CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Departamento de Psicologia e Ciências da Educação"
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- A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa : entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorizaçãoPublication . Cardoso, César; Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana PaulaA avaliação do desempenho docente tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação direta entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. Nos últimos anos, no contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia e a eficiência passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do atual sistema de avaliação do desempenho docente relativamente à problemática do seu contributo para o desenvolvimento profissional ou da sua retaylorização. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação que privilegiou uma abordagem quantitativa utilizando, na recolha de dados, o inquérito por questionário a sessenta e cinco docentes e a análise de documentos relacionados com a política educativa do agrupamento. O estudo permitiu concluir que este sistema de avaliação apresenta dimensões controversas que condicionam os objetivos intrínsecos do mesmo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento profissional, das relações entre pares e da sua recetividade, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação e contribui para a sua retaylorização. Em consequência destas conclusões são apresentadas algumas recomendações.
- Bullying nos espaços escolaresPublication . Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de; Martins, EmíliaO presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.
- Crianças e jovens em perigo : um estudo de caso sobre o trabalho desenvolvido numa CPCJ da região norte de PortugalPublication . Marques, Cátia Margarida Oliveira; Mendes, Francisco; Fernandes, RosinaO presente trabalho tem como objetivo descrever/compreender as situações de perigo da criança/jovem, sinalizadas numa CPCJ da região Norte do país, no período de 2011 a 2013. Para concretizar este objetivo foi recolhida uma amostra constituída por 62 processos, já arquivados, de crianças/jovens em perigo. Procurou-se, tanto quanto os processos o permitiam, caracterizar a criança e a família em que se integrava. As crianças, de ambos os géneros, apresentavam idades compreendidas entre os 0 e os 17 anos e a todos foi aplicada pela equipa da CPCJ em análise, pelo menos, uma medida de promoção e proteção. As situações de risco/perigo ocorrem de modo relativamente idêntico em ambos os géneros. Os 14 anos apresentam-se como o escalão predominante. As crianças/jovens estudadas apresentam na sua maioria o 1.º ciclo e problemas de saúde ao nível do défice cognitivo e da perturbação de hiperatividade. Na sua maioria os motivos que levaram à abertura dos processos foram situações em que a criança/jovem sofreu de negligência ao nível da saúde. Foram aplicadas com maior frequência as medidas em meio natural de vida. As causas que se encontram subjacentes ao arquivamento do processo, a sua maioria, referiram-se à situação de perigo já não subsistir. Quando analisamos a duração dos processos averiguamos que a duração mínima foi de 3 meses e a máxima de 40 meses. Concluímos que para completar os resultados obtidos no nosso estudo, seria uma mais valia realizar entrevistas aos vários profissionais que constituem a comissão restrita da CPCJ em análise.
- Crianças e jovens em risco : dinâmicas e desafios da prevenção em contexto escolarPublication . Nascimento, Mafalda Sofia Caria do; Ribeiro, Esperança JalesA complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo de crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola e todos os profissionais que lá trabalham, tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas situações no sentido de procurar soluções devido aos direitos que lhes assistem em proporcionar aos alunos um desenvolvimento integral a todos os níveis. O presente trabalho surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, de forma, a que os dados contribuam para a organização de um questionário de caracterização das problemáticas e identificação de estratégias preventivas. Foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciam uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar advindo muitas vezes de famílias multidesafiadas. Verificou-se que a escola tem ainda um caminho a percorrer na área da prevenção. Apartir da análise dos resultados foi possível propor um protótipo de inquérito a utilizar no futuro. Ignorar as problemáticas de risco com jovens nunca pode ser a solução,fazê-lo é comprometer-se a vida do menor, assim como o seu futuro perdendo-se a oportunidade de ajudar uma família em crise. A escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias ajustadas a cada caso para evitar situações mais graves. No entanto, esta não é uma tarefa fácil, uma vez que tanto as verbas como os recursos humanos especializados são insuficientes.
- Das práticas supervisionadas à investigação : contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolarPublication . Rodrigues, Marisa Isabel Gomes; Figueiredo, Maria Pacheco; Nunes, JoãoNa primeira parte deste relatório, é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2012/2013 e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, ambos no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º CEB. Nesta reflexão é feita a caraterização dos contextos onde foi concretizado cada estágio, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas. A segunda parte do trabalho é constituída por um estudo sobre a utilização de jogos didáticos em termos de promoção de aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais, que integram a área de conteúdo Conhecimento do Mundo, na Educação Pré-Escolar. Sabendo que a função dos materiais e jogos didáticos é apoiar a aprendizagem e a compreensão de temas e conteúdos de uma forma mais significativa, e que uma das áreas de conteúdo na Educação Pré-Escolar é o Conhecimento do Mundo, a questão proposta para esta investigação pretendeu conhecer de que forma os jogos didáticos apoiam as aprendizagens nesse na Educação Pré-Escolar. Neste sentido, num primeiro momento foi feita uma análise dos jogos existentes no jardim de infância, através da observação estruturada, para perceber o tipo de jogos que existiam, tendo como foco os jogos relacionados com as Ciências Sociais. Numa fase posterior, foi realizada uma entrevista semiestruturada à educadora do mesmo jardim para esclarecer vários tópicos como o critério de seleção dos jogos existentes na sala, a forma como os jogos são implementados, os momentos em que as crianças os utilizam e a relevância dos jogos para a aprendizagem na área de Conhecimento do Mundo. A investigação ocorreu no jardim de infância onde foi realizado o estágio. Com o estudo, percebemos que embora existam alguns jogos didáticos que apoiam as aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais na Educação Pré-Escolar, estes estão em minoria quando comparados com domínios como a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ou Matemática
- A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casoPublication . Teixeira, Diana Sofia Guimarães; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
- Linguagem e vinculação em crianças vítimas de negligência parental: um estudo exploratórioPublication . Ferreira, Ana Francisca Menezes Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaA negligência familiar é a segunda forma mais frequente de maus-tratos a crianças até aos 5 anos. Assim, o objetivo deste estudo centra-se na realização de uma pesquisa inicial sobre as possíveis consequências desenvolvimentais que podem estar associadas à exposição à negligência, nomeadamente em termos linguísticos e de vinculação, em crianças de idade pré-escolar, que pudesse servir de base para a construção de um projeto de investigação mais abrangente. Assim, em primeiro lugar realizou-se um estudo quantitativo e exploratório, do tipo correlacional, sendo a recolha de dados realizada de forma transversal. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o Teste de Avaliação de Linguagem da Criança (Sua-Kay & Tavares, 2006), a Escala de Percepção dos Comportamento de Vinculação para Professores (Dias, Soares, Freire, & Rio, 2008), bem como um questionário sociodemográfico. A amostra de conveniência era constituída por 5 crianças que foram vítimas de negligência, que se encontravam num Centro de Acolhimento Temporário, e de 5 crianças que não foram vítimas de negligência, que frequentavam um Jardim-de-infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Concluiu-se que a exposição à negligência, por parte da família, tende a constituir-se como um fator de risco para o surgimento de um atraso de desenvolvimento de linguagem, bem como de alterações nos comportamentos de vinculação na criança. Contudo, sendo este estudo uma pesquisa inicial sobre esta temática, projetou-se uma investigação, com uma amostra representativa de todo o território nacional, que permitirá testar as hipóteses formuladas, bem como a generalização dos resultados obtidos.
- Literacia em saúde mental : conhecimentos, estigma e preconceito numa amostra de adolescentes da região centro de Portugalprojeto de investigaçãoPublication . Almeida, Tânia Patrícia Pereira de; Amante, Maria João; Magalhães, CátiaOs problemas de saúde mental representam uma elevada prevalência na infância e na adolescência, podendo ser percursores de psicopatologia na vida adulta. O reduzido nível de literacia em saúde mental, associado ao estigma e preconceito contribuem para o agudizar das perturbações mentais, na medida em que impedem o reconhecimento precoce das mesmas e influenciam o comportamento de procura de ajuda. Esta é uma realidade deveras preocupante, tornado imperativo a promoção de estratégias de saúde mental e prevenção das doenças mentais. O presente projeto pretende analisar o nível de literacia em saúde mental de uma amostra de adolescentes (n=105), de ambos os sexos, da região centro do país. Será administrado o QuaLiSMental traduzido e aferido para a população portuguesa por Loureiro, Pedreiro e Correia (2012) para avaliar os conhecimentos e literacia em saúde mental. Espera-se que os resultados apontem para a prevalência de baixos níveis de literacia em saúde mental, associados ao estigma e preconceito que influenciam a preferência pela procura de ajudas informais. Salienta-se a importância da promoção de estratégias eficazes e apelativas, no âmbito da literacia, atendendo à faixa etária da adolescência.
- Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CATPublication . Martins, Carla Sofia Sousa; Martins, Emília; Fernandes, RosinaEste projeto apresenta os resultados de um estudo de caso realizado num Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da região norte do país. A finalidade foi identificar as necessidades das famílias das crianças (0-6 anos) institucionalizadas nesse mesmo CAT. Para a realização deste estudo foi necessário aplicar um questionário, que incluiu uma parte relativa ao Inventário de Necessidades da Família (revisão, 1990 b) desenvolvido por Don Baileye Rute Simeonsson (1988) e adaptado pelo Centro de Estudo e Apoio à Criança e Família (CEACF/CRSS) Lisboa e Vale do Tejo, às 10 famílias que visitavam regularmente as crianças na instituição. Para além disso, e com o intuito de obter distintas perspetivas de análise, foi realizada uma entrevista às 2 técnicas do CAT. Tentou-se abordar os mesmos assuntos tanto nos questionários às famílias como nas entrevistas efetuadas às técnicas do CAT, de forma a poder comparar informações a posteriori. Também, foi realizada uma análise documental dos processos individuais das crianças institucionalizadas cujas famílias participaram no estudo. Através da análise das informações recolhidas foi possível verificar que as famílias em estudo apresentavam como principais necessidades, défices nas competências parentais, bem como dificuldades de natureza socioeconómica.
- A perceção de stresse, o Burnout e o autocuidade dos técnicos dos núcleos de infância e juventude, do Instituto da segurança Social, IPPublication . Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Araújo, Lia; Fonseca, Susanasaúde dos profissionais e daqueles que constituem o seu ambiente pessoal e profissional, especialmente na área dos serviços humanos (Vicente et al., 2013). O autocuidado pode constituir-se como uma proteção, pois está associado ao aumento do bem-estar geral e à menor perceção de stresse (Pender et al., 2010). O objetivo principal deste projeto é analisar a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado dos técnicos dos NIJ, do ISS, IP. Num primeiro momento, este projeto exigiu um estudo preliminar, que consistiu na adaptação e validação da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado (EACAC) (Silva & Kimura, 2002) para profissionais do contexto social, dada a inexistência de um instrumento validado para a população portuguesa, capaz de mensurar esta variável em estudo. Os resultados permitem considerar a EACAC válida para esta amostra (n=200). O instrumento revelou propriedades psicométricas adequadas, no que concerne à sua consistência interna (α= 0,879). A análise fatorial exploratória realizada permitiu constatar que os fatores extraídos explicam uma percentagem considerável da variância (58,3%) e que a estrutura da escala deve apresentar quatro subescalas: comportamentos de autocuidado individual; autoconsciência/ autorregulação; recursos/ estratégias de autocuidado e comportamentos de autocuidado coletivo. Num segundo momento, apresenta-se uma proposta de um projeto que permitirá explorar as relações entre a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado. Espera-se encontrar uma relação positiva entre as duas primeiras variáveis e negativa entre estas e o autocuidado e que, em última instância, permita acrescentar contributos na promoção e educação para a saúde destes profissionais.