ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A energia solar e a sustentabilidade na terra : proposta de intervenção no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mergulhão, Paulo Alexandre Ferreira da Silva; Carvalho, Paula; Novais, AnabelaAdvogando a importância de que o ensino das ciências deve ser implementado desde tenra idade e tendo em conta todas as vantagens daí decorrentes, os objetivos fundamentais desta investigação consistiram em: i) verificar, em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento da compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade da Terra, através da realização de trabalho prático investigativo; ii) contribuir para a promoção de aprendizagens significativas em outras áreas curriculares para além de Estudo do Meio e iii) promover atitudes favoráveis ao processo educativo em ciência em contexto formal. A metodologia utilizada foi tendencialmente de natureza qualitativa, uma investigação-ação, na qual o investigador se envolveu ativamente assumindo o papel de participante e observador. O estudo decorreu entre janeiro e junho de 2013 numa turma do 3º ano de escolaridade, composta por 24 crianças, de uma escola urbana do concelho de Viseu. Apesar de contínua, a recolha de dados registou-se em três momentos distintos: pré-teste, implementação das atividades e pós-teste. O investigador recorreu a várias técnicas e diversos instrumentos para a recolha de dados: inquérito semiestruturado, entrevista semiestruturada, observação participante, registos áudio e vídeo e trabalhos elaborados pelos alunos. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram concluir que os alunos desenvolveram a compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade na Terra, através da implementação de atividades de trabalho prático investigativo. Concomitantemente, percecionou-se o envolvimento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem e a prossecução dos objetivos em outras áreas curriculares, promovendo-se assim atitudes favoráveis ao processo educativo nos alunos de uma forma geral.
- Práticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1º CEB : estilos do adulto e direitos das crianças no recreio / Francisca Raquel Moita SantosPublication . Santos, Francisca Raquel Moita; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio inclui uma apreciação das aprendizagens realizadas nas práticas de ensino supervisionadas do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e o estudo desenvolvido no contexto de estágio que procurou fazer face a dois objetivos centrais: caraterizar o estilo do adulto e as interações que são estabelecidas com as crianças, no período do recreio, e analisá-las em termos de adequação aos Direitos das Crianças. Para dar resposta a estes objetivos aliámo-nos aos autores de referência, à legislação em vigor e a uma investigação realizada em contexto escolar. Em termos empíricos, o estudo teve um caráter qualitativo, com recurso à observação durante o recreio utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto. Recorreu-se, também, a uma observação com registo de incidentes críticos. Os resultados obtidos através da Escala de Empenhamento do Adulto encontram-se abaixo do que seria adequado, ou seja, não se atinge o valor mínimo de qualidade (3,5). Os direitos mais vezes postos em causa foram: “A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração” (Artigo 12.º) e “A criança tem direito ao repouso, a tempos livres e a participar em atividades culturais e artísticas” (Artigo 31.º). Com base nos baixos níveis nas dimensões sensibilidade, estimulação e autonomia e na análise de situações registadas que representam violações dos Direitos das Crianças, concluiu-se existir urgência na formação das equipas educativas no âmbito dos Direitos das Crianças e da importância do recreio para as crianças. A própria organização do espaço e dos materiais, assim como da dinâmica do recreio, são discutidos em termos de promoção de aprendizagens e de concretização dos direitos.
- A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Guedes, Carla Sofia Pereira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoRESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular.
- Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Margarida Isabel Pinto dos; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.
- Vinculação e rendimento escolar no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cruz, Ana Catarina Moreira da; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaO presente relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio, tanto a nível da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se perspetiva sobre aspetos pedagógicos e didáticos e as competências essenciais aos profissionais, para a promoção de um ensino de qualidade. A segunda parte do relatório final de estágio trata-se de uma investigação de caráter quantitativo e, teve como principal objetivo perceber se a vinculação entre o professor e o aluno influencia o seu rendimento escolar. Desta forma, foi realizado um inquérito por questionário para responder a três objetivos principais: i) perceber a perceção dos professores acerca das dimensões da vinculação dos seus alunos; ii) avaliar a perceção dos professores acerca do rendimento escolar dos seus alunos; iii) perceber a relação entre a segurança de vinculação e o rendimento escolar dos alunos. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com segurança, que existe, de facto, uma relação significativa entre a vinculação e o rendimento escolar na área curricular da Matemática.