Depósitos Ciência Vitae
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- Quality assessment of heat-treated wood by NIR spectroscopyPublication . Esteves, Bruno; Pereira, HelenaNIR spectroscopy was tested for predicting the properties of heat treated wood using pine (Pinus pinaster) and eucalypt (Eucalyptus globulus) woods with two types of treatment: in oven and in a steam autoclave. Mass loss, equilibrium moisture content, dimensional stability, MOE, bending strength, colour CIELAB parameters and extrac- tives content were determined. NIR spectra were obtained using a fibre probe on the radial surface of the samples. NIR models for mass loss showed very high coefficients of determination ( R2 ) for cross validation ranging from 96– 98%. The models obtained for wood properties were in gen- eral good with coefficients of determination ranging from 78–95% for equilibrium moisture content, 53–78% for di- mensional stability, 47–89% for MOE, 75–77% for bending strength and 84–99%, 52–96% and 66–98% for colour pa- rameters L, a∗ and b∗, respectively. R2 of the models for extractive content varied between 41.9–79.8% for pine and between 35.3–82.2% for eucalypt wood. NIR spectroscopy showed a good potential for quality control and characteri- zation of heat treated woods.
- Properties of furfurylated wood (Pinus pinaster)Publication . Esteves, Bruno; Nunes, Lina; Pereira, HelenaAbstract Sapwood samples of Pinus pinaster wood were treated with a 70% furfuryl alcohol mixture. Weight percent gain (WPG), equilibrium moisture content, dimensional sta- bility, MOE, bending strength, hardness, density and dura- bility were determined. WPG was on average 38%. Equilibrium moisture con- tent decreased more than 40%. Dimensional stability in- creased reaching an ASE of 45%. MOE was little affected by the treatment but bending strength increased by about 6%. Hardness increased by about 50%, and density by 37%. Mass loss due to Postia placenta and Coniophora puteana decreased by 96% and 86%, respectively. Furfurylation of Pinus pinaster wood shows an interesting potential to im- prove the wood quality for solid timber products.
- Tomada de Decisão do Enfermeiro no Transporte Secundário da Pessoa em Situação CríticaPublication . Figueiredo, ÂndreaCom este trabalho pretende-se realizar uma reflexão baseada na revisão da literatura, análise da legislação portuguesa e dos diversos documentos emanados pela Ordem dos Enfermeiros, sobre a tomada de decisão do enfermeiro relativamente ao acompanhamento e prestação de cuidados à pessoa em situação crítica durante o transporte intra e inter-hospitalar – transporte secundário. No que diz respeito ao acompanhamento da pessoa em situação crítica e apesar da decisão do transporte ser um ato de responsabilidade médica, de acordo com o seu Código Deontológico, o enfermeiro deve: “responsabilizar se pelas decisões que toma e pelos actos que pratica ou delega”, “co-responsabilizar-se pelo atendimento do indivíduo em tempo útil, de forma a não haver atraso no diagnóstico da doença e respectivo tratamento” e “assegurar a continuidade dos cuidados, registando fielmente as observações e intervenções realizadas". O ato de transportar deve reproduzir a extensão da unidade de origem, tornando-o seguro e eficiente, sem expor a pessoa a riscos desnecessários, evitando, assim, agravar o seu estado clínico, portanto, a decisão de realizar o transporte secundário da pessoa em situação crítica deve sempre considerar os potenciais benefícios em detrimento dos riscos efetivos. Para que o transporte possa ser realizado com a manutenção do nível e qualidade dos cuidados prestados é necessário que as equipas que os efetuam sejam competentes e devidamente preparadas. Assim, a pessoa em situação crítica deve ser transferida em “unidades de cuidados intensivos móveis” sob a supervisão de equipas qualificadas constituídas por médico e enfermeiro (SPCI, 2008). Em Portugal, esta matéria está regulamentada por Decreto-Lei e sujeita a recomendações por diferentes grupos de trabalho e Ordens profissionais, nomeadamente a OE.
- Consentimento Presumido na Prestação de Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Figueiredo, Ândrea; Oliveira, Amélia; Marques, InêsO desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo refletir sobre a aplicação do consentimento presumido à pessoa em situação crítica. Para tal realizou-se uma análise reflexiva baseada na revisão da literatura e legislação existente. Do direito da pessoa possuir a informação para formar uma vontade livre e esclarecida, decorre o dever de informação dos enfermeiros, estando implícito no Código Deontológico do Enfermeiro o dever de prestar esclarecimentos e informações à pessoa alvo dos cuidados, antes da realização de qualquer intervenção. No entanto, nem sempre a pessoa tem a capacidade para consentir/dissentir, impondo o princípio ético do respeito pela pessoa humana que seja tomada uma resolução no seu interesse. É muitas vezes o caso das situações de urgência/emergência, em que as pessoas se encontram em situação crítica, não podendo dar o seu consentimento, de forma a legitimar as intervenções necessárias das equipas de saúde; aplicando-se nestes contextos os princípios do consentimento presumido.
- Implicações Éticas da Aplicação do Protocolo de Paragem Cardio-Respiratória em Suporte Imediato de VidaPublication . Oliveira, Amélia; Figueiredo, ÂndreaAtualmente dispomos de meios de socorro diferenciados que permitem a implementação de manobras de Suporte Avançado de Vida (SAV) ainda no local onde ocorre a situação de paragem cárdio-respiratória (PCR), revelando-se uma mais valia pela sua rapidez, uma vez que as hipóteses de sobrevivência para a pessoa em PCR dependem do tempo de intervenção. Nestas situações, os enfermeiros das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) enfrentam frequentemente dilemas éticos e, por esta razão, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de refletir sobre os conflitos entre os aspetos éticos e legais, relacionados com a aplicação do Protocolo SIV de PCR, tendo por base a revisão da literatura e legislação existentes e a reflexão sobre o nosso trabalho neste contexto. A Lei no 141/99 de 28 de Agosto, que estabelece os príncipios em que se baseia a verificação da morte refere que é competência de um médico. Este imperativo legal obriga a que os enfermeiros a trabalhar nas ambulâncias SIV, quando se encontram perante situações de PCR, tenham que iniciar manobras de reanimação cárdio-pulmonar com procedimentos de SAV e aguardar a chegada da Viatura Médica de Emergência e Reanimação ou proceder ao transporte para uma unidade de saúde. O compromisso social da Enfermagem é prestar cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital. O que acontece com frequência é que nos preocupamos demasiado com a vida e esquecemos que na morte também deve haver a mesma dignidade. No contexto SIV, o enfermeiro vê-se confrotado com a obrigatoriedade de iniciar reanimação, mesmo sabendo que a PCR é irrecuperável, significando um investimento desnecessário e uma violação do direito de morrer com dignidade. A Ética assenta no pressuposto do valor fundamental da vida humana, no entanto, deve evitar-se a obstinação terapêutica e a reanimação não deve ser iniciada nos casos em que esse procedimento se revele fútil. Podemos concluir que os progressos da ciência na área da saúde não têm sido acompanhados por uma adequada atualização da legislação baseada nos príncipios éticos universalmente estabelecidos.
- Evaluation of renal injury caused by acute volume replacement with hydroxyethyl starch 130/0.4 or Ringer's lactate solution in pigsPublication . Ferreira, David A.; Cruz, Rita; Venâncio, Carlos; Faustino-Rocha, Ana I.; Silva, Aura; Mesquita, João; Ortiz, Ana L.; Vala, HelenaThis work aimed to evaluate the effects on renal tissue integrity after hydroxyethyl starch (HES) 130/0.4 and Ringer’s lactate (RL) administration in pigs under general anesthesia after acute bleeding. A total of 30 mL/kg of blood were passively removed from the femoral artery in two groups of Large White pigs, under total intravenous anesthesia with propofol and remifentanil. After bleeding, Group 1 (n =11) received RL solution (25 mL/kg) and Group 2 (n = 11) received HES 130/0.4 solution (20 mL/kg). Additionally, Group 3 (n = 6) was not submitted to bleeding or volume replacement. Pigs were euthanized and kidneys were processed for histopathological and immunohistochemical analyses. Minimal to moderate glomerular, tubular, and interstitial changes, as well as papillary necrosis, were observed in all experimental groups. Pre-apoptosis and apoptosis indicators were higher in pigs that received HES 130/0.4, indicating a higher renal insult. Both HES 130/0.4 and RL administration may cause renal injury, although renal injury may be more significant in pigs receiving HES 13/0.4. Results also suggest that total intravenous anesthesia with propofol and remifentanil may cause renal injury, and this effect can be dose related.
- The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation-Cases Across European Frontiers. Technical ReportPublication . Pacheco Figueiredo, Maria; Brown, Martin; Cinkir, Sakir; Kurum, Gül; Skerrit, Craig; Faddar, Jerich; Vanhoof, Jan; Amante, Susana; Gardezi, Sarah; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; McNamara, Gerry; martins, ana patrícia; O’Brien, Shivaun; O’Hara, Joe; Ramalho, Henrique; Rocha, João
- Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEBPublication . Rocha, João; Fernando, Martins; Luís, Mota; Sílvia, EspadaO presente artigo dá a conhecer um estudo enquadrado na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, de que resultou a construção de conhecimento no âmbito da supervisão, tendo como finalidade a identificação da possível emergência de um novo modelo de supervisão nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para tal, estruturámos o artigo, partindo de uma contextualização teórica, a que presidiu a intenção de clarificação das interdependências que guiam o estudo, correspondentes ao tríptico, formação inicial de professores do 1.o CEB, supervisão pedagógica e Prática de Ensino Supervisionada (PES). Salientamos que não foi esquecido, porém, tendo em vista um quadro de referência compreensivo, integrador e construtivista, a alusão, de forma breve, aos modelos de supervisão. Sequencialmente, apresentamos o projeto de investigação, situando-nos no problema e no objetivo do estudo, tomando como questão de partida, quais as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB? e, como principal objetivo, identificar e analisar as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB. Posicionamos, igualmente, o nosso olhar na identificação dos participantes, na metodologia de análise de dados, que nos permitiu atingir o objetivo proposto, uma abordagem qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por entrevista e; finalizamos, com a apresentação dos resultados e das conclusões do estudo.
- Introduction to Distributed Evaluation and Planning in European Schools. A Practitioner Toolkit for the Inclusion of Parents and Students in School Self Evaluation and PlanningPublication . Brown, Martin; Gardezi, S.; Cingir, S.; Pacheco Figueiredo, Maria; Faddar, J.; Kurum, Gül; Vanhoof, J.; McNamara, G.; Ramalho, H.; Skerritt, C.; O'Brien, S.; Rocha, JoãoThis toolkit is an outcome of a project entitled Making Meaning of Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). The purpose of the project was to enhance the effectiveness of the School Self Evaluation (SSE)process that will have a more significant impact on school improvement by involving all stakeholders, including those who are traditionally marginalised and underrepresented. This participatory model of SSE, while conceptually robust, carries with it many practical challenges, in particular, that of multiple stakeholder involvement. Through this toolkit, school leaders will be provided with the tools to implement models for school evaluation that allow for greater engagement with key stakeholding groups – such as parents, students, teachers and management bodies – at all stages of the quality assurance process.
- Employability In A Portuguese Social Educators SamplePublication . Fernandes, Rosina; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, FranciscoEmployability is an important factor in quality of life and well-being. However, studies on employability and the professional situation of social educators (SE) are still scarce. This study intends to characterize a sample of SE regarding the search time for the first job and their professional experience as SE. It also aims to explore variables that may be associated with employability, as well as reflect on the importance of the professional situation in SE’ quality of life. This is an ex post facto study, with a convenience sample of 83 SE, mostly women (94%), with a mean age of 30.24±9.64. An ad hoc questionnaire was used for the sociodemographic and professional characterization of the sample. To perform the statistical analysis, SPSS 25 was used with a 95% confidence level. Participants that have already worked as SE are 57.8%, with a mean search time for the first job of 11.7 months. A higher proportion of cases with work experience as SE was found among the older participants (p=.032), and those who had volunteer experience (p=.010). Age was also positively associated with a shorter search time for the first job in the social area (p<.001). The results suggest that age and experience of volunteering can improve the SE’ employability. It would be important to further investigate the role of personal and professional experience in accessing the profession, as well as the factors that promote the quality of life associated with SE practice.