Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by Field of Science and Technology (FOS) "Marketing"
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- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- O desafio do Marketing perante a perceção dos empreendedores hoteleiros e dos turistas pelos efeitos da Covid-19Publication . Venâncio, Catarina Pereira; Antunes, Joaquim GonçalvesEsta dissertação tem como objetivo conhecer o impacto que a pandemia “Covid-19” teve no turismo e pretende identificar as estratégias que o setor hoteleiro utilizou para superar o receio dos turistas, procurando perceber se existiram mudanças significativas no período pré e pós pandemia. Para a resolução dos objetivos desta investigação, foram realizadas entrevistas a responsáveis pela gestão dos hotéis sobre as estratégias utilizadas para ultrapassar a situação pandémica. Nesta entrevista, foi possível perceber que ninguém estava preparado para uma situação pandémica, as empresas, tais como toda a gente foram apanhadas de surpresa e sem saberem o que esperar tiveram que fechar durante um tempo para ajudarem a conseguir “travar” o vírus – Covid-19. Tiveram que ser utilizadas estratégias para minimizar os impactos económicos. Essas estratégias focaram-se na sustentabilidade, segurança, higiene e surgiu o selo “Clean & Safe” que representou uma mais valia para dar confiança aos clientes. Houve um aumento muito grande no desenvolvimento digital, as empresas que não estavam no online tiveram que se reinventar e criar o seu próprio site e redes sociais. De seguida procedeu-se à realização de um inquérito online que pretendeu identificar e conhecer os comportamentos dos consumidores turísticos durante e depois da pandemia – Covid-19. Nesse inquérito obtiveram-se 141 respostas. Procurou-se saber se o inquirido “Tem por hábito gozar férias?”, identificando-se que dos 141 inquiridos, 119 responderam “sim” representando a maioria, com 84,4% da amostra. Com os resultados deste estudo foi possível identificar também que com a questão “Realizou férias no período de Covid?” existiram mais pessoas que não realizaram férias neste período do que as que realizaram. No entanto as percentagens não se mostraram muito diferentes, com valores de 52,1% e 47,9% respetivamente. Com o estudo percebeu-se que o selo Clean & Safe teve um papel muito importante durante a pandemia, pois revelou segurança e confiança aos consumidores turísticos permitindo um menor receio na escolha dos hotéis. Na questão “quais os motivos de realizar férias?” realizou-se uma análise multivariada (análise fatorial). Encontraram-se dois fatores o primeiro designa-se por experiências turísticas, com valor próprio de 3,587 e uma variância total de 39,8 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,190 e uma variância total de 24,332%. Pode-se designar o primeiro fator como - Experiências turísticas e o fator 2 como – Socializar e relaxar. Também para a questão - “o que o motiva na escolha do hotel” foi realizada a análise multivariada. Neste estudo, encontraram-se dois fatores o primeiro pode designar-se por características do hotel, com valor próprio de 3,473 e uma variância total de 31,6 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,606 e uma variância total de 23,7% pode-se designar como condições extra e segurança.
- Digitalização de Pequenas e Médias Empresas: Planeamento e Aplicação de Marketing DigitalPublication . Sousa, António Francisco Baptista de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente relatório é o culminar de 9 meses de estágio curricular na empresa Miúdos Frenéticos, expondo as várias estratégias de Marketing aplicadas nos diferentes projetos, negócios e serviços da empresa, utilizando os conhecimentos e competências que adquiri ao longo do percurso académico na licenciatura e mestrado em Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. O objetivo para a realização do estágio foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mestrado em diferentes dimensões do marketing tais como, o marketing digital, o marketing de conteúdo e o marketing tradicional aplicando uma variedade de estratégias em diferentes setores, tais como a restauração e retalho, setores esses em que a empresa Miúdos Frenéticos atua. Ao longo deste relatório será apresentado um enquadramento teórico incidindo na fundamentação das estratégias utilizadas, essas que por sua vez serão enunciadas e explicadas nos respetivos setores em que foram aplicadas durante o estágio. Na parte final do relatório é apresentada uma apreciação crítica ao estágio, expondo tanto os pontos positivos como negativos complementando com sugestões a implementar de modo a potencializar os diferentes negócios e projetos da empresa.
- A dinamização do marketing interno no Grupo TestaPublication . Correia, Filipe Marques Cruz; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório visa expor as atividades realizadas em contexto de estágio curricular realizado no Grupo Testa, no âmbito do Mestrado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve duração de 6 meses, a primeira metade realizada no departamento de marketing na sede do Grupo Testa, e a segunda metade no departamento de termorresistentes da empresa Tria Portugal, a primeira empresa do grupo. A vontade de ganhar experiência e conhecimentos colocados na prática são os principais objetivos para a escolha de realizar o estágio, num ambiente diferente do que o mestrando tinha vivenciado anteriormente, enriquecendo o currículo profissional e académico. O relatório de estágio divide-se em quatro capítulos, nos quais é apresentada a sustentação teórica, onde é demonstrada a relevância do tema, e a ligação do tema para o contexto de estágio. Ao longo do relatório é possível consultar a revisão de literatura, alguns conceitos chave para o entendimento do que é o marketing interno e a sua relevância e das características e perfil desejado para um comercial. Posto isto, é apresentado o local de estágio e uma caracterização do local, de valores e missão do grupo. Na parte final do relatório encontra-se uma conclusão e uma apreciação geral do relatório de estágio, assim como algumas sugestões de melhoria.
- Efeitos da comunicação ativista nas marcas de luxoPublication . Soares, Bruno Filipe Rodrigues; Antunes, Joaquim GonçalvesA presente investigação focou-se na análise da influência de ações de comunicação ativista nos principais elementos que constituem as marcas de luxo, nomeadamente, a perceção de qualidade, autenticidade, prestígio, legitimidade de praticar preços premium e conexão com a marca, por parte de consumidores de marcas de luxo. Estes consumidores foram categorizados de acordo com os principais comportamentos e motivações de consumo de produtos de luxo e de acordo com a perceção perante o luxo, nomeadamente, se deve ou não ser caro e/ou exclusivo. A metodologia assentou na realização de uma pesquisa exploratória, recolhendo dados primários através da divulgação de um questionário online com duas versões: uma com uma ação de comunicação ativista e outra com uma ação de comunicação sem ser ativista. Após a aplicação de uma análise fatorial e da utilização de testes-T ou de Mann-Whitney U, comparando a amostra que respondeu à versão com comunicação ativista com a amostra que respondeu à versão sem comunicação ativista, os principais resultados obtidos demonstraram que a ação de comunicação ativista não influenciou significativamente a perceção dos fatores analisados. O mesmo foi verificado nos consumidores sem motivações de consumo bandwagon, pelos consumidores com motivações de consumo snob e sem motivações de consumo snob, com e sem motivações hedónicas de consumo, com e sem motivações extrínsecas de consumo, pelos que consideram e pelos que não consideram que o luxo deva ser caro, e pelos consumidores que consideram e que não consideram que o luxo deva ser exclusivo. No entanto, foram encontradas diferenças significativas nos consumidores com motivações de consumo bandwagon, onde a comunicação ativista influenciou negativamente a perceção de qualidade da marca. O estudo permite acrescentar conhecimento nas temáticas de marketing de luxo e de comunicação ativista, auxiliando os profissionais de marketing nas suas tomadas de decisão.
- Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing DigitalPublication . Costa, Ana Catarina Rodrigues; Pinheiro, Paula Sofia N. V.O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve a duração de seis meses e foi realizado no departamento de marketing da Enbiente - Energia e Ambiente Lda., empresa que atua no setor das energias renováveis em Portugal. Os principais objetivos do estágio passaram por obter experiência no mundo do trabalho, conseguir aplicar, sempre que possível, os conhecimentos teóricos adquiridos no mestrado e consolidá-los, mas também adquirir novas competências, tanto a nível técnico como pessoal, bem como novos conhecimentos na área do Marketing Digital. Dado que atualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo que as empresas se adaptem e adotem novas tendências e respetivos mecanismos, para irem de encontro às necessidades e expectativas dos clientes, mas também para se destacaram face à concorrência. Seguindo esta linha de pensamento, o propósito do estágio curricular foi desenvolver estratégias de marketing e dinamizar o marketing digital da empresa para melhorar o seu posicionamento no mundo digital. O relatório teve como base as tarefas que me foram propostas, entre elas a gestão das redes sociais da empresa, o desenvolvimento de artigos para o blog e respetiva otimização, bem outras atividades inseridas nesta área do marketing. Estas atividades foram suscetíveis de um enquadramento teórico, onde se procedeu à análise de vários temas e conceitos referentes ao Marketing Digital. O presente relatório é composto por seis capítulos, sendo estes: introdução, enquadramento teórico, apresentação da entidade acolhedora, atividades realizadas; reflexão crítica e conclusão.
- Estratégia de Marketing na GrapelandPublication . Vieira, André Filipe da Bárbara Monteiro; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do segundo ciclo de estudo, do curso Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, o mesmo decorreu na empresa Grapeland Adventure and Tourism. O estágio teve como objetivo primordial implementar, na prática, as questões abordadas durante as unidades curriculares. Este documento transborda as atividades executadas durante os seis meses de período de estágio, no qual foram executadas estratégias de Marketing para a entidade de estágio, na área do branding, marketing digital e marketing de relacionamento. De modo a suportar o trabalho realizado, o presente documento é composto por uma revisão da literatura, um contexto de estágio com abordagem ao mercado em que a empresa se insere, os concorrentes da mesma, a persona e depois sim as respetivas atividades desenvolvidas. A nível teórico foram abordados conceitos como o setor do turismo no Alto Douro, o marketing no turismo, marketing digital, as redes sociais, Search Engine Optimization (SEO), Inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e o design gráfico como auxiliar de marketing, uma vez que as estratégias do estágio terem estes tópicos como pilares. Foram desenvolvidas atividades de redes sociais, uma restruturação do Website, um branding de elementos e documentos visuais, novas formas de apresentar os serviços da empresa e, ainda, ações da marca Grapeland na sociedade.
- Estratégias de inovação na Food4SustainabillityPublication . Duarte, Thaís Velasco Brum; Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos; Figueiredo, António José Queiroz Soares deO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Food4Sustainability CoLAB (F4S) no âmbito do Mestrado em Marketing, com início em outubro de 2023 e fim em abril de 2024. Durante o estágio, a principal função foi colaborar no projeto PRIMA InovFarmer.MED, especialmente no desenvolvimento da work package 5 (WP5), que visa criar modelos de negócio inteligentes para pequenos agricultores. Para alcançar este objetivo, foi necessário realizar pesquisas de mercado e uma revisão de literatura. A fase inicial envolveu o entendimento dos planos e requisitos do projeto. Para desenvolver a WP5, foram utilizadas ferramentas como o Business Model Canvas (BMC) e a análise SWOT. A partir desses estudos, desenvolveram-se modelos de negócio e estratégias de ação para tornar os pequenos agricultores mais resilientes. A fase final do trabalho incluiu a criação de materiais de divulgação, a recolha e análise de dados relevantes, e ainda a organização e participação em eventos de divulgação do projeto, tarefas previstas na WP4 do projeto. O estágio no F4S revelou-se enriquecedor para ambas as partes, proporcionando à entidade um suporte para o cumprimento das metas do projeto e oferecendo-me uma experiência prática valiosa multidisciplinar, e principalmente na área do marketing sustentável.
- Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado portuguêsPublication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.
- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
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