Browsing by Author "Figueiredo, Abel"
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- Articulação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma Proposta Ecológica a Partir da Actividade Física e Desportiva (AEC)Publication . Avelar-Rosa, B; Figueiredo, AbelO presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício para posterior utilização deste como material desportivo. Este projecto, com carácter ecológico, enfatiza a educação para o consumo e o respeito pelo meio ambiente, dando ainda resposta às necessidades de material desportivo específico da maioria das escolas.
- O bullying e o karate em idade escolarPublication . Simões, Hugo; Pereira, Beatriz; Figueiredo, AbelO bullying, enquanto fenómeno social, tem nos últimos trinta anos sido reconhecido como uma das principais causas de episódios de violência e intimidação entre pares em idade escolar. Independentemente do contexto ou meio social, o fenómeno de bullying ocorre sempre quando comportamentos de agressão ou intimidação (Pereira, 2008) são utilizados de forma repetida (semanas, meses ou anos) com intenção de magoar terceiros, que por si, não se conseguem defender (Olweus, 1993; Solberg & Olweus, 2003) . Investigadores sugerem a prática de artes marciais como atividade de complemento à intervenção biopsicossocial na redução de comportamentos de bullying dado o seu potencial educativo (Avelar-Rosa & Figueiredo, 2015). Esta prática é inclusivamente utilizada nalguns contextos específicos como um dos métodos de intervenção preferencial junto de crianças e jovens comcondutas regulares de comportamentos agressivos (Twemlow et al., 2008). No karate, os praticantes mais graduados não só conseguem desenvolver respostas motoras mais controladas, bem como, conseguem uma maior capacidade de antecipação na fase inicial da atenção sustentada, ou seja, o nível de prática melhora a flexibilidade neuronal, a qual permite uma melhor adaptação ao controlo cognitivo exigido na resolução de situações de conflito (SanchezLopez, Fernandez, Silva-Pereyra, Martinez Mesa, & Di Russo, 2014). O propósito desta apresentação, e estando esta temática na fase inicial de um Projeto de Doutoramento, é verificar se a prática regular de karate afeta de forma significativa a proatividade de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos perante fenómenos de bullying.
- Caracterización y desarrollo del “saber luchar”: contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combatePublication . Avelar-Rosa, Bruno; Gomes, Mariana; Figueiredo, Abel; López-Ros, VíctorEl objetivo de este trabajo es definir los principios y contenidos técnico‐tácticos que caracterizan el “saber luchar” en el ámbito de las artes marciales y deportes de combate entendidos en su sentido global. Desde el punto de vista metodológico, buscamos detectar los límites práxicos del conjunto de las diferentes disciplinas de las artes marciales y deportes de combate a través del análisis de puntos de convergencia que puedan conferirles consistencia como grupo de prácticas, y a partir de los cuales resulte posible desarrollar un proceso de enseñanza‐aprendizaje coherente. Los principios y contenidos que consideramos desde esta perspectiva integrada establecen las posibilidades de acción independientemente de los condicionantes técnicos institucionalizados por las diferentes modalidades de combate. Sobre la base de la “estructura técnico‐táctica del saber luchar”, se propone desarrollar el “saber luchar” enfatizando la importancia de incidir sobre la “intención táctica” de los aprendices. La distribución y categorización de las acciones luctatorias que presentamos busca ofrecer herramientas y criterios para ayudar en el proceso de iniciación a las artes marciales y deportes de combate.
- A Comunidade Desportiva Intencional como Objecto de Investigação e Desenvolvimento da Gestão do DesportoPublication . Figueiredo, AbelEste artigo procura situar as bases programáticas para os exercícios de autoconsciência conceptual interpretativa da gestão do desporto. Utilizam-se alguns pressupostos de uma hermenêutica da motricidade humana, com Manuel SÉRGIO, em contexto desportivo concreto, com Gustavo PIRES. O “movo-me logo existo” elogiados por SÉRGIO (1987) integram o sentir e o pensar humano (FIGUEIREDO, 1996). No entanto, o pano de fundo colectivo dado pelo “estou implicado, logo existo”, inspirado em ORTIZ-OSÉS, assume relevância teórica imprescindível para o elogio da dimensão social no fenómeno desportivo e, assim, na gestão do desporto como instrumento de interpretação e, ao mesmo tempo, de acção sobre o desporto. A definição da motricidade como objecto de estudo e desenvolvimento, o elogio da acção motrícia para lá do motor expressado, são o caminho encontrado para demonstrar a integração da dimensão institucional do conceito de desporto em Gustavo PIRES, apresentando, assim, a comunidade desportiva intencional como objecto de investigação e desenvolvimento da Gestão do Desporto. Ainda em coerência com o modelo mesoscópico de análise transversal (FIGUEIREDO, 2006), termina-se o artigo a elogiar as federações desportivas como os espaços intermédios da institucionalização do desporto, entre os clubes e o quadro internacional olímpico.
- As Concepções de Educação Física no OcidentePublication . Figueiredo, AbelA valorização do projecto educativo formal (intencional) sofreu no ocidente algumas transformações, notando-se muito cedo, e apesar da visão dualista sempre marcante, preocupações profundas com a formação integral do Homem. No entanto, o dualismo equilibrado Helénico teve condições históricas para se tornar em dualismo reducionista até à Idade Média, marcando significativamente, e no Renascimento, o início das abordagens científicas ao estudo da motricidade humana. O aprofundamento de áreas como a Educação Física (ginástica) e o Desporto moderno surgem, pois, num período conceptual em que de uma análise empírica e higiénico-terapêutica se vai passando a uma análise mais científica, inicialmente baseada na mecânica e na anatomia, e, à medida que se vão desenrolando os estudos médicos, na fisiologia geral e muscular. Este percurso emerge de uma episteme que gerava aquilo que hoje se costuma denominar como paradigma da modernidade e que, no âmbito da motricidade humana Manuel SÉRGIO (1989) denomina como paradigma cartesiano. A dicotomização corpo-espírito com desvalorização cultural do corpo e o desenvolvimento da ciência espartilhante face ao renascimento de uma visão limitada do conhecimento (conhecimento científico), envolvem movimentos recentes na sua contradição. É nesta transição de paradigma dominante que emerge o desenvolvimento da EF na escolaridade obrigatória.
- Considerações sobre a profissão docente - o prestígio profissional do professor actual e as suas competências no futuroPublication . Figueiredo, AbelNeste ensaio, o autor aborda o reconhecimento social da profissão docente, enveredando pela sua situação profissional em Portugal, explorando o que é "ser professor", realçando as dificuldades epistemológicas características da sua função e esclarecendo as novas competências profissionais. Num ensaio experimental de estudo entre os Mestrandos em Ciências da Educação - Metodologia da Educação Física, e os primeiros alunos de um curso de Educação Física no IPV, conclui-se que os resultados robustecem a constatação que os professores não assumem a conotação social prestigiante que o público lhes atribui.
- Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e IntervençãoPublication . Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, TeresaO presente livro é fruto das comunicações e conferências realizadas durante o 2º Fórum da REDESPP, realizado no Politécnico de Leiria a 5 e 6 de novembro de 2018. Apresenta diversos sentidos, confirmando a diversidade temática sustentadora do olhar dos investigadores das Escolas com formação na área do Desporto: a investigação sobre a atividade física, o bem-estar e a saúde num cruzamento de interações e influências; os estudos sobre a educação física e o desporto no ambiente escolar; os trabalhos sobre a formação dos profissionais que promovem a qualidade de vida, e a intervenção profissional nos contextos do turismo e do lazer; e a pesquisa no desenvolvimento da performance, no ambiente do treino desportivo.
- Desporto, Desenvolvimento e Bem Estar - Fórum politécnicos #4Publication . Rodrigues, José; Figueiredo, Abel; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, TeresaLivro das comunicações do Fórum da REDESPP.
- Os desportos de combate nas aulas de educação físicaPublication . Figueiredo, AbelDesde algum tempo que elogiamos a utilização das situações de Desportos de Combate em aulas de Educação Física, apresentando uma caracterização e uma proposta de fundamentos curriculares coerentes com a actualidade. Essa caracterização pretende não ser redutiva ou antológica: pretende ser uma caracterização estruturalista. Partimos da análise da situação de "luta" (não como modalidade mas como situação) para referenciar a importância das situações duais de oposição em complemento com as situações duais e colectivas de cooperação, e colectivas de oposição, sem esquecer as situações mais ou menos individuais. Pressupomos conceptualmente que as tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade sejam instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais destacamos: (a) respeito pelo outro, (b) controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), (c) estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), (d) meditação e raciocínio lógico (inerente principalmente às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal. Neste trabalho, pretende-se fazer uma breve apresentação da nossa proposta metodológica para a utilização das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física.
- Os Desportos de Combate nas Aulas de Educação FísicaPublication . Figueiredo, AbelFazendo o elogio do ecletismo e da inclusividade como características fundamentadoras dos projectos que o professor de Educação Física actualiza em cada escola, em cada aula, decorrente dos programas actuais, o presente artigo foca-se na abordagem dos Desportos de Combate nas aulas de Educação Física escolar. Parte-se da constatação que embora as actividades que implicam “luta” e oposição corporal directa entre os intervenientes já não sejam discriminadas dos conteúdos programáticos da Educação Física (novos programas), poucos são os professores que os abordam nessas mesmas aulas. Assume-se o pressuposto que este afastamento se deve, por um lado, a um desconhecimento preciso dos conteúdos respectivos, o que dificulta a intervenção didáctica e pedagógica, e, especialmente, a um desconhecimento das suas imensas potencionalidades para o desenvolvimento socioafectivo e perceptivo-motor da criança. Aditando que a falsa crença de que este tipo de actividades implicam um material muito específico está intrinsecamente ligado à noção de que os Desportos de Combate a abordar serão a Luta e o Judo ou eventualmente o Jogo do Pau (os únicos constantes na proposta curricular apresentada nos novos programas), o trabalho lança uma outra perspectiva: Abordar os desportos de Combate nas aulas de Educação Física não pressupõe, necessariamente, um conhecimento profundo das diversas modalidades. Afirma que iniciar uma formação que permita uma utilização segura dos desportos de combate nas aulas de Educação Física não é, na nossa perspectiva, iniciar uma formação em “Luta” ou em “Judo”, em “Jogo do Pau” ou, porque não, em “Boxe”, “Esgrima”, “Karaté”, etc. A abordagem aos Desportos de Combate, fazendo o elogio à situação de jogo dual que os caracteriza, e não a qualquer antologia técnica indecifrável para a maioria dos professores de Educação Física, embora pertinente aos especialistas de cada uma das várias modalidades, justifica-se para a sua real inclusão nos programas principalmente quanto mais baixo o escalão etário em que se lecciona. É assim apresentada uma metodologia eclética onde os Jogos de distância e toque, de desequilíbrios e projecções, de imobilizações, chaves e estrangulamentos se complementam com os jogos de saudação.