Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Augusto, Luísa"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação das Associações de Futebol juntos dos atletas jovens: O Caso da Associação de Futebol de ViseuPublication . Lanhas, Cátia Sofia Ribeiro; Augusto, LuísaO presente Relatório de Estágio tem como finalidade elencar as atividades desenvolvidas no departamento de comunicação da Associação de Futebol de Viseu, no âmbito do estágio. Tem como objetivo, também, apresentar um estudo desenvolvido durante o período de estágio sobre a forma como a Associação de Futebol de Viseu se comunica e sobre o impacto da sua comunicação junto dos atletas jovens. O estágio desenvolvido permitiu aplicar os conhecimentos e pôr em prática todas as competências adquiridas. O local de estágio foi na Associação de Futebol de Viseu, por um período de 4 meses, o que foi fundamental para perceber como funciona a comunicação de uma organização desportiva e, também, permitiu a recolha de dados para a pesquisa empírica. No estudo desenvolvido, a pesquisa empírica dividiu-se em duas partes. Na primeira parte a metodologia usada foi uma análise de conteúdo do website da Associação de Futebol de Viseu, aplicando uma grelha de análise, com indicadores estudados por outros autores. Para a segunda parte da pesquisa, tendo em vista compreender o impacto da comunicação dos atletas mais jovens da Associação de Futebol de Viseu, a metodologia usada baseia-se na aplicação de um questionário aos atletas. Este relatório traz contributos quer para as práticas de comunicação das Associações de Futebol, na medida em que dá sugestões para a gestão da comunicação, de forma que os seus atletas consigam mais proximidade e rapidez de informação sobre o desporto da sua zona geográfica, o que aumenta o grau de envolvimento entre os jovens e a organização desportiva. Por outro lado, como o relatório tem, também, um cariz académico, a pesquisa desenvolvida também traz um contributo científico.
- Comunicação digital de produtos endógenos: O papel das entidades de promoção e valorização do território na divulgação do queijoPublication . Cardoso, Mónica Alexandra Melo; Augusto, LuísaEste projeto de investigação aborda a comunicação digital de produtos endógenos, tendo em vista analisar como é que os melhores queijos portugueses e do mundo são divulgados no meio digital pelas entidades de valorização e promoção do território. O queijo é um latícinio muito apreciado e considerado como um dos produtos mais prestigiados do património gastronómico nacional e internacional. A divulgação dos produtos endógenos através do meio digital é um tema que tem ganho cada vez mais destaque no âmbito da investigação científica pelo papel significativo que possui na promoção e valorização dos produtos. Este reconhecimento também se reflete numa oportunidade de desenvolver o local a nível económico, turístico e gastronómico, sendo da responsabilidade das entidades locais, o desenvolvimento de conteúdos, iniciativas e práticas comunicacionais que permitam contribuir para essa promoção. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma é que as entidades autárquicas e as entidades produtoras comunicam no Facebook e Website, os queijos nacionais e internacionais distinguidos como os melhores do mundo. Para isso, realizou-se um estudo de três queijos portugueses - Queijo Serra da Estrela, Queijo de Azeitão e Queijo da Beira Baixa, e os três primeiros queijos internacionais - Queijo Canastra, Queijo Kalathaki Limnou e Queijo Graviera Naxou, classificados no ranking sobre os 50 melhores queijos a nível global do Taste Atlas. A metodologia de investigação aplicada foi uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo e quantitativo, dos conteúdos disseminados. Através dos dados obtidos foi possível concluir que o digital surge como uma excelente ferramenta de promoção, assim como as instituições são fundamentais na valorização e divulgação do queijo e realizam várias iniciativas, no entanto existem aspetos a melhorar na forma de comunicar o produto no meio digital. A comparação entre as entidades nacionais e internacionais também permitiu concluir que a forma de divulgar o queijo é muito semelhante em ambos os canais digitais.
- A Comunicação Digital na Divulgação de Eventos: O Caso da Feira de São MateusPublication . Cunha, Beatriz Almeida Mendonça; Augusto, LuísaA temática referente à comunicação digital tem ocupado um espaço relevante no seio académico. Esta valorização deve-se a uma nova geração de estudos e produção de conhecimentos na área, em virtude da crescente utilização de práticas comunicacionais digitais adaptadas e inseridas em diversas vertentes. No âmbito dos eventos é necessário um planeamento prévio adequado aos objetivos que se pretendem, sendo que os canais digitais assumem-se como importantes ferramentas de comunicação e relacionamento com os públicos de interesse. O intuito deste trabalho de investigação é analisar o papel que a comunicação digital teve nos últimos anos na divulgação da Feira de São Mateus, considerando a Internet e as plataformas digitais como ferramentas viáveis de novos espaços de relacionamento e interação com os públicos. Pretende-se, também, perceber as relações de interatividade estabelecidas por meio de estratégias contemporâneas de comunicação digital, principalmente através da Internet, entendida neste estudo como um espaço no qual se constrói a visibilidade mediática e a legitimação dos eventos. A Feira de São Mateus é o estudo de caso para este trabalho de investigação, considerando as características que lhe estão inerentes e que serão abordadas neste estudo, com foco para a sua revitalização, modernização e evolução no espaço digital. A metodologia usada na pesquisa empírica incide na análise de conteúdo e das métricas dos vários canais online da Feira de São Mateus nos últimos cinco anos, adotando uma análise dos dados de carácter quantitativo e qualitativo; a análise qualitativa permite o levantamento e identificação das categorias e temas publicados em cada um dos canais digitais para, posteriormente, se realizar uma análise quantitativa dos dados obtidos. O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo incide no enquadramento teórico da pesquisa e o segundo capítulo aborda a fase da investigação empírica. Constatou-se, através dos dados obtidos, que é notório um crescimento, desenvolvimento e investimento por parte da entidade organizadora da Feira de São Mateus em praticar uma maior e melhor comunicação do evento nos meios digitais disponíveis, criando assim uma relação de proximidade e interação com o público.
- Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos DesportivosPublication . Ferreira, Rui Filipe Major; Augusto, LuísaO presente projeto tem como objetivo analisar a comunicação digital de grandes eventos desportivos Eventos Desportivos a nível mundial, fazendo uma comparação com outros três eventos a nível nacional. Pretende-se sugerir um projeto de comunicação, com indicação de um conjunto de indicadores a serem trabalhados nos websites das organizações de eventos desportivos, bem como compreender de que forma a comunicação digital é utilizada e como contribui para o melhoramento e eficácia da organização dos mesmos. Este projeto encontra-se dividido em cinco capítulos: introdução, revisão de literatura, metodologia, análise de resultados e conclusão. No primeiro capítulo, na introdução, é referida a pertinência do estudo, bem como o estado de arte do tema. O segundo capítulo incide na abordagem dos principais conceitos teóricos em estudo, a comunicação, a comunicação digital, os eventos desportivos e a organização dos eventos desportivos. No terceiro capítulo, é proposta uma grelha de análise de websites das organizações de eventos desportivos, construída com base no estado de arte e na revisão de literatura. Neste capítulo, é, também, descrita a metodologia utilizada no estudo empírico, os métodos de recolha e análise dos dados e a amostra utilizada. No quarto capítulo são apresentados os dados dos resultados da aplicação da grelha de análise proposta. O último capítulo visa apresentar as conclusões do estudo, discutindo os resultados e apresentando sugestões de pesquisas futuras. A análise dos dados mostra que houve uma evolução na disseminação dos conteúdos nos websites das organizações de eventos desportivos. Os websites analisados privilegiam disseminação de conteúdos informativos sobre os eventos passados, presentes e futuros. Há, no entanto, conteúdos que faltam, designadamente no que se refere à organização do evento. Este estudo traz um contributo para a academia e para a comunicação digital das entidades responsáveis pela organização de eventos desportivos.
- A comunicação digital nas empresas de distribuição e comércio online: o caso da FelpingPublication . Cardoso, Ana Beatriz Rodrigues; Augusto, LuísaO digital tem vindo a demonstrar ser uma ferramenta fundamental no âmbito profissional e empresarial, na medida em que ajuda no crescimento e manutenção da relação entre uma entidade e os seus públicos, fomentando, em simultâneo, uma possibilidade de melhoria de negócio através de diversas plataformas digitais, como é o caso das redes sociais. O presente relatório de estágio tem conteúdo referente ao estado de arte do mundo da comunicação, com especial atenção dada à questão da comunicação e marketing digital, tópicos sob os quais assenta a grande maioria da informação auferida ao longo do estágio curricular na Felping, uma empresa de delivery recente no mercado. É apresentado um estudo relativo à comunicação digital nas empresas de delivery, que permite compreender o papel da comunicação digital na projeção de uma empresa na área da distribuição alimentar. Ao mesmo tempo, promove-se uma análise relativa a campos práticos da comunicação, através do relato de atividades efetuadas em período de estágio.
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.
- O papel das agências de comunicação digital: o caso da MixlifePublication . Soares, Diana Correia; Augusto, LuísaAs agências de comunicação digital são um apoio para as empresas que querem evoluir digitalmente. Uma empresa tendo suporte de uma agência digital evoluirá mais facilmente devido ao marketing digital feito, designadamente no que se refere à personalização do website, à divulgação de lojas online, disseminação de informação e outros conteúdos, entre muitos outros serviços. As redes sociais, por sua vez, vêm revolucionar a comunicação no ambiente digital. Com a sua existência o consumidor pode disseminar e partilhar informações sobre os produtos e serviços de uma marca de forma mais completa, assim como ter uma relação mais afetiva com essa mesma marca. O presente relatório de estágio visa compreender o papel das Agências de Comunicação Digital, bem como o seu impacto na performance das empresas. Deste modo, apresenta as atividades desenvolvidas no período de estágio de quatro meses na Mixlife, uma agência de comunicação digital especializada em várias áreas de negócio como gestão de redes sociais, marketing digital, criação de websites, entre outros. Durante o estágio, desenvolveu-se também uma pesquisa sobre o impacto das Agências de Comunicação Digital, tendo como base metodológica o estudo de caso da ADREAMS. Assim, pretende-se analisar o papel e contributo das agências de comunicação digital para o sucesso das empresas a nível da comunicação digital, bem como apresentar as variadas áreas de comunicação e serviços que estas prestam aos seus clientes e as vantagens desses mesmos serviços. No final deste relatório foi possível confirmar que existe uma importância visível na contratação das agências de comunicação digital pois estas ajudam no desenvolvimento de uma marca, a nível digital, levando-a ao sucesso.
- Participação artística : dinamização do Ecomuseu de TorredeitaPublication . Morais, Joana Francisca Nunes de Barros Cunha; Augusto, Luísa; Sousa, Catarina Carneiro deO presente projeto propõe acrescentar valor ao património do Ecomuseu de Torredeita através da Animação Artística. A criação de uma performance artística traduzida numa visita itinerante pelo Ecomuseu, é a proposta apresentada no sentido de dinamizar a localidade de Torredeita e o Ecomuseu em si. O trabalho é realizado em conjunto com a comunidade, mobilizando sinergias locais e chamando todos os intervenientes a ter um papel ativo na participação artística. A música, o teatro, as tradições e o humor dão vida a cenários museológicos característicos de ofícios e profissões antigas. O que é a arte como trabalho coletivo e até que ponto a animação artística poderá trazer valor a espaços museológicos são questões que este projeto coloca.
- Projeto de Comunicação Digital na Área da SaúdePublication . Almeida, Patrícia Ferreira de; Augusto, LuísaA Internet veio alterar o panorama comunicacional e trouxe grandes desafios para profissionais e investigadores. De facto, tornou-se possível chegar a milhões de pessoas através de um clique. Websites e redes sociais são fortes ferramentas de comunicação digital, daí a crescente necessidade de formação de profissionais nestas áreas. O conceito eHealth ganha aqui especial relevo, pois defende a necessidade das marcas gerarem uma personalidade digital possibilitando, no caso das instituições de saúde, uma aproximação ao público. O presente projeto aborda o meio digital como condicionador do modo como se desenvolve a comunicação nas organizações de saúde e visa apresentar uma proposta de comunicação digital especificamente para instituições de saúde. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de websites e redes sociais (Facebook e Twitter) das dez melhores clínicas e hospitais de Portugal e das dez melhores clínicas e hospitais do Mundo segundo o estudo “Ranking web of hospitals”. Os websites foram analisados com base numa grelha criada com diversos indicadores, defendidos por vários autores como peças importantes e que devem estar presentes nos websites. As redes sociais foram analisadas em dois momentos distintos e os conteúdos recolhidos passam por: temas publicados pelas instituições, a tipologia de conteúdo/formatos das publicações e, também o número de publicações, gostos, partilhas e comentários das publicações.
- Relatório de estágio - LEWIS, Agência de Comunicação GlobalPublication . Lopes, Sara Oliveira; Augusto, LuísaA questão base que orientou a minha escolha para desenvolver o estágio e respetivo relatório, foi perceber de que forma a comunicação integrada das empresas, operacionalizada através dos quatro pontos do Modelo PESO, é trabalhada pelas agências de comunicação. Este relatório, em linha com o estágio desenvolvido, tem como intento a descrição pormenorizada do projeto de implementação do Modelo PESO e das funções e atividades a ele inerentes desempenhadas ao longo de, sensivelmente, quatro meses de estágio curricular. O estágio, desenvolvido no âmbito da componente não letiva do mestrado em Comunicação e Marketing, da Escola Superior de Educação de Viseu, teve lugar na LEWIS, Agência de Comunicação Global, em Lisboa. Para além da descrição das atividades realizadas, o presente relatório inclui ainda uma componente de enquadramento teórico, interligando os conteúdos lecionados em contexto de aula, com a experiência prática obtida no estágio, na área das relações públicas e comunicação. Partindo do pressuposto da importância da comunicação integrada para as organizações, o enquadramento teórico aborda não só esta temática, como também reflete a evolução do marketing e das relações públicas, até aos dias de hoje, onde a comunicação digital e as redes sociais se assumem como veículo determinante para o sucesso das empresas e respetivas mensagens, junto dos consumidores. Aqui, é apresentado um modelo recente de comunicação integrada, o Modelo PESO, que reflete e compila as boas práticas da comunicação integrada nas organizações. Estruturalmente, este relatório está dividido em duas partes principais: o enquadramento teórico, onde estão fundamentadas e suportadas as atividades expostas na segunda parte do relatório, o enquadramento prático, onde consta a descrição das atividades, bem como a apresentação da instituição recetora. Por último, é apresentada uma reflexão crítica de todo o trabalho desenvolvido, incluindo conhecimentos e competências adquiridos, dificuldades e futuros trabalhos e projetos a desenvolver.