CI&DETS - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DETS - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Title
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Apoio social na diabetesPublication . Cunha, MadalenaA diabetes é uma doença crónica que pode causar consideráveis restrições físicas, emocionais e sociais, que podem modificar profundamente as várias dimensões da vida das pessoas. Neste contexto, a disponibilidade de apoio social, é hoje aceite como um factor capaz de mitigar a relação entre a doença e a qualidade de vida, pois há razões teóricas e empíricas para acreditar que o apoio social decorrente das relações sociais contribui para o ajustamento e desenvolvimento pessoais, tendo também uma acção mediadora relativamente aos efeitos do stress (Sarason et al., 1988; Vaz Serra, 1999). Assim, procura-se neste artigo fazer o enquadramento genérico da conceptualização e da medição do apoio social. De seguida descrevem-se alguns estudos do apoio social em diabéticos.
- Blood pressure control in elderly medicated women: benefits of a physical functional exercise programmePublication . Sales, Ângela; Cunha, MadalenaIntroduction: Physical activity is recommended for the prevention and treatment of hypertension. The approach of promoting functional physical activity in a group of hypertensive elderly women should be characterized by a holistic intervention on the person. This consists in considering the whole person in terms of their physical, psychic and social selves. Objective: To evaluate the effect of implement a functional training programme on resting blood pressure in hypertensive elderly women, submitted to exercise training over a period of 24 months. Methods: Exploratory research, with descriptive-analytical orientation to analyse the action of directed physical activity, implemented three times a week on the prognosis of arterial hypertension. This research was supported by the blood pressure data collection at rest in a sample of 60 Brazilian elderly women in the age group of 60 to 90 years, in the community of Vergel do Lago, Maceió / AL, Brazil. Results: The majority (80%) was elderly and hypertensive, having noticed that during the training period they had a systolic and diastolic blood pressure well below the normal standard for this age group. Conclusions: After the intervention of the Vivo Stadium Health Prevention Project, the elderly women showed a reduction and better control of blood pressure values. The results suggest that in inducing a specific physiological effect exerted at the muscle and cardio-circulatory level, physical training protects the state of health, indicating that it should be encouraged throughout the lifecycle. It can also be inferred that the programme implemented can be replicated as a measure of therapeutic education, assessment and audit of good health practices.
- "Calidad de vida y diabetes: variables psico-sociales"Publication . Cunha, MadalenaO estudo sobre a «Qualidade de Vida e Diabetes: Variáveis Psicossociais», justifica-se pela importância que o funcionamento psicossocial tem suscitado na gestão da diabetes, pois a conjugação de medidas objectivas do controlo da doença (avaliação do índice de HbA1c) com a avaliação dos aspectos psicossociais, parece ser a fórmula mágica capaz de promover a Qualidade de Vida (QDV) dos diabéticos. A amostra incluiu 266 diabéticos tipo 1, com idades entre os 18 e os 83 anos. Os resultados revelaram que os diabéticos do género masculino e os solteiros apresentam melhor QDV; que os diabéticos de maior idade apresentam pior QDV; que o nível de escolaridade mais elevado e as variáveis clínicas (peso normal, tratamento com insulina lenta, autocontrolo glicémico, exercício físico e regime dietético), se associarem com QDV mais satisfatória. Constatou-se ainda que, quanto mais grave é o estado de ânimo depressivo pior a QDV, quanto melhor é o auto-conceito, maior é a QDV, quanto maior é o apoio social, a funcionalidade familiar, a Internalidade, o Controlo Pessoal, a Previsibilidade, a percepção dos Obstáculos e Benefícios do Tratamento e a percepção de Gravidade e Vulnerabilidade às complicações da diabetes, maior a QDV e quanto maior a Externalidade e o Controlo Médico, pior a QDV.
- Comportamentos Suicidários em Estudantes do Ensino Superior: Factores de Risco e de ProtecçãoPublication . Gonçalves, Amadeu Matos; Freitas, Paula Pinto de; Sequeira, Carlos Alberto da CruzNeste artigo abordam-se algumas questões relacionadas com os comportamentos suicidários em estudantes do Ensino Superior, tendo por base uma revisão sistemática da literatura. Neste contexto, faz-se o enquadramento conceptual dos comportamentos suicidários, clarificando os conceitos de Ideação suicida, Tentativa de suicídio, Para-suicídio e Suicídio. Partindo de alguns dados epidemiológicos disponíveis, faz-se uma reflexão sobre a dimensão desta problemática, possíveis causas dos comportamentos suicidários e dos factores mais recorrentemente associados ao risco de suicídio nos jovens. Procura-se realçar a importância do reconhecimento de possíveis indicadores de risco e de protecção nos domínios da promoção da saúde mental dos jovens e da prevenção do suicídio em meio académico.
- A Comunidade Desportiva Intencional como Objecto de Investigação e Desenvolvimento da Gestão do DesportoPublication . Figueiredo, AbelEste artigo procura situar as bases programáticas para os exercícios de autoconsciência conceptual interpretativa da gestão do desporto. Utilizam-se alguns pressupostos de uma hermenêutica da motricidade humana, com Manuel SÉRGIO, em contexto desportivo concreto, com Gustavo PIRES. O “movo-me logo existo” elogiados por SÉRGIO (1987) integram o sentir e o pensar humano (FIGUEIREDO, 1996). No entanto, o pano de fundo colectivo dado pelo “estou implicado, logo existo”, inspirado em ORTIZ-OSÉS, assume relevância teórica imprescindível para o elogio da dimensão social no fenómeno desportivo e, assim, na gestão do desporto como instrumento de interpretação e, ao mesmo tempo, de acção sobre o desporto. A definição da motricidade como objecto de estudo e desenvolvimento, o elogio da acção motrícia para lá do motor expressado, são o caminho encontrado para demonstrar a integração da dimensão institucional do conceito de desporto em Gustavo PIRES, apresentando, assim, a comunidade desportiva intencional como objecto de investigação e desenvolvimento da Gestão do Desporto. Ainda em coerência com o modelo mesoscópico de análise transversal (FIGUEIREDO, 2006), termina-se o artigo a elogiar as federações desportivas como os espaços intermédios da institucionalização do desporto, entre os clubes e o quadro internacional olímpico.
- As Concepções de Educação Física no OcidentePublication . Figueiredo, AbelA valorização do projecto educativo formal (intencional) sofreu no ocidente algumas transformações, notando-se muito cedo, e apesar da visão dualista sempre marcante, preocupações profundas com a formação integral do Homem. No entanto, o dualismo equilibrado Helénico teve condições históricas para se tornar em dualismo reducionista até à Idade Média, marcando significativamente, e no Renascimento, o início das abordagens científicas ao estudo da motricidade humana. O aprofundamento de áreas como a Educação Física (ginástica) e o Desporto moderno surgem, pois, num período conceptual em que de uma análise empírica e higiénico-terapêutica se vai passando a uma análise mais científica, inicialmente baseada na mecânica e na anatomia, e, à medida que se vão desenrolando os estudos médicos, na fisiologia geral e muscular. Este percurso emerge de uma episteme que gerava aquilo que hoje se costuma denominar como paradigma da modernidade e que, no âmbito da motricidade humana Manuel SÉRGIO (1989) denomina como paradigma cartesiano. A dicotomização corpo-espírito com desvalorização cultural do corpo e o desenvolvimento da ciência espartilhante face ao renascimento de uma visão limitada do conhecimento (conhecimento científico), envolvem movimentos recentes na sua contradição. É nesta transição de paradigma dominante que emerge o desenvolvimento da EF na escolaridade obrigatória.
- O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futurosPublication . Figueiredo, Maria Pacheco
- Considerações sobre a profissão docente - o prestígio profissional do professor actual e as suas competências no futuroPublication . Figueiredo, AbelNeste ensaio, o autor aborda o reconhecimento social da profissão docente, enveredando pela sua situação profissional em Portugal, explorando o que é "ser professor", realçando as dificuldades epistemológicas características da sua função e esclarecendo as novas competências profissionais. Num ensaio experimental de estudo entre os Mestrandos em Ciências da Educação - Metodologia da Educação Física, e os primeiros alunos de um curso de Educação Física no IPV, conclui-se que os resultados robustecem a constatação que os professores não assumem a conotação social prestigiante que o público lhes atribui.
- Contributo dos Enfermeiros na Formação Pré‐GraduadaPublication . Ribeiro, Olivério; Cunha, MadalenaO presente estudo propõe-se analisar o “Contributo do enfermeiro na formação pré-graduada”, uma vez que aprender em contexto de Ensino Clínico é cada vez mais uma necessidade imperiosa do estudante de Enfermagem. O estudo de natureza transversal e cariz descritivo correlacional foi desenvolvido numa amostra não probabilística, constituída por 305 enfermeiros, 72.1% do género feminino e 27.9% do género masculino, com idades compreendidas entre os 23 e os 58 anos, que exercem funções em diversos hospitais portugueses. Constatámos existir efeito significativo da idade no contributo do Enfermeiro na formação pré-graduada, sendo que os enfermeiros com mais idade (≥34 anos) apresentam um maior contributo. Quem possuí formação específica em supervisão é quem mais contribui para a formação pré-graduada e os que detêm mais tempo de exercício profissional (≥14 anos) apresentam melhores competências na supervisão. Verificámos ainda existir relação entre os anos escolares supervisionados (2º ano e 4º ano), o título profissional e o contributo do enfermeiro na formação pré-graduada. Na perspetiva dos enfermeiros, o estabelecimento de prioridades na prestação de cuidados é a maior dificuldade sentida pelo pré-graduado. Por sua vez, a promoção do processo ensino – aprendizagem, tendo por base os objetivos do ensino clínico, é apontada como a maior dificuldade sentida pelos enfermeiros. Quanto à atitude mais benéfica na formação do pré-graduado, constatou-se que consiste em orientá-lo na realização das intervenções de enfermagem, sendo as competências teóricas as que os enfermeiros mais valorizam nos alunos
- O Cuidado como Realidade Cultural que Emerge na FamíliaPublication . André, Suzana; Cunha, Madalena; Rodrigues, VítorCuidar é uma atitude de amor e interesse por outra pessoa. Cuidar de alguém é igualmente apreciado como um atributo positivo − um timbre de comportamento maduro e civilizado. A capacidade de uma sociedade cuidar dos seus membros menos bem-aventurados é a marca do seu desenvolvimento (Brotchie e Hills, 1991).