Browsing by Author "Marques Dos Santos, Paula"
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de BolonhaPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, JoséO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.
- Benefícios do programa de mentoria para a população estudantil do Instituto Politécnico de ViseuPublication . Marques Dos Santos, Paula; Coelho, Inês; Lopes, Mariana; Rodrigues, Mariana; Alves, Ana Berta; Campos, Sofia; Coutinho, EmíliaO presente trabalho de investigação, subordinado ao tema “Benefícios do Programa de Mentoria para a População Estudantil do Instituto Politécnico de Viseu”, tem como finalidade contribuir para melhorar as práticas inclusivas nessa instituição de ensino superior (IES). A implementação dos princípios da educa-ção inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria.
- Competências críticas do secretariado ao presentePublication . Marques Dos Santos, Paula; Conde, Manuel; Guedes, AnabelaO presente trabalho procura evidenciar a importância da qualificação dos profissionais de secretariado para o apoio à competitividade das organizações. De facto, pretendemos identificar e caracterizar as competências críticas centrais na formação superior destes profissionais que lhes permitam adquirir a capacidade do apoio especializado para pensar e interpretar as organizações, identificar possibilidades de negócio e/ou de rentabilização das estratégias definidas. O estudo que agora apresentamos segue a metodologia quantitativa, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica e exploratória e, além do suporte teórico, baseiase ainda nos resultados obtidos através de um inquérito por questionários a ex-alunos da licenciatura de secretariado de administração de uma instituição de ensino superior.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as compe-tências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Constrangimentos na implementação de um programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superiorPublication . Marques Dos Santos, Paula; Almeida, Simone; Santos, Jéssica; Almeida, Francisca; Sampaio, Rita; Martins, Isabel; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Coutinho, EmíliaIntrodução: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Escola de Verão “Mentores em ação”, numa Instituição de Ensino Superior, atividade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a qual teve como propósito a criação de um Plano de Mentoria para ser implementado em todas as Unidades Orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, no seguimento do projeto piloto de mentoria levado a cabo no ano letivo de 2019-2020, em duas unidades orgânicas dessa instituição de ensino superior. Objetivo: Sistematizar as principais restrições à mentoria; e compreender os principais constrangimentos resultantes da experiência de mentoria. Reconhecendo a enorme importância e a responsabilidade das instituições do ensino superior pelos processos de acolhimento dos novos estudantes, o Programa de Mentoria tem como principal objetivo promover a partilha de experiências de mentoria e proporcionar um ambiente solidário e saudável de vivência nas IES, contribuindo para a inclusão de todos os estudantes. Queremos construir e implementar um Plano de Mentoria em todas as unidades orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir do início do ano letivo 2020-2021. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas numa Instituição de Ensino Superior: Perceções sobre a implementação de um Programa de Mentoria”, realizada através do método do ePortfólio e focalizada em 2 grupos do universo representado: mentores e mentorados. Enquadrar os fundamentos teóricos da temática “Mentoria no Ensino Superior e os seus principais constrangimentos”, de modo a identificar os constrangimentos e as dificuldades identificados em experiências similares de outras instituições de ensino superior. Resultados: Os constrangimentos identificados no estudo foram classificados em dezanove subcategorias: “não definição de um limite saudável de contacto”; “relação demasiado paternalista”; “problemática da separação”; “indisponibilidade para as atividades do programa”; “falta de motivação para desempenhar a função”; “incompatibilidade de personalidades”; “timidez”; “não resposta ao tipo de apoio que os mentorados procuram”; “bloqueio e pânico inicial por parte do mentorado”; “falta de disponibilidade para a formação dos mentores dentro do plano curricular”; “falta de divulgação e o não reconhecimento institucionais”; “sobreposição das atividades curriculares e de mentoria”; “falta de organização atempada e eficiente das ações”; “não existirem políticas institucionais de compromisso”, “excessiva burocracia”, “Não gestão correta de tempo e espaço”; “falta de formação dos intervenientes”; “pouca proximidade” e “reduzida duração global do programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
- Diagnóstico organizacionalPublication . Marques Dos Santos, Paula
- EditorialPublication . Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
- Efficiency and advisory skils – contemporary administrative assistance profilePublication . Marques Dos Santos, Paula; Guedes, AnabelaOs EUA e a UE têm vindo a perder sistematicamente capacidade competitiva em relação à China e a outros países, no que se refere ao trabalho no segundo setor da economia. De facto, os países industrializados ocidentais não conseguem competir nos setores profissionais menos qualificados, dada a diferença de custo de trabalho em relação a outras regiões do globo, pelo que terão de apostar na promoção do empreendedorismo e da propriedade intelectual (inovação, IT, patentes, etc.). A crise que iniciou em 2008, e a perda de empregos e redução do crescimento do PIB que lhe estão associados no ocidente, demonstra a necessidade urgente de uma transformação para responder ao desafio do empreendedorismo e do crescimento económico. As Instituições de Ensino Superior têm um papel central a desempenhar nesta área, procurando conceder através da formação ferramentas promotoras de uma formação empreendedora e que apoiem a consolidação de PME. Com este artigo pretendemos desenvolver uma primeira abordagem sobre a forma de apostar na qualificação da assessoria administrativa, nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.
- O estágio curricular na formação superior em Secretariado em PortugalPublication . Balula, Ana; Vasconcelos, Sandra; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Pinto, Ana; Brunheta, VirgíniaDecorrente da crescente valorização de profissionais qualificados, a formação superior em Secretariado tem vindo a adquirir um carácter mais transversal, procurando adaptar-se às exigências de um mercado em expansão. Assente nesta premissa, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a ser desafiadas a promover processos de ensino e de aprendizagem focados na prática, designadamente através da inclusão de estágios nos planos curriculares. Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a evolução das competências exigidas ao profissional da área de Secretariado em contexto de trabalho real, tendo em conta as áreas de formação base e objetivos individuais descritos nos planos de trabalho individuais, definidos pelos estudantes, orientadores internos e orientadores da entidade de acolhimento. Para tal, sua designação e uma unidade curricular de Estágio no seu plano de estudos, procedeu-se à recolha documental dos planos desenvolvidos entre 2012 e 2018, tendo os dados recolhidos sido tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Para além de mudanças ao nível do género e setor de atividade, os resultados reforçam a transversalidade e a transdisciplinaridade da área, sendo que as áreas de formação base com maior relevância estão ligadas à produção/gestão documental e da informação, às competências de comunicação e à utilização de aplicações de escritório.