ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- A avaliação das competências cooperativas no trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Conceição, Bianca Cristina Pereira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão das práticas e dos percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que efetuámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do mestrado e, na segunda parte, expomos um estudo empírico que pretende averiguar em que medida a avaliação das competências cooperativas influencia o funcionamento do trabalho de grupo no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para o efeito, foram utilizados materiais construídos para apoio ao estágio, textos de autores de referência, legislação em vigor, notas reflexivas acerca da experiência com supervisores institucionais e orientadores cooperantes, tudo isto com a intenção de efetuarmos uma reflexão sobre as práticas em contexto, sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da avaliação das competências cooperativas no 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação-ação, que visa melhorar as competências cooperativas dos alunos tendo em vista o incremento do trabalho de grupo. O problema surgiu em contexto de sala de aula e para a sua resolução foram planeadas diversas ações educativas, assim como desenvolvidas estratégias de trabalho. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à entrevista, bem como a grelhas de avaliação. Estes foram elaborados para o efeito, e aplicados numa turma a frequentar o 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que a avaliação das competências cooperativas ajuda os alunos a compreenderem a importância das competências sociais quando interagem com o “outro” e, assim, melhorar o seu relacionamento aquando da realização de trabalhos de grupo.
- Conshumano: os novos media na sociedade de consumoPublication . Galvão, José Manuel Pereira; Morais, Nídia Salomé; Sousa, Catarina Carneiro deA inquietação sobre a sociedade de consumo massificada da contemporaniedade motivou neste trabalho uma reflexão e investigação em torno da influência dos novos media numa padronização de comportamentos, que culmina na criação do projeto artístico “Conshumano”. Procurou-se uma descrição e integração crítica de vários conceitos convergentes deste paradigma social que levam a uma crescente propensão do consumo de bens e serviços: Capitalismo, Industrialização, Novas Tecnologias, Indústria Cultural, Mass Media ou Globalização. Debruçando a investigação sobre os conceitos apresentados, desenvolveu-se um enquadramento teórico que relaciona diferentes autores e exemplos artísticos. Enquadrando a arte como um agente ativo da vida social, conceitos como Vídeo-Arte ou Arte Interativa ganham contornos acentuados, sendo que constituem fundamentalmente a base da instalação multimédia interativa que este projeto concretiza. A par de toda a investigação, apresenta-se neste trabalho um relato integral e uma memória descritiva da criação e o desenvolvimento da instalação. A possibilidade de jovens artistas recorrem a novos meios para produzirem as suas obras é um fator emergente nos nossos dias, sendo que neste projeto as novas tecnologias foram utilizadas criativamente como meio artístico, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania artistica, ativa e interventiva. Por fim, encontrando-se devidamente contextualizada no presente documento, foi apresentada a exposição da instalação multimédia interativa “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. Reflete-se sobre a arte como uma alternativa criativa de crítica ao consumismo e como um meio de interação social, tendo em vista a criação de sentidos e uma reflexão da sociedade sobre o ato da compra.
- O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergentePublication . Almeida, Elizabete Costa de; Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo RodriguesO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.
- CzRM e a interação digital na administração pública local : estudo de casoMunicípio de ViseuPublication . Correia, Lucília Isabel Gonçalves; Antunes, JoaquimAtualmente as Organizações Públicas Locais têm sido alvejadas por velozes mudanças de paradigma focalizando-se na inovação, desburocratização, simplificação e informação em função das necessidades e preferências dos cidadãos/munícipes. Neste contexto, tem-se refletido em transformações profundas no que refere à integração de novos recursos, procedimentos, processos e métodos de trabalho. As novas tecnologias, a gestão de relacionamento e a interação online, têm contribuído ativamente, para esta expetativa centrando-se numa prestação de serviços de qualidade. É importante salientar que o CzRM deve ser visto como uma filosofia orientadora definida pela administração, que visa criar, desenvolver e aprimorar o relacionamento com os munícipes, e não deverá ser visto apenas como uma simples ferramenta ou software de tecnologias de informação. A presente investigação reflete um estudo de caso integrado numa organização pública local. O Citizen Relationship Management (CzRM) ganha notoriedade quanto às suas potencialidades, permitindo assegurar a modernização autárquica bem como os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os seus munícipes. Comtempla duas fases, numa primeira fase a revisão da literatura, onde foram abordados e selecionados conceitos teóricos significativos, servindo de base ao estudo empírico. Numa segunda fase a respetiva concretização através de um estudo de caso no Município de Viseu, tendo como objetivo principal “Analisar como o Município de Viseu utiliza as funcionalidades do CzRM de forma a potenciar os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade dos munícipes”. Neste contexto, foram realizadas entrevistas aos administradores e coordenadores do município e analisados 233 inquéritos de munícipes. Concluindo, que as potencialidades do CzRM sendo devidamente trabalhadas transformar-se-ão numa rede de valor para a prestação de serviços, assegurando os níveis de satisfação e interação desejados e expectáveis pelos munícipes. Os resultados apresentados poderão servir de base orientadora à implementação do sistema de CzRM no Município de Viseu e noutros Municípios, com o intuito assegurar a modernização autárquica bem como os níveis desejados de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os cidadãos/munícipes.
- Desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógicaPublication . Abreu, Alice do Céu dos Santos; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente estudo debruça-se sobre a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e sobre alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho. A metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de caráter descritivo e transversal, com a aplicação de um inquérito por questionário. Atendendo às características desta investigação, selecionámos uma amostra de conveniência, relativamente à proximidade geográfica e à exequibilidade do estudo, procurando abranger todos os professores dos vários departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. A informação recolhida foi sujeita a análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos indicam que, relativamente ao desempenho do Coordenador de Departamento Curricular, os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e à abertura à mudança e inovação. Consideram também que o Coordenador de Departamento Curricular deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Os professores consideram ainda que os fatores que podem influenciar de forma negativa o desempenho do cargo são a elevada carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige. Relativamente à formação especializada em supervisão pedagógica, de todos os professores inquiridos, apenas os educadores de infância consideram que este é um fator que pode influenciar positivamente o desempenho do cargo. Dada a escassez de estudos neste âmbito, as conclusões desta investigação podem contribuir para o maior conhecimento sobre a figura do Coordenador de Departamento Curricular, as suas funções enquanto líder e supervisor e a sua influência no desenvolvimento do trabalho da escola enquanto organização, uma vez que este é um cargo de gestão intermédia relativamente recente na estrutura escolar portuguesa.
- Ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico em contextos socioeducativos diferenciadosPublication . Duarte, Filipa Raquel Fontinha; Ramalho, HenriqueO presente relatório final de estágio é composto por quatro partes distintas, a primeira é referente à reflexão crítica do estágio, a segunda ao enquadramento teórico e conceptual, a terceira parte diz respeito ao enquadramento teórico e metodológico e a quarta e última faz alusão à análise e interpretação de dados. Desta forma a primeira parte é referente a uma apreciação global do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e na Educação Pré-escolar (EPE), onde são apresentadas as caraterizações gerais da turma do 1.º CEB e do grupo da EPE. É ainda apresentado, um breve comentário acerca do papel e da importância dos professores supervisores, orientadores cooperantes e também a importância da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e PESIII para o meu desenvolvimento e aprendizagem. A segunda parte, é composta por uma vertente mais investigativa acerca do ensino-aprendizagem do 1.º CEB em contextos socioeducativos diferenciados. Em que os objetivos traçados para o estudo são: “observar diferentes contextos escolares, comparando a incidência do contexto rural e urbano no desenvolvimento do trabalho escolar dos alunos que perfura a perspetiva dos professores; compreender como os professores perspetivam a influência dos contextos socioculturais (urbano e o rural) e como esses condicionam o trabalho escolar dos alunos e discutir a atual tendência urbanocêntrica da educação escolar em detrimento da educação de matriz rural”. Seguidamente, a terceira parte diz respeito ao plano de investigação nomeadamente o estudo que pretendemos efetuar, os procedimentos, as técnicas auxiliares e a população amostra do estudo. No que diz respeito à investigação, esta é quantitativa e à técnica utilizada foi inquérito por questionário. Relativamente à quarta e última parte, esta faz referência à análise e interpretação dos resultados obtidos através do inquérito por questionário respondido pelos docentes. No que concerne aos dados recolhidos, é possível verificar que 50% dos respondentes inseridos em contexto urbano e 45% dos respondentes em contexto rural referem que o contexto em que os alunos se encontram pode ter um efeito dificultador ou facilitador do ensino-aprendizagem e, por sua vez, 2,5% dos respondentes referiram que o contexto em que os alunos se encontram não tem um efeito dificultador do processo de ensino-aprendizagem. Congruentemente, 32,5% dos respondentes em contexto urbano e 22,5% em contexto rural referiram que é em contexto urbano onde os alunos desenvolvem mais aprendizagens e 30% dos respondentes situados em contexto urbano e 32,5% em contexto rural enunciaram o fator familiar aquele que mais intervém significativamente na aprendizagem dos alunos em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos é possível concluir que os contextos socioculturais de matriz rural suscitam interferências mais negativas no ensino e nas aprendizagens dos alunos, comparativamente com o nível de interferência dos contextos socioculturais de tipologia urbana; o contexto em que os alunos se encontram inseridos pode ser um inibidor ou um facilitador do processo de ensino-aprendizagem; é no contexto urbano que os alunos possuem um maior índice cultural, possuem experiências e vivências mais “ajustadas” com o currículo escolar e é nele que os alunos desenvolvem mais aprendizagens; é em contexto rural que os alunos estão menos familiarizados com o saber escolar; o fator que mais interfere nas práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula é o meio familiar e ainda os alunos inseridos em contexto urbano são mais interessados na aprendizagem dos conteúdos e mais motivados para aprender
- O envolvimento das crianças no cantinho da leituraPublication . Bento, Cláudia Patrícia Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.
- Escola Inclusiva: Perceções dos professores do Ensino Básico sobre o quadro legal e Formação na Educação InclusivaPublication . Simões, Zita da Conceição Mendes Rodrigues; Ribeiro, Esperança Jales; SilvaA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE) constitui uma temática crucial na educação contemporânea, sendo a formação dos professores um fator determinante para que esses alunos sejam acolhidos e integrados de forma eficaz. Em Portugal, com a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, estabelece-se que todos os alunos podem beneficiar de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Neste enquadramento, torna-se pertinente investigar como são implementadas estas medidas nas escolas do Ensino Básico. Este estudo visa explorar as perceções dos professores do Ensino Básico relativamente ao quadro legal vigente e à formação docente no contexto de uma escola inclusiva. Para estruturar a investigação, foram formuladas questões orientadoras que se focam na identificação das estratégias e práticas pedagógicas que promovem o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com NEE, assim como a sua integração em contextos e atividades do ensino regular. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, não experimental e exploratório, recorrendo-se ao inquérito por questionário ad hoc. A amostra foi constituída por conveniência, envolvendo 102 professores selecionados por meio de um processo de amostragem não probabilística. Foram formuladas questões orientadoras que visam identificar as estratégias e práticas de ensino que promovem o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com NEE no Ensino Regular. Os resultados revelam que os professores têm conhecimento sobre a legislação de inclusão, mas ainda apresentam dificuldades na implementação de práticas inclusivas em sala de aula. Além disso, destacaram limitações importantes, como a falta de recursos adequados, o número elevado de alunos por turma e a insuficiência de apoios técnicos e especializados nas escolas. Também foi salientada a existência de um distanciamento significativo entre a teoria apresentada nas formações e a realidade prática experienciada nas escolas, o que dificulta a aplicação dos princípios da escola inclusiva. Concluiu-se que a educação inclusiva é um desafio constante para os profissionais do ensino e que a formação de professores desempenha um papel fundamental na superação das barreiras encontradas. Contudo, para que estas práticas inclusivas sejam realmente eficazes, torna-se necessário um esforço coletivo que vá além da formação docente, incluindo o incremento na dotação de recursos e melhorias na articulação entre as equipas multidisciplinares.
- Estratégia de fidelização de clientes para empresas de merchandising : A megabrinde como estudo de casoPublication . Lopes, José Miguel Abreu; Ferreira, IvoneEste projeto parte do conceito de marketing relacional para aprofundar conceitos e práticas necessárias à implementação de uma estratégia de comunicação, tendo em vista a fidelização de clientes, em empresas de pequena dimensão, as designadas Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Tendo por base autores de referência como Kotler, Aaker e as publicações da Escola Nórdica de Serviços em que se destaca o contributo de Gröonroos, procurámos adquirir um maior conhecimento da filosofia de marketing relacional e dos conceitos que lhe estão agregados, nomeadamente relacionamento (engagement), fidelização e marketing mix para, na II Parte deste projeto, partirmos para a aplicação destes conceitos a uma empresa de merchandising sedeada em Viseu, a Megabrinde, que não tem qualquer estratégia de comunicação delineada, construindo-lhe um plano de comunicação para um ano, aumentando a sua visibilidade mas, sobretudo, procurando fomentar a fidelização dos clientes da empresa.