ESEV - DCA - Capítulo em obra nacional, como autor
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- A casa quinhentista: modos de habitarPublication . Castilho, Liliana
- Comic pornotopia: the theatricalized fiction of sexuality in Magda, Deus aos domingos and garota SilatPublication . F. Miranda Jr, Edmilson; Maria Manuel Baptista; Rui Alexandre Grácio; Renata Castelo Branco Araújo; Thaís Azevedo; Francisco Welligton Barbosa JrThis paper employs Paul B. Preciado’s concept of pornotopia, along with Theresa Tensuan’s critical approach to comics, to analyze the representation of the characters Magda, Deus and Garota Silat, created by the comics artist Rafael Campos Rocha. The investigation also employs the perspective of Marlucy Paraíso, in which the three characters are protagonists in cultural texts oriented to leisure and entertainment. Based on the content analysis methodology outlined by Bardin, pornotopias are posited as models of masculinity invented for the production and consumption of pleasure by way of their presence in comics simultaneously reproductive and critical of that very masculinity. In this view, the representation of the female body reproduces Preciado’s theatricalized fiction of sexuality and, at the same time, challenges this fiction through presenting discourses that interface with discourses of decoloniality, questioning hegemonic patriarchal symbolic structures. In this sense, the characters confirm Tensuan’s reading of the comics, offering a vision of performative practices, family rituals and cultural conventions that articulate individual and collective differences in the context in which they are inserted, the context of a Brazil permeated by complex disputes over the culturally constructed concept of gender.
- Comunicação ambiental: como promovem os municípios a sustentabilidadePublication . Santos, Sara; Augusto, LuísaOs municípios podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de políticas sustentáveis, bem como na sua comunicação e sensibilização dos públicos. O presente estudo tem como objetivo analisar a comunicação das práticas ambientais no website dos municípios e a forma como estes promovem a sustentabilidade. O estudo é realizado em três países: Portugal, República Checa e Cabo Verde e seis realidades: Viseu, Lamego, Águeda, Praga e os municípios de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, em Cabo Verde. A análise do conteúdo do website demonstra que o compromisso sustentável assumido pelos municípios também se reflete na comunicação dos mesmos no website. Este estudo traz contributos teóricos e práticos, fornecendo algumas linhas orientadoras para a criação de conteúdo informativo pelas autarquias no website de forma a promover a sustentabilidade ambiental.
- CROWDSOURCING: criando plataformas digitais como estratégia de preservação e conservação da memória de manifestações/intervenções não perenes de Arte Contemporânea em Espaço Público.Publication . Castilho, LilianaInicialmente, tomando aqui as reflexões de Armajani (1993), cabe lembrar que Arte Pública não significa um trabalho de grandes dimensões inserido num espaço público, pois a simples inserção de um objeto em um espaço coletivo não o configura como tal. O campo da Arte Pública é, por natureza, híbrido e polivalente e tem um apelo social, cuja intensidade é variável de acordo com o projeto poético da obra–caminha desde uma remodelação no modo de se perceber ou de dar visibilidade ao espaço onde a obra está inserida, até propostas artivistas que visam de modo muito claro uma crítica institucional e a transformação das práticas sociais por meio da arte, bem como com possíveis impactos nas ordens políticas e/ou econômicas.
- Desafio às rádios comunitárias portuguesas: o jornalismo de proximidade e o registo oficial na Entidade Reguladora para a Comunicação SocialPublication . Midões, MiguelEm Portugal, o estudo sobre rádios comunitárias era, até há relativamente pouco tempo, inexistente. A rádio continua a ser dos meios de comunicação menos explorados pela academia e, dentro desta área, a rádio como medium alternativo e ligado às comunidades locais não era sequer objeto de estudo. Entre 2015 e 2020 foram identificadas e caracterizadas 21 rádios comunitárias em Portugal, ao longo de um mapeamento que comprovou a existência de um terceiro setor de radiodifusão, ainda que sem qualquer enquadramento legal. A tendência, à semelhança da Europa, é crescente e os projetos continuam a surgir, sobretudo concentrados nas principais zonas metropolitanas, Lisboa e Porto, e no litoral. A caracterização destas emissoras mostra que são rádios sem fins lucrativos, que nascem no seio das comunidades, são geridas por estas e a grelha de programas é construída como alternativa aos media mainstream. Embora algumas destas emissoras de rádio surjam com o objetivo de intervenção social, política e cultural, este nível de intervenção com vista ao desenvolvimento local é ainda muito ténue, o mesmo que se passa quando se analisa o exercício do jornalismo, com vista à representação das comunidades e dos interesses locais. As rádios comunitárias portuguesas têm ainda poucos espaços dedicados à informação e notícias, assumindo-se um caráter sobretudo musical e de entretenimento. No entanto, há exceções, como o caso da Rádio Escuta, um projeto efémero, que decorreu em Lisboa, no bairro Almirante Reis, em 2018. Esta rádio focava-se na informação e no exercício do jornalismo, dando voz ao bairro em que surgiu, inclusive em vários idiomas, que correspondiam às comunidades imigrantes com maior representatividade nesta zona da capital portuguesa. A participação das comunidades na construção da grelha de programas e a participação nos media é uma realidade, contudo o acesso da população à participação em alguns destes projetos é controlado. Este artigo pretende também perceber como funcionam estas rádios, em Portugal, não existindo um enquadramento para este setor na lei da rádio (nº54/2010). Constata-se que vários projetos de rádios comunitárias estão oficialmente registados na ERC – a Entidade Reguladora da Comunicação - como “difusão de serviços de programas exclusivamente através da Internet”, não carecendo este registo de qualquer “habilitação prévia”, podendo ser efetuado por “pessoas singulares” como “entidades proprietárias dos serviços” (ERC, 2022). Confirmando-se que as rádios comunitárias portuguesas são um processo em expansão, importa rever a atual lei da radiodifusão portuguesa, para que seja permitido um registo oficial correto ou um melhor enquadramento legal para estes projetos, assim como importa analisar as rádios locais portuguesas, que reúnem várias características comunitárias, nomeadamente o facto de muitas emissoras serem organizações sem fins lucrativos e dinamizadas, maioritariamente, por voluntários.
- Desenho no DigitalPublication . Sousa, Catarina Carneiro deHá no desenho contemporâneo uma dimensão digital que não pode ser ignorada. O propósito deste capítulo é pensar, de forma muito breve, alguns dos diferentes processos pelos quais esta dimensão digital se tem manifestado no desenho autónomo. Para isso iremos comparar as diferenças entre a remediação digital de processos tradicionais e processos nativamente digitais. Parece- nos particularmente signi"cativo distingui-los, por um lado, mas também compreender como podem, atualmente, tender para a hibridização.
- A discursividade entre o facto e a ficçãoPublication . Barroso, PauloO discurso jornalístico centra-se numa função referencial e informativa. Serve de testemunho ou prova de verdade sobre o que existe e acontece na realidade. Todavia, até que ponto um discurso jornalístico (texto e imagem) não é subjetivo pela vivência, perceção e prespetiva do emissor? Será um ponto de vista ideológico e parcial ou imune à emotividade e à esteticização do acontecimento? Será puramente objetivo e de interpretação universal?
- O discurso da mediação: hermenêutica, retórica e poética em Paul RicoeurPublication . Barroso, PauloEste artigo analisa a configuração do discurso pelas artes da hermenêutica, retórica e poética. Parte-se da hermenêutica linguística de Paul Ricoeur que, influenciado por Aristóteles, destacou estas artes no re-descrever, no argumentar e no configurar os discursos, respetivamente. O objetivo é demonstrar a influência intemporal das aludidas artes, tão distintas como complementares, na constituição do discurso intencionado e estratégico, que produz sentidos eficazes e que resulta do trabalho diferenciado sobre a linguagem que cada uma destas artes permite realizar. Defende-se que o discurso possui uma função de mediação e que a dialética entre estas três artes é determinante para essa função. Segue-se uma estratégia de explanação e conceptualização para se concluir pela relevância do modo de dizer através de discursos ou recursos estratégicos trabalhados.
- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e
- A geografia diocesana (1147-1505)Publication . Nunes, JoãoEm meados do século XII, o bispado de Viseu era constituído por um território de extensão considerável situado a pouca distância da então fronteira Sul do Reino de Portugal. Nesta centúria, porém, as fronteiras diocesanas ainda não se tinham conformado. Com efeito, só em 1258 o poder episcopal, após contenda judicial com o bispo de Idanha, obteve jurisdição sobre Castelo Mendo, em detrimento das igrejas da Guarda e Jarmelo. Dois anos volvidos, em 1260, foram regulamentados os direitos episcopais das nove igrejas de Pinhel. Anos antes, em 1230, o bispo D. Gil estabeleceu um acordo com a Ordem do Templo sobre os proventos eclesiásticos da igreja de Santiago de Trancoso.
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