Browsing by Author "Ferreira, Joaquim"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Bem-estar subjetivo e trabalho: Relevância da satisfação, sucesso e longevidade laboraisPublication . Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Martins, EmíliaRESUMO Vários estudos têm apontado associações entre a satisfação com o trabalho e a satisfação com a vida (Ferreira et al., 2009). Embora menos estudados, também o sucesso profissional e a longevidade laboral se revelam cruciais neste âmbito (Herr et al., 2004; Lyubormsky et al., 2005). Procurou-se neste estudo, explorar a relação entre variáveis do bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, afetividade positiva e negativa) e dimensões do domínio do trabalho (longevidade laboral, sucesso profissional e satisfação com o trabalho).Participaram 633 adultos de várias regiões do país (idade, 36.4±9.94) e de ambos os sexos (71%F e 29%M). Para além do questionário de caracterização sociodemográfica e ocupacional (satisfação, sucesso e longevidade laborais), foram aplicados instrumentos de bem-estar subjetivo (BES): Escala de Satisfação com a Vida (SV) de Simões (1992) e Escalas de Afetividade Positiva (AP) e Afetividade Negativa (AN) de Simões (1993). Realizaram-se análises descritivas e inferenciais (Pearson, p ≤.05).Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre as variáveis de BES. Também as dimensões laborais se revelaram estatisticamente correlacionadas entre si (exceto a satisfação com a longevidade). Encontraram-se associações estatisticamente significativas (p≤.01) entre: longevidade laboral e AN (r=.11); sucesso e SV (r=.30), também AP (r=.27) e AN (r=-.21); satisfação com o trabalho e SV (r=.41), também AP (r=.24) e AN (r=-.28). Vários autores confirmam estes resultados sobretudo relativamente à satisfação com o trabalho, entendida enquanto dimensão da satisfação com a vida (e.g. Robert et al., 2006). Revela-se fundamental alargar esta análise a outras dimensões com impacto no bem-estar dos trabalhadores, como o sucesso e a longevidade laborais. Atendendo à centralidade do trabalho na vida (que se pretende feliz) dos indivíduos, parece-nos crucial repensar a intervenção psicossocial nas organizações promovendo os aspetos positivos do funcionamento humano.
- Contributo para o estudo psicométrico da versão portuguesa do Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23Publication . Ferreira, Joaquim; Fernandes, Rosina; Santos, Eduardo; Peiró, JoséA satisfação com o trabalho é entendida como preponderante no binómio da produtividade da organização e da realização dos trabalhadores (Silva, 1998). A utilização de instrumentos que permitam avaliá-la em contexto nacional, tem vindo a ser alvo de alguns estudos, salientando-se a adaptação à população portuguesa do Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989a) efectuada por Pocinho e Garcia (2008). Este trabalho constitui-se como mais um contributo para o estudo das qualidades psicométricas deste instrumento. Os resultados obtidos numa amostra de 136 trabalhadores portugueses, revelam que o questionário apresenta qualidades psicométricas satisfatórias ao nível da consistência interna (.95), da estabilidade temporal e da validade convergente (correlação de .84 com o Minnesota Satisfaction Questionnaire – Short Form de Weiss, Dawis, England, & Lofquist, 1967). A estrutura factorial é consistente com a da versão original. Discutem-se ainda algumas questões a ser exploradas em próximas investigações, tendo em conta as limitações inerentes a este estudo.
- Development and Validation of a Revised Measure of Individual Capacities for Tolerating Information Overload in Occupational SettingsPublication . Haase, Richard; Ferreira, Joaquim; Fernandes, Rosina; Santos, Eduardo; Jome, LaRaeThe anthropologist Edward Hall wrote extensively on the concept of polychronicity in which he documented the differences between people and cultures in the extent to which they differentially managed their daily activities in the context of space and time. In the work reported here, we have broadened the definition of the polychronicity concept that we define as the capacity of the individual to tolerate multiple sources of stimuli and information occurring in both time and space without suffering psychological distress or disorientation. In earlier work, summarized in several publications, we have constructed and validated a 25-item measure of individual capacity for tolerating stimulus loads across the following five information processing dimensions namely, information load, interpersonal load, change load, activity structure, and time structure. Several previous studies by our research group have found significant connections to a variety of behavioral criteria, including the capacity for visual and motor multitasking, arousal levels, speed of processing, and cross-cultural differences. In this article, we report on how we have augmented the number of items in each of the five dimensions, performed item analysis, reassessed the internal consistency reliability of the five subscales, and evaluated the validity of the new subscales against several criteria with a contemporary sample of 431 employed adults drawn from each of the Realistic, Investigative, Artistic, Social, Enterprising, and Conventional (RIASEC) categories of Holland’s taxonomy.
- Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superiorPublication . Martins, Emília; Ferreira, JoaquimO estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.
- Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-beingPublication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoResearch on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) has been maintained that this construct influences dimensions of parental and family functioning, in particular, aspects related to health and well-being of parents. In the same vein, national and international laws give a central role to parents in the defense of educational interests of the children. Therefore the promotion of quality of life and well-being are key areas in educational and therapeutic contexts. The present study aims to: i) undertaken a comparative analysis of parents of children with and without SEN in relation to social support and parental well-being (life satisfaction); ii) understanding the relationships between variables of social support and welfare. This is a non-experimental and cross-correlated study and a non probabilistic and convenience sample of 301 parents or caregivers of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu (Portugal). The gathering instruments were the Social Support Questionnaire – short version (Pinheiro & Ferreira, 2001); Life Satisfaction Scale (Neto, Barros, & Barros, 1990; Simões, 1992); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). The results show that there are significant and positive correlations between social support and well-being (in the dimension life satisfaction). The statistics analyzes show that the two parents groups have significant differences in welfare and partly on social support (satisfaction with support). Regarding subgroups of parents of children with SEN (cognitive and motor limitations and Autism Spectrum Disorders) we observed significant differences; parents of children with autism showed significantly higher values in social support (availability of support and satisfaction with support) and life satisfaction. The study highlights the predictive value of support in well-being (life satisfaction).
- Let's talk! Clinical research project of therapeutic occupation activities on conversation and social interactionPublication . Melo-Dias, Carlos; Gonçalves, Cândida; Sousa, Delfim; Pereira, Glória; Ferreira, Joaquim; Façanha, Jorge; Rosa, Amorim; Pinto, Alberto; Carvalho, Ana; Rodrigues, JoaquimIntroduction: Impairments in thought processes, perception, interaction skills, and social functioning are common in individuals with schizophrenia. The Therapeutic Occupation Activities (TOA) promote, prevent, empower, and recover their social skills and appropriate verbal and nonverbal behaviors. This study reviews the evidence on the relevance, effectiveness, and benefits of this learning and training. Development: A single-case experimental study was conducted with individuals with schizophrenia admitted to the Rehabilitation Unit (UCAERe-T), with the purpose of assessing the effectiveness of the structured TOA program of Conversation and Social Interaction for learning and training communication/conversation skills with individuals with schizophrenia. Conclusion: This continuous improvement project, in both areas related to clinical research and outreach partnership services, intends to improve several clinical outcomes, namely personal and social functioning, social involvement, social interaction skills, personal well-being, interpersonal behavior, mood equilibrium, motivation, self-esteem, and personal autonomy, as well as achieve production indicators.
- Minnesota Satisfaction Questionnaire – Short Form: estudo de adaptação e validação para a população portuguesaPublication . Ferreira, Joaquim; Fernandes, Rosina; Haase, Richard; Santos, EduardoA satisfação com o trabalho é a dimensão mais estudada na Psicologia Organizacional (Spector, 1997). No entanto, não são muito frequentes as investigações recentes sobre os seus instrumentos de avaliação (Saane, Sluiter, Verbeek, & Frings-Dresen, 2003). Neste sentido, pretende-se contribuir para o estudo das características psicométricas de um instrumento amplamente utilizado neste âmbito, o Minnesota Satisfaction Questionnaire (MSQ) – Short Form (Weiss, Dawis, England, & Lofquist, 1967), adaptando-o à população portuguesa. Os resultados obtidos evidenciam qualidades psicométricas adequadas, com um valor elevado de consistência interna, coeficientes de estabilidade adequados (teste-reteste) e uma ajustada validade convergente (resultante da correlação com o Cuestionario de Satisfaccion S20/23 de Meliá & Peiró, 1989). A análise factorial exploratória revela uma estrutura que aponta para a existência de dois factores de satisfação com o trabalho. A discussão dos resultados salienta a necessidade de mais estudos sobre esta temática, sendo levantadas algumas pistas para investigações futuras.
- Reflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) no contexto educativoPublication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Campos, SofiaNa atualidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS, possui dois sistemas de referência, a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10, e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, que assumem um papel nuclear na conceptualização da deficiência e incapacidade. Mais recentemente, a OMS promoveu a elaboração de uma versão da CIF para crianças e jovens (CIF-C1) de utilização universal nas áreas da saúde, educação e reabilitação. No contexto nacional, no ámbito da reorganização da Educação Especial, com a criação do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, o Ministério da Educação adotou o referencial teórico da CIF. O diploma prevê que a avaliação seja realizada por referência à CIF-0, cujos resultados devem também servir de base à elaboração do programa educativo individual. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões respeito à utilização da CIF-CI no contexto educativo. A amostra, por conveniência, é constituída por 62 professores de educação especial de agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Em síntese, os professores acentuam que o normativo não contribui para melhorar a inclusão; fomenta o envolvimento dos pais, nomeadamente no processo de avaliação; promove a articulação dos serviços e das parcerias. No que diz respeito à utilização da CIF-Cl, os docentes referem que introduziu um maior rigor e clarificação na avaliação, no entanto, não veio facilitar os procedimentos, tendo aumentado a burocratização dos processos; assumem ainda, dificuldades na avaliação por referência à CIF.. Estes dados remetem para a necessidade de um maior investimento na formação dos profissionais, bem como na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF-CI.
- Special Educational Needs, parenting and well-being: contributions from a study performed in Portuguese context.Publication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Cardoso, Ana PaulaResearch on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) has been maintained that this construct influences dimensions of parental and family functioning, in particular, aspects related to health and well-being of parents. In the same vein, national and international laws give a central role to parents in the defense of educational interests of children, therefore the promotion of quality of life and well-being are key areas in educational and therapeutic contexts. The present study aims i) undertaken a comparative analysis of parents of children with and without SEN in relation to social support and parental well-being (life satisfaction); ii) understanding the relationships between variables of social support and welfare. This is a non-experimental and cross-correlated study and a non probabilistic and convenience sample of 301 parents or caregivers of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu (Portugal). The gathering instruments were the Social Support Questionnaire - short version (Pinheiro & Ferrei.ra, 2001); Life Satisfaction Scale (Neto, Barros & Banos, 1990; Simoes, 1992); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). The results show that there arc significant and positive correlations between social support and well-being (in the dimension life satisfaction). The statistics analyzes show the two parents uoups (with and without SEN) have significant differences in welfare and partly on social support (satisfaction with support). Regarding subgroups of parents of children with SEN (cognitive and motor limitations and autism spectrum disorders) we observed significant differences; parents of children with autism showed significantly higher values in social support (availability of support and satisfaction with support) and life satisfaction. The study highlights the predictive value of social support in well-being (life satisfaction).
- Unemployed vs. Employed persons: temperament and subjective well-being of portuguese adultsPublication . Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Haase, Richard