Unidade de Enfermagem da Criança e do Adolescente (UECA)
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Browsing Unidade de Enfermagem da Criança e do Adolescente (UECA) by advisor "Bica, Isabel"
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- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
- Agressividade em meio escolar e estilos educativos parentaisPublication . Costa, Joana Pereira Rodrigues da; Bica, IsabelIntrodução: O bullying e a agressividade em meio escolar tem aumentado a sua ocorrência nos últimos anos. APAV (2012, 2016) menciona que tem havido um aumento de casos ao longo dos anos. O que justifica estudar os comportamentos agressivos em meio escolar e relaciona-los com os estilos educativos. Objetivos: Pretende-se com este estudo analisar a influência das variáveis sociodemográficas, o tipo de família e os estilos educativos nos comportamentos de agressividade nas crianças em idade escolar. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo de analise quantitativa correlacional e de corte transversal, com uma amostra de 72 crianças (N=72) com idade média 8.22 (±0.967) numa escola do agrupamento de escolas do concelho de ovar e seus pais para avaliar a influência dos estilos educativos nos comportamentos de agressividade em meio escolar em crianças (7-10 anos). Foi utilizado para as crianças o questionário de Pereira e Almeida (1994) adaptado da versão original de Olweus (1989) e para os pais o EMBU-P, versão portuguesa (Canavarro 2003) com consistência interna moderada com um alfa de cronbach de 0.65. Resultados: As crianças são na sua maioria, do sexo masculino (52.8%), observou-se que 50% referiu ser vitima de comportamentos agressivos, e 43.7% identificaram-se como agressores, dos quais 67.8% são rapazes. Os comportamentos mais referidos, com 25%, são de agressividade verbal. A maioria das famílias são nucleares (86,1%). Na amostra dos progenitores, com média de idades de 41.17±5.39, 84,7% que responderam foram mãe, nos estilos educativos, a dimensão do suporte emocional foi a mais apresentada com OM=50.29(±3.57). Não se observou relação entre as variáveis sociodemográficas, tipo de família e o estilo educativo e os comportamentos agressivos. Contudo fica mostrado que as crianças agressoras apresentam pais com scores superiores na dimensão “tentativa de controle”. Conclusão: Considerando o presente estudo, continua a ser de extrema importância a prevenção da agressividade em meio escolar. Face aos resultados é essencial conduzir uma intervenção não somente centrada nos comportamentos da criança e na escola, mas também no sistema familiar com vista à promoção da parentalidade. Palavras chave: Bullying, comportamentos agressivos, estilos educativos, crianças.
- Os benefícios da colostroterapia para o recém-nascido prematuro hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonataisPublication . Tavares, Joana Filipa Pires Gomes; Bica, IsabelEnquadramento: Ao longo do trajeto realizado com vista à aquisição de competências comuns e específicas relativas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias temáticas se tornam pertinentes para a prática de cuidados ao binómio criança/família, podendo ser exploradas através da investigação, essencial para a evolução da disciplina de Enfermagem. No mundo, 1 em cada 10 RN nasce prematuro, o que pode acarretar sequelas no futuro da criança, devendo os cuidados ao RN ser antecipatórios e individualizados, promovendo o seu conforto e bem-estar. Incentivar o aleitamento materno é essencial para a maximização da saúde da criança e para a vinculação pais-bebé, sendo uma prática acessível e segura, dotada de vários benefícios. A literatura menciona que o colostro, o primeiro leite da mãe, contém diversos nutrientes essenciais, bem como fatores de proteção que protegem a mucosa oral do contacto com certos microrganismos, reforçando o sistema imunológico, o que é útil ao RN prematuro hospitalizado, suscetível a variadas complicações decorrentes da prematuridade. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio; refletir de forma crítica sobre as atividades concretizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; identificar os benefícios da colostroterapia para o RNP hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonatais. Metodologia: Descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos de estágio. Foi realizada uma Scoping Review, de acordo com o protocolo proposto pela Joanna Briggs Institute®. A pesquisa foi efetuada no motor de busca B-On e nas bases de dados MEDLINE e CINAHL, considerando um horizonte temporal de 2017 a 2023, incluindo estudos publicados na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos seis estudos incluídos na Scoping Review, foi possível constatar que a colostroterapia, além de ser uma intervenção fácil de concretizar (administração de apenas 0,1mL de colostro cru na mucosa oral do RN prematuro), é barata e segura. Revelou elevados benefícios para o RNP, como a diminuição da incidência de complicações, favorecendo a ação antimicrobiana, o ganho ponderal e a alimentação enteral. A colostroterapia reveste-se, assim, de grande potencial na redução da incidência de várias patologias associadas à prematuridade, reduzindo inclusive a taxa de mortalidade neonatal. Conclusão: O trabalho desenvolvido ao longo dos estágios e no presente relatório considera-se como um contributo para a melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, trazendo para a prática os conhecimentos obtidos em contexto formativo, bem como os adquiridos com a execução do trabalho de investigação. Assim, face aos resultados, é imperativo que os enfermeiros sejam sensibilizados e capacitados para a implementação desta prática, dotada de inúmeros benefícios para o RN/Família. Palavras-chave: recém-nascido prematuro, colostroterapia, orofarínge, unidades de cuidados intensivos neonatais
- Estratégias de promoção da saúde mental em adolescentesPublication . Camelo, Lénia Filomena Fraga Matias; Bica, IsabelOs problemas de saúde mental na adolescência são frequentes, podem afetar gravemente o desenvolvimento e a autonomia do futuro adulto, e a maior parte tende a desenvolver uma evolução crónica, com reflexões negativas e graves a nível familiar, educativo e social. A saúde mental dos jovens está profundamente ligada à organização familiar, mas por outro lado os jovens permanecem grande parte do seu tempo na escola. Objetivo: identificar quais são as estratégias mais eficazes de promoção da saúde mental em adolescentes, através de uma Revisão Sistemática da Literatura Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com base nas orientações do The Joanna Briggs Institute (2017). Foram selecionados estudos nas bases de dados: PubMed, Cochrane Library, CINAHL e Scopus, com publicação entre janeiro de 2013 e 31 Março de 2018. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados, tendo em consideração os critérios de inclusão. Resultados: Foram incluídos 2 estudos na presente revisão sistemática da literatura que mostraram evidências que as principais estratégias se baseiam no ambiente escolar e seguem uma abordagem positiva da saúde mental. É de realçar, também, a importância das plataformas digitais na promoção da saúde mental junto dos adolescentes. Assim, o enfermeiro e outros profissionais de saúde, devem considerar a escola como sendo o contexto por excelência onde vão realizar as suas intervenções de promoção de saúde mental junto da população adolescente. Apontaram ainda, 10 recomendações essenciais para reforçar a relevância das abordagens focadas na saúde mental positiva como uma importante ferramenta para a mudança positiva, através da melhoria do autoconhecimento, autoestima, autocontrolo e autoeficácia no desenvolvimento de competências interpessoais, resolução de problemas e estratégias de coping. Conclusão: A promoção da saúde mental é de extrema importância para de futuros adultos saudáveis pelo que a intervenção na adolescência é essencial. O enfermeiro assume aqui um papel de educador no sentido de promover estratégias que contribuam para a saúde mental do individuo, numa ótica da saúde e não apenas da doença.
- Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superiorPublication . Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto; Bica, IsabelIntrodução: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências, tendo como temática de investigação os fatores determinantes da saúde do abandono escolar dos estudantes no ensino superior. A educação é um problema antigo e, paradoxalmente, um problema atual, sobretudo no que respeita aos fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Este é um problema complexo, impelindo investigadores, entre os quais enfermeiros, a dedicar pesquisas na procura da prevenção e/ou diminuição das suas taxas no ensino superior. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos vários estágios clínicos, refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; mapear e identificar os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português, espanhol e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINHAL complete, B-On e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos 10 estudos incluídos na revisão foram identificados os determinantes da saúde inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior, sendo que os mesmos são transversais, com destaque para os determinantes de saúde ambientais, biológicos, comportamentais/sociais e económicos. Emergindo como categorias: as Características pessoais, Dificuldades económicas, Motivos académicos e Dificuldades ambientais. Conclusão: Os resultados permitiram identificar os determinantes da saúde, inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior a nível nacional e internacional. Pretende-se que as evidências desta revisão scoping contribuam para implementação de medidas na área da saúde ao nível do ensino superior que diminuam o abandono escolar, uma área de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Palavras-chave: Abandono escolar; Determinantes da saúde; Estudantes do ensino superior.
- Impacto do Sars-Cov2 na saúde mental dos adolescentes : revisão sistemática da literaturaPublication . Gomes, Marta Sofia Meireles Ribeiro; Bica, IsabelIntrodução: Estudos anteriores analisaram o impacto do COVID-19 na saúde mental da população em geral e dos profissionais de saúde. Ademais, é sabido que os adolescentes sofrem de problemas de saúde mental, podendo essa estatística provavelmente ser afetada pela vulnerabilidade dos adolescentes durante a pandemia de COVID-19. Objetivo: Avaliar o impacto da COVID-19 na saúde mental dos adolescentes. Metodologia: A fim de reunir mais conhecimento sobre este assunto, uma revisão sistemática da literatura foi conduzida seguindo as Diretrizes PRISMA. Foram incluídos cerca de sessenta e quatro estudos com metodologia empírica que pretendem avaliar o impacto do confinamento imposto pela COVID-19 na saúde mental dos adolescentes. Resultados: De uma forma geral, os resultados da presente revisão demonstram que a ansiedade e a depressão são as variaveis psicopatologicas mais comuns entre os estudos incluídos. Apesar de, em menor quantidade, os estudos longitudinais que comparam a saúde mental antes e durante ou depois do confinamento revelam um aumento substancial dos sintomas de depressão e ansiedade. Conclusão: De uma forma geral, os estudos incluídos na presente revisão sistemática evidenciam o potencial impacto negativo da pandemia na saúde mental dos adolescentes. Os estudos parecem destacar as preocupações de organizações internacionais de saúde sobre o impacto da quarentena do COVID-19 em crianças e a saúde mental dos adolescentes e relações familiares. Palavras-chave: adolescentes, confinamento, COVID-19, saúde mental
- Instrumentos para a avaliação do sono em adolescentes validados em Portugal : uma revisão scopingPublication . Ferraria, Ana Luísa Maximiano; Bica, Isabel; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoEnquadramento: O sono é uma condição fisiológica fundamental para o desenvolvimento e bem-estar do adolescente. Mudanças no padrão do sono são comuns nesta etapa da vida, afetando negativamente o desempenho escolar, a atenção, o comportamento e o controle emocional, predispondo comportamentos de risco, problemas de saúde psicológicos e orgânicos. Objetivos: Mapear os instrumentos de avaliação do sono validados e disponíveis para uso nos adolescentes em Portugal, e identificar os mais adequados para diagnosticar alterações do sono nessa população. Metodologia: Revisão scoping baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados Pubmed®, B-on, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Academic Search Complete, MedLatina, entre maio e junho de 2023, independentemente do idioma e sem restrição temporal. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, com recurso a um terceiro como critério de desempate. Resultados: Selecionados seis estudos que revelam as propriedades psicométricas de oito instrumentos de avaliação do sono: Avaliação da Qualidade do Sono na Adolescência (AQSA); Escala de Higiene do Sono para Adolescentes (EHSA); Escala de Crenças Disfuncionais sobre o Sono (ECDS); Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ); Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Pediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS); Morningness–Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ); reduced Morningness– Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ-R). A maioria demonstra resultados estatísticos semelhantes às versões originais. Apenas a EHSA e a ECDS alcançaram um bom nível de desenvolvimento atendendo à classificação do Índice de GraCol, o que sugere que são os instrumentos mais adequados para a avaliação do sono em adolescentes portugueses. Conclusão: Existe um número reduzido de instrumentos validados. A maioria não cumpre os critérios mínimos de adaptação e validação. É crucial investir nesta área para aumentar a disponibilidade de instrumentos que possam aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. Palavras-chave: Avaliar, Instrumentos, questionários, escalas, sono, adolescência, adolescentes, jovens adultos, psicométricos, validade, fiabilidade, Portugal
- Intervenções para a prevenção da anorexia nervosa na adolescência : uma scoping reviewPublication . Sampaio, Rute Susana Saraiva; Bica, IsabelIntrodução: O caminho percorrido e as competências adquiridas, encontram-se descritas no presente relatório e teve por base a temática dos transtornos alimentares. Estima se que mais de 13% dos adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, vivam com um transtorno mental diagnosticado. Das hospitalizações por transtornos alimentares no Serviço Nacional de Saúde, a maioria terão como causa, a Anorexia Nervosa que, a nível dos transtornos de saúde mental, é a que tem mais expressão a nível da mortalidade. Objetivos: Descrever o percurso formativo em estágio, refletir sobre as atividades realizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e mapear as intervenções/programas de intervenção para a prevenção da anorexia nervosa/transtornos alimentares na adolescência. Metodologia: Descritiva e reflexiva, contemplando uma Scoping Review, no sentido de mapear as evidências das intervenções/programas para a prevenção da Anorexia Nervosa na adolescência, utilizando o método proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa incluiu artigos de pesquisa original publicados nas bases de dados MEDLINE e CINAHL através da Plataforma EBSCOhost, e Scopus, entre janeiro de 2019 e julho de 2021, em português, espanhol e ingles. Dois revisores independentes realizaram o processo de análise da relevância, extração e síntese dos dados. Resultados: Nos três estudos, incluídos na revisão scoping, verificou-se que são vários os programas de intervenção na prevenção da Anorexia Nervosa. Os autores foram unânimes relativamente ao programa baseado em dissonância cognitiva, “Body Project”, sendo identificado como tendo os melhores resultados e eficácia na prevenção de transtornos alimentares. Programas como “Mindfulness” e programas com efeitos na autoestima, revelaram resultados significativos. Conclusão: Os resultados expuseram vários programas de prevenção dos transtornos alimentares. Os mais eficazes baseiam-se na dissonância cognitiva. Programas de prevenção mais direcionados para cada tipo de transtorno alimentar, podem oferecer resultados mais consistentes a longo prazo. O Enfermeiro Especialista e outros profissionais de saúde, devem considerar sua atuação na prevenção dos transtornos alimentares. Palavras Chave Transtornos Alimentares, anorexia nervosa, prevenção, intervenções.
- Intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em idade pré-escolar : uma revisão narrativaPublication . Monteiro, Ana Rita Rodrigues Nery; Bica, IsabelEnquadramento: O ganho de conhecimentos e aquisição de competências e aprimoramento de outras habilidades são fatores indiscutivelmente fulcrais para o desempenho profissional de excelência na área da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, tendo contribuído os diversos estágios realizados para o sucesso nesses aspetos. Outra mais valia foi a capacidade de investigação alcançada, o que se traduziu na realização de uma revisão narrativa, de forma a analisar o estado da arte relativamente ao tema em estudo. Objetivos: Descrever os percursos formativos em estágio; Refletir sobre as aprendizagens, aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESIP, nas diferentes vertentes do exercício profissional; Analisar a produção científica sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar. Metodologia: Na primeira parte trata-se da descrição e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada na evidência científica. Na segunda parte realizou-se uma revisão narrativa sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar Resultados: Este percurso de aprendizagem em estágio quer em ambiente de cuidados de saúde primários, quer cuidados de saúde diferenciados, fez-me crescer como pessoa e como profissional, bem como desenvolver e aprimorar competências fundamentais para uma prática profissional capaz de prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos nas crianças são preferencialmente educativas para os pais/cuidador principal e crianças, através de visitas domiciliárias e em contexto de jardim escola. Conclusão: Com a realização destes estágios foi possível o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de estabelecer com a criança/família uma parceria de cuidados promotora da otimização da saúde, no sentido da adequação da gestão do regime terapêutico e da parentalidade. A realização da revisão narrativa possibilitou a síntese, com base na evidência científica, relativa às intervenções/estratégias de prevenção de acidentes domésticos nas crianças, e que se reverte como contributo para a melhoria contínua da qualidade de cuidados no meu contexto profissional em urgência pediátrica. Palavras-chave: Acidentes domésticos; Estratégias; Pais; Prevenção de Acidentes; Enfermagem pediátrica; Criança.
- Papel dos irmãos em contexto de hospitalização da criança : scoping reviewPublication . Correia, Carolina Augusta Esteves; Bica, IsabelIntrodução: A componente clínica no percurso formativo profissional, na formação avançada, é essencial para o desenvolvimento de competências especializadas, com base em referenciais teóricos e evidência científica disponível. Neste sentido, os Cuidados Centrados na Família (CCF) integram um novo conceito dos cuidados de Enfermagem em Pediatria tendo como pilares as necessidades da criança e das famílias. A implementação desta abordagem resulta na participação de todos os membros da família no processo de hospitalização da criança, principalmente os irmãos. A literatura salienta que a inclusão dos mesmos assenta numa melhor e maior coesão e adaptação familiar durante a permanência hospitalar da criança. Objetivos: Descrever os contextos da prática clínica e refletir sobre as atividades realizadas para o desenvolvimento de competências especializadas; Mapear as evidências disponíveis sobre as estratégias de coping adotadas pelos irmãos no processo de hospitalização da criança. Métodos: Foi realizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva das atividades realizadas baseadas na evidência científica, onde se inclui uma Scoping review baseada na metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrónicas indexadas nas plataformas da PubMed, Scopus, CINAHL Complete e B-on, sem limite temporal, nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa. A elegibilidade dos estudos foi realizada através da leitura do título, resumo, assim como a sua operacionalização através do diagrama PRISMA. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizadas por dois revisores independentes, seguindo os critérios de inclusão previamente definidos. Resultados: Dos seis estudos incluídos na revisão scoping, sobre o papel dos irmãos durante o internamento hospitalar da criança, os autores são unânimes ao descreverem que o envolvimento dos irmãos permite atenuar sentimentos e emoções negativos. O impacto psicológico, físico e social da hospitalização de um irmão pode ser colmatado através de estratégias de coping como o agendamento de visitas, o uso da tecnologia, de desenhos, fotografias e vídeos, da espiritualidade e da participação durante os cuidados. Conclusão: A nova conceção do cuidar pediátrico através do CCF através da inclusão dos irmãos no processo de hospitalização da criança torna imprescindível a reformulação das políticas hospitalares permitindo a existências de espaços para permanência e sua participação nos cuidados à criança. Deste modo destaca-se o papel fulcral das equipas de Enfermagem, permitindo a inclusão dos irmãos no contexto de hospitalização da criança. Palavras-chave: irmãos; criança; estratégias de coping; cuidados centrados na família; hospitalização