Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Implementação de ferramentas de gestão estratégica numa organização social – estudo de casoPublication . Santos, Paula Marques; Guedes, AnabelaEste artigo científico tem por objeto a análise da implementação de ferramentas de gestão estratégica nas organizações sociais, através de um estudo de caso de uma organização social portuguesa. Nesse sentido a questão de partida do nosso trabalho é: “Quais as ferramentas de gestão estratégica mais relevantes para garantir a sustentabilidade de uma organização de economia social (OES)?”. Desta forma, foram definidos objetivos de estudo, tais como, conseguir demonstrar que aplicações/ferramentas podem facilitar o trabalho de gestão; conseguir verificar a importância da gestão de recursos humanos; verificar a importância do plano estratégico; e perceber de que forma o meio envolvente influencia a gestão da OES. A par deste estudo, foi realizada uma pesquisa sobre conceitos fundamentais que permitem um maior conhecimento sobre o tema, como gestão estratégica, sustentabilidade financeira e gestão de recursos humanos, foi ainda necessário a recolha de dados junto da organização escolhida, tendo sido aplicada uma checklist como ferramenta de recolha e sistematização de dados, além da análise da documentação interna da mesma OES.
- Gestão de Organizações SociaisPublication . Marques Dos Santos, PaulaDesempenhar, atualmente, funções de gestão/direção de uma organização da economia social é um grande desafio, dada a necessidade de garantir a sustentabilidade organizacional, sem esquecer o fim dessas mesmas organizações, que consiste na satisfação das necessidades sociais dos seus clientes – os cidadãos. Esse desafio exige a preparação das direções e direções técnicas em diversas áreas do saber, compreendendo as exigências específicas de cada área de atuação, garantindo a atualização do conhecimento e sabendo utilizar e implementar todas as ferramentas necessárias para que a organização funcione em uníssono e de acordo com objetivos e metas comuns e partilhadas. Se até há bem pouco tempo, o funcionamento deste tipo de organizações era suportado, quase na íntegra, pelo financiamento público, atualmente esse financiamento é cada vez mais difícil e escasso, urgindo a procura de fontes de financiamento alternativas, além da gestão eficiente de todos os recursos ao dispor de cada organização, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Este manual prático é, por isso, um guia de apoio para todos os profissionais das OES que procurem desenvolver boas práticas na gestão das suas organizações, baseando a sua atuação num conhecimento concreto da realidade como suporte à tomada de decisões e à definição do caminho a percorrer para garantir a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo, bem como a qualidade e excelência dos serviços prestados aos diferentes tipos e segmentos de clientes, além de estabelecer relações duradouras e adequadas com todos os stakeholders. Procurámos apresentar uma abordagem pragmática de todos os temas, apoiada numa linguagem simples e clara, que permita a qualquer técnico ou quadro superior de uma OES compreender a informação analisada e utilizar as ferramentas e exemplos práticos para o suporte do seu trabalho e para a sua adaptação às necessidades e especificidades da organização em que colabora, facilitando, não só o diagnóstico, mas também o planeamento, implementação, monitorização e avaliação. Apesar do esforço para abordarmos diversas áreas e temas, de forma científica e à qual procurámos associar sempre exemplos práticos e ferramentas de apoio ao seu desenvolvimento e implementação no mundo real, este manual não consegue cobrir todos os assuntos ou áreas que suportem o trabalho exigido à gestão diária das OES. Consideramos, contudo, a pertinência deste suporte técnico, restando-nos pensar em futuras publicações que consigam associar a esta investigação outras abordagens e perspetivas científicas e técnicas.
- Planeamento estratégicoPublication . Marques Dos Santos, Paula
- A implementação de ferramentas de gestão estratégica nas organizações da economia social – um estudo sobre as OES do concelho de Castelo de PaivaPublication . Valente, Joana; Marques Dos Santos, PaulaO estudo que apresentamos pretende refletir acerca da importância da implementação da gestão estratégica nas Organizações da Economia Social (OES), com vista à sua sustentabilidade. Focaremos também o papel do dirigente/gestor no processo do planeamento estratégico, percecionando a necessidade da aquisição de conhecimentos aprofundados e adequados para o desempenho da sua função. O estudo é sustentado por um enquadramento teórico e por dados extraídos a partir de dois instrumentos de recolha de dados, aplicados a todas as OES do concelho de Castelo de Paiva. Os dados recolhidos permitiram validar e corroborar os resultados apresentados no enquadramento teórico. Verificou-se que, embora a maioria das OES tenham apresentado a utilização de ferramentas de gestão estratégica, ainda existem várias lacunas na sua implementação, acompanhamento e controlo/avaliação, o que influencia a fraca sustentabilidade das mesmas. Este e outros resultados evidenciaram a necessidade da criação de uma proposta de resposta: a construção de um guião de apoio à gestão estratégica e a criação do Gabinete para a Promoção de Práticas Estratégicas e Sustentáveis das OES de Castelo de Paiva.
- Multidisciplinariedade na Promoção do Envelhecimento Ativo: Criação de uma equipa multidisciplinar no concelho de SabrosaPublication . Marques Dos Santos, Paula; Freitas, Cátia
- Representações sociais dos gestores sociais em relação às práticas de empreendedorismo e inovação social como instrumento estratégico de sustentabilidade: as IPSS de Castro Daire com respostas sociais para a 3ª idadePublication . Maravilha, Mariana; Marques Dos Santos, PaulaAs Organizações de Economia Social (OES) sentem, cada vez mais, necessidade de transformar os seus padrões de gestão e os seus profissionais. Por outro lado, o empreendedorismo social está a ser cada vez mais debatido no mundo atual. A conjugação destas problemáticas fortalecem, sem dúvida, a economia e provocam mudança destes contextos, assim como da região em que atuam. A nossa investigação foi conduzida no concelho de Castro Daire, sendo sustentada por um enquadramento teórico e por dados extraídos a partir de dois instrumentos de recolha de dados, aplicados a todas as OES, com respostas para a terceira idade. Os resultados obtidos permitiram perceber a representação dos gestores/diretores dessas OES, relativamente aos conceitos de empreendedorismo e inovação social como instrumento estratégico de sustentabilidade, bem como da forma como os mesmos implementam essas ferramentas. Percebemos que as práticas e o conhecimento que os mesmos têm na área da gestão estratégica e inovação limitam a sustentabilidade organizacional, bem como reduzem a capacidade de resposta às necessidades da população idosa. Ainda assim, observam-se gestores sociais preocupados com a diversificação e a personalização dos serviços prestados.
- Diagnóstico organizacionalPublication . Marques Dos Santos, Paula
- Implementação de um sistema de gestão da qualidadePublication . Marques Dos Santos, Paula