ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A importância da fidelização dos clientes no comércio a retalho : estudo aplicado ao grupo Hiper Real - EuronicsPublication . Velhuco, Joaquim Bernardo Manjôa; Antunes, Joaquim GonçalvesAs alterações verificadas no comércio e em especial no comércio a retalho vieram alterar a forma dos clientes se relacionarem com as empresas. Deste modo é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa estudada. A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes tanto no aspeto relacional como na fidelização destes. Neste contexto foi realizado um estudo de uma empresa de comércio de retalho com o objetivo de analisar a forma e os meios que a empresa utiliza para se relacionar com os clientes. Foram verificados cento e oitenta e oito inquéritos a clientes da referida empresa em que os resultados apontam para um número equilibrado de respostas quanto ao género e um registo etário médio de inquiridos com idades superiores aos trinta e um anos. Constatou-se ainda que, pelos resultados obtidos o nível de satisfação ≠ fidelização dos clientes é elevada
- A importância da publicidade emocional no marketingPublication . Lopes, Marisa Carolina da Cruz Ferreira; Oliveira, Ana MariaO uso do apelo emocional é um recurso muito utilizado na publicidade, com o objetivo de criar estímulos que provoquem uma reação emocional no recetor. Apesar de possuirmos um sistema racional e um emocional está provado que o emocional prevalece sempre sobre o outro no que toca a decisões. Este estudo, para além de se basear na publicidade emocional, também recai sobre a utilização das redes sociais e o fenómeno do marketing viral como espelho da reação aos diferentes tipos de publicidade, sobretudo à publicidade emocional. Para uma análise mais detalhada destes conceitos, foram escolhidas publicidades de quatro agências de seguros, de forma a analisar o discurso publicitário. O projeto permitiu observar quais as agências de seguros que utilizam redes sociais, como o Facebook, e sites de partilha, como o Youtube, para a divulgação de conteúdo publicitário. Com a análise qualitativa, foi-nos possível inferir que a publicidade emocional tem um poder maior que a publicidade não emocional, sendo o apelo emocional uma estratégia de grande relevância para a publicidade. Verificou-se também a importância do papel dos utilizadores na propagação de vídeos, tornando-os consequentemente em vídeos virais devido ao número de visualizações alcançado.
- A obra de arte em Educação Visual e Tecnológica : um contributo para a valorização de diferentes formas de linguagemPublication . Simões, Manuel António Magalhães; Gomes, António Ferreira; Calheiros, LuísEste trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar o modo como os docentes do ensino básico e secundário, de vários grupos disciplinares, perspetivam a educação pela arte nas disciplinas que lecionam e o seu contributo para a valorização de diferentes formas de linguagem. O nosso enquadramento teórico apresenta os pressupostos da educação pela arte, na perspetiva de diferentes pensadores, bem como uma visão histórica relativamente à temática em questão, centrada fundamentalmente no caso português. A investigação teve por base uma metodologia científica que permitiu a recolha e a análise dos dados de forma a garantir que os resultados e as conclusões possam contribuir para uma maior sensibilização dos docentes para o tema em questão e, por conseguinte, para a melhoria do processo de ensino. Os resultados deste estudo permitiram concluir que os docentes reconhecem a importância da educação pela arte, embora nem sempre a prática letiva seja reflexo disso.
- O papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de ViseuPublication . Pinto, Patrícia Alexandra Oliveira; Matias, Ana Mafalda; Barros, Teresa Antas deNo contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais, concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias planeadas, que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis. A par do crescimento das cidades, que acentua a competitividade entre as mesmas, é também urgente atentar e analisar o fenómeno que se assiste em territórios menos urbanizados, como é o caso do interior de Portugal. As assimetrias encontradas entre os territórios da faixa litoral e do interior do país, acentuam a necessidade de repensar os últimos. A cidade de Viseu situa-se no coração de Portugal, sentindo por isso as fragilidades do interior do país, no que à perda de população e atratividade dizem respeito. O presente estudo procura abordar e evidenciar fatores de diferenciação, identificando práticas inteligentes na cidade de Viseu. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, pretendendo-se apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico, que contrarie as fragilidades, acrescente valor, aumente a atratividade e contribua para a fixação de públicos e agentes. Numa estreita relação a médio e longo prazo, entre o marketing territorial e as cidades inteligentes, o estudo pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de estratégias inteligentes.
- Relatório de estágio - Volupio : a importância do facebook e do community manager para a comunicação das marcasPublication . Oliveira, Diana Barbara Rodrigues; Ferreira, Ivone; Silva, PauloO presente relatório de estágio enquadra-se no método de avaliação final do Mestrado em Comunicação e Marketing da Escola Superior de Educação de Viseu. O estágio decorreu na empresa Volupio - Estratégias de Comunicação e teve a duração de quatro meses, durante os quais foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado em Comunicação e Marketing em contexto de trabalho, com o objetivo de complementar e aperfeiçoar as competências de índole prática. Assim, estagiar na Volupio, permitiu adquirir um conjunto de competências, capazes de me dar autonomia e confiança para facilitar a minha entrada no mercado de trabalho. Neste documento encontra-se um relato minucioso sobre o local de estágio e atividades desenvolvidas nos quatro meses de experiência laboral, assim como pesquisa de informação de caráter académico e profissional para enquadramento das atividades desenvolvidas. Estruturalmente, este relatório apresenta uma introdução teórica, onde consta uma análise bibliográfica e académica sobre os principais temas abordados, uma descrição detalhada das atividades que foram desenvolvidas no decorrer do estágio, assim como uma apresentação da empresa em questão. No presente relatório também é apresentado uma reflexão crítica sobre a aprendizagem e dificuldades do estágio. Por último será apresentada a conclusão deste relatório de estágio.