Browsing by Author "Silva, Nilce da"
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- Comunidade de diáspora em Montreal: uma primeira aproximação - imigração portuguesa e o papel da instituição escolar no Quebec nos séculos XXe XXIPublication . Silva, Nilce daEste artigo é fruto de pesquisa exploratória, realizada na cidade de Montreal, subsidiada pelo governo canadense no ano de 2006, e das reflexões que têm sido feitas acerca da relação entre o mundo lusófono e a instituição escolar no âmbito do grupo de pesquisa, ensino e extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social: o papel da instituição escolar – certificado pela Universidade de São Paulo – que conta com o apoio do CNPq e da FAPESP. A partir de contato com comunidade de diáspora portuguesa em Montreal e de um breve resgate da história da lusofonia, discutiremos a semiperifericidade econômico-social de Portugal – apesar de ter construído o mais longo império colonial da história da humanidade e, decorrente desta situação de antiga metrópole, analisaremos o papel da instituição escolar no contexto montrealense no sentido da difusão da língua e da cultura lusófona.
- A construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXIPublication . Silva, Nilce daEste artigo trata de conjunto de reflexões nascidas nos encontros do grupo de pesquisa, extensão e ensino “Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social”, apoiado pelo CNPq, sobre dois temas que reincidem e inquietam sobremaneira os componentes do referido grupo: 1- O “estigma” atribuído aos alunos lusófonos com pouca escolaridade no Brasil e aos lusófonos, independentemente da escolaridade, na Europa. 2- As “diferentes estratégias” utilizadas por estes atores com a finalidade da sobrevivência nas sociedades de acolhimento letradas em que se inserem. Para subsidiar esta discussão, optamos pelo estudo dos teóricos: E. Goffman, Pierre Bourdieu e Z. Bauman, pois mostraram-se necessários para a discussão sobre o processo de formação do estigma de falantes lusófonos em situação de (i)migração, assim como, para a compreensão da necessidade da elaboração de máscaras de sobrevivência na “selva” letrada da sociedade de recepção, seja da Comunidade Européia ou da cidade de São Paulo.
- Da inadequação do termo “analfabetismo” e da necessidade de novos conceitos para a compreensão do aprendizado da leitura e da escrita em língua portuguesaPublication . Silva, Nilce daO presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisição da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de “letrismo a-funcional” desenvolvido pelo professor Jean Biarnès, professor e pesquisador da Université Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de “letrismo funcional”, “analfabetismo de resistência” e “alfabetização de opressão”. Fundamentando nossa exposição, mostramos o preconceito existente nos termos “analfabeto” (destinado às pessoas que encontram-se em situação de pouca ou nenhuma escolarização em sua própria língua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreensão do aprendizado da língua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta área do saber.
- Formação de professores com base na lei 10639/03 cultura africana e o legado de Eduardo Mondlane nos dias atuaisPublication . Silva, Nilce da; Ferreira, Cléa M. da SilvaSegundo Libâneo (2003) deve-se levar em conta para a formação de professores um apanhado de estudos considerados no contexto social, econômico, político e cultural no qual ele está inserido, visto que o exercício profissional docente está sempre relacionado aos fins e às práticas do sistema escolar mais amplo e ao contexto social. Nesse contexto, merece atenção os chamados “velhos problemas” em relação à formação de professores, que evidenciam desarticulações em diferentes níveis, sendo considerado como o mais preocupante deles, a desarticulação entre teoria e prática, entre o discurso e a ação, o que se configura de grande gravidade no tocante às questões raciais no Brasil. Sendo assim, vale ressaltar a importância da formação desses profissionais na construção de um currículo que contemple as novas demandas da sociedade brasileira, hoje voltadas para a promoção da equidade social e a atenção para a diversidade cultural. A conseqüência imediata disso é a necessidade de construção teórica de um currículo crítico (APPLE, 1982; GIROUX, 1986; FREIRE & SHOR, 1997), que possibilite ao professor o resgate da cultura que o aluno é portador e não se limite apenas a prescrever o que deve ser ensinado.
- A imigração lusófona na região do Québec: reflexões sobre a escolarização em língua portuguesa no ano em que Saramago morreuPublication . Silva, Nilce daEste artigo é um tributo a José Saramago. O texto apresenta algumas reflexões acerca do papel da escolarização em língua portuguesa para imigrantes brasileiros instalados na cidade de Trois-Rivières, na região do Québec, Canadá. A partir de pesquisa exploratória – estudo de caso/ narrativa autobiográfica – faz-se uma análise de aspectos relativos à política de emigração deste país da América do Norte. Este trabalho foi executado durante o período em que sua autora atuou como professora visitante na Université du Québec em Trois-Rivières (UQTR) no ano de 2008 e durante os quatro primeiros meses de 2009, já como professora associada. Os dados coletados indicam desvalorização da escolarização feita na língua portuguesa e da cultura lusófona pela sociedade receptora. Tal situação se traduz em segregação no mercado de trabalho quebequense dos sujeitos desta pesquisa – selecionados como imigrantes qualificados justamente por serem escolarizados.
- Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: brasil, moçambique e portugalPublication . Silva, Nilce da; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de JesusJá este artigo estava escrito e dado como acabado, quando os meios de comunicação social portugueses publicitam a notícia de que o governo português aprovou, em Conselho de Ministros de 6 de Março de 2008, véspera da partida do Presidente da República , Aníbal Cavaco silva, para a visita ao Brasil, a convite do Presidente brasileiro Lula da Silva, no âmbito das comemorações dos 200 anos da chegada ao Brasil da corte de D. João VI, uma “Proposta de Resolução que aprova o Acordo do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adoptado na V Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em S. Tomé, a 26 e 27 de Julho de 2004”. Esclarece-se, ainda, no portal do governo, que “esta resolução, a submeter à aprovação da Assembleia da República, refere-se ao Protocolo Modificativo que vem alterar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cujo processo interno de aprovação foi concluído por Portugal em 1991. A alteração diz respeito à disposição relativa à entrada em vigor do Acordo e vai no sentido de a mesma ocorrer com o depósito do terceiro instrumento da ratificação dos Estados contratantes, como é prática nos acordos da CPLP, e não, como previsto anteriormente, após depositados os instrumentos de ratificação por todos os Estados.
- Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: brasil, moçambique e portugal (texto redigido segundo o Acordo Ortográfico)Publication . Silva, Nilce da; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de JesusJá este artigo estava escrito e dado como acabado, quando os meios de comunicação social portugueses publicitam a notícia de que o governo português aprovou, em Conselho de Ministros de 6 de Março de 2008, véspera da partida do Presidente da República , Aníbal Cavaco Silva, para a visita ao Brasil, a convite do Presidente brasileiro Lula da Silva, no âmbito das comemorações dos 200 anos da chegada ao Brasil da corte de D. João VI, uma “Proposta de Resolução que aprova o Acordo do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adotado na V Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em S. Tomé, a 26 e 27 de Julho de 2004”. Esclarece-se, ainda, no portal do governo, que “esta resolução, a submeter à aprovação da Assembleia da República, refere-se ao Protocolo Modificativo que vem alterar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cujo processo interno de aprovação foi concluído por Portugal em 1991. A alteração diz respeito à disposição relativa à entrada em vigor do Acordo e vai no sentido de a mesma ocorrer com o depósito do terceiro instrumento da ratificação dos Estados contratantes, como é prática nos acordos da CPLP, e não, como previsto anteriormente, após depositados os instrumentos de ratificação por todos os Estados.
- O papel da escola e do ensino da Língua Portuguesa no processo de inserção de adultos migrantes nas grandes cidadesPublication . Silva, Nilce daEste artigo apresenta alguns questionamentos a respeito da importância da escola e do ensino do Português para adultos migrantes em situação de pouca escolarização1. Temos como contra-ponto da nossa reflexão: pesquisa realizada com brasileiros supra-escolarizados em Paris e, em situação de pouca escolarização em Gotemburgo. O material produzido pela Previdência Social e UNICEF fala da situação do trabalho infantil em partes do nordeste brasileiro. Mostra-nos como nossa sociedade tolera a exploração das crianças, abreviando o tempo do brincar e do estudar das mesmas, comprometendo os seus futuros. Alguns dos sujeitos desta pesquisa tinham poucas possibilidades de vida digna em seus locais de origem. Partir para São Paulo, torna-se uma possibilidade. Para os migrantes nesta megalópole e para as brasileiras nordestinas casadas com suecos -para obterem a permissão de emigrarem- o fator econômico, a luta pela sobevivência no cotidiano, expulsou estas pessoas de suas terras. Com os brasileiros em Paris, o fator econômico não foi o motivo principal que os levou a deixarem o Brasil. Destacamos : a ditadura militar e a possibilidade de estudos no exterior.
- “Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos”Publication . Silva, Nilce daO presente artigo pretende discutir o conceito de adulto contrapondo-se à idéia de que tal período da vida constitui-se num “ideal” a ser alcançado pelas crianças. Neste sentido, a teoria sobre as etapas do desenvolvimento infantil de um dos principais psicólogos do século XX, o suíço Jean Piaget, é nossa importante interlocutora. Ao seu lado, contaremos com as críticas feitas por Pierre Furter a respeito da idealização em torno do “ser adulto”, e também, com dados que coletamos durante nossa pesquisa de doutorado a respeito do processo de formação de (i)migrantes. Entendemos o adulto como um ser humano que enfrenta inúmeros percalços durante a sua vida, que apresenta instabilidades na conduta e no seu modo de ser. Finalmente, apresentaremos uma definição de adulto, sobre tudo em situação de mudança de vida, respaldada na figura mítica do deus Janus, o deus da Porta, já que este apresenta-se como uma eterna passagem de um estado a outro, nunca abandonando o presente, nem mesmo abraçando o futuro, e assim, a idade cronológica de um ser humano e o seu respectivo envelhecimento não conseguem definir por si só o que é um adulto ou uma criança. Podemos falar apenas de “momentos de vida” que são experimentados pelas pessoas, alguns mais próximos do ideal de adulto que é veiculado em nossa sociedade, outros, mais próximos da criança, inclusive do lactente.