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  • Efemérides da morte de figuras públicas na imprensa: o tempo como cabide noticioso
    Publication . Martins, Joana
    A morte engloba vários ritos e rituais, entre os quais se incluem a conservação da memória do falecido. Olhando para os meios de comunicação como espaços que podem potenciar essa mesma memória, com base na ideia de cabide noticioso defendida por Nelson Traquina (2002), propusemo-nos analisar a cobertura dos aniversários da morte de 20 figuras públicas portuguesas nos jornais Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, falecidas entre os anos de 1970 e 2014. A análise das diferenças editoriais em relação a estas efemérides mostrou que nem sempre o aniversário da morte de determinada figura pública é o elemento que espoleta a recordação, na medida em que, por vezes, há́ um acontecimento paralelo que coincide com o aniversário da morte e que ancora a abordagem do jornal, levando a diferentes enquadramentos da efeméride. Fazendo um paralelismo com a obra de Fernando Catroga (1999), concluímos, pois, que a comemoração da morte visa, em alguns casos, recordar a personalidade falecida, mas em determinadas circunstâncias dá mais importância ao gancho da atualidade e à reintrodução do acontecimento em termos do seu significado na vida presente e futura.
  • O potencial de visualidade nos media
    Publication . Martins, Joana
    A partir dos valores-notícia, e com enfoque no potencial de visualidade defendido por Nelson Traquina (2002), este artigo tenta perceber quais são os temas com maior e menor destaque em termos de imagem nas capas dos jornais diários generalistas portugueses Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias e Público, entre os anos de 2017 e 2020. Concluímos que existem perfis gráficos diferentes, assim como opções temáticas diversas: o desporto é o tema de eleição no Correio da Manhã, enquanto a política tem maior potencial de visualidade no Público. As escolhas dos periódicos mostram também diferentes posicionamentos editoriais, nomeadamente em torno da tabloidização, visível, essencialmente, no caso do Correio da Manhã. Os resultados relativos ao ano de 2020, quase inteiramente dominado pela pandemia de covid-19, permitem perceber, tal como já era expectável, que a temática da saúde, habitualmente com um potencial de visualidade muito reduzido, está em destaque em relação a outros temas.
  • ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    A aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em áreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
  • A Tablodização nos jornais generalistas portugueses
    Publication . Martins, Joana
    Introdução: O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social. Objetivos: Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos. Métodos: Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias). Resultados: Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização. Conclusões: A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media.
  • Práticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação Social
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    No âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, que tem como principal objetivo avaliar o grau de literacia dos alunos desta área de formação ao longo dos três anos do seu percurso académico no curso de Comunicação Social, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Para a concretização dos objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório e optou-se pela implementação de um questionário online para a recolha de dados. Especificamente neste artigo analisam-se os resultados relativos à primeira secção do questionário e que dizem respeito às práticas e consumo de media pelos estudantes. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos recorrem essencialmente às redes sociais e à televisão para se informarem sobre o que acontece no país e no mundo, sendo o jornal impresso o meio menos utilizado. Em termos do uso de dispositivos e tecnologias, a maioria dos estudantes considera que as principais funções da internet são informar e entreter, usam maioritariamente o smartphone para estabelecer e manter contactos e as redes sociais têm como principal função o entretenimento. A pertinência e o principal contributo deste estudo passam, entre outros, por permitir a caracterização de hábitos e práticas de consumo de media, bem como possibilitar a identificação de estratégias específicas para uma geração que tem claramente diferentes hábitos de consumo de informação.
  • Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    Experiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
  • Media literacy in higher education: perceptions about ethical issues in journalism among students of a social communication course
    Publication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel
    The project “Media Literacy in Higher Education: an exploratory study within Media Studies Students” aims to assess the degree of media literacy of students in the field of Communication Sciences, namely in terms of its ethical challenges. This article presents partial results of the student’s assessment in terms of journalism practices and its code of ethics. 72 students, from the three years of the degree in Media Studies of the School of Education of Viseu, were asked to evaluate a series of practical cases, with ethical challenges, within the scope of print journalism. The answers show that, within the first year of the course, there are some doubts regarding the journalist's behaviour, which do not exist among the other students. The lack of knowledge about the need to distance oneself from the news and the doubts regarding a possible payment to the sources of information are the main doubts of the first-year students, although, as they advance in the course, these issues are no longer visible in the answers of the secondand third-year students. In the evaluation of practical cases, all the respondents demonstrate a good critical capacity regarding the examples presented. These data align with the expected acquisition of skills and knowledge and reflect a profile at the end of the course, which shows that students are well prepared from the ethical and behavioural point of view in journalism.
  • A cobertura da morte de figuras públicas na imprensa portuguesa: contributos para uma categorização das personagens mediáticas
    Publication . Martins, Joana
    A morte de figuras públicas assume relevância para os media, dada a presença dos valores-notícia da morte e da notoriedade. No entanto, não basta que se verifiquem estes critérios, para que estejamos perante um grau de noticiabilidade estanque. A partir do estudo da morte de 20 figuras públicas, chegámos a diferentes tratamentos por parte dos três jornais diários selecionados – o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Concluímos, pois, que a maior ou menor noticiabilidade se prende, quer com o estatuto da personalidade, quer com o posicionamento editorial do meio de comunicação social e ainda com algumas contingências do período em que ocorre o acontecimento. Assim, propomos a categorização das figuras públicas, cuja morte foi alvo de cobertura mediática, com base no estudo dos diferentes estatutos de personalidades, como heróis, mitos, celebridades, estrelas e fama, alguns dos quais diretamente dependentes dos media e, outros, oriundos dos estudos narrativos.
  • A cobertura da morte de figuras públicas desportivas
    Publication . Martins, Joana
    Morte e notoriedade são dois valores-notícia relevantes para os meios de comunicação social. É por isso que o falecimento de personalidades ligadas aos setores da vida pública, particularmente do desporto, assume grande importância em termos de cobertura mediática. Partindo do estudo da cobertura da morte de cinco personalidade do mundo desportivo em três jornais diários – Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias – chegámos a conclusões que mostram diferentes destaques e diversos posicionamentos editoriais na cobertura que cada jornal fez do falecimento de cada personalidade. Além disso, concluímos ainda que o período temporal que separa as mortes de Fernando Pascoal Neves “Pavão”, Joaquim Agostinho, Vítor Baptista, José Megre e Eusébio da Silva Ferreira (falecidos entre 1973 e 2014) nos remete para novas formas de espetacularização da morte e prevalência dos factos paralelos ao próprio acontecimento, como sinal do aumento das pressões de mercado e da adoção de novas estratégias, mais próximas do espetáculo do que da informação.
  • Digital tools for foreign language learning in higher education in Portugal
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, I.M.; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, J.; Casañ Pitarch, R.; Gillain, R.; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    Pedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.