ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Antunes, Joaquim"
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- Atratividade setorial. Uma aplicação ao comércio a Retalho de Material Ótico.Publication . Ramos, Amândio Gomes; Antunes, Joaquim; Barros, Samuel FerreiraCom a presente investigação pretende-se dar um contributo no desenvolvimento do setor do comércio a retalho de material ótico, através da aplicação prática da metodologia de análise da atratividade, sobretudo numa época em que a crise financeira faz sentir os seus efeitos e o poder de compra é ténue, a par de uma basta oferta nacional e de um aumento do número de empresas a operar no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o referido setor em Portugal, dando-o a conhecer em mais profundidade aos seus principais intervenientes e ser útil para a avaliação de investimentos futuros nas diferentes oportunidades que possam surgir, podendo assim com esta análise, avaliar quais são os fatores que influenciam a atratividade no setor da ótica em Portugal, numa tomada de decisão. A atratividade terá por base a análise de uma abordagem teórica proposta pelo modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter, onde será possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na forma da atratividade do negócio. Irá também ser feita a avaliação da atratividade do setor, através da utilização prática de ferramentas como o VAS, e a matriz GE/Mckinsey. Este setor será analisado, nas várias perspetivas que caracterizam o meio envolvente, com particular incidência na recolha de informação de natureza económica e financeira, das empresas a operar no setor. Abstract: This present investigation intends to make a contribution through the practical application of the attractiveness methodology, especially at a time when the financial crisis has a big effect in the purchasing power, making it reduced and tenuous, together with a high national supply and a high number of companies operating in the market. The main objective of this article is to provide an accurate analysis of the Optical setor in Portugal, examining it in more depth to their stakeholders and be useful for evaluating future investments and numerous opportunities that may appear. With this analysis we pretend to evaluate the assets and factors influence attractiveness in the Portugal Optic filed within a decision making. The attractiveness will be based on the approach of Michael Porter’s competitive five forces analysis, it’s possible to describe the impacts of each force in the business, highlighting which of these parameters has a greater influence on the shape and attractiveness of the business. We will evaluate the setor attractiveness, through the practical use of tools such as VAS, the model of Five Forces of Porter and the matrix GE/Mckinsey. This setor will be analyzed by various perspectives that characterize whit particular emphasis on collecting economic and financial information of the companies that operate in the market.
- Fatores que influenciam o consumo de produtos dietéticos e/ou light, a prática de exercício físico e a procura de ginásiosPublication . Duarte, Sónia Maria Vitorino; Henriques, Carla; Antunes, JoaquimO presente trabalho tem como objetivo a análise do comportamento do consumidor de produtos dietéticos e/ou light , e a procura de ginásios para a prática de exercício físico. Pretendemos saber quais os fatores que influenciam a procura dos mesmos, de que forma esta procura está diretamente relacionada com a maior ou menor satisfação com a imagem corporal, e pela Ansiedade Física e Social (AFS). Todos estes recursos têm em comum o cuidado com o corpo, a valorização da imagem, não apenas uma imagem saudável, mas mais do que isso, a “beleza ideal”, estereotipada e exigida pela sociedade em que vivemos. O estudo foi realizado a partir de um questionário online , onde os parâmetros sociodemográficos, a prática regular de exercício físico, a recorrência ao ginásio e o consumo de produtos dietéticos e/ou light fizeram parte estruturante do mesmo. Além disso, foram aplicados alguns instrumentos para avaliar a Ansiedade Físico-Social, o grau de insatisfação com a imagem corporal, a insatisfação com o peso corporal e as razões que levam um indivíduo a exercitar-se. O estudo incide numa amostra de 540 indivíduos, 42,22% do género masculino e 57,78% do género feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. De facto o inquérito foi completado por 651 indivíduos, mas foram excluídos os que não pertenciam ao distrito de Viseu.
- O impacto das decisões de marketing no desempenho financeiro das empresas: o caso da evidência física no sector da restauração.Publication . Gouveia, Andreia da Conceição Veiga; Antunes, Joaquim; Rodrigues, Luís FernandesAs estratégias de marketing são constantemente utilizadas por vários sectores da economia a fim de promover serviços e fomentar as vendas. Sabe-se que quanto mais desenvolvido é o país, maior é a importância do sector de serviços na economia. O marketing é um dos impulsores do mercado económico, e ganhou uma ascendência inimaginável, tornando-se o valor supremo dos dias actuais (Kotler, 2001). Desta forma, este estudo descreve o marketing como uma estratégica no sector de restauração e similares, sector este que assume uma importância relevante no contexto nacional. Trata-se de uma realidade económica que gera mais de 289.000 postos de trabalho, repartidos por 85.528 empresas que facturam 9.844 milhões de euros (INE, 2008). O presente estudo tem por objectivo mensurar o impacto das decisões de marketing, especificamente a evidência física, no desempenho financeiro das empresas de restauração. O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte faz-se uma revisão da literatura que abrange a importância dos serviços e da evidência física. Na segunda parte apresenta-se a metodologia e os métodos usados para responder às questões que resultaram da revisão da literatura. Na terceira parte são apresentados os resultados da pesquisa de campo, análise de informação e as conclusões.
- O perfil do enoturista da região vitivinícola do DãoPublication . Carvalho, Lídia Maria Fernandes de; Barroco, Cristina; Antunes, JoaquimO Enoturismo é ainda uma atividade recente em Portugal, no entanto, considera-se que seja um país com fatores muito favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de turismo, diminuindo a sazonalidade e contribuindo para o desenvolvimento das regiões menos turísticas ou com menos recursos e atrações para o turismo em geral. Nota-se que nos últimos anos, o vinho Português tem ganho prestígio, nome, corpo e alma. Hoje não será apenas o vinho do Douro e do Alentejo a fazer sucesso e a levar a qualidade dos vinhos portugueses além-fronteiras. Os vinhos do Dão, por exemplo, iniciam uma longa e cuidada viagem nesse sentido, obtendo já sucessos e trazendo à região o poder do Enoturismo. A Rota dos Vinhos do Dão, embora ainda jovem, começa finalmente a dar os primeiros passos certeiros na direção da boa oferta em serviços e em produtos. Aliando as atividades culturais à dinâmica do vinho, a promoção e visibilidade da marca Dão tem vindo a ganhar terreno. Este trabalho pretende reunir informações e diretrizes pertinentes para impulsionar o Enoturismo na região vitivinícola do Dão de uma forma coordenada e direcionada para o mercado correto. A oferta na direção da procura, gera procura na direção da oferta. Se o Enoturismo começa a fluir, trabalhemos então para que seja de máxima qualidade. Para que possamos ter diretrizes de desenvolvimento da região, é fundamental perceber qual o perfil do enoturista: quem é, o que pretende da região e o que nela desenvolve. Dessa forma, poderemos obter informações mais concisas para a avançar com planos estratégicos e de desenvolvimento para a região vitivinícola do Dão. As diretrizes baseiam-se no resultado dos inquéritos realizados, em que o público jovem feminino português surge no topo da procura da Rota dos Vinhos do Dão, e onde se apurou que as três motivações principais para a sua deslocação a este destino estão intimamente relacionadas com a riqueza histórica e cultural da região, com o relaxamento que o destino lhes transmite e pela autenticidade do local. As atividades mais praticadas passam pelos passeios a pé, a visita a espaços museológicos e as provas de produtos regionais do Dão, em que esta ultima atividade é a que representa um maior grau de satisfação pelo enoturista. Desta forma, entende-se que as conclusões reunidas serão um bom ponto de partida para reformular a oferta na região vitivinícola do Dão.
- O posicionamento do turismo de saúde e bem-estar. O caso das Termas de São Pedro do SulPublication . Lourenço, Filipe Marques; Antunes, Joaquim; Martinho, VítorCada vez mais as atividades do turismo e do lazer são colocadas como alternativas regionais aos problemas e bloqueios de setores tradicionais das estruturas produtivas de diversas regiões do território nacional. Pretende-se com este estudo de investigação clarificar o conhecimento sobre o turismo de saúde e bem-estar, mais especificamente sobre o termalismo. Contudo e dado o crescente fenómeno competitivo no setor do termalismo, e a constante procura pela satisfação e fidelidade dos seus clientes, o objetivo principal deste projeto de mestrado é compreender as perceções dos termalistas sobre a qualidade dos serviços termais prestados nas Termas de São Pedro do Sul, uma vez que são uma das principais do país. Assim, esta investigação propôs-se em analisar as opiniões dos inquiridos sobre a qualidade dos serviços termais, confirmação de expectativas e desempenho em transações individuais prestados nas Termas de S. Pedro do Sul; avaliar as perceções dos principais clientes sobre os serviços disponíveis; identificar os aspetos mais importantes que justificaram a escolha das Termas de São Pedro do Sul. O termalismo, que se agrupa no turismo de saúde e bem-estar, tem uma forte presença no interior do país, permite a diminuição das assimetrias e desequilíbrios regionais, sobretudo pelos empregos que gera e pelas atividades que oferece. Pode-se verificar que, nos últimos anos, emergiram novas perspetivas para o termalismo português, devido à restruturação das infraestruturas de muitas estâncias termais, que revitalizaram este tipo de turismo. Com o presente estudo, e face aos dados da investigação, pode-se concluir, que os níveis de satisfação influenciam os níveis de fidelização, pois quanto mais as pessoas apreciarem os serviços que se encontram nas Termas de São Pedro do Sul, mais fidelizados estão.Abstract: Tourism and leisure are increasingly being placed as alternatives to regional problems and blockages in traditional sectors of the productive structures of different regions of the country. The aim of this research was to clarify the knowledge about health and wellness tourism, specifically about Thermalism. However, given the growing and competitive in the industry the Thermalism tourism industry and the constant demand for guest satisfaction and loyalty, the main objective of this master's project is to understand the perceptions of termalistas on the thermal quality of services provided in Termas de São Pedro do Sul, since they are one of the largest in the country. Thus, this proposed research is to examine the views of respondents on the quality of spa services, confirmation of expectations and performance in individual transactions provided in Termas de S. Peter South; to evaluate the perceptions of the major customers about the services available; to identify the most important aspects that justify the choice of Termas de São Pedro do Sul. The Thermalism, that combines with health and welfare tourism has a strong presence in the country’s interior, allows the reduction of regional asymmetries and imbalances, particularly by the jobs it generates and the activities it offers. You can verify that, in recent years, new perspectives for the Portuguese Thermalism have emerged. The restructuring of infrastructures in many spas has revitalized this type of tourism. With this study, and given the research data, it can be concluded that the satisfaction levels influence loyalty levels, because the more people appreciate the services provided in Termas de São Pedro do Sul , the more loyal they are.
- Potencialidades do turismo equestre em PortugalPublication . Magalhães, Nuno Manuel Fernandes; Antunes, Joaquim; Barroco, CristinaPortugal apresenta um vasto conjunto de fatores que potenciam o desenvolvimento do turismo equestre nacional. A cavalo (turismo a cavalo) ou pelo cavalo (turismo do cavalo), o turismo equestre representa uma importante oportunidade para a qualificação e diferenciação da oferta turística nacional, assim como para a dinamização das economias rurais, ajudando a combater a sazonalidade e as assimetrias entre as regiões costeiras e do interior. Para a realização deste estudo, procedeu-se a uma profunda revisão da literatura existente sobre os temas “turismo equestre”, “motivação” e “envolvimento”, de forma a conhecerem-se as temáticas e desenvolverem-se as etapas seguintes. Pretende-se perceber de que forma os fatores críticos de sucesso como o cavalo lusitano, a cultura equestre nacional, a diversidade paisagística, entre outros, são importantes para o turista equestre e como poderão contribuir para a diferenciação do turismo equestre nacional relativamente a destinos internacionais já implantados no mercado. Considerou-se relevante conhecer a perspetiva dos agentes envolvidos nas diversas atividades de turismo equestre. Nesse sentido, selecionou-se um grupo de empresas/entidades às quais foram realizadas entrevistas exploratórias que contribuíram com um conjunto de outputs importantes na construção do questionário, aplicado exclusivamente a turistas equestres. Participaram na investigação cento e dez indivíduos, com diferentes perfis, motivações e tipos de envolvimento. Da análise realizada, conclui-se que os fatores críticos de sucesso têm elevada significância na motivação dos turistas equestres, nomeadamente a qualidade das infraestruturas equestres, o cavalo lusitano, a hospitalidade, entre outros. Verifica-se, também, que o turista equestre demonstra um forte envolvimento: é conhecedor, lê muito sobre equitação, pertence a clubes equestres e, inclusive, encara a possibilidade de ter uma atividade profissional ligada ao setor equestre. Por fim, através de uma análise fatorial a um conjunto de itens relacionados com a motivação e envolvimento, conclui-se que os turistas equestres procuram, neste tipo de atividades, momentos de descontração e oportunidades para expandir o seu conhecimento equestre.
- A Satisfação e a Qualidade de Serviços e de Vida nas Instituições para Seniores. O modelo ServQual (adaptado à Servperf) e as dimensões de Rosaline Kane. Caso de estudo: Lares do concelho de ViseuPublication . Pereira, Vânia Isabel Ferreira; Antunes, Joaquim; Malva, Maria Madalena de FreitasO aumento da esperança média de vida alterou o paradigma de vida das sociedades ocidentais. Muitos idosos vivem mais de 85 anos, a já chamada 4ª idade, e precisam cada vez mais de respostas sociais adequadas às suas necessidades, numa época em que as famílias se desresponsabilizam gradualmente dos cuidados aos seniores. As respostas sociais mais conhecidas no nosso país são Instituições com denominações de Misericórdias, Lares Privados, Fundações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm vindo a assumir um papel de cada vez mais relevância na sociedade. Este estudo procurou saber se estas Instituições estão capazes de alcançar a satisfação dos seus residentes. Considerámos que a satisfação era passível de ser medida através de dois construtos, nomeadamente a Servqual (adaptada ao modelo ServPerf) para a Qualidade dos serviços prestados e a Qualidade de Vida da investigadora Rosaline Kane. Para que esta pesquisa fosse o mais fidedigna possível optamos por inquirir os residentes de Instituições para Seniores. A recolha dos dados aconteceu através de questionários presenciais em 17 das 20 Instituições que em 2012 eram referenciadas na Carta Social, para o concelho de Viseu, e foram realizados durante dois meses. A análise dos resultados deste estudo permitiu perceber alguns dados estatísticos da população residente em Lares de Idosos no concelho e qual a perceção que os mesmos têm relativa à satisfação das suas necessidades. Com este estudo procuramos ajudar as Direções e Corpos Gerentes das Instituições a melhor avaliarem e valorizarem o tipo de serviços que disponibilizam e a atenção às necessidades sentidas pelos residentes, nomeadamente no que respeita a dimensões como a sua Dignidade. Conhecer o que cada cliente valoriza e o que sente falta pode transformar-se numa vantagem competitiva para estas organizações.