CERNAS - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CERNAS - Capítulo em obra nacional, como autor by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Abstract Book of International Web Conference on Food Choice & Eating MotivationPublication . Lima, Cristina; Cunha, Ana Margarida; Pereira, Andreia; Carvalho, Renato; Dulyanska, Yuliya; Guiné, Raquel
- Aldeias Históricas de Portugal Destino Sustentável e InovadorPublication . Pinto, Rita; Pato, Maria Lúcia; Duque, Ana SofiaAs Aldeias Históricas de Portugal (AHP) procuram consolidar o seu desenvolvimento turístico nos princípios da sustentabilidade e inovação. Tendo como base esta premissa, o objetivo principal deste estudo é o de analisar que trabalho tem vindo a ser feito nesta matéria. Para a concretização deste objetivo para além da revisão da literatura, foi realizada uma entrevista exploratória, posteriormente transcrita e sujeita à análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento do turismo nas AHP assenta nos princípios de sustentabilidade, inovação e proteção do património. Graças a muito trabalho colaborativo e de resiliência, as AHP foram recentemente distinguidas com o certificado Biosphere Destination, sendo o primeiro destino no mundo em rede certificado, e o primeiro nacional a receber esta distinção.
- Arouca, destino turístico sustentável: exemplo de inovação e boas práticasPublication . Almeida, Joana; Duque, Ana Sofia; Pato, Maria LúciaO turismo sustentável é aquele que tem em conta os impactos económicos, sociais e ambientais, atuais e futuros da atividade e o equilíbrio entre estes três pilares. Para alcançar a sustentabilidade do destino, particularmente rural, as questões relativas à inovação são essenciais. Assim, o presente artigo visa discutir os aspetos referentes à sustentabilidade e inovação, num destino turístico rural – Arouca (Portugal). A escolha deste destino como exemplo de boas práticas sustentáveis, deve-se ao facto de fazer parte do Top 100 da Green Destinations, em dois anos consecutivos (2020-2021). A metodologia assenta da revisão de literatura e na consulta on-line de documentos sobre o destino turístico Arouca. Os resultados mostram que graças a medidas que entrelaçam a sustentabilidade e a inovação, o destino Arouca tem ganho uma notoriedade e projeção mundial, integrando um Geoparque Mundial da UNESCO – Arouca Geoparque. Para tal muito contribuem os recursos turísticos ambientais, culturais e construídos, com destaque para a maior ponte pedonal suspensa do mundo.
- Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.
- Desafios e implicações para a cocriação de experiências enoturísticas rurais sustentáveisPublication . Carneiro, Maria João; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, PauloO presente capítulo apresenta as reflexões conclusiva deste livro onde se foram discutindo problemáticas associadas ao desenvolvimento de experiências de enoturismo cocriativas sustentáveis em áreas rurais, e onde se foi apresentando investigação realizada no âmbito do projeto TWINE - ‘Cocreating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas’. Pretende-se sistematizar as principais conclusões da investigação apresentada nos diversos capítulos do livro, bem como identificar oportunidades e desafios que se colocam aos diversos atores, no que respeita ao desenvolvimento das experiências acima referidas. O livro realça o elevado potencial que determinadas regiões apresentam para a cocriação de experiências enoturísticas enriquecedoras para os visitantes, bem como a diferenciação e caráter específico de cada rota em análise, associados, em grande medida, à especificidade dos seus terroirs. No entanto, a investigação realizada permite também identificar desafios e implicações associados ao desenvolvimento e cocriação destas experiências, que são aqui discutidos.
- Estilos de vida em estudantes do ensino superiorPublication . Campos, Sofia; Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.
- Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em PortugalPublication . Silva, Paulo; Campos, Sofia; Pato, Maria LúciaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar comportamentos sustentáveis nas suas políticas e ações. O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações de sustentabilidade ambiental, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas cinco entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde), cidade de Praga (República Checa) e Águeda (Portugal). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. As práticas de responsabilidade ambiental, envolvimento da comunidade, comunicação e turismo são as categorias que apresentaram maior robustez, sendo por isso, analisadas e discutidas. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das suas estratégias de sustentabilidade ambiental. Procurou-se complementar o trabalho de investigação existente comparando diferentes realidades, europeia e não europeia e ainda a identificação de um conjunto de boas práticas e casos de sucesso que possibilitem o transfer e adoção pelos diferentes territórios.
- A experiência enoturística cocriada pela população local e desenvolvimento sustentávelPublication . Duarte, Paulo; Kastenholz, Elisabeth; Figueiredo, Elisabete; Eusébio, Celeste; Pato, Maria Lúcia; Paço, ArmindaA criação de experiências enoturísticas únicas e memoráveis tem um elevado potencial para promover o desenvolvimento sustentável das regiões associadas às rotas de vinho. Deste modo, é importante compreender como os residentes percecionam o enoturismo, os seus benefícios, desvantagens e necessidades. Com base num inquérito realizado a 882 residentes em localidades de três rotas de vinho existentes na Região Centro de Portugal, em estádios de desenvolvimento diferenciados - a Rota da Bairrada, a Rota dos Vinhos do Dão e a Rota dos Vinhos da Beira Interior, o presente capítulo caracteriza e compara as perceções dos residentes face ao enoturismo. Os resultados sugerem a existência de perceção da importância do enoturismo para o desenvolvimento local. Foi igualmente possível determinar a existência de diferenças entre as perceções dos residentes das três rotas, passíveis de intervenção no futuro, de modo a aproveitar o potencial das atividades ligadas ao vinho para o desenvolvimento destas regiões.
- A experiência enoturística cocriada pelos agentes da ofertaPublication . Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Conceição; Barroco, Cristina; Cunha, Diana; Pereira, Carla; Salvado, Josefina; Araújo, CristinaOs agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.