mudança. Tornou-se uma indústria muito competitiva, onde os consumidores turísticos tornaram-se mais sofisticados. É uma procura presente para a tranquilidade. As atividades ao ar livre e em ambiente familiar, em edifícios abandonados em aldeias em declínio ou em explorações agrícolas e quintas, podem-se tornar segundas residências para os moradores urbanos (Jafari, J.: 2000). O Turismo em Espaço Rural (TER) pode fortalecer a atratividade e a competitividade das regiões e dos países. Pode contribuir, apoiar e fortalecer o desenvolvimento regional. Este tema aborda essencialmente como é que o Turismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma região. Numa época em que o Turismo é tido unanimemente como um dos maiores veículos de desenvolvimento e que também se estimula tanto ao incremento da agricultura e campos rurais, como são exemplo os incentivos de jovens agricultores (estímulos à instalação dos mesmo), penso que será de todo pertinente o estudo de uma atividade que, a par da agricultura, poderá ser das maiores valias para a economia do País. Será, portanto, primordial o aproveitamento do potencial agrícola dos campos, dos recursos naturais, culturais, históricos e paisagísticos, e a exploração turística destes patrimónios (Silva, 2007a: 39‑67). O objetivo deste projeto consiste na criação de uma unidade de alojamento na modalidade de Turismo em Espaço Rural, na elaboração de um plano de negócios e marketing, e a viabilidade económico-financeira para uma estrutura de alojamento deste tipo na região de Castro Daire - Serra do Montemuro. A intenção de criar uma estratégia empresarial sólida poderá tornar este projeto apetecível e capaz de contribuir para o desenvolvimento turístico desta região.
- Regional, International, and Transatlantic Relations From the Iberian Peninsula to the WorldPublication . Sobral, Filomena Antunes; Ribeiro, Raphael; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Cardoso, Jorge; Amigo, Noa; Sequeira, Carla; Lencart, Joana; Narita, Makiko; Benitez-Baleato, Jesús; López Rodríguez, Alfonso; Tartabini, Veronica; López Forjas, Manuel; Bilecen, Haili; Antunes Sobral, Filomena; Relvas, Susana; Gant, Mark; Edwards, Siân; Kelly, DeirdreThe Iberian Peninsula, home to modern-day Spain and Portugal, serves as a crossroads of regional, international, and transatlantic relations. The peninsula plays a pivotal role in shaping global interactions through its cultural exchanges and geopolitical alliances. This continues to influence global politics, economics, and cultural identity, making the study of Iberia’s relationships crucial to understanding global trends. By examining its connections across Europe, Africa, the Americas, and beyond, researchers may gain insight into how the Iberian Peninsula shapes and is shaped by the world. Regional, International, and Transatlantic Relations From the Iberian Peninsula to the World explores memory politics and historical revisionism, focusing on dictatorships, migrations and exiles, as well as cross border dialogues between communities within the Iberian Peninsula. It examines international relations, centering on the Anglo-Iberian contacts and influences in the political, historical and cultural domains, and on transatlantic studies in North and South America. This book covers topics such as diplomacy, regional development, and nationalism, and is a useful resource for business owners, historians, government officials, policymakers, academicians, researchers, and scientists.