Browsing by Author "Kastenholz, Elisabeth"
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- Comparison of three wine routes realities in Central PortugalPublication . Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Barroco, CristinaWine tourism is an important area of special-interest tourism in Portugal, and represents an increasingly significant component of regional development. In a more conservative approach, wine tourism has been described as visiting vineyards, wineries and engaging in wine-related activities. However, this perspective has been broadened, taking advantage of all the potential of the specific destination’s terroir (nature/landscape, tangible and intangible cultural heritage). Wine routes make the connection between wine and tourism in a specific region and intend to boost wine tourism by promoting collaboration between the different stakeholders. Different routes present distinct approaches to wine tourism, within diverse regional contexts, and different ways of collaboration within the wine route. This study compares three wine routes at different stages of development, located more or less in a rural periphery - in the central region of Portugal - Bairrada, Dão and Beira Interior, considering both context data and information collected in 108 interviews conducted with diverse wine tourism suppliers from these routes. Some aspects that may contribute to the development of wine tourism routes are discussed, such as the route configuration, and the collaborative work between stakeholders. Some questions that additional studies may help answering are also reflected.
- Desafios e implicações para a cocriação de experiências enoturísticas rurais sustentáveisPublication . Carneiro, Maria João; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, PauloO presente capítulo apresenta as reflexões conclusiva deste livro onde se foram discutindo problemáticas associadas ao desenvolvimento de experiências de enoturismo cocriativas sustentáveis em áreas rurais, e onde se foi apresentando investigação realizada no âmbito do projeto TWINE - ‘Cocreating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas’. Pretende-se sistematizar as principais conclusões da investigação apresentada nos diversos capítulos do livro, bem como identificar oportunidades e desafios que se colocam aos diversos atores, no que respeita ao desenvolvimento das experiências acima referidas. O livro realça o elevado potencial que determinadas regiões apresentam para a cocriação de experiências enoturísticas enriquecedoras para os visitantes, bem como a diferenciação e caráter específico de cada rota em análise, associados, em grande medida, à especificidade dos seus terroirs. No entanto, a investigação realizada permite também identificar desafios e implicações associados ao desenvolvimento e cocriação destas experiências, que são aqui discutidos.
- Desafios para a cocriação de experiências turísticas rurais sustentáveisPublication . Kastenholz, Elisabeth; Eusébio, Celeste; Sousa, Ana João; Carvalho, Mariana; Lima, Joana; Carneiro, Maria João; Pato, Lúcia; Breda, Zélia; Cunha, Conceição; Marques, Carlos; Loureiro, Sandra; Mota, Ana Cláudia; Lavrador, Ana; Pereiro, Xerardo; Capela, Catarina
- Do vinho ao terroir: Experiências enoturísticas envolventes e transformadorasPublication . Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Salvado, Josefina; Barroco, Cristina; Simões, Orlando; Albuquerque, Helena; Carneiro, Maria João
- A experiência enoturística cocriada pela população local e desenvolvimento sustentávelPublication . Duarte, Paulo; Kastenholz, Elisabeth; Figueiredo, Elisabete; Eusébio, Celeste; Pato, Maria Lúcia; Paço, ArmindaA criação de experiências enoturísticas únicas e memoráveis tem um elevado potencial para promover o desenvolvimento sustentável das regiões associadas às rotas de vinho. Deste modo, é importante compreender como os residentes percecionam o enoturismo, os seus benefícios, desvantagens e necessidades. Com base num inquérito realizado a 882 residentes em localidades de três rotas de vinho existentes na Região Centro de Portugal, em estádios de desenvolvimento diferenciados - a Rota da Bairrada, a Rota dos Vinhos do Dão e a Rota dos Vinhos da Beira Interior, o presente capítulo caracteriza e compara as perceções dos residentes face ao enoturismo. Os resultados sugerem a existência de perceção da importância do enoturismo para o desenvolvimento local. Foi igualmente possível determinar a existência de diferenças entre as perceções dos residentes das três rotas, passíveis de intervenção no futuro, de modo a aproveitar o potencial das atividades ligadas ao vinho para o desenvolvimento destas regiões.
- A experiência enoturística cocriada pelos agentes da ofertaPublication . Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Conceição; Barroco, Cristina; Cunha, Diana; Pereira, Carla; Salvado, Josefina; Araújo, CristinaOs agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.
- Experiências de enoturismo em áreas rurais: Reflexões e evidências obtidas no âmbito do projeto TWINEPublication . Kastenholz, Elisabeth; Carneiro, Maria João; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, PauloEste primeiro capítulo serve de introdução ao presente livro que pretende apresentar, de modo breve, alguns aspetos centrais do projeto TWINE- Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas. O objetivo é explicar a sua origem e lógica de investigação aplicada no domínio do enoturismo em áreas rurais da região Centro de Portugal, com base na análise e identificação do potencial de dinamização de experiências turísticas cocriadas entre visitantes, residentes e atores do território, visando o desenvolvimento sustentável destes territórios. Pretende-se, assim, introduzir o leitor nos assuntos centrais das análises e reflexões do projeto TWINE bem como guiar o leitor apresentando-lhe a estrutura da obra
- Female Leadership in Wine Tourism in PortugalPublication . Pato, Maria Lúcia; Cunha, Diana; Barroco, Cristina; Cunha, Conceição; Kastenholz, ElisabethBased on data collected from managers of wine tourism businesses in rural areas in Portugal, this study highlights the equal potential of female leadership in wine tourism. Specifically, women’s profiles, management practices and leadership narratives were analyzed and contrasted with corresponding data reported by their male counterparts. Concerning personality traits, no statistical difference between men and women was identified, which was also the case for some management practices, with sustainability concerns being important for both male and female business managers. Differences were found for communication with markets, being dominated by online devices, particularly with social networks in the case of women. As for their leadership position, women further tend to prefer a shared management approach in opposition to a more individualist management style followed by men.
- Heterogeneity in risk and safety perceptions of international touristsPublication . Seabra, Cláudia; Dolnicar, Sara; Abrantes, José Luís; Kastenholz, ElisabethThe travel decisions of international tourists have, over the past decade, been significantly affected by external events, such as the fear of pandemics and terrorist attacks. Yet, little attention has been paid to heterogeneity among tourists with respect to risk perceptions. The question whether some tourist segments are less sensitive to external risks and thus more attractive to tourism industry in times of crises remains largely unanswered. This study conducts a data-driven segmentation of heterogeneity in the tourist population with respect to perceived risks of international travel and assesses if market segments with different risk perception patterns are distinct in other behavioral and personal characteristics. Additionally the study includes nationality as a proxy for “cultural background”, here analyzed in light of Hofstede’s (1983) model. Practical implications are discussed.
- A imagem da Serra da Estrela, na perspetiva dos turistasPublication . Silva, Carla; Abrantes, José Luís; Kastenholz, ElisabethAs montanhas representam 24% da superfície terrestre global (Grover et al., 2014; Kapos, Rhind, Edwards, Price & Ravilious, 2000), albergando 12% da população mundial (Huddleston, Ataman & Fè d’Ostiani, 2003). Nas áreas adjacentes às montanhas, reside ainda 14% da população do planeta (Meybeck, Creen & Vorosmarty, 2001). As áreas de montanha incluem mais de 475 áreas protegidas, cobrindo mais de 264 milhões de hectares e 140 montanhas foram declaradas Reservas Biosféricas pela UNESCO (Nepal, 2002). As montanhas são assim importantes para pelo menos metade da humanidade e não apenas porque constituem fontes de água, energia, produtos agrícolas e florestais, mas também, e muito, porque são detentoras de paisagens únicas, ar puro, beleza natural, história e cultura (UNEP, 2007), constituindo centros de diversidade biológica e cultural, recreação e turismo (Messerli & Ives, 1997; Monz, 2000). As montanhas são, deste modo, espaços culturais, naturais, sociais e físicos (Robertson & Hull, 2001), marcados pelo imaginário e com diferentes significados ao longo dos tempos (Silva, 2011). Os mitos, as imagens e o imaginário das montanhas são os elementos centrais que constroem os seus significados (Macfarlene, 2004; Thomas, 2004). A atratividade das regiões de montanha para o turismo está associada, de uma forma significativa, com a sua imagem (Nepal & Chipeniuk, 2005) e a imagem dos destinos turísticos é um dos mais populares temas de investigação em turismo (Hunter, 2016). Esta constitui um factor crítico nos comportamentos de consumo em turismo (Ko & Park, 2000). A imagem afeta a perceção do indivíduo e, por isso, o seu comportamento (Gallarza, Saura & Garcia, 2002). Nas últimas décadas, tem-se evidenciado o valor da imagem dos destinos turísticos no processo de seleção dos mesmos (Chen, Lin, & Petrick, 2013; Tasci & Gartner, 2007), mas a influência da imagem não se limita, no entanto, à escolha dos destinos turísticos, afetando mesmo o comportamento dos indivíduos em turismo de uma forma geral (Cooper, Fletcher, Gilbert, Shepherd, & Wanhill, 2008). Por outro lado, e no atual contexto de competitividade, os destinos turísticos podem diferenciar-se pela imagem que os consumidores têm sobre eles enquanto destinos alternativos, tornando-se vital o desenvolvimento da imagem “certa” para mercados específicos, no sentido de garantir uma vantagem competitiva. Por outro lado, com base na associação de determinados ‘benefícios procurados’ ao destino podem distinguir-se turistas com imagens de destino distintos, cujo conhecimento em muito contribui para uma gestão mais sustentável dos mesmos através da otimização da respetiva ‘gestão da procura turística’, combinando o destino com o ‘mercado certo’ (Kastenholz, 2004). Neste contexto, e dada a importância das montanhas e do turismo de montanha e a escassez dos estudos no âmbito turístico destas regiões (os que existem são mais centrados na componente geográfica), importa conhecer a imagem associada a estes lugares (Knudsen, Soper & Metro-Roland, 2007). Por outro lado, a Serra da Estrela, sendo o espaço privilegiado de montanha e, de acordo com a Estratégia Turismo 2027 (Turismo de Portugal, 2017), um ativo estratégico diferenciador para Portugal, constitui o destino turístico de montanha mais procurado do país. Neste sentido, o estudo pretende medir a imagem que os turistas têm da Serra da Estrela, de forma a identificar, de forma holística e multidisciplinar, as dimensões de imagem associadas a este destino turístico de montanha. Com base numa extensa revisão da literatura em imagem dos destinos turísticos e áreas de montanha, e nos resultados obtidos a 105 turistas da Serra da Estrela, conclui-se que a imagem conferida a esta região de montanha apresenta sete dimensões: (1) Natureza e Ecologia, (2) Imagem Afetiva, (3) Desporto, Lazer e Aventura, (4) Cultura, (5) Vida e Saúde, (6) Mística e Sagrada, e (7) Social.