ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor by Author "Felizardo, Sara"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2019Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, EmíliaEste primeiro volume tem o objetivo de promover a reflexão científica em torno de temáticas atuais no domínio da educação inclusiva, numa perspetiva de interface dos contextos de vida de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas, ressaltando as implicações e desafios para famílias, escolas e comunidades. Os textos que se apresentam abordam diversos temas, desde a análise da inclusão numa sociedade excludente, à observação/avaliação e práticas educativas/ terapêuticas, até ao funcionamento de famílias de crianças/jovens com desenvolvimento atípico. Esta publicação clarifica e fundamenta dimensões relevantes da Educação Especial e Inclusão, sendo propósito da Equipa Editorial deste volume delinear um espaço de reflexão na área.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2020Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, EmíliaCom o objetivo de dar continuidade à divulgação do trabalho de pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional na área da Educação Especial, decorrente da atividade desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Especial, os(as) autores(as) confrontam-nos com percursos teóricos, concetuais e empíricos que vão desde uma perspetiva escolar até uma conceção que procura explorar os meandros da Educação Especial e, recorrentemente, da educação inclusiva para além da escola, dando um significado mais consolidado da ideia de sociedade inclusiva.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2021Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, RosinaNa senda de apontamentos anteriores no âmbito da Educação Especial e Inclusiva, projeto que emergiu do mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, convidamos, a mais um diálogo, potenciado pelos autores, através da investigação e reflexão, por estes proporcionada, na área da educação especial e inclusiva, que incide sobre a análise de atitudes, práticas e narrativas de diferentes agentes educativos a respeito da inclusão, em contextos tão distintos como sejam os da educação pré-escolar e do ensino superior.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, RosinaÉ no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Fernandes, RosinaA educação inclusiva deve ser multifocalizada, sistémica e holística reportando, necessariamente, em primeira instância, à transformação (re)humanizante da pessoa. É neste referencial de educação inclusiva que se enquadra o quinto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2023”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. É propósito deste ebook potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como análise crítica da educação inclusiva em Portugal, enquadrando-a a partir de referenciais atuais, a adaptação de livros acessíveis e inclusivos, com o suporte de sistemas pictográficos, bem como o papel da psicomotricidade no contexto da multideficiência e, por fim, uma reflexão sobre tecnologia e ensino a distância, na senda da inclusão no ensino superior.
- Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on EducationPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
- Livro de Resumos do Olhares sobre a EducaçãoPublication . Rocha, João; Ribeiro, António; Menezes, Luís; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana Isabel; Figueiredo, MariaVolvidos 40 anos do Instituto Politécnico do Viseu, realizou-se, na Escola Superior de Educação, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, em formato virtual, a 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education. Este ano, o congresso versou sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, convidando a uma reflexão e a um debate que abraça diferentes áreas de formação e interseta diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. À semelhança de edições anteriores, este evento incluiu no seu programa duas conferências plenárias: a primeira, incidindo sobre Aprendizagem no ensino superior, pela voz de Xavier Giménez Font, da Universidade de Barcelona; a segunda, convoca João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa, com o título Estudos de aula na formação de professores. Esta 8.ª edição teve, também, um painel que revelou cartografias de inclusão no ensino superior e contemplou, ainda, dois espaços abertos à submissão de trabalhos, na forma de pósteres e de comunicações orais que relataram experiências de ensino, realizações educativas, ou projetos de intervenção e investigação. Nesta edição, houve ainda um espaço para dois seminários temáticos que decorreram em sessões paralelas com as comunicações orais. Este livro de resumos procura documentar a vivacidade científica que se viveu durante estes dois dias da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a variedade e a profundidade de perspetivas sobre as questões educativas mais prementes da atualidade.
- Livro de Resumos do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) 2024Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, HenriqueO Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI): Investigação e Práticas destina-se a promover o debate sobre Educação Inclusiva e incentivar a partilha de saberes e reflexão sobre as práticas educativas na área, orientando-se para todos os que procuram dar respostas aos desafios da educação na atualidade. O evento enquadra-se no âmbito das atividades científicas do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Viseu e conta com diversos contributos de profissionais e investigadores na área da educação especial e inclusiva, contemplando a possibilidade de apresentação de comunicações livres (orais e posters).Destaca-se a colaboração de oradores nacionais e internacionais: Jesus Molina, da Universidade de Múrcia (Espanha), Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos, Anabela de Oliveira Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Instituto Politécnico de Viseu, Escola superior de Tecnologia e Gestão), Maria de Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia), Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Susana Jimenez (Investigadora na Argentina, Espanha e Portugal), Sofia Campos (Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde) e Jorge Humberto Dias (representante de Portugal no Projeto Happy Schools). Este livro de resumos procura sistematizar contributos relevantes no domínio da inclusão, destacando-se a diversidade de olhares sobre questões contemporâneas da educação e reabilitação de pessoas com necessidades educativas específicas.
- Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaEste livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.